Palazzo Davanzati, um museu para conhecer como se vivia na Idade Média

17/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça o Palazzo Davanzati, um dos meus cantinhos favoritos de Florença, um museu para conhecer como se vivia na Idade média. Um local que mantem viva a história de Florença Medieval, é um verdadeiro mergulho na história!

florenca-palazzo-davanzati

O Palazzo Davanzati é chamado de Museu da Casa Fiorentina Antiga, ou seja, um pedacinho da Florença medieval acessível a nós. É um Palácio maravilhoso construído em torno de 1350 pela família Davizzi.

Esse Palácio tem uma importância arquitetônica em Florença porque representa a passagem da Casa-torre ao Palácio Renascentista. As casas torres eram construções “fortificadas” usadas como casas desde o século X.

florenca-palazzo-davanzati_4

Em 1904 Elia Volpi comprou o Palácio e resolveu fazer deste pedaço Medieval de Florença um Museu. Mas somente em 1951 o Estado Italiano o compra e foi inaugurado em 1956.

 Visitando o Museu dentro do Palazzo Davanzati

florenca-palazzo-davanzati_1

Do lado de fora já podemos observar um longo pedaço de metal difuso de lado a lado na fachada, que era usado como gancho para colocar gaiola de pássaros, amarrar animais variados como pequenos macacos ou outros animais domésticos exóticos que eram assim colocados “à vista” de todos, como sinal de poder e riqueza.

Os ganchinhos que vemos eram para colocar os “drappi”, tecidos bordados ou mesmo tecidos de cores caras usados nos dias de festa, além das cortinas de tecido vermelho que era colocado pra fora das janelas. E ainda ganchos para tochas, que eram as lâmpadas das ruas na época.

veja os buracos no alto.. em caso de invasão, se jogava óleo quente nos invasores!!!

veja os buracos no alto.. em caso de invasão, se jogava óleo quente nos invasores!!!

O andar térreo desse tipo de casa era usado como “Botega”, ou seja, local de venda da família, onde se podia entrar montado a cavalo! A água da chuva já naquela época era recolhida por encanamentos e levada a um poço subterrâneo , onde muito avante ao seu tempo, a casa tinha um pequeno “elevador “ para levar a água em todos os andares da casa.

florenca-palazzo-davanzati_20

o “elevador” da água passava nesta janela

Ainda em uma coluna encontramos esculpidos as faces dos membros da família Davizzi, mas somente os homens. Só eles levam o nome da família!

florenca-palazzo-davanzati_29

No primeiro andar começam já as curiosidades (minha parte preferida) caminhando pela grande sala, usada como grande sala de estar da época, encontramos 2 quadrados de madeira no chão, que levantados mostram o andar debaixo! São dois esconderijos onde em época de guerra ou de batalha, o proprietário podia lá de cima jogar óleo fervente no seu adversário, ou algo pior, sem ser visto!

florenca-palazzo-davanzati_15

Temos que imaginar que naquela época as paredes eram decoradas com os arrazi, tapetes decorados, esses tapetes serviam como “aquecedores” para o frio da época, além de decoração. Hoje vemos 2 pequenos arrazi na parede porque foi o que restou das mudanças na casa, porém a restauração das paredes trouxe a luz outra curiosidade desta casa, as escritas.

florenca-palazzo-davanzati_26

Nas paredes dos corredores e das grandes salas que não foram afrescadas encontramos desenhos, escritas, marcações feitas desde o fim do século XIV e mantidas graças aos tapetes que os tampavam.

Imaginem, não era muito barato o papel naquela época e as pessoas assim escreviam nas paredes, que eram devidamente tampadas depois com os tapetes! Faziam desenhos, marcavam datas importantes (como a morte de um dos Médice), desenhos, contas, etc.

florenca-palazzo-davanzati_24

Ainda neste andar podemos encontrar um banheiro, sim minha gente, neste museu vocês podem ver um banheiro medieval! Que era nada mais que um poço tampado com um pedaço de madeira (por causa do cheiro), e colocado próximo a janela, pois a noite, quando a luz caia era muito comum jogar os restos do dia pela janela. Naquela época não existia a higiene de hoje, tudo era jogado pela rua!

Nesta casa encontramos 2 banheiros por andar, isso era realmente muito para a época! E no segundo, que fica no quarto, tem a banheira antiga.

Ainda podemos visitar os quartos dos 3 andares, cada um com uma característica diferente na decoração. Dois deles tem um bercinho de época.

florenca-palazzo-davanzati_9

florenca-palazzo-davanzati_23

E ainda no segundo andar podemos ver uma pintura que mostra um jogo de crianças no período medieval, chamado “civettino”. Mas o mais interessante na pintura é que mostra como as crianças daquela época se vestiam no dia-a-dia e e como se divertiam. Os meninos usam essa meia elástica colorida e uma espécie de cueca por cima (como a fantasia de superman de hoje, rs) e camisas de mangas largas. Não se usava sapatos! As meias tinham solado um pouco mais resistente. Já os menores com camisas mais largas, como pequenos vestidos.

florenca-palazzo-davanzati_11

Como toda casa de família rica e potente da época, tem salas e salas, mas no ultimo andar ficava a cozinha com a lareira. Sim, no ultimo andar! As casas naquela época, com uso de muita madeira tinham a tendência de pegar fogo facilmente, por isso era questão de precaução ter a cozinha no ultimo andar, pois se queimasse a cozinha, não queimava o resto da casa junto!

Obs: para visitar a cozinha, é necessário reservar por telefone!!!

Só a visita na cozinha já vale a visita ao Museu, ali encontramos várias “maquina” estranha! Moedores, assadores, panelas estranhas, e vários utensílios de cozinha, além de utensílios chamados “ de dama” pois as mulheres teciam e bordavam naquela época, já que não podiam sair muito. Ainda na cozinha mantinham os filhos durante o inverno para mantê-los quentes.

esses sapatinhos de cerâmica funcionavam para esquentar a cama, colocando água quente neles.

esses sapatinhos de cerâmica funcionavam para esquentar a cama, colocando água quente neles.

Também encontramos curiosos garfos e facas da época, não sei se vocês sabem, mas a difusão do hábito de se utilizar o garfo durante as refeições veio próprio de uma família Florentina! Mas isso é matéria pra um outro post, porque ainda tem muita coisa pra contar…

florenca-palazzo-davanzati_5

Acho que deu pra entender o porque esse Museu é especial e quando encontro um turista curioso é o primeiro local que eu o levo a conhecer! Não deixem de visitar na sua viagem a Florença.

Informações Práticas

Endereço:Porta Rossa, 13, 50123 Florença, Itália
Horário: aberto de segunda a domingo das 8:15 as 14:00
O museu fecha nos segundos e quartos domingos do mês, e na primeiras, terceiras e quintas segundas-feiras do mês, além de Reveillon, 1° de maio e Natal.
Para visitar o  terceiro andares (a cada 30-30 min) é necessário reservar no local ou por telefone através do tel: (+39)055-2388610
Bilhete inteiro: € 6,00

Que tal visitar Florença com uma guia brasileira? Veja as nossas opções de tours particulares AQUI.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!