10 Dicas do que fazer em Monte Argentario

07/ago | por Deyse Ribeiro

O Argentario é uma área linda que fica no sul da Toscana, conheça neste texto o que fazer em Monte Argentario ; monumentos, praias e atividades.

capaargentario

Leia ainda —> Monte Argentario, um paraíso no verão da Toscana

Argentario é um comune (municipio) italiano de mais de 12.00 habitantes na Toscana, é conhecido pelo seu promontório rodeado pelo mar e ligado à costa por o Giannella, Feniglia, e por um istmo artificial que corresponde à barragem de Orbetello. Do Monte com vista para o mar, ha ainda duas famosas e acolhedoras cidades turísticas: Porto Santo Stefano e Porto Ercole antigas vilas de pescadores que se tornaram um dos recurso turísticos principais da região.

Argentario atrai turistas por sua paisagem única, seu meio marinho e seu clima excepcionalmente ameno, tornando-se um local de férias ideal para a maioria do ano.

Orbetelo

Orbetelo

Então, depois do texto que explique o que é e como se formou o Monte Argentario é hora de conhecer o quais as opções interessantes do que fazer na região:

1. Conhecer a cidade de Porto Ercole:

Este slideshow necessita de JavaScript.

A pequena vila de pescadores, possui um ponto delicioso, cheio de restaurantes e com uma linda vista, onde é possível ver os pescadores retornando cheio de peixes.

O centro antigo de Porto Ercole está localizado mais ao sul da baía, onde é possível encontrar o centro antigo através da porta Pisana (Via Ricasoli), a partir daí, encontramos um labirinto de becos e fechados pelas muralhas da cidade, que abraçar toda ao centro e se fecha na antiga Rocca (a ponta da fortaleza onde há um farol).

Porto Ercole_19

Na Piazza Santa Barbara, a partir do qual se pode admirar uma bela vista do porto, se encontra o Palazzo del Governatore, com fachada em estilo renascentista. A igreja mais antiga fica no alto, foi reconstruída após a última guerra e no seu interior ficam os túmulos dos governadores espanhóis do Stato dei Presidi.

Porto Ercole é famosa porque aqui morreu um grande pintor de forma misteriosa, o grande Caravaggio! Saiba mais  frente..

2. conhecer o Forti Filippo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O forte foi construído com quatro torres e foi construído sobre uma rocha. O único ponto de acesso é representado por uma ponte levadiça localizada no lado leste. O poder de fogo da artilharia do forte foi construído um pouco mais abaixo, chamaado de Batteria di Santa Caterina, uma estrutura que permitia tiros e precisão.

Hoje tanto o Forte Filippo, quanto a Batteria de Santa Caterina foram divididos e são de propriedade privada, mas você pode visitar o perímetro externo do forte e admirar uma bela vista la de cima. Quando eu fui tinha ainda alguns apartamentos em venda, alguém interessado?

Porto Ercole_2

Para chegar lá, pegue uma estrada pequena á esquerda, antes de chagar á cidade de Porto Ercole.

3. ver a estrutura do Forte Stella:

Porto Ercole_2 Porto Ercole_1

Esta fortaleza construída em 1557 tem a sua particularidade de ter a forma de uma estrela. Toda a propriedade é cercada por um fosso e o único ponto de acesso é formada por uma ponte levadiça. Completamente restaurado recentemente, agora é usado para exposições e eventos, a partir dessa visão forte é maravilhosa!!

4. ver a paisagem esuberante do alto da La Rocca:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este complexo fortificado não é o resultado de um projecto original, ao contrário das outras duas fortificações, mas a sua estrutura é um reflexo de muitas renovações feitas em vários séculos. Visitando La Rocca, na parte norte, onde era a estrutura mais antiga, ele abre outra porta que se conecta diretamente com o centro. Abaixo, em direção ao porto, são visíveis restos de baluarte poligonal que pertencia à bateria de Santa Barbara, que, como no caso da bateria de Santa Caterina, completou o potencial da fortaleza. A vista é de tirar o fôlego. Definitivamente não perca!

5. conhecer um pouco do mistério da morte de Caravaggio:

Caravaggio Fonte: Wikipedia Commons

Caravaggio
Fonte: Wikipedia Commons

Michelangelo Merisi Caravaggio morreu em Porto Ercole em 1610, aos 38 anos, e a arca funeral que contém os restos mortais do artista fica entre Via Nuova e Via Principe Umberto.

A morte de Caravaggio é envolta em um mistério, seu corpo permaneceu em local desconhecido por séculos.Somente em 16 de junho de 2010, uma equipe de cientistas e universitários italianos do “Comitê Caravaggio” anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14.

20140718_122712bbb

Até fugir de Roma devido a uma briga, ele viveu em Nápoles, Malta, Siracusa, Messina e Palermo, geralmente fugindo de um lugar para o outro devido a desavenças e perseguições. Ele morre em Porto Ercole, mas sem ter retornado à Roma, já que não havia conseguido o perdão papal para voltar. O artista Giovanni Baglione, que anos antes o havia processado por ofensa, narrou seus últimos momentos: “Foi colocado numa cama, com febre muito forte, e ali, sem ajuda de Deus ou de amigos, morreu depois de alguns dias, tão miseravelmente quanto viveu”.

Hoje ha um marco, com uma escultura em mármore no local onde Caravaggio teria morrido, e fica na Reserva Naturale Duna Feniglia.

