12 Dicas Românticas do que fazer na Toscana

13/fev | por Deyse Ribeiro

Na semana em que comemoramos o Dia de São Valentim, dia dos namorados aqui na Itália, nada melhor que dar algumas ideias românticas do que fazer na Toscana, algumas atividades pra fazer a dois com alto índice de romantismo.

Vamos à minha lista:

1. Passear pelas plantações de girassol

girassol

Entre os meses de junho e agosto, saia um pouco pelas estradas secundárias e tente encontrar … os girassóis! O símbolo do verão, a flor que “gira a sua cabeça” para seguir o sol pelo qual é apaixonada … por isso, se você quer viver um verão romântico, ir a um campo de girassóis na época mais ensolarada na Toscana e fazer várias fotos é algo imperdível, recordação para a vida!

 2. Andar de carruagem

carruagem_1

em Lucca

Uma das atividades mais românticas é um clássico mundial.. andar de carruagem! Penso que toda mulher liga às histórias de princesas que ouvimos quando pequenas. Na Toscana lugares não faltam para fazer passeios românticos de carruagem. Mas lembrem-se dezembro e janeiro dificilmente você encontra esse tipo de passeio disponível por causa do frio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Onde fazer um passeio de carruagem na Toscana?

3. Andar de Balão pelas colinas do Chianti:

balão_2

As colinas da Toscanas podem ser ainda mais majestosas quando você está flutuando silenciosamente acima delas em um balão de ar quente. Você certamente pode optar por um passeio em grupo, mas para um toque extra romântico há a opção de um voo de balão particular a dois, seguindo com um piquenique com champanhe após o pouso.

Os passeios de balão são quase sempre no início da manhã para evitar ventos difíceis saindo do mar na parte da tarde ou à noite, e a temporada de balão de ar quente não é o ano todo (vai de março a outubro geralmente).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja como fazer este passeio aqui.

4. Dormir em hotéis e Castelos Românticos

Foto: Booking.com

Foto: Booking.com

Lugares românticos na Toscana não faltam, imagine então quantos hotéis aconchegantes, românticos e Castelos medievais maravilhosos existem para fazer uma “fuga a dois” na região. Escrevi um texto sobre isso esta semana, “Hotéis Românticos na Toscana, e  o texto “Castelos Românticos na Toscana”, tudo para se sentir uma verdadeira princesa num conto de fadas na Toscana.

veja também –> Dica de Hospedagem romântica no interior da Toscana

5. Jantar romântico a dois

Existem vários restaurantes românticos para um lindo jantar em Florença e na Toscana, mas o meu preferido é o Peperino. O Chef Gilberto Rossi, famoso pelo programa do canal Rai, montou em San Miniato o Pepenero, um restaurante especializado em trufas (tartufo), que acredita-se que seja afrodisíaco, decidiu criar um restaurante ainda mais romântico, mas um restaurante a dois! Isso mesmo, um restaurante somente para 2 pessoas, com uma única mesa. Há uma entrada separada, de frente para a rua (se quiser privacidade é só fechar a cortina), com um garçon à disposição, champagne, música ambiente a sua escolha, e com o chef a disposição para escolher o menu que você quiser!!!! O preço é alto, mas pela exclusividade vale a pena … e garanto que é uma experiência única.

Outros restaurantes românticos:

  • Il Palagio em Florença: restaurante do Hotel Four Seasons
  • Villa Bordoni em Greve in Chianti

6. Fazer banhos termais

Fonte: site Bagni di Pisa

Grotta dei Granduchi  –  Fonte: site Bagni di Pisa

A Toscana é rica em depósitos de águas termais, e possui o maior número de áreas termais na Itália, são na verdade 24!. Os spas da Toscana são águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C em Montecatini Terme a 54 ° C em Bagni San Filippo. Ainda, há várias opções de spas modernos que oferecem não apenas os tratamentos de banhoterapia e hidroterapia, bem como serviços de bem-estar e cuidados com o corpo (massagens, sauna, banhos turcos).

Um desses locais é o Bagno di Pisa, que oferece opção de tratamento para o casal, com a “grotta dei Granduchi”, esta é uma gruta construída pelo Granduca Cosimo de Medici para fazer seus banhos termais. Após uma grande reforma no local, hoje ela é usada muito por casais, que podem ficar ali no máximo 25 minutos (por causa do calor), é uma espécie de banho turco. Há uma pedra (quente) que serve de “sofá”, uma mini-piscina de águas quentes, ja fui 2 vezes com meu marido e confesso que é uma ótima experiência!

Outras opções de Spas e Termas para fazer um banho a dois, veja aqui

7. Passeio de Barco em Florença:

Um dos passeios mais românticos em Florença é um passeio de barco com os “Renaioli”, um passeio pouco conhecido e que não faz parte da rota mais turística da cidade. Os “Renaioli” eram transportadores de mercadorias pelo Rio Arno, com barcos  que lembram os gondoleiros de Veneza. Com a extinção da profissão, que deixou de ser necessária, eles decidiram reformar os barcos e usá-los no turismo. Hoje no total são somente 6 barcos. Eles fazem um passeio no centro de Florença, passando pela Ponte Vecchio entre outros pontos turísticos, contando todas as curiosidades do rio Arno… faça esse passeio no pôr-do-sol!

Veja como fazer este passeio aqui.

8. Fazer promessas de amor em frente a “Árvore da Vida”

Pra finalizar um fim de semana a dois, visitamos a cidade dos apaixonados, poucas pessoas sabem que a “aldeia de amor” é mesmo Lucignano, é uma pequena aldeia medieval, com vista para o Val di Chiana, entre Siena e Arezzo. Povoada por apenas três mil pessoas é conhecida não só pela beleza, mas pelo seu grande tesouro: a Árvore do amor, uma verdadeira obra-prima da ourivesaria gótica decorada com coral, esmalte e cristal de rocha. Uma obra-prima que desde a Idade Media, segundo a lenda secular, sela as promessas de casais amorosos com fortuna e felicidade eterna. E porque nao aproveitar? #lucignano #toscana #toscanaparabrasileiros #toscana360graus #passeiosnatoscana #arezzo #florença #arte #romance #viagemromantica #casais #luademel #travelblogger #travel #love #tuscany #italy #italia

Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em

A cidade de Lucignano, além de ser um lugar muito bonito, é perfeito para uma viagem romântica. Além disso, também preserva um grande tesouro chamado a “Árvore da Vida”, também conhecida como a “Árvore do Amor”, ou da “Árvore de ouro”. A árvore é uma obra-prima de ourivesaria, decorada com corais e cristais, um relicário realizado entre 1350 al 1471 por Ugolino da Vieri e Gabriello D’Antonio. Esta é a  única árvore inteiramente coberta de ouro, e, desde a idade média os casais da região Arentina costumavam fazer as suas promessas de amor de frente para a “Árvore da Vida”, que acabou, com o tempo, virando um símbolo de amor eterno. Confesso que nós fizemos, segundo o ritual, promessas de amor ali e… deu certo!

9. Passear pelos parques e, por que não, fazer um piquenique!

Giardino delle Rose

Giardino delle Rose

Temos vários lindos parques na Toscana, fazer um passeio em um desses parques ou jardins, seja na primavera, verão ou até mesmo no inverno é uma opção romântica, uma opção para sair da agitação frenética dos museus e centros das cidades de maior turismo como Florença. Vamos as opções:

  •  Florença: Giardino Bardini – um dos meus preferidos, pois tem uma das vistas mais românticas de Florença, uma paz imensa e um pequeno bar aconchegante, ideal para uma taça de vinho a dois
  •  Florença: Giardino delle Rose – há várias estátuas de Folon, fontes, e milhares de rosas do mundo inteiro, além de uma ótima vista
  •  Chianti: Parco Sculture del Chianti
  •  Pisa: Parco di San Rossore
  •  Principina al Mare: Parco della Maremma

 

piquenique_1

Piquenique nas colinas do Chianti

Ainda, você pode aproveitar para fazer um piquenique nos parques citados acima (menos no giardino Bardini, que não é permitido). Outra opção é fazer um piquenique nos vinhedos, saiba mais esta opção no texto:  Piquenique no Chianti em meio aos vinhedos

10. Passeio à cavalo

O passeio a cavalo na Toscana é possível dentro dos parques naturais, em meio à natureza incontaminada até as praias protegidas, tornando-se assim um passeio exclusivo e uma opção romântica, já que muitos desses passeios são possíveis de serem realizados por um casal. A Maremma é uma terra de cavalheiros e da famosa raça de cavalos Maremmano, que em origem era usada para seguir os rebanhos durante a transumância, mas hoje ele é usado para esportes e centros de terapia  e em muitas instalações de agroturismo (hotéis fazenda)  na área. 

Eu e meu marido fizemos um passeio a cavalo, claro, da raça Maremmano, passando pelas florestas de pinhal e pela praia de Principina a Mare, em Marina di Grosseto, uma experiência única e muito relaxante. Locais possíveis de fazer passeio a cavalo: Principina al Mare (maremma) e Parco di San Rossore (Pisa).

11. Casar ou renovar os votos de casamento na Toscana

Casamento Thalita - 2014

Casamento Thalita – 2014

O que não falta na Toscana são maravilhosos locais e cenários para casamentos: castelos e cidades medievais, onde você ainda pode encontrar sabores e aromas tradicionais; Florença, que tem um patrimônio artístico e cultural extraordinário, com uma beleza única, ou ainda belas praias e ilhas do cristalino mar do Arquipélago Toscano. Um cartão postal que vai faz de qualquer casamento ou renovamento de votos inesquecível!

Meu casamento, em um castelo da Toscana em 2010

Meu casamento, em um castelo da Toscana em 2010

A Toscana inclui algumas das obras mais famosas da cidade no mundo: Florença, Siena, Arezzo, Lucca, Volterra, Pisa … Museus  ao ar livre que exalam arte e cultura, todos igualmente dignos de um casamento romântico em um local refinado e simples ao mesmo tempo, são as jóias que a Toscana tem para oferecer, paisagens deslumbrantes para pronunciar o fatídico “sim”. Seja qual for sua escolha, com uma recepção em grande estilo ou somente um evento particular somente para o casal. Saiba como se casar na Toscana aqui.

casar

 

 12. Ver o pôr-do-sol da…

 

Site novo, vida nova! Pessoal estamos em fase de mudanças, o site esta off, logo logo novidades! #passeiosnatoscana #sitenovovidanova

Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em

Por que o pôr do sol da Toscana tem algo de tão particular? Pra mim as cores daqui são únicas e ainda junto com essa paisagem de colinas, arte, arquitetura e praias, é muito romântico.  A dica de onde ver o pôr do sol mais romantico são nesses locais que coloquei acima, se vier com seu amor, não se esqueça… pare e admire o pôr do sol!

uma das fotos que eu tirei em dezembro de 2013 em Pienza com o celular!!!

uma das fotos que eu tirei em dezembro de 2013 em Pienza com o celular!!!

Atualização:

13. Andar de Vespa pelo Chianti:

Divirta-se abraçadinha com seu amor, um passeio de Vespa ao longo das estradas cênicas e pacíficas das colinas da Toscana. Uma forma alternativa para admirar as vistas do Chianti, com algumas paradas para degustar os vinhos nas vínculos da região:

vespa

Se você quiser desfrutar dessa experiência, veja aqui uma ótima opção.

 

*Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

tag: que fazer na toscana



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!

  • Precisamos voltar a Toscana, meu sonho é andar por esses campos de girassóis! Tão lindo! Adoramos o post!

    • Obrigada Raquel, que bom!
      Volte sim, tem muito o que fazer por aqui. abs.