F-light: Florence Light Festival, o Natal de Luz de Florença

01/dez | por Deyse Ribeiro

Conheça o F-Light, o Florence Light Festival, o Natal de Luz de Florença, um espetáculo que ilumina a cidade na época mais linda do ano!

No dia 8 de dezembro  começa o F-Light Festival, o Natal de Luz de Florença e dura até o dia 8 de janeiro de 2018, onde serão iluminados os monumentos e praças com vídeo-mapping, projeções, shows de luzes, atividades educativas e eventos em 15 locais da cidade.

A inauguração  das luzes será no dia em que o prefeito (sindaco em italiano) Dario Nardela acende a árvore de natal da cidade, e o Cardeal Giuseppe Betori inaugura o presépio na Catedral no dia 8 de dezembro.

A ocasião da cerimônia de iluminação da árvore de natal 2018, o Corteo della Repubblica Fiorentina (desfile da Republica de Florença com roupas medievais) fará a seguinte rota:

Ás 16:30: o prefeito da cidade vai acender as luzes da árvore de Natal do Palazzo Vecchio no cortile della Dogana (área interna aberta ao publico, não precisa de ingresso)

Às 17:00: o prefeito fará a cerimônia de  “Accensione Albero di Natale 2017” (iluminação da árvore de natal) junto com a apresentação dos “Bandierai degli Uffizi” (jogadores de bandeira de Florença) que se exibirão.

Às 18:00: o prefeito vai acender as luzes da árvore de Natal da Piazza Santa Maria Novella com apresentação dos artistas de rua.

O Festival nasceu em 2011 para celebrar a luz, fonte de energia universal, e é renovado a cada ano. O ano passado porém foi o primeiro com o show de luzes no Ponte Vecchio e que fez este festival se tornar ainda mais famoso, dezenas de milhares de imagens da ponte “revestida” de obras de arte foram exibidos ao redor do mundo, fazendo com que Florença pareça sob “nova luz”.

O visitante poderá seguir um percurso que vai do Duomo até a área do Oltrarno, passando pelas praças do centro histórico, atravessando o rio Arno, passando pelo Ponte Vecchio até chegar na região do Oltrarno.

Este ano, o tema do evento será Leonardo da Vinci, o gênio! O festival, patrocinado pela cidade e organizado pela MUS.E, sob a direcção artística de Sergio Risaliti, irá celebrar Leonardo da Vinci pois neste ano celebramos 500 anos da morte deste gênio.

Torre di Arnolfo

Como de costume será envolvido em muitas áreas da cidade: o Ponte Vecchio, o Palazzo Vecchio, Palazzo Medici Riccardi, Piazza Santa Maria Novella e o Oltrarno, com especial atenção para as torres e as portas da cidade e os bairros fora do centro histórico.

No centro da F-light sempre há luz, uma fonte de energia universal. O título deste ano evoca a iluminação da mente, o pensamento que supera os limites do conhecimento para ousar o novo, experimentar, inovar. Os símbolos do festival serão, portanto, a chama que ilumina a noite.

Como tradição F-Light será uma oportunidade para oferecer uma nova iluminação permanente em alguns monumentos ou lugares na cidade: depois de doar um novo sistema de iluminação na Loggia del Pesce, a Basílica de Santa Croce, em Piazza Ghiberti e do Mercado di Sant’Ambrogio, este ano a F-light trará uma nova luz em alguns dos mais significativos e sugestivos símbolos de Florença.

Hoje vimos em #Florença o Lights of Florence, o Natal de luz da cidade, onde espetáculos de video projeção são realizados em vários pontos da cidade. Este é no Ponte Vecchio, pena que tinha muita névoa hoje, e muito frio tambem!

Um vídeo publicado por Itália Para Brasileiros (@italiaparabrasileiros) em

Entre os lugares cobertos pela F-Light, teremos também o Palazzo Vecchio, Loggia del Lanzi (Piazza della Signoria), Palazzo della Camera di Commercio, Piazza Santissima Annunziata, Basilica di San Miniato al Monte, o Ponte Vecchio, , a Torre di Arnolfo, o Palazzo Medici Riccardi, a Piazza Santa Maria Novella, a Torre di San Niccolò, Porta al Prato, Porta Romana, Porta San Gallo, Porta San Frediano, o Mercado Central, e o estádio de futebol Artemio Franchi: alguns dos símbolos da cidade, graças a artistas, cineastas, arquitetos, designers e escolas de arte irão propor aos turistas e florentinos, perspectivas e estímulos de reflexão. Apresentação é todo dia das 18 às 24hs.

Ainda fora do centro, temos: a Fonte “della Fortezza da Basso”, Piazza Niccolò Tommaseo a Settignano, Piazza Elia dalla Costa, a Passerella delle Cascine all’Isolotto, e o Parco di San Donato a Novoli.

Teremos ainda uma exposição digital de instalações educacionais na Sala d’Armi do Palazzo Vecchio: uma experiência multimídia focada na reconstrução-evocação de eventos históricos que levaram ao confronto entre florentinos e milaneses, e o desafio artístico entre Leonardo e Michelangelo a quem o Gonfaloniere pediu para retratar em um afresco a Batalha de Anghiari (a Leonardo) e a Batalha de Cascina ( a Michelangelo) nas paredes da Sala del Gran Consiglio do Palazzo Vecchio. Seg-Sex 15.00-20.00 // Sáb-Dom 10.00 às 20.00

Durante o período do F_Light teremos oficinas artísticas e atividades culturais, incluindo o espetáculo “Giorgio Vasari racconta: il Salone dei Cinquecento sotto una nuova luce”,  a Exposição do século XVI sob uma Nova Luz, um espetáculo com tochas e lanternas nos museus e muitas outras atividades temáticas.

Nesta edição a Ponte Vecchio também será transformada em tela: um videomapping celebrará o gênio de Leonardo Da Vinci, com um projeto curado por Sergio Risaliti e realizado pela The Fake Factory. O show de luzes da Ponte Vecchio é apoiado pela Firenze Fiera: a 83ª Exposição Internacional de Artesanato, que ocorrerá na primavera de 2019, celebrará, o aniversário de Leonardo, dando especial atenção aos temas de artesanato e excelência em fabricação.

Uma exposição digital de instalações educacionais além Sala d’Arme do Palazzo Vecchio, terá lugar na  Piazza della Signoria, uma luz particular iluminará as paredes e abóbadas da Loggia de ‘Lanzi. No monumento também será projetado o logotipo “F-light your mind”, o título da edição deste ano do festival, juntamente com a hashtag #EnjoyRespectFirenze.

torre de San Niccolò

 Locais do F-Light :

  • na Piazza Santa Maria Novella, perto da maravilhosa fachada da Basílica, terá uma árvore iluminações grande de 18 metros consiste de rosas brilhantes, inspirada em motivos arquitectónicos as incrustações no mármore da fachada da basílica, mas também uma reinterpretação moderna do pinheiro clássico, símbolo por excelência do Natal. A instalação é possível graças aos hotéis mais prestigiados da praça: Hotel Roma, WTB Hotels, J.K. Place e Grand Hotel Minerva.
  • Também na Piazza Santa Maria Novella, teremos a iluminação no Museo del Novecento, onde a varanda exterior, composta de uma barra de cores, irá acompanhar os visitantes a descobrir as exposições atuais: teremos a exposição extraordinária de Medardo Rosso (a partir de 20 de Dezembro), que retorna a ser comemorado em Florença, depois de mais de um século, e a exposição “L’anno zero di Maria Lai”, uma seleção fascinante de seus famosos presépios feitos de terracota, madeira, tecido, fio, areia.
  • o Ponte Vecchio nesta edição será transformado temporariamente em uma tela: um fato videomapping marcante celebrar a genialidade de Leonardo Da Vinci, um projeto com curadoria de Sergio Risaliti. Beleza e utilidade, experiência contemplativa da arte e da ciência ao serviço do homem: uma via dupla que vê em Leonardo, nas suas criações artísticas e nos seus experimentos, uma síntese perfeita.
  • Também em Leonardo será uma exposição de facilidade educacional digital na Sala d’Armi di Palazzo Vecchio: experiência multimídia focada na reconstrução do histórico evento que levou ao choque entre Florença e Milão, com o então o desafio artístico entre Leonardo e Michelangelo para retratar a Batalha de Anghiari e a de Cascina nas paredes do Conselho Municipal  do Palazzo Vecchio.

  • Com seus 95 metros de altura Torre di Arnolfo  domina a cidade sera transformada em uma espetacular parede de LED animado. Também na Piazza della Signoria, uma luz especial iluminar as paredes e abóbadas do Loggia de ‘Lanzi através das obras-primas de Benvenuto Cellini, Giambologna e esculturas romanas serão envoltas em uma mágico jogo de luz. No monumento também será exibido logo “F-light your mind”, título edição do festival deste ano, juntamente all’hashtag #EnjoyRespectFirenze, a campanha de sensibilização lançada pela cidade de Florença para lembrar o que o mau comportamento e que em vez disso, as “boas práticas” para viver a cidade.
  • No Palazzo Medici Riccardi  durante o Festival será a iluminação chegará até o Jardim Mediceo onde uma das paredes do pátio será uma tela de projeção que hospedará o trabalho de jovens criativos e designers envolvidos em um confronto criativo com alguns temas sobre Leonardo. No mesmo local, o pátio de Michelozzo ganhará vida graças a uma iluminação cromática que realçará as elegantes linhas renascentistas.
  • Após as recentes intervenções de recuperação e restauração, uma iluminação cênica vai melhorar a construção da Palazzo della Camera di Commercio, com feixes de luz que enfatizam tanto os elementos arquitectónicos de Lungarno Diaz como as fachadas de Piazza Mentana e Piazza dei Giudici.
  • A loja Rinascente na Piazza della Repubblica terá sua cascata de luzes led
  • o Mercado Central terá uma instalação artística de Marco Lodola.
  • As torres e portas históricas da cidade, durante anos no centro de uma obra monumental de restauração e valorização, serão iluminadas durante toda a duração do festival, e serão a Torre della Zecca, a Torre di San Niccolò, a Porta al Prato, a Porta Romana, a Porta San Gallo e a Porta San Frediano serão iluminadas.
  • E no bairro de Campo di Marte, o estádio Artemio Franchi, sede da ACF Fiorentina, se mostrará sob um novo olhar cenográfico. Graças a um novo sistema e levou a uma iluminação, o estádio vai tingir a cor da ACF Fiorentina e 4 dos antigos distritos de futebol de Florença.
  • Na Basílica de San Miniato – que celebra este ano 1.000 anos – a nova iluminação aumentará ainda mais a Basílica, com a possibilidade de acender luzes coloridas em ocasiões especiais.
  • Na Piazza di Santissima Annunziata terá uma iluminação especial para dar mais atratividade e visibilidade da praça, que terá um novo rosto durante a noite, com realce de iluminação da galeria e o reforço da Basílica, que também será iluminado na parte superior, e com uma nova luz também para a Estátua Equestre de Ferdinando I de ‘Medici.
  • As instalações de luz do festival são acesas todos os dias, de 8 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019. Para o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchio, a árvore da Piazza Santa Maria Novelle, as torres e os portões históricos da cidade, o horário vai das 18:00 à meia-noite. Para o Palazzo Medici Riccardi das 18:00 às 22:00

Torre della Zecca

Torre della Zecca

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acesse o site oficial do evento aqui.

tag: F-Light, o Natal de Luz de Florença

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!