8GG_Tuscan_Coast_Islands_2014_05

6. conhecer a cidade de Porto Santo Stefano:

Chegando de carro a cidade, você pode desfrutar de uma bela vista do Porto Santo Stefano. A primeira coisa que você vai encontrar será o estaleiro, onde os marinheiro trabalham para construir e restaurar os barcos. Neste ponto, especialmente na alta temporada é o melhor lugar para estacionar o carro e, em seguida, continuar a pé.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não deixe de visitar a Piazza dei Rioni, com vista para a marina, uma parada obrigatória na cidade pelos muitos bares e restaurantes com terraço com vista para o mar, a qualquer hora do dia, do café da manhã até depois do jantar, um aperitivo ali é muito relaxante.

Se decidir subir pelas vielas charmosas e escadas da cidade velha, poderá visitar a Fortezza Spagnola. A subida não é longa, mas muito íngreme, por isso, recomendo não fazer-la nas horas mais quentes do dia (confesso, eu desisti).

Porto Santo Stefano_10

Ao longo dessa avenida costeira você vai atravessar o porto com ferries para as ilhas de Giglio e Giannutri, barcos de passeios e da frota de navios de pesca; se você chegar na parte da tarde, pode acontecer para assistir ao desembarque dos peixes frescos.

Porto Santo Stefano_21

Depois da orla marítima começa a  Lungomare dei Navigatori que leva ao pequeno porto de Pilarella, alia fica o Aquário, dentro do qual é reproduzido o ambiente marinho típico do Mediterrâneo.

7. Convento dei Padri Passionisti:

Ao longo da estrada que vai de Porto Santo Stefano a Orbetello,  à direita você vai ver bem marcado por sinais de trânsito, a estrada que permite chegar ao cume do Monte Argentario, a estrada por si só ja vale a pena pela vista. A uma altitude de 273 metros, encontramos o convento dos Padres Passionistas, pare o carro e desfrute do esplêndido panorama.

O Convento dei Padri Passionisti, cercado por uma vegetação generosa, foi construído no final de 1700 a mando de San Paolo della Croce. Os Padres Passionistas promover a memória da Paixão de Cristo, vivendo na comunidade e vivendo de  estudo, oração e atividade missionária.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O complexo é composto de um convento e da igreja do século XVIII, com fachada neoclássica e decorado internamente com estuque barroco. Em 12 de dezembro de 2000, para a surpresa e para a surpresa e emoção dos monges presentes, parou para rezar na pequena capela do convento, o Papa João Paulo II.

8. Punta Telegrafo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuando a mesma estrada que leva até o Convento dei Padri Passionistas, continue subindo, não se assuste a estrada começa ser um pouco pior, com alguns buracos, o percurso é um pouco longo ja que subimos muito de altitude, é possível chegar a ponto mais alta do Monte Argentario, a Punta Telegrafo645 metros acima do nível do mar. O show panorâmico é de desarmar a beleza, você pode admirar as ilhas de Giglio, Giannutri e quando o céu é particularmente clara a ilha de Montecristo, mas o mais interessante é poder ver literalmente os 3 braços que ligam o Argentario a Orbetello.

9. Praias do Argentario

argentario - praia_2

Cala grande – vista da estrada panorâmica

argentario - praia_1

Muitas das praias do Argentario ficam em “calas” praias que ficam fora do perímetro urbano e que não são tão fáceis de encontrar, por isso o mais indicado é visita-las de barco (veja abaixo). Mas se procura praias de areia fina e com facilidade de acesso (ainda mais se você tem crianças), eu indico as praias que ficam nos dois “braços” naturais que ligam a região a Orbetelo.

Algumas opções: Spiaggia (nome em italiano para praia) de Giannella, Feniglia, Bagni di Domiziano. Outras menores mas com estrutura são: Il Moletto e La Calleta.

Cala Piccola

Cala Piccola

Todas as outras possuem um pouco de dificuldade ou longas caminhadas, mas como se diz aqui… quanto mais difícil mais bonita… e quanto ao Argentario é a mais pura verdade! A Cala Grande (foto acima), minha gente… é um espetáculo!!!!

Spiaggia di Giannella.

Spiaggia di Giannella.

Veja o mapa  e o nome das praias abaixo, achei essa lista do site da comune di Argentario:

Foto: comune de Monte Argentario

Foto: comune de Monte Argentario

01. Bagni di Domiziano13. Cala Grande25. La Ciana
02. La Soda14. Cala Moresca26. Cala Piazzoni
03. Il Pozzarello15. Cala del Gesso27. Le Ficaie
04. La Bionda16. Cala del Bove28. L’Acqua Dolce
05. Punta Nera17. Cala Piccola29. Lo Sbarcatello
06. La Cantoniera18. Capo d’Uomo30. La Spiaggia Lunga
07. Viareggio19. L’Acqua Appesa31. La Piletta
08. La Marinella20. Cala dell’ Olio32. Le Viste
09. Il Moletto21. I Sassi Verdi33. Le Pietrine
10. La Caletta22. Il Mar Morto34. Cala Galera
11. Il Siluripedio23. Le Cannelle35. La Feniglia
12. La Cacciarella24. Il Purgatorio36. La Giannella

10. Passeio de Barco

.

.

Para desfrutar do mar e as praias de Argentario, eu indico muito você alugar um barco pequeno ou um bote no Porto Santo Stefano ou Porto Ercole, para que você possa girar o Monte e admirar as enseadas escondidas, grutas, ilhas, praias espetaculares ou aquelas acessíveis apenas pelo mar e, portanto, nunca excessivamente cheia.

Eu e meu marido alugamos uma lancha com o skiper (marinheiro) e o preço foi de 200 euros por 5 horas de barco. Ainda há a opção de almoçar no barco. Tem sempre uma grande quantidade de barcos para aluguel em Porto Santo Stefano e você pode tratar um preço com eles.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja meu vídeo sobre o passeio de barco aqui.

tag: o que fazer em Monte Argentario



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!