Como usar o transporte público para conhecer a Toscana

26/mar | por Deyse Ribeiro

Muita gente não sabe, mas a Toscana não é assim tão bem servida de transporte público nas cidades do interior, por isso é necessário se informar como usar o transporte público para conhecer a Toscana antes de reservar o seu hotel ou programar a sua viagem. Uma super dica no fim do post!

*texto atualizado 27.12.2016

mapa da Toscana

mapa da Toscana

A Toscana é uma região de tamanho médio que pode ser atravessado em poucas horas. Em geral, a parte mais difícil seja descobrir como ir as pequenas cidades, pois estas, em grande parte das vezes são apenas acessíveis de carro ou de ônibus horários e frequência não são muito convenientes.

Tempos de viagem entre as cidades Toscana e a diferença de transporte:

tabela de distancias toscana

Ainda, algumas das principais estradas e rodovias que cruzam Toscana (como a A1, A11 e A12), são estaduais ou provinciais com uma única faixa em cada sentido. Além disso, como muitas partes da Toscana são cheias de colinas, muitas estradas são cheias de subidas e descidas em torno destas colinas: se você estiver dirigindo, prepare-se e dirija tranquilamente e com cuidado.

Dito isto, se você está planejando visitar apenas as principais cidades da Toscana, a forma mais conveniente para se movimentar é com o trem: a estação principal em cada cidade é geralmente no centro, portanto, não há necessidade de se preocupar com estacionamento antes encontrar os principais pontos turísticos. Viajar de trem também é bastante acessível, em comparação com os custos de aluguel de carros e gasolina nestes dias.

trem_2

Se você quer ir as cidades não acessíveis de trem, mas não quer alugar um carro, esteja ciente do tempo que irá perder entre trocas de trem e trem + ônibus. Por exemplo, San Gimignano é uma cidade medieval que é altamente recomendável a visita, mas saiba que, se você não estiver com um carro, de Florença é necessário pegar um trem para Poggibonsi e, em seguida, um ônibus para a cidade, gastando quase uma hora a mais do que o percurso de carro e ainda há poucas opções de ônibus… se você por acaso perde o último ônibus… bom, ai é melhor procurar um hotel ou ir de taxi até a estação mais próxima.

Leia os textos que ja escrevi sobre as diversas maneiras de se locomover pela região:

e ainda:

CIRCULANDO A TOSCANA EM ÔNIBUS

ônibus para Volterra

ônibus para Volterra

Cerca de 10 empresas de ônibus servem Florença e o resto da Toscana. A maioria tem seus terminais ao lado, ou perto da estação central de trem em Florença (Santa Maria Novella). Para saber mais sobre, rotas, bilhetes, informações sobre preços e horários de ônibus de longa distância (Pullman), clique nos sites abaixo:

Obs: Verifique na pagina as opções de ônibus “urbano” e “extraurbano”

Confira os horários nos sites acima para ver qual é o ônibus que você precisa utilizar e o horário. Infelizmente, a maioria destes sites são apenas em italiano, abaixo deixo algumas dicas.

dicas

  • quando comprar o bilhete de ida, compre o de volta, pode ocorrer de na volta estar tudo fechado!
  • verifique antes de sair os horários,eles podem mudar!

    ônibus volterra_4

    maquina para validar o bilhete

  • Vou aqui colocar sempre o link do site das empresas para que vocês verifiquem, pois os horários podem mudar de tempos em tempos, então por favor, certifique-se de verificar novamente o calendário ao menos uma semana antes de sua viagem.  Na Itália há horários diferentes durante o inverno e no verão.
  • Os sites com os horários de ônibus são apenas em italiano, então faço um pequeno glossário que pode ser útil.

Feriale ou FR = dia de trabalho (segunda a sábado)
Festivo ou FS = domingos e feriados
Da Lunedì a Venerdì = De segunda a sexta-feira

  • não se esqueça de validar o bilhete, seja ele de trem ou de ônibus, para não levar multas!

CIRCULANDO A TOSCANA EM TREM:

trem_1

Os trens acabem sendo a maneira mais fácil de se movimentar pela Toscana, sem alugar um carro. A principal estação ferroviária de Florença é a Firenze Santa Maria Novella, que fica no centro da principal linha Roma-Milão (com conexões em Bolonha) e é o término de duas linhas para o oeste: uma para Livorno via Pisa e Empoli e um para Viareggio via Prato, Pistoia e Lucca.

