A Toscana: alguns roteiros

Localização:
A Toscana situa-se na Itália Central, circundada pelas Regiões de Emília Romanha, Marche, Úmbria e Lazio.
Ela ainda possui várias ilhas como a Ilha D´Elba, Giglio, Capraia e várias outras. É uma região sobretudo de colinas, montanhas e costas sinuosas que cobre uma área de 22.992 km² e com uma população de 3,5 milhões de pessoas.

mapa-turistico-toscana-vinhoedelicias_thumb[164]
Mapa da Região Toscana
Um pouco de História:
A Toscana tem origens etruscas, foi um importante centro comercial durante a Antiguidade e Idade Média, fazendo parte do Império Romano e foi e continua sendo um polo artístico desde o Renascimento, seu período áureo.  Daí vem a grande variedade e quantidade de construções colossais que se apresentam por todas as cidades da região, são igrejas, museus, prédios públicos e bibliotecas em estilo Renascentista, Gótico, entre outros. Um verdadeiro tesouro artístico!
Florença desde o século XV era governada pela família Medici, que de pouco em pouco acabou por dominar também Siena, Pisa e quase todo o território hoje da Toscana, e desde o Séc. XVI o território dominado pela família Medici já se chamava Granducato da Toscana.
Em 1865 Florença se tornou a capital da Itália passando por grandes reformas, até 1871, quando, após o acordo com o Papado, a capital passou a ser Roma.

Gastronomia:
Como em qualquer região italiana, a gastronomia também é um forte de Toscana. Massas, pães, molhos, bolos, e vinho, muito vinho.
A bisteca alla fiorentina é o prato típico de Florença, assim como a tripa alla fiorentina, muito parecida com a dobradinha brasileira.
O que não pode faltar na mesa do Toscano é o vinho, e essa região tem em abundância, são mais de 6 tipos de vinhos DOCG e 37 DOC, além dos vinhos denominados IGT.
É assim que se aproveitam as delícias da culinária nestas cidades, com toda a simpatia e hospitalidade de um povo alegre e acolhedor.

Os vinhedos do Chianti
Os vinhedos do Chianti

O povo:
O povo toscano se orgulha do seu passado das batalhas políticas, das origens etruscas. O amor do toscano pela sua terra converteu-se em um forte campanilismo. Os antropólogos sociais acreditam na reminiscência dos conflitos medievais entre as cidades, como se observa em muitos festivais folclóricos toscanos, onde sob toda a” pompa” do espetáculo, se escondem sérias rivalidades entre os diferentes bairros e cidades toscanas, como no Palio de Siena, Giocco del Ponte de Pisa e Calcio Fiorentino.
Na minha opinião, o Toscano tem uma semelhança com o Mineiro, acho dois “tipos” muito parecidos. Aquele personagem tranquilo, observador, desconfiado, mas que depois que te conhece “abre os braços” para lhe acolher, esse é o Toscano, pois onde quer que você passe, eles estarão prontos para receber e contar as mais variadas histórias de seu povo e de sua cultura.

Turismo:
Toda a Toscana tem algo que agrada e apaixona, desde a visita aos monumentos mais maravilhosos do Renascimento até as boutiques de designers, a paisagem rural da Região com a suas pequenas cidades e vilarejos históricos, vinho e restaurantes até as mais variadas termas, o que não falta é opção. Se você busca enoturismo, gastronomia, turismo de aventura, praias, esquiar, turismo rural, compras, tudo você encontra aqui!

Colinas Toscanas
Colinas Toscanas

As cidades:
A região italiana da Toscana que possui dez províncias: Florença, sua capital,  Siena, Arezzo, Pisa, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa-Carrara, Pistoia e Prato.
Entre as cidades mais famosas da região, encontramos:
–  Florença: capital da região, e capital da arte Renascentista, da arquitetura, do artesanato e da moda, com uma atmosfera romântica que encanta qualquer um. Essa cidade merece ao menos 3 dias de passeios tranquilos pela cidade!
–  Siena: antiga rival de Florença, que disputava o titulo de centro das artes e da cultura italiana, cidade do Palio e da Piazza del Campo
Pisa: famosa por sua torre, desde o século XI ao XVIII assegurou o domínio da cidade no Mediterrâneo Ocidental, criando  relações comerciais com a Espanha e o Norte da África originando assim uma revolução cultural que se refletiu nos edifícios como o Duomo, o Batistério e a Torre.
San Gimignano: com as suas quatorze torres medievais e o seu precioso vinho branco, o Vernaccia,
Pienza: a sua praça central é esboço de uma cidade renascentista encomendada em 1459 pelo Papa Pio II ao arquiteto Bernardo Rosselino
Volterra : cidade de herança etrusca em convívio harmonioso com a Renascimento
Lucca: cidade que mantém conservada a sua muralha do séc XVI e sua curiosa praça redonda
Montepulciano com os seus palácios de inspiração renascentista florentina
– Arezzo, onde se conservam na igreja de São Francisco os admiráveis afrescos de Piero della Francesca
Montalcino: a cidade pátria do maravilhoso vinho Brunello de Montalcino
– cidades do Chianti: maravilha das paisagens toscanas, uma sucessão de colinas suaves, colinas de vinhedos  e de oliveiras
E não para por aí porque a Toscana tem muita cidade interessante…

Volterra
Volterra

Hospedagem:
Uma boa opção é ter como cidade base Florença e fazer passeios de um dia pelas cidades da Toscana, já que Florença está quase no meio da região.  Mas quem tiver mais tempo disponível é muito relaxante fugir do stress da cidade grande e procurar um refúgio nos Agriturismos (hotéis fazenda) da região.

