As escolas de Moda de Florença

30/jan | por Deyse Ribeiro

Este texto foi feito a pedido de uma leitora, a Adriana, que me pediu informação sobre as escolas de moda de Florença, achei uma ótima ideia! Eis então uma lista escolas de Moda de Florença, para você poder se inspirar e aproveitar a sua estadia na Toscana para estudar e se atualizar.

Como ja contei aqui, foi em Florença que a moda italiana surgiu, onde se criou a atmosfera do mito que manteria para sempre o Made in Italy.

Por isso, nada mais normal que aqui estejam algumas das mais importantes escolas de moda da Itália. Eis agora uma lista dessas escolas:

moda10

Polimoda:

Polimoda – International Institute Design de Moda & Marketing, uma das melhores escolas de moda na Itália e na Europa. É uma escola na formação de profissionais altamente qualificados em moda e marketing, e em muitas outras áreas que estão conectados a moda, e também organiza cursos de verão e mestrado, além de cursos de design de moda e marketing de moda.

  • Cursos Preparatórios: ensino para uma primeira orientação na indústria da moda.
  • Pós-Graduação: Pacote completo de ensinamentos, com duração de 3 ou 4 anos, para licenciados à procura de um futuro em design, modelagem, marketing e comunicação para a moda (estágio em empresa de moda incluído).
  • Mestrado: Vasta gama de mestrados de alta qualidade, com duração de 6, 9 ou 14 meses, tanto em Inglês e Italiano, cobrindo todos os principais papéis na moda e do luxo.
  • Cursos de Verão & Cursos de especialização: Cursos de curta duração com foco no fashion business.
  • Cursos de formação profissional, em colaboração com a Região da Toscana, província de Florença e Prato e com as contribuições da União Europeia através do Fundo Social Europeu.
Foto: Polimoda.it

Foto: Polimoda.it

Ela está presente em vários locais em Florença:

  • sede na Villa Favard e Scuderia: Via Curtatone
  • o Laboratório de Design – Design Lab: Via Galileo Galilei, 31 – Scandicci (Firenze)
  • Laboratório do sapato – Shoe Lab: Via Pisana, 77

 moda15

Academia Italiana – Arte, Moda e Design:

Em Florença, desde 1984, é a Academia Italiana de Arte, Moda e Design, um instituto internacional de nível pós-secundário que ministra cursos de design de moda. São cursos de:

  • licenciatura (3 anos de duração): fashion designer, design (interior e de produção), designer grafico e fotografia
  • cursos de duração anual: desenho e pintura, vitrinismo, Fashion Merchandising, Design of Retail Spaces
  • cursos de verão: Figurino, Design de moda intensivo, fotografia, “fotografando Florença”, Italian Product Design, Arredamento – Base, cultura italiana
  • mestrado: arte da moda, design do produto de decoração
foto CBP accademia italiana (firenze)

Foto: Accademia Italiana

A sede está localizada na Piazza Pitti. Um local dedicado às atividades do laboratório foi inaugurado em 2010 no Lungarno delle Grazie. Veja ainda site em italiano e versão da pagina principal em português. Ha também uma outra sede da Escola em Roma.

moda18

Alta Scuola di Pelletteria Italiana:

Desde 2005, a Escola Superior de Pele Italiana é o ponto de referência nacional para a formação e especialização na área de artigos de couro de luxo

O Alta Escola de Couro Italiana foi fundada em 2005 por um projeto da Associazione San Colombano e está sediada na província de Florença, em Scandicci (FI). Hoje, os membros são as cidades de Bagno a Ripoli (FI), Dicomano (FI), Pelago (FI), Pontassieve (FI) e Scandicci (FI); CNA Florença, Confindustria de Florença, além BMB Gianfranco Lotti, Celine, Gucci e Prada. A Escola é a referência para a formação profissional e especialização na área de artigos de couro e um ponto de atração para os operadores no setor, um ponto de encontro onde as idéias são compartilhadas e criará as condições para o futuro dos artigos de couro de luxo italiano.

Foto: Alta Scuola di Pelletteria

Foto: Alta Scuola di Pellettteria

Os cursos são: Curso de Pelletteria Prototipia- 250 horas, além de outros cursos avançados.

Ha 2 endereços, nas cidades próximas a Florença:

  • Viuzzo del Piscetto 6/8 – 50018 Scandicci (FI)
  • Via Lisbona 18/C- 50065 Pontassieve (FI)

leatherschool

Scuola del Cuoio:

A Escola do Couro foi criada após a Segunda Guerra Mundial, através dos esforços colaborativos de frades franciscanos do Mosteiro de Santa Croce e as famílias Gori e Casini, artesãos de couro de Florença desde 1930. Sua missão era dar aos órfãos da guerra um meio de aprender um ofício prático com o qual para ganhar a vida.

Santa Croce, com sua posição estratégica ao longo das margens do rio Arno, desde o século 13 era, historicamente, o distrito onde ficavam os corporações que exigiam grandes quantidades de água. As peles curtidas foram usadas durante séculos para a fabricação de couro da cidade e no próprio Mosteiro para cobrir os grandes manuscritos. O Pós-guerra  trouxe essas tradições de volta para o Mosteiro.

moda20

Foto: Scuola del Cuoio

Ha vários tipos de cursos:

  • cursos de 3 meses, com aulas de: projeto e confecção, materiais: com noções de uso de várias pelas, inclusive de pelúcias e artesanato de couro
  • Cursos de 6 meses, com aulas de: trabalho em pele, Italia lingua e cultura, confecção, materiais: com noções de uso de várias pelas, inclusive de pelúcias e artesanato de couro, com mais aulas
  • cursos de meio-dia como: como criar uma capa de copo para livros, criando uma bolsa de mão ou sacola de couro
  • curso de 1 dia como: criando e fazendo um cinto de couro a mão
  • 1 semana de worshop: os artesãos ensinam o participante como cortar, criar e concluir diversos objetos ao longo da semana

A escola do couro fica do lado esquerdo da Basílica de Santa Croce, Via San Giuseppe 5R, e os cursos são em inglês e italiano.

moda21

Fondazione Arte della Seta LISIO

A Fundação Arte da Seda Lisio, é uma associação sem fins lucrativos que mantém as preciosas e antigas técnicas tecelagem manual em seda e metais preciosos. Os tecidos de suas oficinas são criados e inspirado em projetos tradicionais mas com originalidade. O processo é realizado inteiramente à mão, usando fios de seda, veludo, brocado e ouro e prata, bem como novos materiais, o resultado da pesquisa tecnológica mais avançada. A Fundação Lisio também incentiva o conhecimento da arte têxtil, antiga e contemporânea, através de cursos básicos, especialização e publicações.

Foto: Associazione Lisio

Foto: Associazione Lisio

Suas instalações, localizadas nas colinas que cercam o centro histórico de Florença, Via Benedetto Fortini, 143, a Fundação também abriga uma biblioteca temática, arquivos e uma colecção de tecidos antigos. Não muito longe, são alguns estúdios onde estão hospedados os participantes dos cursos, alunos e funcionários.

No ano de 2015 propõem os curso de Filato (fio), com as seguintes matérias: abordagem de técnicas têxteis e habilidades – o estudo do antigo – design vanguardista, além de cursos de menor tempo, como os de bordado, tecidos decorado e outros, veja a lista aqui. Ainda, possui cursos itinerantes, veja a lista aqui.

moda14

IED  – Istituto Europeo di Design

O Istituto Europeo de Design  é uma instituição profissionalizante que oferece programas de educação em diferentes locais, o campus IED Firenze é um ponto quente para estudantes de todo mundo. Em todos os campos, seja ele de Artes Visuais, Design, Fashion ou Gestão, a escola oferece programas educacionais destinados a integrar as regiões know-how com as novas tecnologias e ainda oferece face-a-face interação profissional de cada aluno proporcionando-lhes a melhor exposição para a sua área de interesse.

Ha cursos de nível superior, master e pós-graduação e são ministrados em inglês e italiano. Os cursos divididos em áreas são:

  • Design – nível superior –  3 anos: design de interiores e design de produção
  • Moda:
    • nível superior, 3 anos: fashion design e fashion communication
    • Mestrado: Fashion Business
    • semestral ou anual: Fashion Communication and Marketing, Fashion Marketing, Fashion Communication, Fashion Events, Fashion Events and Marketing.
    • curso de verão ou inverno: Fashion Communication, Fashion Events and PR
  • Comunicação Visual: 
    • nível superior,  3 anos: Advertising Communication
    • mestrado: Graphic Design
    • cursos de verão ou inverno: Advanced Graphic Design, Graphic Design and Portfolio
  • Gestão de arte: curso de nível superior, 3 anos
a sede Foto: IED

a sede
Foto: IED

Em Florença IED Moda Lab organiza três anos de pós-diploma, mestrado e cursos de pós-graduação em design de moda.

O IED possui ainda outras sedes em Milano, Roma,  TurinVeneza, CagliariMadridBarcelonaSao Paulo, e Como

Em Florença a sede é Via M. Bufalini 6.

moda25

Sarteco

Fundada em 1963 por Marta Martini Giannoni, a escola de moda Sarteco é especializada na formação de pessoal altamente qualificada para os diversos ramos da indústria da moda, incluindo roupas, sapatos, bolsas, lingerie, roupa de malha, chapéus e peles. Ambos os métodos tradicionais e CAD são utilizados para o corte, classificação, design, estilo etc.

moda26

Ganhou o Troféu de Melhor Escola Europeia de Lyon (França), e medalha de ouro Decenal como a melhor escola na Lineapelle, Bolonha (Itália).

Os cursos são em italiano e há uma vasta opção de cursos, veja aqui

A escola fica em Empoli, uma cidade em Florença e Pisa, na Via G. Verdi, 40.

Foto: Associazione Lisio

Foto: Associazione Lisio

Em Florença, há o Centro di documentazione Matteo Lanzoni di Polimoda, é uma “Biblioteca da Moda“, é um grande banco de dados a serviço de quem lida com a moda, de estudantes a designers, estudiosos e membros da indústria.

Também em Florença abriga o Centro di Firenze per la Moda Italiana, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e internacionalizar o sistema de moda italiano e fornece as linhas gerais da política e promoção da Feira Pitti Immagine, juntamente com os outros associação florentina de moda EMI-Ente Moda Itália.

Agora para inspirar aqueles que querem estudar aqui em Florença, ai vai uma lista dos mais famosos designers da cidade e marcas:

  • Roberto Cavalli
  • Allegri
  • BP Estúdio
  • Emilio Cavallini
  • Roberto Cavalli
  • Enrico Coveri
  • Conte of Florence
  • Corsani
  • Gucci
  • Giulia Carla Cecchi
  • Salvatore Ferragamo
  • Patrizia Pepe
  • Emilio Pucci
  • Paola Quadretti
  • Regina Schrecker
  • Roy Rogers
  • Rifle
  • Sasch
  • Ermanno Scervino
  • Thayaht
  • The End

Ainda temos um último texto, para terminar o nosso tema de “moda em Florença”, aguarde!

Leia ainda:

Fontes: sites das escolas de moda citadas acima, Wkipedia, Esercici Storici, Florence Made in Tuscany



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!