Uma linha indireta desce para Siena para Florença passando por Empoli (por vezes necessitando de mudanças de trem em Empoli) e uma linha vai para Faenza até a Emilia-Romagna (um passeio panorâmico pelo vale do Mugello e dos Apeninos).

A principal via costeira da Itália corre norte-sul pela Toscana ligando Orbetello na Maremma, ao sul de Livorno, Pisa, Viareggio e Massa na região de Versilia, ao norte. Para visitar as cidades menores próximas a essas cidades maiores, muitas vezes você vai precisar fazer uma ligação de ônibus.

Uma inconveniência de numerosas cidades na toscanas para se ter em mente é que muitas estão localizadas no topo de uma colina. Este é o caso de Siena e Cortona, e por isso mesmo, a estação de trem está na parte inferior da colina e você terá que quer pegar um ônibus local para levá-lo até a cidade (curta viagem) ou preparar a andar um pouco de subida para chegar ao seu destino.

Quais as principais cidades da Toscana que possuem estação de trem no centro?

  • Florença
  • Pisa
  • Lucca
  • Arezzo
  • Livorno
  • Grosseto
  • Prato
  • Pistoia
  • Carrara
  • Viareggio
  • Certaldo

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Quais as principais cidades da Toscana que possuem estação de trem fora do centro?

  • Siena: mesmo sendo fora do centro dá pra ir a pé
  • Castellina in chianti: fica bem distante mesmo, na localidade Scalo
  • Montepulciano: fica bastante longe, precisa pegar um ônibus
  • Bolgheri: na verdade a estação fica na Marina de Castagneto Carducci – precisa pegar um ônibus
  • San Miniato: na verdade a estação fica em San Miniato Basso, para ir no centro, no alto da colina, deve pegar um ônibus

Eis o mapa de trens da Toscana, você pode baixa-lo e levar consigo, junto com nossos mapas grátis, faça o download aqui.

desenhomapatrens

Veja alguns arquivos pdf que a  Trenitalia possui para download:

  • os horários para impressão para a linha Florença-Arezzo-Cortona (em direção Chiusi) –
  • os horários para impressão para a linha de Florença-Faenza que atravessa o vale Mugello
  • os horários para impressão para a linha Pisa-Versília que vai até La Spezia (a partir daqui você pode trocar de trem para chegar a Cinque Terre).
  • Dicas para uma impressão: os arquivos são criados para imprimir em apenas uma página, mas sair na pequena impressão ao imprimir em casa. Para obter a melhor impressão, visualizar na tela a parte que você está interessado e ao imprimir selecione print “visão atual”.

Os horários variam de acordo com o tipo de trem que você toma, o tipo a ser determinada pelo número de paradas que faz ao longo do caminho. Por exemplo, um trem Regionale Veloce de Florença a Pisa leva aproximadamente 50 minutos para chegar ao seu destino, enquanto um Regionale normal pode levar 1h:25 minutos para chegar a Pisa, porque faz várias paradas.

Confira os horários da Trenitalia em seu site.

dicas

Como saber qual transporte posso pegar para visitar as cidades da Toscana?

A região Toscana fez um site para ajudar os moradores e também os turistas saberem qual transporte é necessária para visitar as cidades da Toscana, chama-se Muoversi in Toscana.

Mas como vocês podem ver é inteiramente em italiano, por isso vou ajuda-los a compreende-lo.

  • para calcular o percurso, coloque o nome da cidade que quer visitar – de e para (a) – e se você preencher com Firenze (Florença em italiano) abrira um “quadrinho” clique em – Località (e o nome da cidade) : Firenze –
  • depois de colocar as cidades, escolha o tipo de transporte:
    • transporte público: ônibus, trem ou tram
    • automobile: carro
    • intermodale: carro + transporte publico
  • no resultado, vai aparecer no quadro, nesta ordem: linea (linha) – parte (horário de partida) – arriva (chegada) – tempo a bordo (tempo dentro do transp.) – tempo tot. (tempo total gasto na viagem) – quilómetros – metros a pé

Como comprar passagens de trem – site em português? 