Reserve hotéis com o Booking aqui.

Transporte:
A melhor forma de “girar” pela Toscana é de carro, já que muitas cidades não dispõem de trem. Se seu interesse é Lucca, Pisa ou Siena é possível visitá-las somente com o trem direto de Florença.
É muito fácil comprar um bilhete para Veneza, Milão ou Roma via www.trenitalia.com . Se algumas dessas cidades será seu próximo destino, existe ainda a possibilidade de primeira classe nos trens comprando com antecedência.

trenitalia
poltrona da primeira classe da Trenitalia

Boa Viagem e não se esqueça de contar com uma guia de turismo durante a sua viagem, para realmente “mergulhar” na cultura toscana!

24 comentários em “A Toscana: alguns roteiros”

  1. Pingback: Tudo que voce precisa saber para viajar para a Toscana | Passeios Na Toscana

  2. Deyse, ótimo o blog. Parabéns!
    Você acha que vale a pena alugar um carro (base em Florença – esquema de bate e volta) para conhecer Pisa, Siena, Lucca, San Ger., Cinque Terre mesmo havendo trem para essas cidades?
    Obrigada!!!
    Bruna

    1. passeiosnatoscana

      Ola Roberta, seria mais facil voce me dizer quais gostaria de visitar e eu lhe respondo se é possivel de ir com transporte publico, porque ha tantas cidadezinhas que o transporte é precario…mas nem todas são muito turísticas. Em janeiro então, ainda ha menos ónibus circulando. Podemos fazer assim, me indique as cidades e eu lhe responderei ok? obrigada pelo seu comentário. abs

      1. Põxa! Nem sei como agradecer pela ajuda..
        Então, vamos lá! Oserá que dá pra fazer assim:
        Dia 1 – Arezzo, Assis e Lucignano
        Dia 2 – San Gimignano e Siena
        Dia 3 Passeio às vinícolas ( ainda estou fazendo orçamentos…)
        Dia 4 – Cortona e Lucca
        Dia 5 – Pisa e Volterra
        São essas combinações mesmo ? Preciso alterar? Lembrando que não vamos alugar carro e sairemos sempre de Florença. Outra coisa, será que as cidades estarão “abertas à visitação” nessa época? 14 a 23/de janeiro? Mais uma vez muito obrigada!

  3. Olá!Boa noite!
    Estou com viagem marcada para julho 2015, vc acha que é melhor alugar um carro ( ficarei em Firenze) e fazer bate e volta a Siena e San Gimignano ? Como fazer para ir a Cinque Terre?

    1. Leila, tudo depende do seu tempo e interesse. Se seu tempo for pouco, é melhor ficar em Florença e fazer os vários bate-volta de carro. O ônibus tem poucas opções de Siena-San Gimignano e o retorno a Florença de San Gimignano é carro+trem, gastando muito tempo. Se tiver tempo e estiver de carro, pode dormir em San Gimignano onde fora do centro ha lindas paisagens. Para ir a cinque terre, pegue um trem de Florença a La Spezia, la troque de trem e vai a cada uma das 5 cidades que lhe interessam. Ainda vou escrever um post sobre isso, espero ate a sua ida em julho. Obrigada e espero ter respondi a sua pergunta. abs

      1. Bom dia !!!Muito grata pela sua resposta!!Vc é muito atenciosa!
        Estou muito confusa, pois sabe como é …Ir para um local diferente de nosso país causa certa insegurança.Mas acho que irei alugar um carro.
        Porém para ir a Cinque Terre é melhor ir direto de trem???
        Esta sua indicação do Francesco….Ele tem aluguel de veículos???
        Mais uma vez muito obrigada!

        1. Ola Leila, obrigada!!!
          Para Cinque Terre é sem duvida melhor ir de trem! ha caminhos tortuosos para ir de carro, indico somente se você for dormir e ha muitas malas. Se é somente para passar o dia va de trem.
          Sobre o Francesco, sim, use este link https://passeiosnatoscana.com/servicos/transfers/ e reserve com ele, eu utilizo o serviço dele com meus clientes e sempre tive bom retorno.
          abs
          deyse

  4. Pingback: Passeios na Toscana | Il Gioco del Panforte de Pienza – 26 a 30 de dezembro

  5. Pingback: Passeios na Toscana | Festa degli Omaggi (das homenagens) em dezembro

  6. passeiosnatoscana

    Ola Gisele.
    Eu selecionaria hotel em Florença, ja que vai tambem a Pisa. Ou dividiria 2 noites em Florença e 2 em Siena.
    Para ir a Siena e Pisa você tem a opção de trem, mas para ir a San Gimignano e Pienza não tem. Portanto eu alugaria um carro para fazer estas outras cidades.
    Vou tentar te ajudar:
    Veja o texto sobre o transporte para Siena aqui: https://passeiosnatoscana.com/2014/10/03/como-ir-de-florenca-para-siena-de-onibus-trem-ou-carro/
    veja nossos posts sobre hotéis em Florença aqui: https://passeiosnatoscana.com/category/informacoes-uteis/hoteis-informacoes-uteis/
    Para alugar carro, use o rental cars que te da os preços de todas as locadoras, assim voce pode escolher a mais barata, veja aqui https://https://rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=passeiosnatoscana&preflang=br
    Se quiser fazer alguns passeios guiados, veja nossas opções aqui: https://passeiosnatoscana.com/opcoes-de-passeios-na-toscana/
    E ainda temos mapas gratis para as cidades da Toscana, aqui:https://passeiosnatoscana.com/2014/10/08/novidade-mapas-de-florenca-pisa-lucca-e-siena-gratis-para-download-no-blog/
    Boa viagem! abs

  7. Olá, Cara Deise, em etapa de planejamento de viagem à Itália com minha família em junho/julho/2015, estou devorando seu site. Muito bom. Parabéns! Já fiz também um pedido de orçamento. Mas gostaria de uma ajuda sua, pois a primeira vez na itália parece um desafio e tanto. Chegarei a Firenze de carro alugado vindo de Roma, Siena, Val D’Orcia, e vou logo devolvê-lo, Fico quatro dias em Firenze, sem carro, e depois sigo para Veneza. Meu plano inicial, do qual não estou bem certo, envolve alugar novo carro no último dia de Firenze para ir a Lucca e Pisa ( e algo mais se der tempo) e no dia seguinte seguir para Veneza dirigindo. Assim pago estacionamento uma noite apenas. Mas não sei se os incômodos estando de carro em Pisa e Lucca serão maiores que os bônus, me entende? O que vc. acha mais aconselhável: carro ou trem mesmo? A opção pelo carro era para curtir mais a paisagem e qualquer local pelo caminho…

    1. Ola Tarcisio, obrigada.
      Primeiramente, indico a você a leitura deste texto que elucida bem como funciona o transporte publico na Toscana. https://passeiosnatoscana.com/2015/03/26/como-usar-o-transporte-publico-para-conhecer-a-toscana/
      Bom, eu recomendaria ir a Lucca e Pisa de trem, sao cidades faceis para ir de trem e ha varias opções com muitos horários. Ainda a Veneza, porque fazer 3:30 hs de carro se você faz 2 hs de trem e paga muitos menos que o aluguel? Bom, eu vou pela praticidade, trem!

  8. Ola Gabriela, eu deixaria 1 dia para o Chianti, outro para Arezzo e Cortona e um dia para Volterra, que podera fazer com San Gimignano ou Pisa.
    Não convém um bate volta ara Elba porque teria que ir ate o sul da toscana para pegar aio traghetto e eu indicaria se tivesse ao menos 3 dias.
    Obrigada! Fico feliz que goste do blog!!! um abraço.

    1. Ahh obrigada, era mais ou menos o que eu tinha pensado em fazer… vou dar uma adaptada então! E tu acha que vale a pena fazer um bate e volta até as praias de Maremma? Gostaria muito de visitar as praias da Toscana 🙂
      E qual a que tu mais gosta? (pergunta pessoal, eu sei!)

    2. Ahh, obrigada pelas dicas, era mais ou menos o que eu tava pensando em fazer, vou dar uma adaptada no meu roteiro agora. Mais uma perguntinha… eu queria muito conhecer as praias da toscana e como elba fia dificil, será que rola um bate e volta até a região de maremma para passar o dia na praia? Obrigada novamente!

  9. Eloise Alves Antonio Campos

    Planejando nossa segunda road trip. Sairemos de Oslo Noruega com destino final Roma. Temos 15 dias para ir e voltar de carro. O percurso de ida direto para Roma e de 2 550 km 26 horas. Claro que vamos fazer as paradas e nos centrar uns dias para conhecer a Toscana e depois seguir para Roma. Tenho aqui no meu Radas as seguintes cidades:
    1. Firenze
    2. San Gimignano
    3. Siena
    4. Cortona
    5. Montepulciano
    6. Monteriggioni
    7. Pienza
    E depois seguimos para Roma. Estaremos de carro Tesla elétrico e ja pesquisamos que tem vários pontos de recarga pelo percurso.
    Minha duvida e a seguinte, dessas cidades mencionada, tem alguma que da para visitar por exemplo duas no mesmo dia, uma pela manha e outra pela tarde e voltar depois a Florença? Ou talvez ficar em Siena e visitar as restantes?
    Enfim agradeco por seu conteúdo pois tem sido de GRANDE valia na organização de nossa viagem. Beijinhos Eloise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *