Onde esquiar na Toscana: Tudo sobre Abetone

14/dez | por Deyse Ribeiro

Tudo sobre Abetone, a cidade com maior estrutura de esqui e melhores pistas da região. Quando eu digo as pessoas que é possível esquiar na Toscana, muitas delas me respondem que não sabiam que na Toscana havia pistas que esqui!!!!

*atualizado 20.11.2017 – Já estão abertas as pistas de esqui de Abetone!!!

Tudo bem que a Toscana é conhecida pelos campos de girassóis, pela arte e pelos vinhedos, mas no inverno temos 3 áreas que esqui muito importantes, a área de Abetone (Val de Luce, Pistoia) e a área do Monte Amiata (entre Siena e Grosseto) e a Lunigiana (Lucca).

Ta com fome de neve?

Ta com fome de neve?

Hoje vou falar sobre Abetone, que é o local que eu mais frequento, o mais interessante é que ela esta a menos de 2 hs de Florença! Portanto, uma ótima opção para fazer um “bate-volta” por Florença!

Leia os textos sobre o inverno na Toscana:

Tem dúvidas de como é esquiar na Itália? Leia este texto que escrevi no Itália para Brasileiros, meu outro blog –>Dicas práticas para esquiar na Itália

abetone-val-de-luce-esqui-montanha_4

ABETONE

Abetone fica na província de Pistoia, próximo a fronteira com a Emilia Romagna. A cidade de Abetone, colocada à 1.388 metros metros acima do nível do mar, é o centro de uma zona turística ligada mas montanhas. Abetone é sem dúvida o destino turístico mais famoso e procurado das montanhas da Toscana, tanto no inverno, graças aos seus 50 km de pistas e muitos teleféricos, e no verão, em virtude das muitas trilhas que permitem longa passeios (trekking) na natureza e belas paisagens que oferece.

Recentemente a cidade se alargou, e ocorreu uma fusão com outra cidade, Cutigliano, desde dezembro de 2016 o comune (município)  passou a se chamar Comune di Abetone Cutigliano.

abetone_11

A cidade:

O primeiro assentamento real na área em Abetone remonta ao século XVIII  mas os historiadores parecem concordar que estas montanhas foram escolhidos para Annibale como um ponto estratégico para dirigir seu avanço em direção a Roma em 217 a.c. e aliar-se com os gauleses (Galli Boi).

A verdadeira criação de Abetone, no entanto, ocorre no momento do tratado entre a família Este (que detinham parte da hoje região da Emília Romanha) e os Lorena (família que era Granduca da Toscana) para a criação de uma estação de correio, do qual esta cidade devia ser o centro. A fortuna desta área começou em 1800 quando Abetone tornou-se famoso como um destino turístico de verão para a elite florentina que queriam fugir do calor da cidade.

 Com a unificação da Itália e da eliminação das fronteiras entre os antigos estados, começou o declínio dacidade, que foi também acelerada pela construção da estrada de ferro “Porrettana”, que ligava Toscana à Emilia-Romagna. Até então, na verdade, as principais atividades econômicas eram pastorícia e na exploração das florestas. Em 1904, a área começou a ser usado por um novo esporte, o esqui, graças à moda do esqui importado da Noruega, começando assim, um renascimento baseada no turismo. Em poucos anos, o Abetone se tornou o centro mais importante área de esqui em toda a Toscana.

Curiosidade: em 1903, como em outros períodos de sua vida, Giacomo Puccini, famosos autor de óperas,  passava parte do verão na vila de Boscolungo, em uma casa na qual foi colocada uma lembrança placa. Parte do famoso “Madama Butterfly” foi composta pelo músico precisamente neste período.

"Le Piramidi"

“Le Piramidi”

O coração de uma área conhecida como a mais famosa estância de esqui dos Apeninos Tosco-Emilianos, o Passo dell’Abetone com seus 1.388 mt. de altitude, deve a sua fama para os altos picos. Uma imponente floresta de coníferas marca o início do território do município.

No entanto, merecem menção alguns edifícios ligados à história da região e da estrada Modenese que a atravessa:

  • As pirâmides de pedra – “Le Piramidi”– foram erguidas para marcar o “valico dell’Abetone”, ou seja, a marcar a fronteira entre o Grão-Ducado da Toscana e do ducado de Modena. Desenhado por Leonardo Ximenes ambos são construídos em mármore e pedra e possuem, respectivamente, o brasão e a inscrição do Ducado à qual lado se destinam.
  • O Jardim Botânico foi inaugurado em 1987 e abrange uma área de cerca de 14.000 quilômetros quadrados entre os 1.250 e 1.300 metros no Vale Sestaione superior.
  • A Via Francigena era o caminho de peregrinações que ligava Roma à Santiago de Compostela. Esta trilha passa por muitas cidades da Toscana e Emilia, incluindo “Via Francesca della Sambuca“, que passa mesmo perto de Abetone.
  • A Igreja de São Leopoldo é colocada a uma altura de mais de mil metros, construída em 1782, na verdade, ela se encaixa entre as intervenções de arquitectura e engenharia desejadas pelo Grão-Duque Pedro Leopoldo para esta área. Seus esforços culminaram com a construção da grande estrada de Abetone, que uniu Florença à Modena, realizada por Leonardo Ximenes.

abetone-val-de-luce-esqui-montanha_7

No Verão:

Durante a temporada do verão (junho à setembro) Abetone, abandona sua vocação esqui, em virtude das inúmeras possibilidades de caminhadas torna-se um lugar privilegiado para aqueles que desejam viver em contato com a paisagem, a flora e fauna dos Apeninos.

Para fazer as trilhas você precisa da cartografia do Clube Alpino Italiano (CAI), deixo aqui algumas sugestões de especial interesse paisagístico:

  • De Boscolungo, com cerca de duas horas e meia à pé através de um caminho em uma encosta íngreme, mas muito sugestivo é possível chegar ao Monte Libro Aperto (1937 mt. acima do nível do mar), que oferece uma vasta paisagem e onde você pode, depois de outras duas horas, chegar ao Monte Cimone, com seu 2.165 m., é o pico mais alto dos Apeninos.
  • Também a partir de Boscolungo há outras duas interessantes trilhas para atingir altas altitudes que podem ser:
    • a primeira, depois de três horas, depois de atravessar a  nascente do rio Sestaione, leva a Foce Campolino (1.775 mt);
    • a segunda, chamada variante dos lagos, adequado para aqueles que têm um dia inteiro, passa pelos marcantes lagos de altitude. Entre estes, o lago Piatto está localizado em Val di Luce, em uma paisagem acidentada dominada pelas características arquitectónicas do Albergo Farinati (um Hotel).

abetone-val-de-luce-esqui-montanha_10

No Inverno:

O Abetone é o principal centro do distrito do mesmo nome, constituído por cerca de 50 km de pistas, com um total de 30 pistas, servidas por 22 teleféricos operados pelo consórcio Multipass.

A área de esqui é dividida em três áreas principais:

  1. a primeira zona, no lado toscano de Abetone  é composta de pistas históricas formada por
    1. 2 pistas azuis adequados para iniciantes Selletta e Chierroni, duas pistas fáceis que correm em meio ao bosque,
    2. 1 pista vermelha, a la Riva, que se adota a todos, e vai até cerca de 1200 metros.
    3. Além disso, existem algumas variantes que ligam as diferentes pistas, como a vermelha Foresto  que liga Selletta à Riva. A área é servida por um teleférico tipo “seggiovia” (é aberto e cabem em média de 1 a 4 pessoas, as pernas ficam penduradas e há local para colocar os esquis.) e dois teleféricos “seggiovia” de 2 lugares.
  2. A segunda zona é composta de pistas de frente ao lado Emiliano da região: inclui as 3 pistas mais conhecidas de Abetone, a Tre Zeno, projetadas pelo campeão de esqui Zeno Colo
    1. possui uma pista preta e duas vermelhas, são adequados para todos e vai à uma altitude de 1890 metros até 1300,
    2. as duas pistas simples de Pulicchio e Stucchi, possuem uma dificuldade média. Os implantes são um teleférico “seggiovia” de 4 lugares, uma elevador de superfície (sciovia) e um teleférico com cabine que acomoda oito pessoas.
  3. A terceira zona inclui as encostas do Val di Luce. Consiste em quatro rotas principais Passo d’Annibale, Alpe delle tre Potenze, Monte Gomito, e Sprella de fácil e dificuldade média e é servido por três teleféricos tipo “seggiovia” de 4 lugares, e um de três lugares e dois elevadores de superfície (sciovia).

 Skimap-Abetone

Temporada de esqui:

A temporada de esqui nos Apeninos da Toscana começa no início de dezembro e termina na última semana de março. O pico da temporada começa tradicionalmente em 23 de dezembro até o final de fevereiro. Este é o período mais cheio e também o mais caro em termos de preços de hotéis.

