A tradição dos Presépios na Toscana

O verdadeiro espírito da época de Natal, conheça a tradição dos Presépios na Toscana!

atualizado em 2023 – 30.11.2023

Esta é uma tradição que celebra as origens dos feriados cristãos, a representação física do nascimento do “bambino Gesù“, o menino jesus. A palavra italiana para presépio é “presepe”, e nasce aqui na Itália a tradição de representar a Sagrada Família na época do Natal que se tornou popular.

Embora os presépios em si variem quanto ao tamanho, o material com o qual são construídos, até mesmo o número de elementos, pessoas, animais, roupas e atividades que são figuradas,  o conceito principal é sempre o mesmo: deve ter a Maria, José e o menino Jesus e embora não mencionado na história original, a tradição freqüentemente adicionará um anjo presidindo tudo, um boi e um jumento. Às vezes, ele está localizado em uma manjedoura, às vezes uma caverna – às vezes com pastores e, freqüentemente, com os três reis magos.

Outra variação comum, é um “Presepe vivente” ou seja, o “presépio ao vivo, ou teatral”, um evento solene em que pessoas reais se vestem e posam “em caráter” e desfilam pelas ruas da cidade antes de se estabelecerem no estábulo ou na caverna.

Ambas as tradições estão muito vivas durante a temporada de férias, especialmente no período entre 25 de dezembro e 10 de janeiro.

São Francisco celebrou o primeiro presépio na Itália na cidade de Greccia, você sabia?

Onde é que tudo começou?

Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano.

Logo em seguida, temos uma representação em da natividade de Arnolfo di Cambio, o artista responsável pela construção do Palazzo Vecchio, do Castelo de Poppi, bem como muitas outras obras de arte, como pode ser visto no Museo del Duomo e no Uffizi. A cena foi encomendada pelo papa Niccolò V com a idéia de imitar o que São Francisco criou em Greccio. Começou como um “baixo relevo” (anexado a uma parede ou laje de pedra) e ao longo dos anos foi re-trabalhado por outros artistas para dar-lhe um olhar de escultura independente. Agora pode ser visto em Santa Maria Maggiore, em Roma.

Arnolfo di Cambio e o primeiro presépio na Itália
Foto: wikipedia Commons

Em 2014, foi inaugurada a associação Terre di Presepe que organizou uma rede de vilas e cidades, criando assim uma base de dados com todos os tipos de presépio, incorporando-os em um roteiro de arte e cultura, por toda a Toscana O site é apenas em italiano, mas fornece uma lista mais detalhada de lugares para visitar e os tipos de presépios que você pode esperar encontrar.

Leia ainda:

Onde encontrar essas cenas incríveis

Na Toscana, você está fadado a encontrar um presépio em cada igreja que você visita, muitas vezes você vai notar que a manjedoura ou berço permanece vazia até a noite de 24 de dezembro. No entanto, alguns lugares vão além do apelo da mera decoração e transformam de coração numa imagem que expressará todas as suas emoções durante esta época muito especial do ano.

Aqui está uma lista de alguns dos nossos lugares favoritos para visitar:

Presépios encenados – presepe vivente:

CASCINA (PI) 7 de janeiro-  15.00 -19:30 hs – Natividade Viva Badia San Savino às 15:30. Em Badia San Savino, fora de Pisa, mas na cidade de Cascina, um presépio ao vivo para o ano zero será exposto para a Epifania, que retratará o mistério da Natividade por completo, do censo até a chegada. dos Reis Magos, re-propondo a vida da aldeia com mercados e artesanatos antigos. Info.

CASCIANA TERME (PI) 17 de dezembro 2019 às 18:00 – 20:00 – O visitante é acompanhado pela voz do guia e pelos personagens ao longo do percurso que começa com mais de cem participantes da Piazza San Martino. Aqui a vida cotidiana de um país de outros tempos foi reproduzida com a reprodução das casas de Maria e José na época da Anunciação. O caminho do presépio termina no Corte Aquisana, local da corte do rei Herodes. Para a ocasião, o caminho é iluminado apenas por velas e tochas para torná-lo mais sugestivo e fascinante. Após a apresentação, será possível jantar com produtos típicos locais diretamente na vila de Belém. A partir das 18:00. Info.

CASTIGLION FIORENTINO (AR)Nos dias 17 e 26 de dezembro retorna a beleza e o encanto do Presépio Vivo de Castiglion Fiorentino . Será possível seguir o percurso que serpenteia pelo centro histórico, descobrindo os recantos mais bonitos e característicos num ambiente mágico que o transporta no tempo. Mais de 100 figurantes darão vida às cenas típicas da época com artesãos, pastores, agricultores, o palácio de Herodes, o acampamento romano, os Três Reis Magos, o artesanato antigo e as antigas tradições até chegar ao local mais esperado, a cabana onde José e Maria mostram Jesus ao mundo. O percurso começa na Piazza San Francesco e ao longo do caminho é possível comprar ciacce, vinho quente e castanhas. Entrada livre.

CASTELFRANCO DI SOTTO (PI) Presépio vivo no centro histórico 17 de dezembro a partir das 21h.

CHUSI DELLA VERNA (AR) Via dei presepi na cidade com representações sugestivas. Sempre aberto a partir de 8 de dezembro. a 14 jan. zona paroquial. Presépio vivo franciscano em 6 de janeiro de 2023. [email protected] www.prolocoverna.it

EQUI TERME (MS) : – Acontece nos dias 23 e 24 de dezembro das 20h30 às 23h30, nos dias 25 e 26 de dezembro de 18 a 21. Na segunda-feira, 26, o trem histórico é montado. [email protected] – Visitar o presépio vivo de Equi Terme é uma oportunidade para descobrir a vila no pequeno e cênico Valle del Lucido. As ruas da antiga vila são decoradas com cenografias e antigos hábitos e costumes são exibidos. Você pode conhecer muitos trabalhos antigos, como sapateiro, girador, carpinteiro, moedor de facas, spinner, adivinho, comerciantes, pastores, escultores e muito mais. A rota chega à Gruta, onde a encantadora cena da Natividade se abre, com o boi e o burro e os Magos a caminho. As cavernas de Equi estarão abertas todas as tardes das 14 a 17hs e durante a sugestivo Presépio vivo será possível visitar a caverna na noite para admirar do terraço à 26 metros de altura a cidade iluminada pelas cores quentes das tochas. saiba mais aqui – Info: 0585/942138  

GRICIGNANO – SANSEPOLCRO (AR) Grande presépio cenográfico narrado sobre o tema “As origens da Sagrada Família”. Aberto a partir de 18 de dezembro a 8 de janeiro Antes dos feriados 15-19, feriados 10.30-12.30 e 15-19. Em reservas em outros dias. Info 338 8673407 – Presépio Vivo. Realiza-se a 26 de dezembro e a 1 e 6 de janeiro a partir das 17h15.

LEGOLI – PECCIOLI (PI) Mais de 100 figurantes e muitas cenas da vida camponesa na charmosa vila no coração de Valdera, que já é um presépio natural em si. Acontece no dia 18 de dezembro, de 15 a 19.

PESCIA (PT) 6 de janeiro .-  Realiza-se no dia 6 de Janeiro a partir das 15h00 Presépio nas igrejas e bairros do centro histórico com um magnífico presépio mecanizado . Aberto de 8 de dezembro a 6 de janeiro. Informações: 349 6291542 – [email protected]A natividade viva de Pescia é inspirada na primeira representação histórica feita por São Francisco no século XIII. Nesta edição parte do presepio é encenado no parque natural de lungofiume ribeira Pescia, a poucos passos do centro histórico. Um pequeno acampamento medieval que acompanha o visitante em um caminho educativo didático, um curto passeio ao longo das margens em esplêndidos cavalos, uma visita à área nobre e imediatamente depois o mercado montado com banquetes antigos comerciantes; uma parada para apreciar pequenos aromas de sabores de receitas da época, a rota final ao longo de “O caminho do artesanato” através dos recintos dos animais que eventualmente leva à Natividade, que traz os clientes de volta no sugestivo galpão colocado sob a ponte “do Duomo” , a principal ponte da cidade de Pescia.  saiba mais aqui

Badia San Savino em Cascina, pertinho de Pisa

RUOTA – CAPANNORI (LU) Desde 1989 que se realiza, numa encantadora aldeia, um espectáculo de fantasia ambientado no tempo de Jesus, que decorre nos dias 26 de Dezembro e 6 de Janeiro, das 13h30 às 19h00. Info: [email protected] www. presepeviventeruota .it

San Miniato Basso

SAN MINIATO (PI)  – 26/12/2023 – 06/01/2024– as 16h e as 19h –  IL PRESEPE VIVENTE DI SAN MINIATO BASSO –  realizada na paróquia dos Santos Martino e Stefano di San Miniato no dia de Santo Estêvão (26 de dezembro de 2014) e da Epifania (06 de janeiro de 2015) às 16h30. Articulada em várias “pinturas” acompanhadas de cantos e um comentário, a representação começa no adro da igreja de San Martino, com a cena da Anunciação; então prossegue na praça em frente à nova igreja da Transfiguração com as cenas da Visitação e da chegada de Maria e José em Belém; depois a cena dramática das pousadas, a Natividade com o anúncio das boas novas aos pastores e – apenas para a representação de 6 de janeiro – a chegada dos Magos para distribuir doces às crianças. Entre os participantes, coros, costureiras, carpinteiros e pintores, a natividade viva de San Miniato Basso possui mais de cento e vinte figurantes. Info

SAN REGOLO – GAIOLE EM CHIANTI (SI) Presépio vivo na aldeia em um cenário natural encantador aos pés do castelo Brolio. 26 de dezembro a partir das 15h.

Outros presépios:

presépio de terracota da Catedral de Florença

Florença

  • O presépio de terracota da Catedral de Florença –Natividade em tamanho real de terracota, na praça da catedral – até 6 de janeiro 
    • No Palazzo Medici Riccardi o presépio Della Robbia – Até 16 de janeiro, o Palazzo Medici Riccardi de Florença exibirá uma terracota vidrada da antiga sacristia do Convento de San Francesco em Fiesole durante o período de Natal . A terracota esmaltada foi feita na oficina de Giovanni Della Robbia . O precioso artefato será exposto na Sala del Caminetto , área do museu dedicada à Madona com o Menino. A terracota manifesta-se na sua estrutura narrativa seca e na gama de cores contidas, uma essencialidade especial face à riqueza decorativa, cromática e composicional de outras obras do mesmo artista.
    • Em Santa Croce 15 presépios contam a história do Natal – O Natal deste ano na igreja de Santa Croce, em Florença, será narrado por quinze presépios que serão montados, a partir de 8 de dezembro, nos vários altares da basílica. Desejos especiais partem da iniciativa promovida pela Comunidade Franciscana, pela Opera di Santa Croce e pela Associação Italiana de Amigos do Presépio na conclusão das celebrações do oitavo centenário do primeiro presépio, instituído em Greccio por Francisco de Assis em 1223. Em Santa Croce a invenção do presépio foi magistralmente ilustrada no Retábulo de Bardi, atribuído a Coppo di Marcovaldo. A exposição do presépio permanecerá aberta até o dia 6 de janeiro, a entrada é gratuita para visitantes residentes em Florença.
    • Presépio Camoggiano no Palazzo Vecchio: criado pelo escultor renascentista Benedetto Buglioni, será exibido na Sala delle Udienze do Palazzo Vecchio, dentro do roteiro pago do museu. É composto por 10 estátuas de terracota policromadas e normalmente é mantido no Museu Diocesano de Santo Stefano al Ponte, em Florença.
    • Presépio artístico em Bassi no Distrito 4: após dois anos de parada forçada devido à pandemia, está de volta o grande presépio mecânico da Paróquia de Bassi, um dos mais famosos e visitados da região florentina. O presépio é uma criação sugestiva, única em seu gênero, pois representa e conta as quatro principais cenas do nascimento de Jesus (Anunciação-Censo-Natividade-Fuga para o Egito). É composto por mais de sessenta personagens em movimento que marcam com seus trabalhos a alternância do dia e da noite. O Presépio estará aberto até Domingo dia 8 de Janeiro de 2023, de 8 a 11 de Dezembro, 17 e 18 de Dezembro, de 22 de Dezembro a 8 de Janeiro, com os seguintes horários: Segunda a Sábado das 15h30 às 19h00, Domingos e feriados das 10h30 às 12h30 e 15h30-19.
    • Presépio do Instituto Dom Orione: um grande presépio eletromecânico de mais de 40 metros quadrados, que abarca não só o Nascimento, mas toda a vida de Jesus em seus momentos mais significativos, até a Paixão e Ressurreição. Pode ser visitado todos os dias das 9h às 12h e das 15h às 18h30 na Via Capo di Mondo 34.
    • O presépio do Hotel Rivoli em Florença: depois do sucesso do ano passado, a exposição do presépio do Rivoli Boutique Hotel, na via della Scala, está de volta este ano. Aqui é possível admirar 30 presépios de artistas, grandes e pequenos, criados por Carlo Ladurini: um artesão de “presépios em miniatura” que cria essas obras-primas em sua oficina em Fiumalbo, uma cidade da província de Modena. Dentro do hotel também está a Aldeia do Papai Noel, idealizada e criada por Salvatore Sciuto, com jogos de luz, música e estruturas móveis.

Outras cidades em ordem alfabética:

CALCI (PI): museu permanente – Museo di Storia Naturale – Calci, pertinho de Pisa – Não é realmente um único presépio, mas o resultado da fusão de três presépios diferentes, feitos inteiramente à mão durante quatorze anos de trabalho, de 1948 a 1962. Foi realizado por dois artesãos de Calci que, embora não relacionados entre si, carregavam o sobrenome de Meucci. Todos os três são compostos por dezenas de personagens, muitos deles em movimento. Em última análise, é uma verdadeira obra de arte, que alcançou fama em todos os lugares e viajou pelo mundo, aparecendo mesmo na rede nacional colombiana durante sua estada em Bogotá, por ocasião da véspera de Ano Novo; isso, até a generosidade dos herdeiros dos artistas queria que fosse doado ao Museu de História Natural de Calci. Info

CERRRETO GUIDI (FI): 8 de dezembro a 6 de janeiro  – La via dei Presepi  –O clima natalino está em Certaldo, que se prepara para celebrar as festas de forma especial. Foram inauguradas a representação da Natividade sob a Loggia do Palazzo Pretorio e os presépios montados pelas creches e pelas turmas do ensino primário de Certaldo, no claustro do Convento Agostiniano . Também abriu as portas o tão aguardado presépio de Certaldo alto alla Limonaia , evento agora fixo para adultos e crianças. O Presépio, que pode ser visitado todos os dias, inclusive feriados, até 6 de janeiro de 2024, é criado há muitos anos com grandes e preciosas estátuas de madeira e cerâmica, com cerca de um metro de altura, são peças únicas feitas à mão por mestres artesãos de diversas áreas. da Itália, principalmente em Val Gardena . Começando apenas pelo núcleo da Natividade, cada edição é enriquecida com novos personagens e traz mudanças nos efeitos cenográficos, criados especificamente em uma superfície de mais de 60 metros quadrados, habilmente iluminada com um jogo de luzes e música.. informações

LARI (PI) – museu permanente –  MUSEO DEL PRESEPE DI USIGLIANO – Museu do presépio, único na Toscana, e pode ser visitado durante todo o ano com hora marcada. A rota começa a partir do porão, que abriga metade dos presépios nos nichos que abrem para o corredor longo e grande entre cubas e grandes barris. Eles reproduzem em escala e com grande precisão algumas cenas particulares do nascimento de Jesus, ambientadas nas aldeias toscanas do século XIX, ou em cavernas e ambientes da Palestina. Alguns também são feitos em barris de pequeno e médio porte, outros chegam a 2/4 metros quadrados. Em coppaio eles são feitos os maiores obras:. Um presépio reproduz uma antiga quinta inteiramente murando centenas de pequenos tijolos reais em terracota,  o celeiro, onde nasceu o menino Jesus para completar a cena uma fonte, o bem, pocilga e o forno ao ar livre para fazer pão. Tudo se baseia no realismo máximo, num tributo a essa cultura camponesa como o berço dos grandes valores da paz e na solidariedade que o museu quer dar a conhecer em particular às novas gerações. Horário: de segunda a sexta-feira, visitas por marcação – tel. 0587/685047 – 335/5920686 – Sábado, domingo e feriados: das 16h30 às 19h.

Museo del Presepe – Usigliano, Lari.

LUCCA : Em Lucca não se pode perder o presépio histórico da igreja barroca de Santa Maria Nera (de 11 de dezembro a 8 de janeiro). Grandes estátuas de gesso e palha, papel machê, bisquit para um presépio de alta qualidade dos anos 600, e requintados vestidos de seda da tradição das fábricas de Lucca da época. A Piazza San Michele também acolhe este ano um grande presépio, sob a lom do Palazzo Pretorio, enquanto na praça se ergue uma alta árvore de Natal.

VARIAS CIDADES DA PROVINCIA DE LUCCA – la Valle dei Presepi –  de 4 de dezembro a 6 de janeiro. – informação aqui

LUCIGNANO (AR) : 18 de dezembro – Fiera del Ceppo, onde se encontra presépios, jogos de madeira, bonecas, decoração de natal, e o melhor da gastronomia local. Info aqui.

PALAZZUOLO SUL SENIO (FI) : 01 dezembro a 06 janeiro – Magie dell’ Avvento e 1.000 Presepi, evento que transforma o país em uma fascinante percurso através das mais belas e característicos presépios, adornados com de todos os tipos de material, habilmente criados pelas mãos de comerciantes, moradores e associações de Palazzolo. Info aqui.

presépios na toscana

POGGIBONSI (SI)  –  aguardamos confirmação – ate dia 10 de janeiro – A NATIVIDADE DE ARTESANATO VELHO – um presépio animado representando figuras artesanais antigas, Via Sant’Anna n ° 7 em Poggibonsi (SI) – em um armazém –  saiba mais

SAN MINIATO (PI) – CIGOLI :  – De sexta 07 dezembro a 7 de janeiro  – das 9.30-12.30 e 14.30-19.30 – IL PRESEPE VIVENTE – O presépio artístico de Cigoli combina a extrema busca de detalhes com alta tecnologia, na criação de uma paisagem do tipo “palestino”, razão pela qual foi definida como o maior presépio tecnológico da Toscana. A edição de 2019 verá uma paisagem completamente renovada, com um layout completo e diferente dos destaques da vida de Jesus. O tema da edição de 2019 será: “Os caminhos de Jesus”, já que Jesus, antes de ser imolado na cruz, para nos libertar da escravidão da morte e do pecado, percorreu as estradas da Palestina para levar a Palavra do tempo aos homens do tempo Deus. No início de sua jornada, parcialmente fora, mesmo que protegido, o visitante encontrará alguns elementos típicos do cristianismo, mesmo locais, e depois entrará no verdadeiro caminho com a representação da anunciação de Nazaré e depois se encontrará em frente à grande cidade. Jerusalém, rica e suntuosa, depois de atravessar um arco, nos aproximamos de Belém, uma cidade pobre, onde predominam cenas da vida cotidiana, de pessoas humildes, dedicadas ao trabalho, para chegar à caverna da Natividade, passando por ela e finalmente o deserto com seus beduínos e suas tendas. A representação está espalhada por aproximadamente 100 metros quadrados imersos na atmosfera da Terra Santa de 2000 anos atrás, e o visitante se torna o peregrino ao longo do caminho traçado pelo Senhor, no qual ele pode encontrar uma série de representações artístico-mecânicas espetaculares associadas a efeitos de luz, som muito sugestivo, características olfativas e cenográficas. Por esse motivo, também é chamado de “Natividade Sensorial”, pois satisfaz a visão, com o estudo pesquisado dos ciclos diurnos, o esplendor do pôr do sol e o céu estrelado e a esplêndida jornada pelas principais cidades da vida de Jesus. cheiro, porque é possível mergulhar nos aromas típicos da Palestina; satisfaz a audição através dos sons rurais da vida cotidiana de Belém e do fluxo silencioso do rio Jordão, e também satisfaz o toque, através das areias do deserto e das rochas típicas da região. Tudo feito com especial atenção aos detalhes e cercado por uma vitalidade espetacular feita por muitos personagens em movimento.. Info aqui.

