O verdadeiro espírito da época de Natal, conheça a tradição dos Presépios na Toscana!
atualizado em 2022 – 15.12.2022
Esta é uma tradição que celebra as origens dos feriados cristãos, a representação física do nascimento do “bambino Gesù“, o menino jesus. A palavra italiana para presépio é “presepe”, e nasce aqui na Itália a tradição de representar a Sagrada Família na época do Natal que se tornou popular.
Embora os presépios em si variem quanto ao tamanho, o material com o qual são construídos, até mesmo o número de elementos, pessoas, animais, roupas e atividades que são figuradas, o conceito principal é sempre o mesmo: deve ter a Maria, José e o menino Jesus e embora não mencionado na história original, a tradição freqüentemente adicionará um anjo presidindo tudo, um boi e um jumento. Às vezes, ele está localizado em uma manjedoura, às vezes uma caverna – às vezes com pastores e, freqüentemente, com os três reis magos.
Outra variação comum, é um “Presepe vivente” ou seja, o “presépio ao vivo, ou teatral”, um evento solene em que pessoas reais se vestem e posam “em caráter” e desfilam pelas ruas da cidade antes de se estabelecerem no estábulo ou na caverna.
Ambas as tradições estão muito vivas durante a temporada de férias, especialmente no período entre 25 de dezembro e 10 de janeiro.
São Francisco celebrou o primeiro presépio na Itália na cidade de Greccia, você sabia?
Onde é que tudo começou?
Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano.
Logo em seguida, temos uma representação em da natividade de Arnolfo di Cambio, o artista responsável pela construção do Palazzo Vecchio, do Castelo de Poppi, bem como muitas outras obras de arte, como pode ser visto no Museo del Duomo e no Uffizi. A cena foi encomendada pelo papa Niccolò V com a idéia de imitar o que São Francisco criou em Greccio. Começou como um “baixo relevo” (anexado a uma parede ou laje de pedra) e ao longo dos anos foi re-trabalhado por outros artistas para dar-lhe um olhar de escultura independente. Agora pode ser visto em Santa Maria Maggiore, em Roma.

Foto: wikipedia Commons
Em 2014, foi inaugurada a associação “Terre di Presepe” que organizou uma rede de vilas e cidades, criando assim uma base de dados com todos os tipos de presépio, incorporando-os em um roteiro de arte e cultura, por toda a Toscana O site é apenas em italiano, mas fornece uma lista mais detalhada de lugares para visitar e os tipos de presépios que você pode esperar encontrar.
Leia ainda:
- Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana
- O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?
- O que abre e o que fecha nas festas de fim de ano em Florença e na Toscana
- A Festa Da Befana Na Itália, Como Nasceu A Lenda?
- Epifania: Cavalgada Dos Reis Magos – 6 De Janeiro
- Il Gioco Del Panforte De Pienza – 26 A 30 De Dezembro
- Festa Degli Omaggi (Das Homenagens)
- Os Doces De Natal Na Toscana
- Viajar No Inverno Na Toscana: Dezembro E Janeiro
Onde encontrar essas cenas incríveis
Na Toscana, você está fadado a encontrar um presépio em cada igreja que você visita, muitas vezes você vai notar que a manjedoura ou berço permanece vazia até a noite de 24 de dezembro. No entanto, alguns lugares vão além do apelo da mera decoração e transformam de coração numa imagem que expressará todas as suas emoções durante esta época muito especial do ano.
Aqui está uma lista de alguns dos nossos lugares favoritos para visitar:
Presépios encenados – presepe vivente:
CASCINA (PI) – 7 de janeiro- 15.00 -19:30 hs – Natividade Viva Badia San Savino às 15:30. Em Badia San Savino, fora de Pisa, mas na cidade de Cascina, um presépio ao vivo para o ano zero será exposto para a Epifania, que retratará o mistério da Natividade por completo, do censo até a chegada. dos Reis Magos, re-propondo a vida da aldeia com mercados e artesanatos antigos. Info.
CASCIANA TERME (PI) – 18 de dezembro 2019 às 18:00 – 20:00 – O visitante é acompanhado pela voz do guia e pelos personagens ao longo do percurso que começa com mais de cem participantes da Piazza San Martino. Aqui a vida cotidiana de um país de outros tempos foi reproduzida com a reprodução das casas de Maria e José na época da Anunciação. O caminho do presépio termina no Corte Aquisana, local da corte do rei Herodes. Para a ocasião, o caminho é iluminado apenas por velas e tochas para torná-lo mais sugestivo e fascinante. Após a apresentação, será possível jantar com produtos típicos locais diretamente na vila de Belém. A partir das 18:00. Info.
CASTELFRANCO DI SOTTO (PI) Presépio vivo no centro histórico 17 de dezembro a partir das 21h.
CHUSI DELLA VERNA (AR) Via dei presepi na cidade com representações sugestivas. Sempre aberto a partir de 8 de dezembro. a 14 jan. zona paroquial. Presépio vivo franciscano em 6 de janeiro de 2023. [email protected] www.prolocoverna.it
EQUI TERME (MS) : – Acontece nos dias 23 e 24 de dezembro das 20h30 às 23h30, nos dias 25 e 26 de dezembro de 18 a 21. Na segunda-feira, 26, o trem histórico é montado. [email protected] – Visitar o presépio vivo de Equi Terme é uma oportunidade para descobrir a vila no pequeno e cênico Valle del Lucido. As ruas da antiga vila são decoradas com cenografias e antigos hábitos e costumes são exibidos. Você pode conhecer muitos trabalhos antigos, como sapateiro, girador, carpinteiro, moedor de facas, spinner, adivinho, comerciantes, pastores, escultores e muito mais. A rota chega à Gruta, onde a encantadora cena da Natividade se abre, com o boi e o burro e os Magos a caminho. As cavernas de Equi estarão abertas todas as tardes das 14 a 17hs e durante a sugestivo Presépio vivo será possível visitar a caverna na noite para admirar do terraço à 26 metros de altura a cidade iluminada pelas cores quentes das tochas. saiba mais aqui – Info: 0585/942138
GRICIGNANO – SANSEPOLCRO (AR) Grande presépio cenográfico narrado sobre o tema “As origens da Sagrada Família”. Aberto a partir de 18 de dezembro a 8 de janeiro Antes dos feriados 15-19, feriados 10.30-12.30 e 15-19. Em reservas em outros dias. Info 338 8673407 – Presépio Vivo. Realiza-se a 26 de dezembro e a 1 e 6 de janeiro a partir das 17h15.
LEGOLI – PECCIOLI (PI) Mais de 100 figurantes e muitas cenas da vida camponesa na charmosa vila no coração de Valdera, que já é um presépio natural em si. Acontece no dia 18 de dezembro, de 15 a 19.