Segurança:

Uma informação muito importante, nunca houve em Abetone uma avalanche e por isso é considerado uma das áreas de esqui mais seguras da Itália! Ainda, em caso de emergência, ha um helicóptero no local, onde o transporte para o hospital fica a somente 15 minutos. Além disso, resgate de montanha está incluído no preço do passe de esqui, por isso, se o pior acontecer você não precisará necessariamente acionar o seu seguro.

 Immagine 112_resultado

Essas 22 pistas estão divididas em áreas temáticas (como você pode ver no mapa):

  • Campi Scuola: áreas onde é possível aprender a esquiar, onde há aulas e em algumas delas é possível esquiar sem pagar o esqui-pass
  • Piste da fondo: pistas profissionais
  • Snowpark: parque onde é possível praticar o snowboard

Em Abetone é possível praticar vários esportes  como, esqui, salto, esqui de fundo, snowboard, caminhada com raquetes (ciaspolate), trens (slittino), etc.

Há alguns teleféricos que ligam alguma pistas mais altas. Com o esqui-pass não é preciso pagar para usa-las, somente se não há  o esqui-pass, e você paga somente pela subida.

Em Abetone várias escolas de esqui e snowboard que organizam aulas individuais ou em grupo para novatos ou não.  Há também opções de aluguel de esqui e snowboard e oficinas para a manutenção do equipamento. Mais informações abaixo.

passe de esqui (skipass) também é um preço bastante razoável. Se você é capaz de ir no meio da semana, é descontado na terça-feira, quarta-feira e sexta-feira, custando apenas 25 € (2017). O passe de um dia no fim de semana custa 30 €. O SkiPass é um ingresso que você paga para ter acesso a pista, que inclui também o teleférico. O valor do SkiPass varia de acordo com os dias da semana, e nos fins de semana o valor pode ser diária, horas ou períodos (manhã ou tarde).

A base é a 1400 metros e o ponto mais alto é o Monte Gomito em 1.892 metros. O passe de esqui (skipass) permite também esquiar em Val di Luce. A menos que tenha um nevoeiro, Val di Luce tem a luz um pouco melhor do que algumas das pistas em Abetone, especialmente no período da tarde.

Val de Luce Resort e o Snowpark

Em Abetone há um resort chamado Resort de Val de Luce, 4 estrelas com vários serviços de esqui e ainda uma área Spa. Para aqueles que querem relaxar no Val di Luce Resort, aguarda um moderno spa com um centro de fitness equipado com piscina aquecida emocional,  sauna alpina, banhos de vapor, frigidarium, pedras quentes, tepidario, massagem,  chuveiro evian, entre outros tratamentos.

Ainda ha uma SnowPark, ou seja um local para os snowboarders, e a novidade é que há o novo equipamento no parque, pistas de salto para snowboard de até 10 pés!

Informações sobre o Snowpark aqui.

 Abetone_1

É possível esquiar sem esqui-pass?

Sim, se você for até a Doganaccia, há uma área aberta onde é possível esquiar sem pagar o esqui-pass, ali é possível dar os primeiros passos no esqui e aprender antes de ir diretamente nas pistas e não dar fora (risos)!!! Ou ainda usar o slittino (trenó pequeno) para ter a primeira experiência na neve.

Abetone_2

Mais de Abetone

O melhor de esquiar é comer nos locais típicos, e Abetone não sofreu inflação de preços, assim você pode pegar o almoço a 10 euros, seja polenta ou um prato de massa! O chalé perto do estacionamento tem uma boa selecção de bolos, tortas e uma lareira. A lasagna é maravilhosa! Mas há vários bons restaurantes em Abetone!  A cidade é conhecida por seus cogumelos, por isso não deixe de pedir algo com cogumelos!

Ainda, nas cidades montanhosas da Toscana é possível encontrar pratos com carnes de caça como javali (chinghiale), cordeiro, cervo e lebre.

No centro da cidade há uma área com parque infantil onde você pode entreter as crianças menores e mantê-las felizes se eles são jovens demais para esquiar.

A cidade e o snowpark são de fácil de carro e tem muito espaço de estacionamento. Você tem que ter correntes de neve (catene) no carro por lei é obrigatório no inverno nessa região, mas você só precisa colocá-los se o tempo é particularmente ruim.

Se acontecer de você visitar Abetone durante a lua cheia, não perca uma das famosas festas de lua cheia! As pessoas ficam juntos no topo da montanha, no refúgio, onde há um jantar e depois, sob a luz da lua ou qualquer outra coisa que pode encontrar (lanternas, lâmpadas) fazem a caminhada nórdica ou com raquetes nas trilhas dos bosques nevados.

Abetone é também um dos melhores resorts de esqui equipados para os deficientes, graças a um sistema de estacionamento reservado, vestiários, instrutores de esqui qualificadosequipamentos como monoski e dualski, que permitem total autonomia nas encostas.

Então, se você estiver procurando por um fim de semana de esportes radicais ou você quer apenas esquiar, considere a opção Abetone na Toscana, você não vai se decepcionar.

 Abetone

TOUR BATE-VOLTA:

Nossa empresa oferece os seguintes serviços para Abetone:

  • Transfer particular para Abetone de carro ou van do seu hotel
  • Tour particular – TOUR NEVE NA TOSCANA: Abetone -> tour personalizado – para quem quer ver a nevem esquiar ou apenas se divertir. Você pode optar pelos serviços de:
    • van/carro com motorista ida e volta do seu hotel
    • aluguel de esqui e todos os equipamentos necessários
    • professor de esqui
    • guia acompanhante brasileiro
    • aluguel  de slittino (trenó)
    • esqui-pass
    • Veja mais AQUI.

 

dicas

  • Veja a previsão do tempo antes de sair de casa. Se colocar muita neve neste dia, evite ir, pois as estradas ficam terríveis para chegar a cidade.
  • Evite fins de semana, assim poderá ter as pistas mais livres e até aprender com mais calma. Encontrará mais fácil um estacionamento.
  • Se for nos fins de semana, ou alta temporada, chegue antes das 10, porque há filas para o skipass e para os instrutores.
  • Reserve com antecedência  as aulas de esqui
  • As 13hs todos os restaurantes estarão lotados, portanto almoce antes e evite este horário.
  • Leve várias peças de roupa para caso precise de troca (pode molhar e assim você evita de resfriar)
  • Pegue o mapa das pistas e nunca, jamais, saia delas!!!

Abetone_5

Distâncias:

45 km de Pistoia
85 km de Florença
100 km  de Bolonha
95 km  de Modena
70 km de Lucca
85 km de Pisa

Como chegar la:

Este texto foi atualizado em 2017, e foi feito um texto somente explicando como ir para Abetone, mais detalhado.

Leia o texto –> Como ir para Abetone, Doganaccia e Val di Luce desde Florença e Pistoia

 

Abetone_4

Onde Ficar:

Ir e voltar no mesmo dia pode ser cansativo, talvez uma noite na montanha poderia ser interessanti. Como opção 4 estrelas há o Val de Luce Resort Spa, o mais conhecido com uma ótima área de spa, e ainda o Abetone e Piramide Resort muito bem cotado no Booking, além do Hotel Residenza Miramondi e Hotel Residenza Boscolungo.

Quanto aos hotéis, B&B, Apartamentos e ainda uma opção de Albergue (Ostello em italiano).

Informações:

  • Para ver quais pistas estão abertas, antes de sair de casa, verifique no site oficial aqui.
  • Veja aqui as câmeras ao vivo de como estão as pistas.
  • Baixe o mapa das pistas de Abetone aqui.
  • Para ver as escolas de esqui, clique aqui.
  • Para ver os locais de aluguel de equipamentos, clique aqui.
  • Para ver os preços do esqui-pass, clique aqui.
  • Para ver o tempo em Abetone, clique aqui.

 

Pistas de esqui de Abetone

TRACKLEVELPLACE ‘
Escola de Campo ReginefácilLe Regine
ChierronifácilArreios
ArreiosfácilArreios
ForestomédiaArreios
CostamédiaArreios
Giulio FerrarifácilAbetone
Escola de Campo AbetonefácilAbetone
StucchimédiaMount Elbow
Mount Elbow 1fácilMount Elbow
Mount Elbow 2fácilMount Elbow
Zeno 1difícilMount Elbow
Zeno 2médiaMount Elbow
Variant Zeno 3 – Zeno 2médiaMount Elbow
Zeno 3fácilMount Elbow
Estádio SlalommédiaMount Elbow
PulicchiomédiaPulicchio
Fitting Pulicchio – Zeno 3médiaPulicchio
SeghimédiaPulicchio
Coppi 1fácilPulicchio
Coppi 2médiaPulicchio
Fitting Zeno 3 – PulicchiofácilPulicchio
OitomédiaVal di Luce
Passe de HannibalmédiaVal di Luce
Três PoderesfácilVal di Luce
RoccionemédiaVal di Luce
Serras CelinamédiaVal di Luce
AbetinafácilVal di Luce
AlegrefácilVal di Luce
SprellafácilVal di Luce

 

 *Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!