É possível comprar passagens de trens na Itália e Europa em um site em português,  com ótimo preço com a nossa parceira Rail Europe. Ela é a distribuidora número 1 do mundo de passes e bilhetes de trem, operando através de Agentes Gerais de Venda e diretamente em sites locais (com moeda, idioma e serviço locais). Na Itália ela engloba a Trenitalia e a Italo, as duas únicas companhias italianas.

Uma dica é comprar com antecedência, há assim mais chances de comprar com um bom preço!

Procurar bilhetes de trem

 

Veja ainda os outros textos sobre trens na Itália:

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!

  • Pingback: Passeios na Toscana - Como ir de Roma para a Florença e outras cidades da Toscana?()

  • Rita Maria dos Santos

    Devo ir em junho a Cinque Terre depois retorno para Roma, de onde voo para o Brasil, de onde devo voltar de trem, de Monterosso ou de La Spezia?

  • Hugo Brasil

    Boa tarde, primeiramente, muito bom o blog. Gostaria de uma ajuda, estou indo a Florença em setembro e gostaria de fazer alguns bate e volta. As dúvidas são: vou para Arezzo e Cortona de trem, mas gostaria de saber se nesta mesma viagem consigo ir a Lucignano de ônibus, isto é, se tem uma logística tranquila.
    Outra dúvida é sobre o bate e volta que farei para Siena e San Gimignano, é possível fazer no mesmo dia, tipo, ir primeiro a San Gimignano e depois a Siena (pois penso que tem mais transporte para voltar à noite). Alguma sugestão se der para passar por outra cidade nest dia. Não estarei de carro, dependendo de transporte público.
    desde já muito obrigado e parabéns pelo blog.

    • Obrigada Hugo, fico feliz que tenha gostado.
      Bom, como eu sempre digo, sou adepta ao turismo calmo e tranquilo, ja não faço 3 cidades em 1 dia de carro, de ônibus então não da! Não pense que porque voce esta na Itália que os ônibus passam a cada 5 min, não!!! Antes de embarcar numa viagem a cidade, tenha certeza dos horários dos ônibus, em alguns períodos no ano não ha ônibus depois das 18/20 hs em algumas cidades. Portanto veja bem no site que citei acima que da os horários dos ônibus corretos e imprima pra você ter consigo na viagem. Por essa razão eu não incluiria uma terceira cidade não, é arriscado com o tempo. Sobre Siena e San Gimignano no mesmo dia, sim é possível fazer, mas não se esqueça de verificar bem o horários dos ônibus de retorno pra não mofar no ponto ok? A estação de trem de Siena não fica no centro. Quanto a Arezzo fica, ja a Cortona devera pegar ônibus. Boa viagem, fique de olho, logo logo vai ter texto sobre Cortona. abs

  • Fábio Cardoso

    Descobri esse site hoje, estou indo visitar a Itália em Dezembro e passarei Natal e Ano Novo por lá. Certamente o blog será muito útil. Parabéns pelo conteúdo.

  • Denize Mello

    Muito oportunas e boas dicas Deyse.
    Obrigada por ajudar.
    Sucesso para a sua empresa.

  • Fantástico o post. Todo lugar que eu vou sempre tenho essa preocupação de como é para quem não tem carro ou não dirige. Abraços.

  • Pingback: Passeios na Toscana - Como comprar passagens de trem para a Itália em português?()

  • ane

    Bom dia! Quando estiver em Florença, pretendo reservar um sábado para conhecer Fiesole(dia de feira local pela manhã) e Prato.Você acha que são cidades que vale a pena conhecer?Meio dia para cada uma é suficiente?O transporte público é fácil para essas cidades?(pensei em ir de Fiesole direto para Prato e voltar no início da noite para Florença.Muito obrigada.

    • Nao é fácil ir de Fiesole para Prato, eu indico fazer em 2 dias diferentes.
      Prato é bem legal, talvez precise mais de 1 dia, depende do seu interesse.

  • ane

    Sua resposta me levou a tomar uma decisão: como sou o tipo de viajante que gosta de VER e não olhar(porque conhecer mesmo é outra história, não?rs), passarei o dia em Prato, indo bem cedo e retornando à noite. E, se achar que vale, dou uma mexida em meu roteiro e retorno lá um outro dia.Muito obrigada por seu blog e sua atenção !