PESCIA (PT) – 6 de janeiro .- Realiza-se no dia 6 de Janeiro a partir das 15h00 Presépio nas igrejas e bairros do centro histórico com um magnífico presépio mecanizado . Aberto de 8 de dezembro a 6 de janeiro. Informações: 349 6291542 – [email protected] – A natividade viva de Pescia é inspirada na primeira representação histórica feita por São Francisco no século XIII. Nesta edição parte do presepio é encenado no parque natural de lungofiume ribeira Pescia, a poucos passos do centro histórico. Um pequeno acampamento medieval que acompanha o visitante em um caminho educativo didático, um curto passeio ao longo das margens em esplêndidos cavalos, uma visita à área nobre e imediatamente depois o mercado montado com banquetes antigos comerciantes; uma parada para apreciar pequenos aromas de sabores de receitas da época, a rota final ao longo de “O caminho do artesanato” através dos recintos dos animais que eventualmente leva à Natividade, que traz os clientes de volta no sugestivo galpão colocado sob a ponte “do Duomo” , a principal ponte da cidade de Pescia. saiba mais aqui

RUOTA – CAPANNORI (LU) Desde 1989 que se realiza, numa encantadora aldeia, um espectáculo de fantasia ambientado no tempo de Jesus, que decorre nos dias 26 de Dezembro e 6 de Janeiro, das 13h30 às 19h00. Info: [email protected] www. presepeviventeruota .it

SAN MINIATO (PI) – 25 de dezembro e 6 de janeiro às 16h00 – IL PRESEPE VIVENTE DI SAN MINIATO BASSO – realizada na paróquia dos Santos Martino e Stefano di San Miniato no dia de Santo Estêvão (26 de dezembro de 2014) e da Epifania (06 de janeiro de 2015) às 16h30. Articulada em várias “pinturas” acompanhadas de cantos e um comentário, a representação começa no adro da igreja de San Martino, com a cena da Anunciação; então prossegue na praça em frente à nova igreja da Transfiguração com as cenas da Visitação e da chegada de Maria e José em Belém; depois a cena dramática das pousadas, a Natividade com o anúncio das boas novas aos pastores e – apenas para a representação de 6 de janeiro – a chegada dos Magos para distribuir doces às crianças. Entre os participantes, coros, costureiras, carpinteiros e pintores, a natividade viva de San Miniato Basso possui mais de cento e vinte figurantes. Info
SAN REGOLO – GAIOLE EM CHIANTI (SI) Presépio vivo na aldeia em um cenário natural encantador aos pés do castelo Brolio. 26 de dezembro a partir das 15h.
Outros presépios:

Florença
- O presépio de terracota da Catedral de Florença –Natividade em tamanho real de terracota, na praça da catedral – até 6 de janeiro
- Presépio Camoggiano no Palazzo Vecchio: criado pelo escultor renascentista Benedetto Buglioni, será exibido na Sala delle Udienze do Palazzo Vecchio, dentro do roteiro pago do museu. É composto por 10 estátuas de terracota policromadas e normalmente é mantido no Museu Diocesano de Santo Stefano al Ponte, em Florença.
- Presépio artístico em Bassi no Distrito 4: após dois anos de parada forçada devido à pandemia, está de volta o grande presépio mecânico da Paróquia de Bassi, um dos mais famosos e visitados da região florentina. O presépio é uma criação sugestiva, única em seu gênero, pois representa e conta as quatro principais cenas do nascimento de Jesus (Anunciação-Censo-Natividade-Fuga para o Egito). É composto por mais de sessenta personagens em movimento que marcam com seus trabalhos a alternância do dia e da noite. O Presépio estará aberto até Domingo dia 8 de Janeiro de 2023, de 8 a 11 de Dezembro, 17 e 18 de Dezembro, de 22 de Dezembro a 8 de Janeiro, com os seguintes horários: Segunda a Sábado das 15h30 às 19h00, Domingos e feriados das 10h30 às 12h30 e 15h30-19.
- Presépio do Instituto Dom Orione: um grande presépio eletromecânico de mais de 40 metros quadrados, que abarca não só o Nascimento, mas toda a vida de Jesus em seus momentos mais significativos, até a Paixão e Ressurreição. Pode ser visitado todos os dias das 9h às 12h e das 15h às 18h30 na Via Capo di Mondo 34.
- O presépio do Hotel Rivoli em Florença: depois do sucesso do ano passado, a exposição do presépio do Rivoli Boutique Hotel, na via della Scala, está de volta este ano. Aqui é possível admirar 30 presépios de artistas, grandes e pequenos, criados por Carlo Ladurini: um artesão de “presépios em miniatura” que cria essas obras-primas em sua oficina em Fiumalbo, uma cidade da província de Modena. Dentro do hotel também está a Aldeia do Papai Noel, idealizada e criada por Salvatore Sciuto, com jogos de luz, música e estruturas móveis.
Outras cidades em ordem alfabética:
CALCI (PI): museu permanente – Museo di Storia Naturale – Calci, pertinho de Pisa – Não é realmente um único presépio, mas o resultado da fusão de três presépios diferentes, feitos inteiramente à mão durante quatorze anos de trabalho, de 1948 a 1962. Foi realizado por dois artesãos de Calci que, embora não relacionados entre si, carregavam o sobrenome de Meucci. Todos os três são compostos por dezenas de personagens, muitos deles em movimento. Em última análise, é uma verdadeira obra de arte, que alcançou fama em todos os lugares e viajou pelo mundo, aparecendo mesmo na rede nacional colombiana durante sua estada em Bogotá, por ocasião da véspera de Ano Novo; isso, até a generosidade dos herdeiros dos artistas queria que fosse doado ao Museu de História Natural de Calci. Info
CERRRETO GUIDI (FI): 8 de dezembro a 6 de janeiro – La via dei Presepi – A Via dei Presepi de Cerreto Guidi (Florença), organizada pela Paróquia de San Leonardo. Dezenas de presépios de vários tipos e tamanhos, localizados em um caminho entre as ruas do centro histórico do país alto. Além do monumental “berço do tempo”, agora famoso e parcialmente renovado, você pode visitar berços de considerável profundidade artística. informações
LARI (PI) – museu permanente – MUSEO DEL PRESEPE DI USIGLIANO – Museu do presépio, único na Toscana, e pode ser visitado durante todo o ano com hora marcada. A rota começa a partir do porão, que abriga metade dos presépios nos nichos que abrem para o corredor longo e grande entre cubas e grandes barris. Eles reproduzem em escala e com grande precisão algumas cenas particulares do nascimento de Jesus, ambientadas nas aldeias toscanas do século XIX, ou em cavernas e ambientes da Palestina. Alguns também são feitos em barris de pequeno e médio porte, outros chegam a 2/4 metros quadrados. Em coppaio eles são feitos os maiores obras:. Um presépio reproduz uma antiga quinta inteiramente murando centenas de pequenos tijolos reais em terracota, o celeiro, onde nasceu o menino Jesus para completar a cena uma fonte, o bem, pocilga e o forno ao ar livre para fazer pão. Tudo se baseia no realismo máximo, num tributo a essa cultura camponesa como o berço dos grandes valores da paz e na solidariedade que o museu quer dar a conhecer em particular às novas gerações. Horário: de segunda a sexta-feira, visitas por marcação – tel. 0587/685047 – 335/5920686 – Sábado, domingo e feriados: das 16h30 às 19h.

LUCCA : Em Lucca não se pode perder o presépio histórico da igreja barroca de Santa Maria Nera (de 11 de dezembro a 8 de janeiro). Grandes estátuas de gesso e palha, papel machê, bisquit para um presépio de alta qualidade dos anos 600, e requintados vestidos de seda da tradição das fábricas de Lucca da época. A Piazza San Michele também acolhe este ano um grande presépio, sob a lom do Palazzo Pretorio, enquanto na praça se ergue uma alta árvore de Natal.
VARIAS CIDADES DA PROVINCIA DE LUCCA – la Valle dei Presepi – de 4 de dezembro a 6 de janeiro. – informação aqui
LUCIGNANO (AR) : 18 de dezembro – Fiera del Ceppo, onde se encontra presépios, jogos de madeira, bonecas, decoração de natal, e o melhor da gastronomia local. Info aqui.
PALAZZUOLO SUL SENIO (FI) : 01 dezembro a 06 janeiro – Magie dell’ Avvento e 1.000 Presepi, evento que transforma o país em uma fascinante percurso através das mais belas e característicos presépios, adornados com de todos os tipos de material, habilmente criados pelas mãos de comerciantes, moradores e associações de Palazzolo. Info aqui.

POGGIBONSI (SI) – – aguardamos confirmação de 2019 – ate dia 10 de janeiro – A NATIVIDADE DE ARTESANATO VELHO – um presépio animado representando figuras artesanais antigas, Via Sant’Anna n ° 7 em Poggibonsi (SI) – em um armazém – saiba mais
SAN MINIATO (PI) – CIGOLI : – De sexta 07 dezembro a 8 de janeiro – das 9.30-12.30 e 14.30-19.30 – IL PRESEPE VIVENTE – O presépio artístico de Cigoli combina a extrema busca de detalhes com alta tecnologia, na criação de uma paisagem do tipo “palestino”, razão pela qual foi definida como o maior presépio tecnológico da Toscana. A edição de 2019 verá uma paisagem completamente renovada, com um layout completo e diferente dos destaques da vida de Jesus. O tema da edição de 2019 será: “Os caminhos de Jesus”, já que Jesus, antes de ser imolado na cruz, para nos libertar da escravidão da morte e do pecado, percorreu as estradas da Palestina para levar a Palavra do tempo aos homens do tempo Deus. No início de sua jornada, parcialmente fora, mesmo que protegido, o visitante encontrará alguns elementos típicos do cristianismo, mesmo locais, e depois entrará no verdadeiro caminho com a representação da anunciação de Nazaré e depois se encontrará em frente à grande cidade. Jerusalém, rica e suntuosa, depois de atravessar um arco, nos aproximamos de Belém, uma cidade pobre, onde predominam cenas da vida cotidiana, de pessoas humildes, dedicadas ao trabalho, para chegar à caverna da Natividade, passando por ela e finalmente o deserto com seus beduínos e suas tendas. A representação está espalhada por aproximadamente 100 metros quadrados imersos na atmosfera da Terra Santa de 2000 anos atrás, e o visitante se torna o peregrino ao longo do caminho traçado pelo Senhor, no qual ele pode encontrar uma série de representações artístico-mecânicas espetaculares associadas a efeitos de luz, som muito sugestivo, características olfativas e cenográficas. Por esse motivo, também é chamado de “Natividade Sensorial”, pois satisfaz a visão, com o estudo pesquisado dos ciclos diurnos, o esplendor do pôr do sol e o céu estrelado e a esplêndida jornada pelas principais cidades da vida de Jesus. cheiro, porque é possível mergulhar nos aromas típicos da Palestina; satisfaz a audição através dos sons rurais da vida cotidiana de Belém e do fluxo silencioso do rio Jordão, e também satisfaz o toque, através das areias do deserto e das rochas típicas da região. Tudo feito com especial atenção aos detalhes e cercado por uma vitalidade espetacular feita por muitos personagens em movimento.. Info aqui.
Sarteano (Si) –museu permanente – Presepi dal Mondo – presépios do mundo – saiba mais aqui Pelo sexto ano Sarteano será “A Cidade dos Presépios”. De 8 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 a vila acolhe “A Arte no Presépio”, uma ampla exposição com entrada gratuita para famílias, crianças, entusiastas e curiosos, nos clubes e salas de arte do centro histórico junto ao Museu de “Presépios do Mundo” e Wake Up Sarteano, o Centro Comercial Natural da aldeia. O itinerário estará disponível de terça a sexta-feira, de 16 a 19, sábado, domingo e sexta-feira, 6 de janeiro, de 10h30 às 12h30 e de 16 a 19 e começará no Centro Municipal de Exposições da Piazza Bargagli para entrar a “cidade velha” com uma segunda parada na histórica Farmácia Bologni (mobiliada com móveis originais do início de 1800), e então continue até a Sala de Arte Domenico Beccafumi (onde é guardada a Anunciação, uma grande obra do maneirista sienense)
VINCI (FI) – 8 de dezembro a 12 de janeiro de 2020 – PETROIO MADONNINA – um palco mecânico para o presépio, Santa Maria a Petroio, Via di Petroio, Vinci – Horário: 9:30 às 20:30 – Saiba mais. Único no seu género, situado numa colina natural, o presépio artístico do Petroio é um dos presépios mais evocativos com mais de 100 personagens em movimento. A arquitetura de Belém foi recriada ao longo da encosta natural e o cenário é enriquecido por cachoeiras.
Então, aproveite seu natal na Toscana e depois vem aqui contar pra gente como foi!
Boas Festas!