Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em julho na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2023. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Julho?

Começa o calor forte em julho, por isso a dica este mês é ir à praia! Eu já escrevi vários textos aqui sobre as praias na Toscana:

E o Fiorentino, vai em qual praia? Leia –> A praia do Florentino é no rio!

Em julho começa o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui, ou um aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui. Ainda, veja algumas dicas de restaurantes ao ar livre em Florença.

Punta Ala
Punta Ala

Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

Festas e Folclore

2 -FLORENÇA – Troca de guarda– Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 

7 de julho, Collodi (TOSCANA) – Viva o Pinóquio! – Em 7 de julho de 1881, a primeira história sobre esta boneca de madeira foi publicada no Giornale dei Bambini (Jornal Infantil). Ninguém poderia prever então que a história de Pinóquio seria lida em todo o mundo e que Walt Disney um dia faria um filme maravilhoso estrelado pela criação de Gepeto. Quando estiver na Toscana, é claro, comemore o aniversário de Pinóquio no Pinóquio Park em Collodi, perto de Lucca. Não espere passeios espetaculares em um carrinho, como você pode estar acostumado em outros parques de diversões. O Parque Pinóquio atrai muito mais a imaginação de crianças e adultos. Em um parque verde estão estátuas de todos os personagens principais do livro – por isso é recomendado ler a história primeiro. Aí você reconhece a raposa, o grilo e a fada e acaba na barriga da baleia, igual ao Pinóquio!

palio de siena_1. 02 – SIENA – Palio de Siena – Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades. Site oficial. Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena

várias datas – SAN DONATO IN POGGIO (FI) – La Bruscellata – a comunidade de San Donato homenageou os ritmos da vida rural com o canto, a improvisação e os “bruscelli” que grupos de cidadãos, residentes na aldeia e na zona rural circundante, cantavam juntos, mudando de um curral para outro. Do palco dos anos 40, quando a festa se realizou nas ruas e nas praças do castelo, a antiga tradição sandonatina, que remonta ao século XV, retorna em uma rica versão contemporânea. Dez dias de imersão total na tradição popular e na história de San Donato.Via del Giglio, San Donato (Firenze). Saiba mais aqui.

6 a 9 – MONTERIGGIONI (SI)  – Festa Medieval de Monteriggioni O Festival Medieval Monteriggioni é um encontro de verão imperdível da Toscana. No dia 5 começa com um banquete. No magnífico cenário da parede da cidade de Monteriggioni por dois fins de semana recriam  a atmosfera e o ambiente de uma aldeia medieval, com suas guarnições militares, os artesãos, os nobres e plebeus. Veja a programação aqui.

6 a 9 – CASOLE D’ELSA (FI) – Palio di Casole d’Elsa O Palio di Casole d’Elsa, em homenagem a San Isidoro, será realizado no domingo, 8 de julho de 2018. As comemorações começarão na sexta-feira, sexta-feira, na Piazza Lucchetti, com a apresentação do Drappellone pintado por Sara e Nello Guerrini. Sábado 7 serão disputadas as baterias de qualificação que irão determinar os cavalos a serem atribuídos aos seis contrade participantes na corrida, enquanto que aos 20 será realizado o jantar de véspera nos vários distritos.

7 a 9- FIVIZZANO (MA) – Disfida degli Arcieri – Fivizzano (Massa e Carrara) – A “Disfida degli Arcieri di Terra e di Corte”, ou o  Desafio dos arqueiros da terra e da corte, acontece de 15 de Julho a 17 de julho, e é a disputa dos arqueiros dos 5 bairros da cidade: Montechiaro, Fittadisio, Terra, Verrucola e Guardia. Com o desafio se festeja uma competição que aconteceu em 1572, que foi transmitida por um certo Frei Tomás de Fivizzano, o Hermits ordem de Santo Agostinho. A festa começa já no dia 15 de julho, com a coreografia apresentada pelos porta-bandeiras do Grupo histórica de Fivizzano, malabaristas, dança, e até que jantar renascentista. A disputa com os arcos acontece no domingo, dia 17 às 20.30. Arqueiros são 25 (5 para cada distrito) e competem 5 de cada vez. Com suas flechas tem que acertar os alvos colocados cerca de 30 metros de distância da linha de fogo. Ao arqueiro vencedor do distrito é entregue o “Palio”, que será então colocado de volta em jogo no ano seguinte. Saiba mais aqui

8 a 9 de julho – Castelfranco di Sopra (Arezzo) – Jogo do Anel  Sábado, 8 e domingo, 9 de julho de 2023, o Jogo do Anel retorna a Castelfranco di Sopra para sua 3ª edição. Na Piazza Vittorio Emanuele haverá esportes, desfiles de moda, música, artesanato e mercados gastronômicos e de vinhos e muito mais.

10 a 13 – LUCCA – I giorni di San Paolino:O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a  ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. Veja aqui o programa.

12 a 16: CERTALDO – MERCANTIA: Festival Internazionale del teatro di strada, no  borgo antigo. www.mercantiacertaldo.it

21 a 23 – VINCI (Fi) – Festa dell’Unicornio – Elfos, fadas e criaturas fantásticas vão invadir o centro de Vinci no dia 27 de Julho a 29. Durante o Festal dell’Unicornio você pode passear pelas áreas temáticas como: o “castelo encantado” com jogos de RPG; “Quadrinhos e Humor” dedicados a cosplay, na “Cidadela dos Cavaleiros”, no “Pirate Bay”, no “Court of Dreams”, na “Aldeia dos Gnomos” e “The City Nightmare”. Cada uma dessas áreas será cheia de eventos, espectáculos de artes de rua e animação. Os concertos começam na sexta-feira com a banda de heavy metal ‘Nanowar of Steel’; Cristina D’Avena no sábado e domingo, o Nanowar of Steel. Madrinha do concurso de cosplay, a americana Yaya Han e outros convidados internacionais. Ainda terá eventos como o “Beco do medo”, a competição de Bodypainting, e o Desafio de artes mágicas, e enfim o concurso original de criaturas fantásticas. Saiba mais aqui.

25 – PISTOIA – Giostra dell’Orso – é uma versão moderna da “corrida do Palio” antiga, documentada desde a primeira metade do século XIII, que acontece em 25 de julho, a festa de São Tiago, padroeiro de Pistoia. Dias 22 e 23 tem as provas, ou seja, uma espécie de ensaio que você pode assistir gratuitamente. O Palio em si é dia 25. A corrida foi tão importante para os cidadãos que durante séculos não foi interrompida, exceto em casos excepcionais, tais como guerra, epidemias, disputas políticas internas. Os cavaleiros, dois a dois, levam lanças, galopando através do caminho criado ao longo do perímetro da praça, até alcançar as figuras de dois ursos estilizados que constituem o alvo a atingir, para os quais são de tempos em tempos atribuídas determinadas pontuações. No final é declarado o distrito ganhador, enquanto o cavaleiro que individualmente tem seguido com mais pontos ganha o título de “Cavalier speron d’oro di Pistoia e contado”. Saiba mais aqui.

 26 – VINCI (FI) – Volo di Cecco Santi – Piazza dei Conti Guidi, Vinci Reencenação histórica e popular, com desfiles pelas ruas da cidade. O Volo di Cecco Santi, ou seja, o vôo de Cecco da Torre do Castelo, um espetáculo que acontece à meia noite com fogos de artifício na bela paisagem toscana. Saiba mais aqui.

26 – Florença – Festa di Sant’Anna – Via dell’Arte della Lana –  Saiba mais sobre este evento lendo a sua história no texto que escrevi: Curiosidades de Florença: Sant’Anna protetora da cidade e sua festa dia 26/07

29 luglio  –  12 agosto  –  26 agosto PUNTONE DI SCARLINO (GR) – 21:30 Apresentação dos “Butteri della Maremma” – São os cavalheiros da região da Maremma Toscana – Show sugestivo e envolvente onde os cowboys, cavalos e vacas da pura raça Maremma vão emocioná-lo, trazendo você de volta ao Maremma do passado, uma Maremma feita de gestos antigos e sábiose orgulhosos . Você poderá admirar um vislumbre sugestivo do Maremma do passado, um espetáculo inesquecível no trabalho do buttero com migração e trabalho com o gado, captura e aterrissagem dos bezerros, merca (simulado), o jogo da rosa, o jogo da bela Marsilia, o Carosello e muito mais. Saiba mais aqui.

29 a 30 de julho – Laterina (AR) – Medieval Laterina – Laterina , todos os anos, marca um encontro com a história no último final de semana de julho. A antiga vila da província de Arezzo, fundada em 1300 e disputada durante séculos entre Florença e Arezzo, também mencionada na Divina Comédia, homenageia seu passado com o festival Medieval Laterina . De sexta a domingo: três dias para recuar no tempo, entre desfiles de época em trajes típicos, bobos da corte, malabaristas, acrobatas e sabores tradicionais. A festa começa quando a porta do castelo é escancarada e uma grande procissão de nobres, plebeus e soldados dá início às comemorações. As ruas do centro histórico transformam-se num palco a céu aberto para um verdadeiro espectáculo de teatro de rua, com música, malabares e comedores de fogo. Entre encenações históricas, exibições de voo de aves de rapina e competições entre besteiros e arqueiros, pode ainda admirar as antigas máquinas de guerra , visitar a Torre Guinigi e o acampamento militar e deliciar-se nas tabernas onde são servidos pratos segundo a tradição medieval.

Feiras e Mercados

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729

durante o mês inteiro – LUCCA – I giorni di San Paolino: O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a  ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. Saiba mais aqui

TODO MêS – Florença – APRITICINEMA! – na Piazza Uffizi, às 22hs – Todas as noites, até o dia 11 de agosto, o bom cinema gratuitos em praça pública. Todos os filmes são às 22h e na versão original com legendas em italiano. A entrada é gratuita. Veja programa.

2 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.

16 – FLORENÇA – Fierucolina del Grano. Feira de antiguidades e artesanato. Piazza Santo Spirito das 9às 19h. Info: 055.27051 site.

*De julho a novembro de 2023 – StraFesta Toscana, festival de vinhos e estradas de saboresDe julho a novembro de 2023, ao longo das dezoito estradas participantes do evento, os visitantes terão a oportunidade de explorar adegas, lagares, fazendas e oficinas de artesanato, conhecer produtores locais e saborear produtos típicos da Toscana.

15 a 16 – Chiusi della Verna (Arezzo) – La corte in festa – La corte in festa acontece no sábado 15 e domingo 16 de julho de 203 em Chiusi della Verna.

14-15-16, 21-22-23, 28-29-30 de julho –  Vinci (FI) – Sant’Amato a Tavola – 30ª edição de Sant’Amato a Tavola chega a Sant’Amato – Todos os verões, na pequena aldeia nas encostas de Montalbano , realiza-se este evento que combina os prazeres de comer e se divertir.  Todas as noites haverá uma barraca de comida bem abastecida, onde os visitantes poderão saborear as mais deliciosas especialidades gastronômicas e vinícolas e os produtos locais de Montalbano.

até 30 de julho – Vicchio (FI) – Festa del cinghiale e tortello al Lago Viola – A festa do javali e do tortello inclui duas especialidades típicas de Mugello, o javali e o tortello, especialidades que você pode saborear no Lago Viola, localizado na Località Boccpugna em Vicchio . Para além do Tortelli e do tagliolini caseiro pode degustar todas as nossas especialidades: entradas, pratos de javali, e incluímos entre os pratos de segundo lugar: peposo, bifes e carré, carnes grelhadas. Por fim, nossos doces são totalmente de nossa produção.

14 a 16 de julho – Riparbella (PI) – RipaWine – Caminhando pela vila será possível parar nas várias bancas para provar vinhos e comer comida tradicional. Tudo acompanhado pela música que será tocada na aldeia. Em cada praça da vila será montada uma banca de gastronomia e vinhos associada à banca de uma das muitas adegas da zona. A comida será preparada seguindo estritamente as receitas tradicionais e os vinhos serão selecionados entre os produzidos no território do município de Riparbella.

Música e Espetáculo

*18 a 23 de julho – Montalcino (Toscana) – Jazz & Wine in Montalcino

*12 a 16 de julho – Certaldo (Fi) – Mercantia – espetáculo na ruaEm julho, o Certaldo toscano se transforma em um grande teatro durante  o festival internacional de teatro de rua Mercantia. Você pode então mergulhar completamente na música, teatro, drama e outras expressões criativas.

*5 a 12 de julho – Pistoia Blues Festival PT) – Todo verão, Pistoia hospeda o  Pistoia Blues Festival , um grande espetáculo de blues que já viu estrelas internacionais como BB King, The Doors e Eric Clapton se apresentarem no passado.

10 a 14 de julho – Volterra (PI) – Festival Punto Arte – Entre 10 e 14 de julho de 2023, uma seleção dos melhores músicos, solistas e cantores internacionais chegará a Volterra para a terceira edição do Festival Punto Arte . A diretora Eva Buchmann e o maestro Jan Willem de Vriend montaram um programa emocionante com ópera, música de câmara, concertos sinfônicos e apresentações solo.

Todo mês – Barga (LU) – Barga Jazz Festival  programa do evento é variado e muito rico e ao concurso original juntaram-se iniciativas para todos, desde profissionais dedicados a simples entusiastas que veem nesta música quase um estilo de vida. A par dos concertos dos grandes nomes internacionais , não faltam exposições mais particulares, com grupos que invadem pacificamente ruelas e praças, recantos dedicados a jam sessions , momentos para masterclasses e seminários , assim como jantares e degustações . Tudo pensado para dar vida a um verdadeiro festival de jazz num ambiente excepcional.

9 – Arcidosso (SI) – Candle Castle Night – Concerto a lume di candela al Castello di Arcidosso – um novo conceito de entretenimento cultural para descobrir os mais belos castelos da Itália sob uma nova luz, a suave e quente das velas, acompanhada pelas doces notas dos concertos de piano ao vivo. No dia 9 de julho, a Noite do Castelo das Velas chega ao Castelo Aldobrandesco de Arcidosso. Prepare-se para se perder nos majestosos corredores e salas misteriosas dos castelos, deixando-se encantar por todos os pequenos e imperfeitos detalhes desenhados pelo tempo. Você vai se sentir como se estivesse vivendo uma noite imersa em um conto de fadas.  Uma incrível combinação de história, música e magia. Informações e reservas aqui.

14 a 30 de julho – MOntepulciano (SI) – 48° Cantiere Internazionale d’Arte – Música, teatro, dança, performances, pesquisa, cinema e instalações de luz : um rico calendário de eventos que tocará as 9 aldeias de Valdichiana Senese, uma terra de cultura e beleza. O lançamento da programação oficial foi antecipado pela imagem da artista Elisabetta Mastro.  Um corpo dançante, um movimento musical, uma expressão atual e sem idade: esta é a imagem oficial do 48º Cantiere Internazionale d’Arte. Programa completo do evento aqui .

*até 28 de julho – Lucca (LU) – Festival de Verão de Lucca  – A Piazza Napoleone é palco de muitos artistas italianos e internacionais, muitas vezes com grandes nomes.

*dia 27 e 29 de julho – Lajatico (PI) – Teatro del Silenzio – Uma vez por ano Andrea Bocelli dá um concerto no Teatro del Silenzio em Lajatico . Em 2023, será nos dias 27 e 29 de julho, às 20h30.

até 26 de agosto – Torre del Lago (LU) – Puccini Festival – Chamado  Puccini e la sua Lucca  , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

até agosto de 2023 – Marina di Pietrasanta (LU) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

*até 22 de agosto de 2022 – Fiesola (FI) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2023 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo. Músicas de assinatura como Stefano Bollani e Makaya McCraven , verdadeiros alquimistas do jazz, Alice com sua homenagem a Franco Battiato, o som extremamente refinado de BowLand e Irene Grandi em versão blues.

15 a 26 de julho de 2023 – Florença (FI) – MusArt Festivala Piazza della Santissima Annunziata será o pano de fundo doMusArt Festival, Roberto Bolle, Venditti e De Gregori, Marco Masini, Drusilla Foer, Paolo Conte,  Madame,  Stewart Copeland  são os primeiros nomes no palco do Musart Festival 2023. O kermesse florentino que anima a Piazza della Santissima Annunziata há anos, em julho, apenas a poucos passos do Duomo, com uma programação apurada de concertos, espectáculos, visitas a espaços de arte, exposições e projecções.

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

Arte e Exposições

Todo primeiro domingo do mês (este mês é dia 2 de julho), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis no primeiro domingo do mês!

a partir de 11 de julho – Cortona (AR) – Cortona On The Move – Cortona On The Move é o festival internacional de fotografia contemporânea que se realiza todos os anos no verão  em Cortona , com o objetivo de promover novas visões e formas originais de comunicação visual . Cortona On The Move tornou-se um verdadeiro centro de experimentação para a evolução da linguagem fotográfica e consolidou-se como um dos principais eventos italianos do setor, para fotógrafos consagrados, amadores e entusiastas.

11 a 16 de julho – Asciano (SI) – Asciano Sound Festival 2023 – Festival Asciano Suono está de volta com seis dias inteiramente dedicados à arte e à boa música. O festival nasceu em 2021 no coração da Toscana, no cenário extraordinário de Creta Senesi . Neste lugar todos os sons do mundo são bem-vindos.

14 a 16 de julho – Sinalunga (SI) – O Incantaborgo – Festival de Artes de Rua – De 14 a 16 de julho acontece em Sinalunga “L’Incantaborgo”, um Festival de Artes de Rua que oferece ao público espetáculos de tirar o fôlego de nível internacional: acrobacias como “Mr Divinetz”, teatrais como “Il Sogno, Bubble Show” de Eros Goni e espetáculos com fogo e luzes , como “Zoè, o Princípio da Vida” da Compagnia Piccolo Nuovo Teatro ou o espetáculo “Pindarico”, em que jogos de transformação e ilusionismo se alternam com acrobatas sobre palafitas .

*FIRENZE – *Luca Giordano – maestro barroco a Firenze- até 5 de setembro de 2023, Palazzo Medici Riccardi – Nascido em Nápoles, Luca Giordano (1634-1705) é um dos mais famosos artistas barrocos italianos. Você pode admirar seu trabalho virtuoso este ano em uma bela exposição no Palazzo Medici Riccardi , onde pintou o teto da Galleria degli Specchi (a Sala dos Espelhos). O palazzo abriga cerca de cinquenta obras, incluindo vários esboços para a Galleria degli Specchi e o teto da Biblioteca Riccardiana, emprestados da National Gallery de Londres. Há também obras de coleções particulares e de museus famosos como a Galeria Uffizi, Pio Monte della Misericordia em Nápoles e Palazzo Barberini em Roma. Na Biblioteca Riccardiana, que preserva um dos dois afrescos feitos por Giordano para a família Riccardi na sala de leitura, também está exposta a exposição Dai libri alla pittura – viaggio tra le fonti iconografiche di Luca Giordano alazzo Medici Riccardi .

CORTONA – Signorelli 500 – até 8 de outubro de 2023, Cortona – Cortona comemora os 500 anos da morte de Luca Signorelli com a Signorelli 500 , uma bela exposição que se concentra na obra desse pintor renascentista. Segundo Giorgio Vasari, Signorelli foi quem abriu caminho para artistas como Rafael e Michelangelo e, portanto, para a perfeição máxima das artes. Signorelli pintou em nome de Lorenzo De’ Medici, Papa Sisto IV e Papa Júlio II, entre outros. Ele era um homem do mundo (como também se descreve em um dos afrescos do Duomo de Orvieto ), mas ao mesmo tempo costumava e se sentia feliz em casa em Cortona. Durante o Signorelli 500, trinta de suas obras podem ser vistas no Palazzo Casali , provenientes de vários museus (inter)nacionais.

Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *