Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde

12/set | por Deyse Ribeiro

10656237_799794340073316_921141754_n_resultado

Hoje apresento uma linda cachoeira de águas termais imersa numa linda paisagem toscana, natural e grátis! Fica na região de Maremma, perto de Grosseto, mas pouco conhecida pelos turistas brasileiros.

Quando eu fui era mês de abril, portanto ainda um pouco frio e nublado, periodo ideal para emergir nas águas quentinhas de Saturnia.

É uma paisagem entre as colinas densamente arborizadas e vales, oliveiras, fileiras de vinhas e estradas habitadas por ciprestes. 

IMG_0903_resultado

Segundo a lenda, as fontes termais de Saturnia seriam resultado de uma cratera criada por um raio lançado pelo deus Saturno na Terra, ele queria apaziguar as almas dos homens, na luta constante entre eles, assim a cratera expeliu água quente com a fumaça intensa, o que soube apaziguar as almas dos homens.

Lenda à parte, as origens dos banhos termais de Saturnia são muito antigas, suas águas já estavam bem apreciado por suas propriedades benéficas e curativas no tempo dos romanos, quando foram construídas aqui os primeiros banhos, imaginem!

A Maria Teresa, leitora do Blog foi agora em agosto e me enviou as suas fotos. Ela conta que voltou a noite (ja que era verão) e que adorou!

IMG_0901_resultado

O LOCAL

A Terme de Saturnia fica na província de Grosseto, em Maremma perto da cidade de Saturnia. Na verdade, o verdadeiro nome é  Cascate del Mulino (Cachoeira do Moinho), porque neste local o rio Gorello passa causando a queda de água, e forma pequenos tanques de diferentes alturas,  e ali foi assim construído um velho moinho de pedra.

A cascata é famosa por sua beleza, pela cor clara das rochas, pelas pequenas piscinas naturais que enchem continuamente com a água que vem da cachoeira, criando um ambiente muito pitoresco com se compõem muito bem com o ambiente natural que ele se encontra.

Turistas e moradores escolhem este local para relaxar e desfrutar de tranquilidade, longe do barulho, estresse e caos do dia-adia, procurando o bem-estar das águas termais.

10660467_799794290073321_846599917_n_resultado

AS AGUAS

As águas que alimentam o spa e banhos originam de fontes de duzentos metros abaixo da terra e são aquecidas por uma atividade térmica do vulcão do Monte Amiata, o segundo maior vulcão da Itália.

As águas termais sulfurosas são particularmente importantes por suas propriedades benéficas, a uma temperatura de 37,5 ° C e, devido à presença de minerais como enxofre, carbono e os gases de sulfureto de hidrogénio e dióxido de carbono, que são considerados como tendo propriedades terapêuticas para a pele, ao aparelho digestivo, circulatório e às articulações, ótimo também para quem tem doenças reumáticas, e ainda relaxa profundamente.

10681509_799794350073315_1940985705_n_resultado

É recomendado ainda para crianças porque não é profundo.

Portanto sente-se em uma das pequenas piscinas naturais e relaxe!

A cachoeira e os poços para os banhos são públicos e de livre acesso, perto há um grande área de estacionamento e um bar, que está aberto todo o ano.

dicas

É aconselhável:

– durante a alta estação (verão) ir no início da manhã, pois você pode não encontrar esses banhos vagos, ja que é muito popular.

– para evitar os períodos de maior movimento, é melhor ir durante a semana, em vez de no fim de semana.

Não se esqueça, é em meio a natureza, você tem que trazer tudo o que você precisa: traje de banho, chinelos, toalha, etc …

Ainda, remova qualquer jóia de prata, pois ela vai escurecer.

Por fim, mantenha a câmera em sua capa quando não estiver em uso.

É interessante, no verão ir aos banhos a noite, tem sempre gente, mas atenção, deixe seus bens perto de você!

Além dos banhos públicos da Cascata do Moinho, na cidade próxima ha um grande Spa e Hotel 5 estrelas, o Saturnia  com além das instalações de spa, ha outras comodidades para o bem-estar do corpo e da mente, com vários tipos de tratamento. É possível fazer os tratamentos sem necessariamente pernoitar no hotel.

A Maria foi a noite!

A Maria foi a noite!

COMO CHEGAR;

As distâncias :

  • de Roma: 180 km
  • de Florença: 200 km
  • de Siena: 124 km

MaxxBusMini

De carro 
Vindo de Florença, pegue a saída da auto-estrada A1 em Firenze Certosa, pegue a estrada para Siena – Grosseto – Scansano – Montemerano até Manciano e Saturnia.

Vindo de Roma, pegue a saída A12 em Civitavecchia, tome a SS Aurelia até que ele vai Montalto di Castro, em seguida, voltar-se para Vulci atingindo Manciano e Saturnia.

Há estacionamento gratuito limitado ao longo da estrada de acesso curto, mas ha um grande parque de estacionamento gratuito no final do beco sem saída: vire à direita antes do bar. Basta não deixar objetos de valor à vista.

De trem + ônibus:

A estação mais próxima é Albinia mas nem todos os trens param por la, por isso recomendo ir a estação de Orbetello. A partir dali você pode encontrar o ônibus (Rama) que vai a Albinia de Orbetello e chegando a Manciano. Atenção: percurso muito longo de ônibus!

Aqui estão os horários de ônibus para Manciano:
https://www.ramamobilita.it/~linee_orari/orari/pdf/Q_41AA.pdf

De Manciano em seguida, ha a conexão com Saturnia, veja os horários:
https://www.ramamobilita.it/~linee_orari/orari/pdf/Q_3.pdf

10578466_799794450073305_47523649_n_resultado

Informações:

loc. Terme di Saturnia – 58014 Manciano (GR)
Coordenadas: 42.6480660 – 11.5125226 – mapa no fim do texto

MAIS FOTOS:

Fotos: Passeiosnatoscana@ e Maria Teresa Porto Puccini, que cedeu suas fotos pessoais e nos agradecemos!



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!