Sarteano (Si)  –museu permanente – Presepi dal Mondo – presépios do mundo –  saiba mais aqui 

  • A sétima edição do “ Sartano Paese dei Presepi ” regressa até 7 de janeiro de 2024 com a tão aguardada exposição generalizada sobre a arte da natividade que se desenrolará pelas ruas do centro histórico. Na sala expositiva, Enrico Genovesi , conhecido mestre da arte do presépio nacional, exporá, reproduzindo uma cena da Roma do século XIX. Nas instalações da Antica Farmacia Bologni, Alfonso Pepe da Campânia exibirá a sua interpretação do clássico presépio napolitano . Terceira parada na sala de arte que leva o nome de Domenico Beccafumi, onde serão expostas as obras de terracota criadas por Marcello Aversa, artista de Sorrento reconhecido internacionalmente. Última parada no Museu de Presépios do Mundo com obras de artistas nacionais e internacionais.

San Sepolcro: A exposição de arte do presépio de Sansepolcro, na província de Arezzo , está de volta este ano . A Sociedade Distrital de Porta Romana inaugurará no dia 8 de dezembro o seu presépio na igreja de Santa Marta que estará aberto ao público durante todo o período de férias, até 17 de janeiro. No mesmo dia, abrirá também as suas portas aos visitantes a cada vez mais rica Exposição de Arte da Natividade organizada pela Food and Wine Academy e instalada parcialmente no interior da Igreja do Servi di Maria e no edifício da antiga Escola Pacioli. O presépio voltará a ser celebrado este ano com a instalação da obra homónima de Piero della Francesca que regressa às portas do centro histórico graças ao empenho da Associação Le Centopelli que também se encarregará da preparação do Porta árvore de Natal florentina.

San Giovanni alla Vena – O Presépio do Anjo de San Giovanni alla Vena – O histórico Presépio dos Anjos , criado pelo artista Angelo Perini numa antiga adega de San Giovanni alla Vena , utilizando troncos vivos e troncos inteiramente esculpidos à mão, será inaugurado no dia 24 de dezembro e permanecerá aberto até 7 de janeiro, todas as tardes a partir das 15h30. das 19h00 às 19h30 e nos dias úteis também no período da manhã, das 10h00 às 12h30, mediante marcação apenas para grupos ou escolas. Este ano há uma novidade: a Igreja Românica de San Jacopo, a menos de um quilómetro da aldeia de Vicopisano, acolhe uma exposição de presépios, recolhidos ao longo dos anos pela concidadã Maria Grazia Viani e cuidados pela sua filha Diletta. A igreja, que é a mais antiga da província, estará aberta extraordinariamente: 17 e 26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro, das 14h30 às 16h30.

SIENA – presépio monumental de Franco Artese – Até 2 de fevereiro de 2024, na Igreja da Santissima Annunziata de Siena será possível admirar o monumental presépio da Basilicatacriado pelo artista lucaniano Franco Artese . Artese é um mestre na arte dos presépios, suas obras foram expostas em todo o mundo, de Nova York ao Brasil. Como em todas as suas obras, a Natividade é contada através da inclusão de personagens intimamente ligados ao território que a acolhe: neste caso há também a homenagem que a Basilicata presta a Siena, com uma representação de Santa Caterina e São Bernardino.

VINCI (FI)  – 8 de dezembro a 12 de janeiro  – PETROIO MADONNINA  – um palco mecânico para o presépio, Santa Maria a Petroio, Via di Petroio, Vinci – Horário: 9:30 às 20:30 –  Saiba mais. Único no seu género, situado numa colina natural, o presépio artístico do Petroio é um dos presépios mais evocativos com mais de 100 personagens em movimento. A arquitetura de Belém foi recriada ao longo da encosta natural e o cenário é enriquecido por cachoeiras.

Então, aproveite seu natal na Toscana e depois vem aqui contar pra gente como foi!

Boas Festas!

0 comentário em “A tradição dos Presépios na Toscana”

  1. Pingback: O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *