Conheça a história do Calcio Storico Fiorentino, o futebol medieval de Florença, e o programa dos jogos de 2016.
Em 17 fevereiro de 1530, na Piazza Santa Croce, em Florença, ocorreu um dos desafios mais importantes da República Fiorentina ao Imperador Carlos V, quando a população sitiada por muitos meses pelas tropas imperiais, em desafio e para mostrar aos soldados que eles tinham força suficiente, iniciou um jogo de futebol (Calcio em italiano), dando a impressão de não considerarem o exército do Império digno de atenção.
Essa evocação histórica, esse jogo folclórico, é lembrado e celebrado em Florença até hoje, mas com aplicação de poucas regras e como uma forma de um desafio, jogado pelos quatro distritos históricos de Florença .
O Futebol “histórico” de Florença, que eu faço a tradução livre em português como FUTEBOL MEDIEVAL, também é chamado de Calcio em traje ou Futebol de libré, por causa dos trajes com que são vestidos os seus protagonistas.
Qual a origem desse jogo?
Bom, os gregos praticavam um jogo chamado Sferomachìa, posteriormente integrada na tradição romana com o nome de Harpastum, desempenhado pelos legionários no período da fundação da “Fiorenza“, cerca de 59 a.C. Depois foi passando de geração em geração e, claro, as regras foram mudando. Passaram-se mais de 20 séculos, mas, como agora as partidas são disputadas por duas equipes em solos arenosos, as mínimas regras foram mantidas!
Na segunda metade do século XV, o futebol se espalhou pela população, foi praticado em toda parte. Muitas vezes era momento de alegria e diversão e até mesmo motivo de perturbação, com ruídos e gritos. Só havia respeito pela santidade de igrejas ou lugares de especial importância, que exigiam a paz e tranquilidade. Para tanto, foram aplicados pela cidade, nas paredes de alguns locais identificados e à vista de todos, os “posters“, neste caso de pedra, que determinavam a proibição de jogar bola. Neles está escrito: “Não jogar bola sob penas severas para os infratores “. Sinais que resistiram assim ao tempo, pois ainda hoje alguns desses “posters” são identificados nas fachadas dos prédios em Florença.
O jogo era tão popular que em janeiro de 1490, sendo o Arno completamente congelado, foi liberado o jogo no meio do rio congelado!
Uma subsequente reorganização do jogo levou os Florentinos a se envolverem em desafios reais!
Os jogadores (calcianti) são personagens masculinos de um jogo por vezes usado como demonstração de força e virilidade, e que foi jogado por grandes nomes, grandes fileiras de nobres, personalidades famosas da vida pública da cidade e das famílias mais importantes. Os jogos eram organizados geralmente durante o Carnaval.
Depois de um longo período de inatividade, que vai provavelmente entre 1700-1900, onde o futebol Fiorentino era jogado em eventos não oficiais e que não foram relatados nas crônicas da época, foi reorganizado um grande retorno em maio 1930, quando, para a festa do quarto centenário do Assédio de Florença, foi organizado um torneio entre os quatro distritos da cidade.
É boxe isso??? Gente o pau tá quebrando???? #calciostorico #passeiosnatoscana #florença Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em
Os bairros históricos de Florença são os “brancos” do Espírito Santo, o “Azzurri” de Santa Croce, o “vermelhos” de Santa Maria Novella e do “Verde” São João. O prêmio, um bezerro branco Chianina.
Até hoje, o torneio acontece em três partidas, duas semifinais e uma final. O sorteio para as duas primeiras batalhas tem lugar no domingo de Páscoa, na manifestação da “Explosão do carro” na Piazza del Duomo. É jogado com 27 calcianti por equipe da seguinte forma: 5 Sconciatori, 4 primeiro empregadores e 3 empregadores atrás, e “15 corredores em três quadrilhas”.
No dia do jogo ocorre o desfile histórico da República Florentina. Composto para a ocasião por 530 pessoas fantasiadas de roupas Renascentistas, refere-se ao mesmo período da história, recordando os figurinos e os braços da República, quando Florença era governada pelo povo.
Eis alguns alguns calcianti (jogadores) famosos: Cosimo I de ‘Medici, Grão-duque da Toscana, Francesco I de Medici, Grão-duque da Toscana, Vincenzo Gonzaga, Duque de Mântua, Henry, Príncipe de Condé, Medici, o Papa Clemente VII, Alessandro de’ Giulio de Médici, o Papa Leão XI , Maffeo Barberini e o Papa Urbano VIII.
É, portanto, em Florença, a origem de Futebol e de alguns esportes que já estão entre os mais famosos no mundo. O futebol que conhecemos hoje, o futebol americano, o rugby, tem origem ou foram inspirados por esta forma de “jogar bola”.
OCORRE NO MÊS DE JUNHO E A PARTIDA FINAL É NO DIA 24 DE JUNHO, DIA DE SÃO JOÃO.
VÍDEOS:
A PARTIDA:
O QUE ACONTECE:
Regras do Jogo:
Os jogos têm uma duração de cinquenta minutos e são realizadas em um campo ao longo do dobro da largura, coberto com areia; uma linha branca divide o campo em dois quadrados iguais e todo no final de cada lado, é montada a rede (como o gol) onde deve ser colocada a bola para ganhar o ponto. Cada equipe é composta por vinte e sete calcianti (jogadores) e não há substituições.
São eles: 4 Datori Indietro (goleiros), 3 Datori Innanzi (zagueiros), 5 Sconciatori (centro de campo), e 15 Innanzi ou Corridori (atacantes).
A partida é dirigida pelo Árbitro, assistido por seis juizes de linha e o Juiz Comissário que fica porém, fora do campo. Acima de todos, fica o marechal de campo que supervisiona o desenrolar do jogo e pode intervir para restaurar a ordem e manter a disciplina em casos de brigas em campo, que acontece sempre!
O jogo vai começar com o lançamento da bola pelo Pallaio na linha de centro e e depois de um disparo, começa dá-se início.
Deste ponto em diante, chutando as duas equipes vão tentar (por qualquer meio) levar a bola até o fim do campo adversário e depositá-lo na marcação da “caça” de rede (do gol). Para cada “caça” marcada, as equipes trocam de campo.
Como uma recompensa pela vitória, ocorre o gesto simbólico de entrega para a equipe vencedora de um bezerro da raça Chianina. Mais informações sobre a história e funcionamento do jogo você pode encontrá-los em www.calciostoricofiorentino.it
PROGRAMA 2016
Times:
- Bianchi di Santo Spirito
- Rossi di Santa Maria Novella
- Azzurri di Santa Croce
- Verdi di San Giovanni
OS JOGOS
11 de junho de 2016 – Verdi em San Giovanni Bianchi VS Espírito Santo
12 de junho de 2016 – Rossi di Santa Maria Novella VS Blue Santa Croce
24 de junho de 2016 – FINAL
O programa de cada dia do torneio inclui:
15:30 – O desfile histórico da República Florentina composta de mais de 500 pessoas pelo centro, e começa na Piazza Santa Maria Novella;
16:00 – Início do desfile que atravessa a via Tornabuoni, via Strozzi, piazza Repubblica, via Calzaiuoli, piazza Signoria, via de’ Neri até chegar a Piazza Santa Croce;
16:00 – O “Madonnas” Florentinas aguardam o desfile histórico no Palazzo Vecchio junto com o Gonfalone di Firenze. Eles executam o Ballo della Riverenza e della Disfida, (Dança de reverência e o Desafio), na Piazza della Signoria; um balé Renascentista de grande teatralidade.
17:00 – Jogos de Bandeiras com os Bandierai degli Uffizi na arena da Piazza Santa Croce;
17:15 – recomeça a procissão da República Florentina e cerimônia de saudação;
17:30 – Início do jogo
Transmissão ao vivo
A transmissão ao vivo será pela RTV38 para todos os 3 jogos a partir das 17:00, junto com dois representantes dos times, no Canal Digital Terrestre 15. Os jogos também serão transmitidos em streaming na www.rtv38.it local
Eventos associados
22 de maio de 2016 – Festa Bianca Piazza Santo Spirito
26 de maio de 2016 – Festa Azzurra Piazza Santa Croce
01 de junho de 2016 – Festa Rossa Piazza Santa Maria Novella
07 de junho de 2016 – Festa Verde Via Martelli
18 de junho de 2016 – Balestre di Toscana (festas dos arqueiros da cidade)
19 de junho de 2016 – Vecchie Glorie del Calcio Storico Fiorentino
26 de junho de 2016 – Giostra del Giglio e Giostra di Madonna Libertà
16.00 – Desfile histórico da Repubblica Fiorentina que sai da Piazza Santa Maria Novella e vai até a Piazza Santa Croce.
h. 17.00 – Jogo do Calcio Storico – Piazza Santa Croce.
Ingressos 2016:
A compra de bilhetes pode ser feita através do www.calciostoricofiorentino.it local – www.boxol.it – ou diretamente para BoxOffice Toscana no complexo do Murate em Florença, via delle Vecchie Carceri 1 – tel. 055-210804. Preços: de € 45 a €15
<
p style=”text-align: justify;”>