As Festas Medievais na Toscana

Conheça a lista das Festas Medievais na Toscana e programe-se para não perder nenhum evento interessante durante a sua viagem!

Festas Medievais na Toscana
Festas Medievais na Toscana

Todos os anos, a Toscana e algumas das suas mais belas cidades são o cenário perfeito de numerosas feiras medievais, animadas por personagens em trajes históricos, menestréis e contadores de histórias, músicos itinerantes, lançadores de bandeira e muitos outros simplesmente interessados em voltar atrás no tempo.

Grande parte das cidades da Toscana tem origem em tempos medievais e conservam ainda hoje este estilo. São os lugares ideais para uma reconstituição histórico/medieval. Estes eventos são organizados durante todo o ano, mas muitos deles se concentram nas estações mais quentes do ano, com um clima melhor, dado que todas elas acontecem ao ar livre.

O mais interessante e mais divertido aspecto dessas feiras está na participação dos seus cidadãos, que organizam, se vestem e depois são encarregados de apresentar um aspecto da vida medieval para os visitantes. De pequenos shows de entretenimento a atividades dedicadas exclusivamente para as crianças, os habitantes das cidades se vestem com trajes completos, prestando atenção a cada detalhe e mostrando os vários ofícios que eram praticados naquele tempo.

Festas Medievais na Toscana
Festas Medievais na Toscana – Eu também já participei!

Abaixo está uma lista de algumas das feiras medievais que acontecem este ano na Toscana e que são mais conhecidas, algumas já têm data confirmada, outras ainda aguardo confirmação. Se você viajar à Toscana este ano e nos próximos, isso pode ajudar a planejar suas férias.

Este texto será atualizado todos os meses, até setembro, com as datas e novas festas, por isso, em cada atualização vou colocar a data e um *, assim vocês podem seguir se houve ou não atualização.

Se você souber de qualquer outra festa que ainda não está incluída nesta lista, me avise. Comente e se você for a alguma delas, não esqueça de contar como foi nos comentários!

Divirta-se e volte no tempo!

Festas Medievais na Toscana
Festas Medievais na Toscana

Maggio

7 – PORTO ERCOLE (GR) – Notte dei Pirati – O dia da estreia (sexta-feira) será dedicado aos jovens com a caça ao tesouro de jovens piratas às 21:30 precedida, às 18, pelo desfile das tripulações. Sábado das 07:00-18:30 desfile das equipes ao longo das ruas da cidade, às 19h45, o pirata Barbarossa conquistará Porto Ercole, às 20:45 desembarque dos piratas nas praias do porto com fogos de artifício coreografados. Ás 22h o corsário Barbarossa incendeia o Borgo Antigo. Saiba mais aqui.

8 – Querceta,  SERRAVEZZA (LU) – Palio dei Micci  – é um desafio entre os oito Contradas (bairros) em Querceta que é tradicionalmente realizada no primeiro domingo de maio. O Palio sempre foi considerado a ‘desculpa para tomar as ruas’ e contribuir para um show em que milhares de personagens fantasiados dão vida a um magnífico desfile, acompanhados pelas melodias dos músicos e as acrobacias das bandeiras. Destaque do dia é, naturalmente, a corrida, Palio dos burrinhos (micci no dialeto local). O uso deste animal teimoso e imprevisível é a confirmação do ‘espírito anárquico’ da região da Versilia e seu desejo de ridicularizar a seriedade que muitas vezes rodeia estes eventos. Saiba mais aqui.

10-15 – RAPOLANO TERME (FI) – Serremaggio – celebrações dedicadas à rainha medieval, Ciambragina, que se casou com o rico comerciante de Siena, Giovanni de ‘Rossi. O desfile está programado para o dia 12 de Maio das 16 às 23 hs, Veja programação aqui. Ocorre no Castello di Serre, Rapolano Terme.(Siena)

19-22 – Barberino di Mugello (FI) – Palio dei Rioni – Durante o “Canta’ Maggio” a cidade fica dividida em 5 distritos (Giudea, Girandola, Centro Storico, Badia e La Pesa), protagonistas de um desafio. A vitória do Palio é atribuída ao quarteirão que vencer em corridas sempre diferentes umas das outras, nunca iguais as do ano anterior. Algumas das corridas que ja aconteceram:  corrida de carretos,  de barris, ou  à golpes de martinaccio, e o cabo de guerra. A vitória do Palio é um prestígio para a barberineses, que tentam 3 vitorias para levar para casa a  “l’Albero” (árvore, que no renascimento era oferecido ao amado para celebrar a primavera e a fertilidade), maior símbolo da domínio na competição. Saiba mais aqui.

22 – PONTASSIEVE (FI) – Scoppio del Castello – História, cultura, gastronomia, folclore e sonoridades renascentistas serão os protagonistas da nova edição do  Festa Rinascimentale in Castello  organizado pela histórica procissão de Pontassieve. Este ano recomeçamos com um dia de festa, um novo começo que significa um regresso gradual à normalidade. Sábado  21 de Maio  em Pontassieve o evento terá lugar no centro de Pontassieve, que terá o seu  destaque  com a  Explosão do Castelo, o espectáculo pirotécnico que relembra o cerco da “Ponte a Sieve”.Durante todo o dia de  sábado  será possível reviver a atmosfera do Renascimento com cavalos, cavaleiros, mercado, jogos, desfiles e muito mais para que os mais pequenos saibam que roupa vestiam naquela altura em Pontassieve, surgiu uma Podesteria. com a fundação de um castelo por vontade da Signoria de Florença pouco mais de meados do século XIV. Shows de música e folclore e comida de rua também estão na programação. A festa começará às 9h00 com a abertura do mercado, enquanto às 17h30 acontecerá o desfile histórico com figuras. As barracas de comida estarão abertas o dia todo na Piazza Vittorio Emanuele II. Finalmente, às 22h00, o espetáculo da Explosão do Castelo com fogo-de-artifício a lembrar o cerco de Ponte e Peneira. Saiba mais aqui. Pontassieve (Firenze).

14-15 – VICOPISANO (PI) – Castello in Fiori – um evento organizado pela cidade de Vicopisano, dois dias para comemorar a floricultura e a descoberta das atrações turísticas do território de Vicopisano e Monte Pisano. Um programa rico que inclui eventos para crianças, oficinas, leituras animadas, acampamentos e jogos medievais, aos pés da fortaleza de Brunelleschi, e do Monti Pisani com caminhadas nas vilas e jardins, reuniões e debates com peritos, especialistas e estudiosos de plantas e ciências herbal, visitas guiadas ao centro histórico e da Rocca de Brunelleschi, além de almoços, jantares e degustações en plein air, incluindo perfume e pétalas. Veja o programa aqui.

15 – Florença – Palio del Baluardo – é realizado a cada ano, geralmente no terceiro domingo de maio para no Bastione chamado “della Fonte della Ginevra” (sede do grupo Balestrieri do Corteo Storico na Via de Belvedere). Esta é uma competição de tiro com a “balestra” tradicional, e também se comemora um dia histórico para a cidade de Florença, em 16 de maio de 1527, quando os florentinos expulsarão a família Medici, e proclamaram a República, que durou apenas até 12 de agosto de 1530, quando a cidade se rendeu ao cerco das tropas do imperador Carlos V. O programa do evento inclui-se desde a manhã com a abertura do Baluardo para a prática de tiro ao alvo e troféu individual. O desfile histórico da República Florentina abre na tarde seguido pelos vários eventos individuais e de equipe entre as cidades, onde esta disciplina é praticada.Via di Belvedere, 3, Firenze. Saiba mais aqui.

17 a 22 – FUCCHECIO (FI) – XXXVI Palio delle Contrade – Palio di Fucecchio – Procissão histórica de manhã com cerca de 1.200 figurantes em trajes magníficos. Cada distrito propõe a reencenação de um momento histórico de Fucecchio. O desfile termina com um grupo de 12 participantes, uma por distrito, que acompanha o pano, ou o “Palio”,  que vai ser disputado na parte da tarde. A corrida de cavalos tem lugar no domingo à tarde na área verde da chamada “Buca del Palio”. Veja o programa completo aqui.

22,24,29 de maio e 1 de junho – LUCIGNANO (SI) – Maggiolata – Festa antiga na cidade onde há um desfile de flores com erros alegóricos e a participação de toda a cidade. Evento único na Toscana em seu género, pois os carros alegóricos são cobertos de flores, assim como estátuas e fantasias. Saiba mais aqui.

23 – Florença – La Fiorita – na Piazza Signoria, em frente à fonte de Netuno (Biancone), há no chão de um disco de granito no ponto exato onde 23 maio de 1498 ele foi queimado Fra Girolamo Savonarola que foi enforcado porque era considerado “herético, cismático “. A cidade de Florença ainda se lembra daquele dia com o dia da ” Fiorita”, que é a dispersão pétalas de rosa na lápide e uma cerimônia oficial que acontece todos os anos com uma Missa às 10 horas na capela do Palazzo Vecchio Priori, e às 10:30 homenagem floreal na praça e desfile do cortejo histórico que vai até o Ponte Vecchio às 11, de onde serão jogados no Rio Arno, pétalas de rosa. Saiba mais aqui

27 a 29 de maio e 1 a 5 de junho – Castiglion Fiorentino (AREZZO) – Banchetto Medievale – Festival Medieval Biancazzurra, no cenário pitoresco da Rocca em Castiglione Fiorentino. No programa, haverá duelos, concursos, mas também jogos populares e extras, bem como tabernas com iguarias da época e pratos tradicionais do Val di Chiana. La Rocca será animada por músicos, dançarinos, cavaleiros, espadachins e você pode assistir os shows de falcoeiros na praça da Fortaleza. Chiostro di San Francesco, Via San Francesco – Castiglion Fiorentino. Saiba mais aqui.

28-29 de maio  – LASTRA A SIGNA (FI) – Festa Medievale di Malmantile – Nas antigas muralhas do castelo de Malmantile acontece a Festa Medieval. Malabaristas, trovadores e acrobatas animam a vila entre os dias 28 e 29 de Maio e nos dias 2 a 5 de Junho. O festival possui entrada gratuita e você pode admirar os duelos com a espada e se divertir “buttalo in botte.” No Hosteria ou os “refrescos” serão servidos aos visitantes, bem-vindos para saborear pratos típicos ou lanches. Outra novidade deste ano será o torneio dos sbadieratori, dos falcoeiros e dos malabaristas. 27ª edição, portanto, para o festival medieval de Malmantile, que vê encantadoras damas, bravos cavaleiros, músicos, acrobatas e bravos arqueiros passeando no cenário evocativo do castelo nas colinas de Lastra a Signa. Caminhando pela aldeia, podemos deparar-nos com a procissão histórica, fascinar-nos pelos falcoeiros e encontrar o olhar engraçado de algum bobo da corte. Maiores informações aqui.

22 – MASSA MARITTIMA (GROSSETO) – Balestro del Girifalco –Na festa 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por uma procissão de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. distância. O arqueiro vencedor cuja flecha é mais próxima ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com o “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).

Giugno

2 a 5 de junho – LASTRA A SIGNA (FI) – Festa Medievale di Malmantile – Nas antigas muralhas do castelo de Malmantile acontece a Festa Medieval. Malabaristas, trovadores e acrobatas animam a vila entre os dias 28 e 29 de Maio e nos dias 2 a 5 de Junho. O festival possui entrada gratuita e você pode admirar os duelos com a espada e se divertir “buttalo in botte.” No Hosteria ou os “refrescos” serão servidos aos visitantes, bem-vindos para saborear pratos típicos ou lanches. Outra novidade deste ano será o torneio dos sbadieratori, dos falcoeiros e dos malabaristas. 27ª edição, portanto, para o festival medieval de Malmantile, que vê encantadoras damas, bravos cavaleiros, músicos, acrobatas e bravos arqueiros passeando no cenário evocativo do castelo nas colinas de Lastra a Signa. Caminhando pela aldeia, podemos deparar-nos com a procissão histórica, fascinar-nos pelos falcoeiros e encontrar o olhar engraçado de algum bobo da corte. Maiores informações aqui.

2 a 12 de junho – CORTONA – Giostra dell’Archidado: competição realizada no final de maio ou início de junho normalmente no domingo de Pentecostes (Domingo de Pentecostes). Há festividades adicionais alguns dias antes, incluindo a feira medieval, o festival dos Sbandieratori (arremessados de bandeiras) e jantar medieval. Todos os anos, uma procissão de 300 ou mais pessoas vestindo trajes medievais, desfilando com seus cavalos através do centro histórico de Cortona. A competição conhecida como a Giostra dell’Archidado será dia 11 de junho comemora o casamento de Francesco Casali, Senhor de Cortona, e a nobre Antonia Salimbeni de Sienna, que teve lugar em 1397. Saiba mais aqui.

Giostra dell’Archidado

3 a 5 – SAN QUIRINO D’ORCIA (SI) – Il Bianco e l’Azzurro –Três dias de festas em San Quirico d’Orcia com a festa medieval ‘Il Bianco e l’Azzurro” com sbandieratori, bateristas e arqueiros, jantar medieval com mistério de assassinato, o Torneio de Tiro com arco medieval nos Jardins  Leonini e o desfile e os desempenhos dos grupos biancazzurri, com a jantar típico valdorciano em Porta Nuova a partir das 19,45. Saiba mais aqui.

4-5 – Assedio alla Rocca – Rocca di Castruccio, Serravalle Pistoiese (Pistoia) – A Fortaleza de Castruccio em Serravalle Pistoiese se transforma nos dias 26 a 28 de Maio em um festival medieval lindssimo. Você pode reviver os momentos do cerco de 1302 pelas tropas de Guelfi Neri, florentinos e Lucchesi, liderados pelo Marquês Malaspina Moroello III. Ele montaram um acampamento com mais de 70 participantes, grupos históricos, máquinas de cerco, mercado histórico e bancos de treinamento. A vila é reforçada por coreografia pirotécnica. O cerco é fielmente reconstruído com arqueiros, arqueiros e soldados chamados para disputar o castelo. Na noite é encenado um espectáculo épico durante o qual o Castello di Serravalle é alvo de balas de fogo. Saiba o programa completo aqui

calcio storico

11, 12 e 24 – FLORENÇA – Calcio Storico (Futebol Medieval): No mês do padroeiro da cidade, São João, festeja-se o Cálcio Storico Fiorentino. Trata-se de um jogo de bola, confuso e sem muitas regras definidas, que é disputado por 4 quarteirões da cidade; os Vermelhos, de Santa Maria Novella; os Azuis, de Santa Croce, e os Brancos, de Santo Spirito, e os Verdes de São João. A festa começa com um grande e colorido cortejo, com os participantes vestidos com roupas medievais, que parte da Piazza Santa Maria Novella e vai até a Piazza Santa Croce, onde o jogo se realiza. É um jogo um tanto violento que teve origem na Idade Média. A final do “campeonato” acontece no dia 24 de junho, dia do padroeiro, São João. Saiba mais aqui. Clique e leia o texto – Calcio Storico Fiorentino, o futebol medieval de Florença

11 e 18 – CERTALDO (FI) – A cena con Messer Boccaccio  Parada histórica realizada pela Associação Elitropia. Um desfile-show inspirado em contos do Decameron de Boccaccio que gira a aldeia medieval, com danças, recitais e performances de várias artes. A reencenação no traje capaz de imaginar a vida naquela época, além das histórias mais intrigantes do Decameron, uma das obras literárias mais traduzidas na Europa e no mundo inteiro. O evento é somente com reservas para o jantar. Informação aqui.

13 a 17 -SAN QUIRICO D’ORCIA (SI) – Rievocazione del Barbarossa – A festa comemora, com competições de habilidades e bandeiras,  tiro com arco, tudo em trajes medievais, a reunião de Frederico Barbarossa com o papa, que no lugar em 1155. Ao final das competições e distribuições de prémios, acorre um longo cortejo histórico com cavaleiros e damas, que passa pelos mais belos lugares do centro, com encenação histórica do episódio da história de Barbarossa na igreja colegiada. Veja a programação aqui.

16 – PISA –  Luminara di San Ranieri  A festa acontece na noite do dia 16, em homenagem a San Ranieri, patrono da cidade. As margens do Arno e suas construções são todas destacadas por cerca de 100 mil velas (originalmente, laminaras a óleo) e toda a iluminação pública é apagada, compondo um cenário de extrema beleza. Site oficial Clique e leia o texto: Luminara de Pisa, a cidade iluminada por 100.000 velas!

Luminara di Pisa
Luminara di Pisa

17 – PISA – Regata di San Raniere: Na tarde de 17 de junho, para prestigiar a festa do padroeiro, São Ranieri, quatro barcos que representam as cores dos bairros mais antigos da cidade – Santa Maria, São Francisco, San Martino e Santo António. Uma disputa sobre as águas do Rio Arno ligada à tradição de prestígio de Pisa como República Marítima. Site Oficial . Clique e leia o texto: Palio di San Raniere em Pisa – 17/06. Saiba mais aqui.

19 – CASTIGLION FIORENTINO (FI) – Palio dei Rioni  ocorre o terceiro domingo de junho em honra da Madonna delle Grazie. Sempre, o Palio não se limita apenas às corridas de cavalos em círculos na Piazzale Garibaldi, mas representando o ponto alto do evento, que é um festival de folclore e tradições antigas ligadas aos três Rioni (bairros) Castiglionesi: Porta Cassero, Porta Fiorentina e Porta Romana. Saiba mais aqui.

17 a 19 – SAN GIMIGNANO (SI) – Fiere delle Messe  O terceiro fim de semana de Junho de cada ano, os Cavaleiros de Santa Fina evocam o tradicional “Ferie Messium”, estabelecida e intitulada “De Ferriis Ponendis” em 1255 (II, 29) e em 1314 (II, 11). Este festival medieval é comemorado por toda a população como uma recorrência à cultura, pois é uma fonte de entretenimento com canções, danças, jogos e combates à cavalo e com vara armada (giostra dei bastoni). Um dos elementos constitutivos do “Ferie delle Messi” (organizado pela primeira vez em Outubro de 1994) é o grande desfile, em que as cores, objetos e numerosas personagens simbolicamente expressam a relação entre a terra e da fertilidade. Acontece no evento o: ritual da bênção dos cavalos dos quatro bairros, a giostra dei bastoni, o jogo de tiro de guerra, e o mercado medieval, aderindo tão estreitamente quanto possível à filologia medieval. Saiba mais aqui.

Giostra del Saracino
Giostra del Saracino

18 – AREZZO –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro quarteirões, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos que são seguidas durante toda a semana que antecede o torneio. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Per info clique aqui. Clique e leia o texto – Giostra del Saracino de Arezzo, uma das festas medievais mais lindas da Toscana

24 – FLORENÇA – Festa de São João, Padroeiro de Florença – Na noite anterior ao dia de São João, se faz uma grande festa por toda cidade e a meia noite grande explosão de fogos de artifício. EVENTO AINDA SEM PROGRAMAçAO ONLINE

Gioco del Ponte Festival in Pisa
Gioco del Ponte – Pisa

25 – PISA Gioco del Ponte (Batalha da Ponte): A Batalha da Ponte, o Gioco del Ponte, é o evento historicamente evocativo, que é dividido em dois momentos distintos, mas igualmente significativos: a procissão histórica ao longo do rio Arno, uma espécie de parada militar enorme, e a batalha que acontece na Ponte di Mezzo, onde as equipes  (12)dos bairros pertencentes aos dois lados do rio (6 de cada lado) dão prova de sua força física em um ambiente fortemente competitivo. São divididas as 12 equipes em Tramontana(6) e Mezzogiorno (6) dois lados do rio com 6 times cada um. clique e leia o texto  – O Gioco del Ponte, ou Batalha da Ponte – manifestação folclórica em Pisa

A CONFIRMAR – MONTERIGGIONI (SI) – La Disfida della Valdelsa : torneio de cavalheiros em armadura, entre as cidades de Monteriggioni e Poggibonsi. Reconstituição da  battaglia di Colle. Mercado, artesão, acampamento militar, caça com falcão, e sabores da cozinha medieval. Saiba mais aqui.

A CONFIRMAR – ANGHIARI – Palio della Vittoria 1441: Em Anghiari ocorre o Palio della Vittoria 1441,  o momento em que se celebra a vitória das tropas florentinas e seus aliados sobre o Milanese Filippo Maria Visconti. Imediatamente este Palio foi executado simultaneamente em Anghiari e Florença, mas hoje só Anghiari refaz este festival tradicional. É uma das mais antigas Palios da Toscana, e você pode conhecer um pouco desta batalha, da Majestade de Santa Maria da Vitória, e da praça do “mercado” (agora piazza Baldaccio Bruni), caminhando ao longo da estrada e passeando pela colina chamada “Cruz”, em virtude da igreja no topo ligada aos caminhos de São Francisco neste vale. Saiba mais sobre o evento aqui.

A CONFIRMAR – SAN DONATO IN POGGIO (FI) – La Bruscellata – a comunidade de San Donato homenageou os ritmos da vida rural com o canto, a improvisação e os “bruscelli” que grupos de cidadãos, residentes na aldeia e na zona rural circundante, cantavam juntos, mudando de um curral para outro. Do palco dos anos 40, quando a festa se realizou nas ruas e nas praças do castelo, a antiga tradição sandonatina, que remonta ao século XV, retorna em uma rica versão contemporânea. Dez dias de imersão total na tradição popular e na história de San Donato.Via del Giglio, San Donato (Firenze). Saiba mais aqui.

Luglio 

durante o mês inteiro – LUCCA – I giorni di San Paolino: O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a  ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. PROGRAMA A CONFIRMAR

palio de siena_1. 02 – SIENA – Palio de Siena – Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades. Site oficial. Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena de 2022 

PROGRAMA A CONFIRMAR MONTERIGGIONI (SI)  – Festa Medieval de Monteriggioni – O Festival Medieval Monteriggioni é um encontro de verão imperdível da Toscana. No dia 5 começa com um banquete. No magnífico cenário da parede da cidade de Monteriggioni por dois fins de semana recriam  a atmosfera e o ambiente de uma aldeia medieval, com suas guarnições militares, os artesãos, os nobres e plebeus. Veja a programação aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR – CASOLE D’ELSA (FI) – Palio di Casole d’Elsa– O Palio di Casole d’Elsa, em homenagem a San Isidoro, será realizado no domingo, 8 de julho de 2018. As comemorações começarão na sexta-feira, sexta-feira, na Piazza Lucchetti, com a apresentação do Drappellone pintado por Sara e Nello Guerrini. Sábado 7 serão disputadas as baterias de qualificação que irão determinar os cavalos a serem atribuídos aos seis contrade participantes na corrida, enquanto que aos 20 será realizado o jantar de véspera nos vários distritos.

13 a 16: CERTALDO – MERCANTIA: Festival Internazionale del teatro di strada, no  borgo antigo. www.mercantiacertaldo.it

 25 – PISTOIA – Giostra dell’Orso – é uma versão moderna da “corrida do Palio” antiga, documentada desde a primeira metade do século XIII, que acontece em 25 de julho, a festa de São Tiago, padroeiro de Pistoia. Dias 22 e 23 tem as provas, ou seja, uma espécie de ensaio que você pode assistir gratuitamente. O Palio em si é dia 25. A corrida foi tão importante para os cidadãos que durante séculos não foi interrompida, exceto em casos excepcionais, tais como guerra, epidemias, disputas políticas internas. Os cavaleiros, dois a dois, levam lanças, galopando através do caminho criado ao longo do perímetro da praça, até alcançar as figuras de dois ursos estilizados que constituem o alvo a atingir, para os quais são de tempos em tempos atribuídas determinadas pontuações. No final é declarado o distrito ganhador, enquanto o cavaleiro que individualmente tem seguido com mais pontos ganha o título de “Cavalier speron d’oro di Pistoia e contado”. Saiba mais aqui.

Agosto

Festa Medieval

PROGRAMA A CONFIRMAR – VINCI (FI) – Volo di Cecco Santi – Piazza dei Conti Guidi, VinciReencenação histórica e popular, com desfiles pelas ruas da cidade. O Volo di Cecco Santi, ou seja, o vôo de Cecco da Torre do Castelo, um espetáculo que acontece à meia noite com fogos de artifício na bela paisagem toscana. Saiba mais aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR Histrionika – Baluardo di San Colombano, Lucca – Histrionika é o festival de arte, música e teatro de rua que acontece em Lucca dia 31 de julho e ocorre ao longo das muralhas do bastião de San Colombano e na cave. Mais de 40 apresentações com música jazz, mas também malabarismo, dança, faquires, trapezistas e o show do Mago Crispino. Não perca as artes e oficinas de artesanato e actividades para crianças. Horário do evento: das 17à meia noite. Info aqui

PROGRAMA A CONFIRMAR ANGHIARI (AR) – Tovaglia a Quadri Atmosfera do passado, histórias da vida real e muito boa comida como pano de fundo para as noites de verão. Aqui estão os ingredientes de sucesso do evento a ser realizado em Anghiari (AR). O programa é simples e essencial: o suficiente, ou seja, para passar as noites em modo diferente e na companhia de produtos locais, oferecido no menu. Depois, há a toalha xadrez, símbolo inequívoco de um passado rural que irá hospedar os shows realizados pelos habitantes do lugar.  Saiba mais aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR – MONTALCINO (SI) – Torneo delle Aperture delle Cacce : evento de competição de arco (arcieri) medieval, onde durante a festa há um desfile medieval e os participantes se vestem como no Renascimento. Veja programação aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR – FILETTO (Massa Carrara) – Mercado Medieval de Filetto– Um mergulho na Idade Média na aldeia histórica de Filetto (Villafranca in Lunigiana), as ruas serão animadas por comerciantes, músicos e acrobatas. Mostra temática na praça da aldeia e “jantar medieval” no Convento. Info aqui

14 e 21 VOLTERRA (PI) – Volterra AD 1398: uma das festas medievais mais aguardadas da Toscana, animada, com muitos espectáculos. Veja o que ja escrevi sobre esta festa, leia o post : Festa Medieval de Volterra – ad1398. Info, clique aqui.

14 – MASSA MARITTIMA (LI) – Balestro del Girifalco –Na festa, 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por um cortejo de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. de distância. O arqueiro vencedor, cuja flecha é aquele que chegou mais próximo ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com a “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).

PROGRAMA A CONFIRMAR – SCANSANO (GR) – Giubilanza –  é o festival medieval, que em quatro dias apresenta um programa completo de eventos, atividades e entretenimento dedicado às artes do teatrouma reconstituição da Idade Média, comida e vinho. Informação aqui.

DSC00639
Festa Medieval de Volterra

15 – SARTEANO (SI) – Giostra del Saracino –  La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típica montada sobre um suporte que a faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra a imagem, tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Para mais informações clique aqui.

15 – PORTO SANTO STEFANO (GR)  – Palio del Marinaio dell’Argentario: O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.

15 – CASTIGLIONE DELLA PESCAIA (GR) –  Palio dell’Assunta   O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ).

16 – SIENA – Palio de Siena : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades.  Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena de 2018

palio de siena ii_17
Palio de Siena

29 – MONTEPULCIANO (SI)  – Bravio delle Botte – uma série de eventos que acontecem na cidade, em preparação para o evento do Bravio delle Botte do dia 30/08. São outras pequenas celebrações medievais além do treinamento dos competidores para a competição. A Bravio delle Botti é o desafio entre os oito distritos da cidade, e Talosa Voltaia, que disputam pelo “Palio”, a competição acontece rolando barris de 80 kg ao longo de um caminho para subir mais 1 km de distância. Os barris são rolados por dois “empurradores” ao longo de um caminho através das ruas do centro. Na semana antes da corrida, acontecem inúmeros eventos. Mais informações no site do evento, aqui. Não dá pra explicar, tenho que mostrar o vídeo!! Saiba mais aqui – Veja o texto – Bravio delle Botti em Montepulciano: a corrida dos barris

19 a 21 – PONTREMOLI (MA) – Medievalis Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado,  reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte. veja programação aqui.

Settembre

PROGRAMA A CONFIRMAR– FUCECCHIO (FI) – Salamarzana – Festa medievale – : O primeiro fim de semana de Setembro (das 18 as 24 horas aos sábados, domingos das 16 as 21,30 horas) ocorre no centro histórico de Fucecchio, atravessado pela Via Francigena, o festival medieval Salamarzana (nome do antigo castelo de Fucecchio) com recriações de antigos ofícios, espectáculos e jogos, música, visitas com guias fantasiados para palácios, torres e igrejas, degustação pratos medievais com produtos locais. Saiba mais aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR VICOPISANO (PI) – Festa Medieval de Vicopisano:   dia em que os cidadãos da província de Pisa recordam o seu passado rico em história, com um show dedicado à Idade Média. O evento inclui uma série de iniciativas que vão desde performances dos grupos com encenação histórica nos campos medievais, músicos itinerantes,  teatro ao ar livre e jantares, tudo organizada no magnífico cenário arquitetônico de Vicopisano.  Para mais informações, clique aqui. Clique e leia o post de 2013Festa Medieval de Vicopisano

PROGRAMA A CONFIRMAR – MONTEVARCHI (AR) – Gioco del Pozzo – Rievocazione Storica: Entrega da relíquia do leite sagrado da Virgem pelo Rei de França ao Conde Guido, para comemorar, ocorre sempre o antigo jogo com bola chamado de” Gioco del Pozzo”. E ainda tem jantar medieval. Veja programação aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR– SCARPERIA (FI) – Giornate Rinascimentale – : Scarperia nos dias 1 e 2 de setembro dá um mergulho no século XVI com os “Dias da Renascença”: senhoras, músicos e cavaleiros passeiam pela vila, onde você pode saborear a culinária típica e assistir aos muitos shows que animam os dois dias de festa! Sábado, 1 de setembro, o horário é das 18 às 24h, e às 21h começa o 8º troféu Alessio Robertazzi para a jogadores de bandeira e músicos. Domingo, 2 de setembro, a festa continua das 11 às 23h. O ingresso é à pagamento. Mais informações aqui.

4 – AREZZO –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro bairros, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos e que acontecem durante toda a semana que antecede o torneio. Há edições em junho e setembro, e este ano também em agosto. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Mais informações  aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR– SANTA CROCE SULL’ARNO (PI) – Festa Medieval di Staffoli – : No domingo 2 de setembro em Staffoli, um distrito de Santa Croce sull’Arno (PI), acontece a 8ª edição do Festival Medieval. O Festival Medieval de Staffoli não será apenas uma procissão histórica de artistas, mas uma longa série de eventos: entre as ruas de Staffoli, a partir das 15h30, você aprenderá sobre a vida medieval, enquanto na hora do jantar o popular banquete na praça, será a oportunidade perfeita para provar os sabores da Renascença. Saiba mais aqui.

7  –   FLORENÇA – Festa della Rificolona  : dia do nascimento da Virgem, festeja-se a Rificolona. Chamam-se Rificolona  os lampiões de papel, de formas variadas, que são colocados no topo de uma haste e levados em procissão pela cidade. São também colocados nas janelas. 20h30: Na Piazza Signoria, o início da procissão Corteo delle Rificolone, encontro com as autoridades civis. A procissão começará a partir da Piazza Signoria e ao longo da Via Calzaiuoli chegará na Piazza San Giovanni onde às 21 horas se encontrará com outras procissões que farão uma breve parada para o encontro com as Autoridades Religiosas da cidade de Florença.O desfile, precedido do Gonfalone de Florença, começará novamente pela Piazza del Duomo e Via dei Servi até chegar à Piazza SS Annunziata (21,30) para a festa com música e prêmios da rificolona mais bonita. Saiba mais aquiClique e leia o post:  Festa della Rificolona – 07 de setembro

PROGRAMA A CONFIRMAR –   FLORENÇA – Rificolona sull’Arno. Parata di barche illuminate O festival tem lugar nas margens do Arno, sob a Ponte Vecchio, no cenário mágico da Società Canottieri Firenze, evocativamente iluminado por um grande número de Rificolone, velas e tochas. Durante todo o percurso, as barracas do Renaioli, também iluminadas e decoradas, levarão crianças e pais para fazer voltas no Arno, enquanto no Lungarno haverá shows com fantoches, palhaços e outras formas de entretenimento. Depois, haverá a cerimônia de premiação, após um desfile, que permitirá ao júri escolher a mais bela Rificolona e premiar. Os prêmios de participação serão, de qualquer forma, entregues a todos os participantes.A iniciativa, agora realizada há muitos anos, é de valor educativo e recebe apoio geral, tanto pela grande participação do público quanto pelo charme e a aparência espetacular em que se realiza. Lungarno Anna Maria Luisa de’ Medici, 8.

13 – LUCCA (LU) – Luminara de Lucca – Todos os anos, a procissão traça o mesmo itinerário, começando por volta das 20:00 da Basílica de San Frediano e terminando na catedral da cidade, San Martino. Os edifícios são decorados com milhares de velas e é executada a tradicional Mottettone, uma composição polifônica coral e instrumental. Nesta ocasião, a cidade celebra o Volto Santo, um crucifixo de madeira de 2.24 x 2.65 metros, guardado em uma capela construída em 1482 por Matteo Civitali na Catedral de San Martino. A lenda conta que o crucifixo havia sido esculpido por Nicodemos, que ajudou José de Arimatéia a depositar Cristo em seu túmulo, e foi encontrado e levado de volta à cidade no ano de 742. A atual Santa Face é uma cópia do século XIII. A procissão terá início na Piazza San Frediano, e continuará através da Via Fillungo, Via Roma, Piazza San Michele, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, via del Duomo, Piazza San Giovanni, para chegar, no final, Piazza San Martino.

PROGRAMA A CONFIRMAR – MONTOPOLI (PI) Rievocazione Storica e Disfida con l’Arco : festa medieval na cidade e competição de arco e flecha. Veja a programação aqui.

PROGRAMA A CONFIRMAR POGGIO A CAIANO (PO) – Assedio a Villa : na famosa Villa Medici de Poggio a Caiano, um local patrimônio mundial UNESCO e nas ruas da cidade velha de Poggio a Caiano é possível lembrar o casamento de Joana d’Áustria e Francesco I de ‘Medici com espectáculos, música, concursos, artes e ofícios e muito mais. Nas inúmeras barracas de comida é possível desfrutar de pratos da cozinha toscana e dos excelentes vinhos locais. Programação aqui.

Carro Matto - wikipedia Commons
Carro Matto – wikipedia Commons

PROGRAMA A CONFIRMAR – CERTALDO (FI) – Calambur  Jogas medievais e disputas entre os quarteirões da cidade. Informação aqui.

PROGRAMA A CONFIRMARLUCCA (LU) – Palio dell’Arco storico di Santa Croce –, 23 de setembro, na Piazza San Michele in Foro terá lugar o Palio dell’Arco histórico de Santa Croce, um concurso de arco e flecha histórico em que os melhores arqueiros, que competirão pela vitória e reconhecimento do melhor atirador de Lucca.

PROGRAMA A CONFIRMAR FLORENÇA –  Carro Matto (Carro louco) : O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Saiba mais aqui. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post : Folclore: O carro Louco de Florença

tag: Festas Medievais na Toscana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.