O Mercado Antiquário de Arezzo

15/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça o pitoresco Mercado Antiquário de Arezzo, o colorido mercado onde é possível encontrar mobiliário antigo, pinturas, diferentes itens extravagantes, não só pela idade, mas também para a qualidade, misturados sem nenhuma ordem, deixando ao visitante o prazer da descoberta.

mercado de arezzo_18

A antiga cidade toscana de Arezzo, com suas ruínas romanas, muralhas medievais, arquitetura renascentista e afrescos importantes como de Piero della Francesca, sempre foi um ímã para amantes da arte.

Mas no primeiro domingo de cada mês, e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas.

mercado de arezzo_11

O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade.

A feira aproveita a paisagem extraordinária da Piazza San Francesco, Piazza Grande e da Logge del Vasari, e mas barracas espalhadas pelos becos e praças em todo o centro histórico, transformam a cidade.

Arezzo_32

Arezzo_17

Na minha última viagem à cidade, que foi no período da festa medieval da Giostra del Saracino, o Mercado foi no parque da cidade, bem ao lado da Catedral, eu achei bem legal porque é no meio do verde da cidade, e algumas obras foram colocadas na grama, dando um aspecto ainda mais encantador.

mercado de arezzo_28

O Mercado já existe a quarenta anos, e estima-se que cada edição é visitada por uma média de 20.000 pessoas, incluindo, é claro, muitos turistas.

mercado de arezzo_14 mercado de arezzo_24

O Mercado de Antiguidades em Arezzo foi o primeiro a ter um sucesso duradouro e regular e é nos últimos anos o cenário de uma verdadeira caça às melhores peças, até mesmo um dia antes da abertura do mercado, quando as melhores peças ainda estão embaladas.

 Os expositores vêm de toda a Itália e oferecerem seus itens com uma ampla visão das tradições culturais e costumes regionais.

mercado de arezzo_13

Além das bancas ao ar livre, há lojas de antiguidades que formam uma antiga tradição em Arezzo. A variedade de itens encontrados em algumas lojas reflete a mesma diversidade que se encontra nas bancas: mobiliário antigo, pinturas, diferentes itens extravagantes, não só pela idade, mas também para a qualidade, misturados sem nenhuma ordem, deixando ao visitante o prazer da descoberta.

mercado de arezzo_22

Já para pesquisadores e colecionadores, este é o destino preferido, com peças selecionadas e grande especialização: livros antigos, instrumentos científicos, arqueologia clássica, restos de construção, objetos de arte deco, jóias, relógios, pradarias, pinturas, bem como móveis e objetos antigos.

Ultimamente, junto com cada mercado, acontecem algumas iniciativas como exposições e outros mercados, como quando eu fui tinha um street food.

Nos últimos anos, houve um grande crescimento no setor de restauração também. Isto ajudou, juntamente com a alta qualificação dos historiadores de arte que já são muito ativos ali, na formação de um ambiente adequado para novas iniciativas: uma melhor preservação e valorização do património artístico de propriedade pública que acabou estimulando o próprio mercado de antiguidades.

Ali há numerosos restauradores de móveis, graças à sua grande tradição e experiência, são capazes de restaurar várias peças antigas.

O evento foi ideado e organizado pela primeira vez pelo arentino, Ivan Bruschi, personagem conhecido na cidade,  que há um museu, a Casa Museo di Ivan Bruschi. Nela há uma coleção de obras de arte e antiguidades construídas pelo fundador da Feira de antiguidades de Arezzo, e possui um coleção de artefatos que vão desde o período pré-histórico até o final de antiguidade. 

A oferta da Feira é muito diversificada para atender as necessidades dos mais exigentes colecionadores e amantes da arte. Mas também não conhecedores, que terão a oportunidade de apreciar a visita ao mercado de antiguidades e de encontrar uma ótima pechincha!

mercado de arezzo_3

Onde: O centro histórico da cidade de Arezzo, na Piazza San Francesco, Piazza Grande, Corso Italia e as ruelas circundantes. Em datas de festas na praça, o Mercado acontece no Parque da cidade, ao lado da Catedral.
Quando: O primeiro domingo de cada mês e no sábado anterior.

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
tag: Mercado Antiquário de Arezzo


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!