Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes

17/dez | por Deyse Ribeiro

Entre as regiões italianas da Toscana é sem dúvida a mais rica em termas e opções de spa, apenas para mencionar alguns lugares famosos em todo o mundo como Montecatini Terme, Chianciano Terme e Saturnia.

A Toscana é rica em depósitos de águas termais, e possui o maior número de áreas termais na Itália, são na verdade são 24!. Os spas da Toscana são águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C em Montecatini Terme a 54 ° C em Bagni San Filippo.

IMG_5976

Os Banhos Termais são conhecidos desde o imperador Augusto, portanto conhecidos e admirados pela sua qualidade e diversidade de suas águas que os fizeram famosos em todo o mundo como forma de prevenção e tratamento de muitas doenças: reumática, respiratória, aparelho digestivo, vascular, dermatologia, aparelho urinário, ginecológico, reabilitação respiratória e motora.

Há várias localidades inclusive onde é possível fazer banhos termais quentes sem pagar nada por isso, são as chamadas “terme libere”, onde ha cascatas ou mesmo nascentes onde a comunidade libera o uso comum e imerso na natureza. Eu sou amante desses locais, quem segue o blog no facebook e no instagram viu que, na minha última viagem pela Val D’Orcia no final de novembro visitei quase todas as áreas termais livres da Toscana, faltando somente Saturnia, que ja conhecia e ja escrevi sobre ela aqui.

Leia o texto que escrevi sobre os locais de banhos termais ao ar livre na Toscana aqui → Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana

Nos próximos dias vou escrever sobre cada uma dessas áreas termais livres que conheci, aguardem!

Fonte: site Terme di Veturinia

Fonte: site Terme di Veturinia

Ainda, há várias spas modernos que oferecem não apenas os tratamentos de banhoterapia e hidroterapia, bem como serviços de bem-estar e cuidados com o corpo (massagens, sauna, banhos turcos), realizados em estruturas de grande beleza e com uma alta qualidade de serviços, com centros de saúde spa inovadores. Muitos desses spas, como Bagno di Pisa, Montecatini terme e Casciana Terme possuem cobertura de tratamentos pelo sistema nacional de saúde.

E no final do texto tem um mapa com todas as termas e spas para que você possa ter uma idéia de onde eles se encontram no Estado.

LISTA DE SPAS TERMAIS NA TOSCANA:

 

Província de Florença:

Spa di Firenze
Via Cassia 2212, Loc. Falciani  – Impruneta (FI)

Stabilimento Termale e Centro Benessere “Acqua Salsa di Pillo”
Piazza G. Di Vittorio 1 – Gambassi Terme (Florença)

Foto: termedisaturnia.it

Fonte: site Terme di Saturnia

Província de Grosseto:

Terme di Saturnia Spa & Golf Resort: está na região da Maremma Toscana, onde existem, além do spa a pagamento, e também o spa livre, que é acessado sem pagar bilhete. As águas termais sulfurosas são particularmente importantes por suas propriedades benéficas, a uma temperatura de 37,5 ° C e, devido à presença de minerais como enxofre, carbono e os gases de sulfureto de hidrogénio e dióxido de carbono, que são considerados como tendo propriedades terapêuticas para a pele, ao aparelho digestivo, circulatório e às articulações, ótimo também para quem tem doenças reumáticas, e ainda relaxa profundamente.
 Saturnia (GR)

Leia o texto -> Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde

Antiche Terme Acqua di Sorano: A fonte tem propriedades terapêuticas conhecidas desde os tempos antigos, sendo particularmente adequado para a prevenção de muitas doenças e banhos relaxantes. A água do tipo magnesiocalcica, possui  uma temperatura de 37,5
Località S.Maria dell’Aquila – Sorano – GR

Fonte: site Terme di Calidario

Fonte: site Terme di Calidario

Província de Livorno:

Calidário Terme Etrusca: O Calidario é um lago com nascente termal de água quente a 36 graus, o que flui diretamente para o tanque-lagoa com uma vazão média de cerca de 12.000 litros por minuto.
Via dei Molini – Venturina – LI

Terme Valle del Sole
Via Aurelia Nord, 18 – Venturina (LI)

Ilha de Elba – Terme di San Giovanni: Tratamento com lama natural. Tratamento de doenças reumáticas e da pele. As águas são sulfurosas e com enxofre, bromo e iodo.
Loc. São João – Portoferraio, Isola d ‘Elba (LI)

Fonte: site Bagni di Lucca

Fonte: site Bagni di Lucca

Província de Lucca

Bagni di Lucca: é possível aproveitar os benefícios das grutas quentes, cavidades naturais vapor natural, únicas na Itália. As mais de 50 nascentes de águas termais  com uma temperatura entre 39 e 53 graus Celsius e é usado por sete spas históricos de Bagni di Lucca.
Piazza San Martino, 11 – Bagni di Lucca (LU)

Fonte: site Terme di Villa Undina

Fonte: site Terme di Villa Undina

Província de Massa Carrara:

Terme della Versilia  – Villa Undulna: A composição especial de sal, bromo e iodo torna esta água indicada no tratamento de doenças reumáticas, articulações, pele e vascular, é usada no tratamento de gordura localizada e celulite. A lama terapêutica do Lago di Massaciuccoli é usada para banhos, compressas e máscaras faciais e locais, encontrando indicados no tratamento de doenças da pele tais como psoríase, acne, dermatite seborreica, celulite, etc. Também ajuda a  recuperar a elasticidade e flexibilidade da pele, levando à activação da microcirculação com drenagem.
Via Marina – Cinquale Montignoso (MS)

Terme di Equi
Via Noceverde, 20  – Loc. Equi Terme – Fivizzano (MS)

Terme San Carlo
Via dei Colli – Loc. San Carlo Terme – Massa(MS)

Fonte: site Bagni di Pisa

Fonte: site Bagni di Pisa

Província de Pisa:

Casciana Termesituado nas colinas de Pisa, famosa por sua água sulfato alcalina terrosa, é uma das mais tranquilas da Toscana. Usada em terapias de reabilitação física, assistência cardiovascular, inalação, melhorando a função digestiva e tratamentos faciais A água termal de Casciana é chamado Água Mathelda e flui da fonte a uma temperatura constante de 35,7 ° C e pertence à família de sulfato de cálcio e bicarbonato, com um teor de sais minerais naturais.
Piazza Garibaldi 9 – Casciana (PI)

Bagni di Pisa – San Giuliano Termepossui uma gruta histórica, além de vários banhos especiais e de lama. Os banhos de lama e massagem úteis no tratamento de doenças reumáticas, ha ainda a terapia inalatória. O tratamento também pode ser água mineral, pois possui aguas de bicarbonato de sulfato-alcalina.
Largo Shelley 18 –  San Giuliano Terme (Pisa)

Terme di Uliveto
Via Prov.le Vicarese – Uliveto Terme (PI)

Fonte: site Montecatini Terme

Fonte: site Montecatini Terme

Província de Pistoia:

Terme Grotta Parlanti – fechada
Via Grotta Parlanti 41 / A – Monsummano Terme (PT)

Grotta Giusti Terme 
Via Grotta Giusti 1411 – Monsummano Terme (PT)

Montecatini Terme: imerso aos pés dos Apeninos, os spas de Montecatini estão entre as mais interessantes pela monumentalidade e harmonia arquitetônica. As aguas de Montecatini são soluções salinas em diferentes concentrações de substâncias naturais preciosas, como as contidas no nosso organismo e que ajudam o corpo a purificar a poluição da vida cotidiana. 
Via G. Verdi 41 – Montecatini Terme (PT)

Fonte: site Terme di Querciola

Fonte: site Terme di Querciola

Província de Siena:

Antica Querciolaia di Rapolano: as águas Querciolaia jorram do subsolo a uma temperatura de 39-40 graus, e possuem sulfuroso-bicarbonato de cálcio e, como tal, são caracterizados pela presença de grandes quantidades de cálcio, magnésio, sódio e potássio. A grande concentração de sais que, além de facilitar a flutuação natural na piscina, são reconhecidas pelas suas propriedades. Eles são particularmente adequados para o tratamento de doenças do tracto respiratório, músculo-esquelético, cardiovascular e para o tratamento de doenças de pele.
Via Trieste 22 –
Rapolano Terme (SI)

Terme Bagni delle Galleraie: além dos tradicionais tratamentos de spa, lama, balneoterapia, inalações e água mineral, há vários outros divididos em departamentos: fisioterapia e reabilitação, Dermoestética e medicina natural (aromaterapia, Florais de Bach e outras terapias não convencionais). O Galleraie possui na sua água: sulfato, bicarbonato e cálcio, que flui a 29 ° C é indicado para doenças da pele, locomotora e respiratória. 
Loc. Bagni delle Galleraie – Radicondoli (SI)

Terme Bagni di Petriolo: água termal com enxofre (38-46 ° C), e está indicado como um remédio de doenças relacionadas ao metabolismo, como artrite e gota.
Loc. Bagni di Petriolo – Monticiano (SI)

Nuove Terme di San Filippo: A água do Terme di San Filippo é sulfurosa e a fonte há uma temperatura de 52 ° C. As águas e as substâncias contidas neles parece particularmente adequadas para hidroterapia, banho de lama, inalação, tratamento de doenças neuro-osteo-articulares do ouvido, nariz e garganta, doenças respiratórias e inflamações otorinolaringológicas e doenças dermatologicas.
Bagni San Filippo (SI)

Lei ainda -> Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre

Fonte: site Bagno Vignone Spa

Fonte: site Bagno Vignone Spa

Terme Bagno Vignoni: as águas são bicarbonato-solfato-alcalino-terrose (51 ° C) e são usadas em banhos de lama, eficazes no tratamento de doenças reumáticas e neuropáticas, inalação, e de irrigação e inflamação ginecológica). A área termal principal, Terme di Santa Caterina esta fechada para reforma, mas existem hotéis que possuem banhos termais no local como: Albergo Le TermeAdler Thermae Spa & Relax Resort
Piazza Moretto – Bagno Vignoni – San Quirico d’Orcia (SI)

Leia o texto –> Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis

Terme di Chianciano :esta localizado em uma posição feliz, a 70 Km de Siena, Arezzo e Perugia, a 90 km de Assis. Um destino ideal para aqueles que querem combinar então um momento relaxante no spa, com o desejo de visitar a cidade toscana rica em história e arte. Na nascente de Silene emerge abundante da cratera de um vulcão extinto (temperatura 35-36 ° C), a partir dali flui para os tanques de banho para o tratamento de doenças cardiovasculares. Esta agua possui temperatura de 32,3 ° C, da qual deriva um tipo de concentrado (“água activo”), é utilizado no tratamento de doenças hepatobiliar. Finalmente, a água de Fucoli (outra nascente) é utilizada para a cura de doenças do sistema digestivo, enquanto a água de Santa Helena é indicado para o tratamento de doenças do tracto urinário.
Via delle Rose 12 – Chianciano Terme (SI)

Saiba mais sobre Chianciano Terme no texto -> Chianciano Terme: território etrusco com águas termais

Terme di Montepulciano: onde ha um Centro de Reabilitação e Ortopedia Vascular é capaz de oferecer várias terapias necessárias para uma reabilitação eficaz após a cirurgia ortopédica e vascular arterial e venosa, bem como em traumatologia esportiva. No Spa, há também um centro de hidroterapia especialista pediátrica no tratamento de doenças do aparelho respiratório e orelha-nariz-garganta em crianças, tais como bronquite, asma brônquica, rinite e amigdalite recorrente. Os principais tratamentos de spa realizados la são afiliados com o Serviço Nacional de Saúde. A água que brota das nascentes de água mineral é Sant’Albino sulfurosa bicarbonato salsobromoiodic cálcio e de magnésio, muito rica em dióxido de carbono, um verdadeiro anti-séptico, inibi o catarro, antiespasmódico e anti-alérgico. A água é elevada de 132 metros de profundidade e encaminhados directamente para o spa, a poucas centenas de metros de distância, sem estar em contacto com o ar, mantendo as qualidades terapêuticas do enxofre.
Via delle Terme 46 – Loc. Sant’Albino – Montepulciano (SI)

Fonte: site Fonteverde Spa

Fonte: site Fonteverde Spa

Centro Termale Fonteverde Spa: as águas termais de San Casciano dei Bagni possuem sulfato, cálcio, flúor, magnésio. O mergulho nestas águas favorece a regulação do tônus muscular, com ação de anti-inflamatórios, analgésicos, anti-bacteriano, limpeza, tonificação e relaxamento. As águas minerais de cálcio podem ser considerados, se bebida continuamente, uma fonte alimentar de cálcio, e, por conseguinte, ter um adjuvante na terapia da osteoporose, incluindo a facilitação benefícios no fígado, por via biliar, estômago e intestinos. No que respeita à actividade desportiva, as águas minerais térmicas podem ser consideradas uma fonte de alimento de electrólito.
San Casciano dei Bagni (SI)

Terme di San Giovanni di Rapolano: As águas termais de Rapolano fluem do subsolo a uma temperatura de 39-40 graus e são caracterizados pela presença de grandes quantidades de cálcio, magnésio, sódio e potássio
Via San Giovanni Spa 52 – Rapolano Terme (SI)

E você, gosta de um banho em águas termais? Ja visitou algum desses spas? Conta pra gente nos comentários.

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!

0 Comentários

Os comentários estão fechados.