Em Pisa, nas margens do Rio Arno se encontra uma curiosa e pequena igrejinha, a Chiesa di Santa Maria della Spina, que em português significa Igreja de San Maria do Espinho, mas mais conhecida mesmo com “igreja da Espinho” . Porque esse nome estranho?
A Igreja foi construída em 1230, encomendada pela família Gualandi, a igreja foi primeiro chamada de Santa Maria di Pontenovo porque estava ao lado da ponte com o mesmo nome.
O nome de Santa Maria della Spina foi atribuído quando, em 1333, foi trazida aqui a preciosa relíquia do espinho da coroa de Cristo (!!!).
O espinho seria parte da coroa de espinhos com que Cristo foi coroado antes da sua crucificação, não é uma lasca da cruz, como muitos erroneamente pensam.
No século XIX, a relíquia foi transferida para a igreja de Santa Chiara por motivos de segurança, e pode ser visitada.
A igreja de Santa Chiara fica na em uma ruazinha pertissimo da Catedral da cidade, Via Angelo Galli Tassi 63, e fica aberta quase todos os dias pela manha (manhã), não há grande decoração, mas você poderá ver a relíquia. A igreja não é muito visitada pelos turistas porque muitos não sabem da relíquia, que fica a poucos metros da torre de Pisa!
Veja a indicação no Google maps:
Originalmente, a igreja estava no nível do rio Arno, mas devido a inundação contínua do rio, foi desmontada peça por peça e remontado um pouco mais a oeste do seu local original (em 1871/75).
Durante a mudança, algumas estátuas foram substituídas, outras mal restauradas e a sacristia nunca mais foi reconstruída.
A igreja de Santa Maria della Spina tem uma arquitetura e uma (ok) decoração gótica, com a participação de vários escultores e mestres famosos da época, como Lupo di Francesco, Giovanni Balducci, Andrea Pisano e seus filhos Nino e Tommaso.
O tabernáculo da Madonna col Bambino e i due Angeli atribuído a Giovanni Pisano é maravilhoso!
O interior é simples e sem afrescos, mas você pode encontrar a bela Madonna delle Rose, de Andrea e Nino Pisano e o tabernacolo de Stagio Stagi de 1534 em que foi originalmente mantido o espinho da coroa de Cristo.
Na igreja ainda encontramos a copia da Madonna del Latte, de Nino Pisano, pois a original agora está no Museo Nazionale di San Matteo, perto dali e que também vale uma visita.
Veja algumas fotos dessa maravilhosa igreja, ponto ideal dos fotografos de plantão pela cidade!
Vamos conhecer mais sobre essa curiosa igreja de Pisa…Não se esqueça, é possível realizar passeios guiados pela cidade de Pisa comigo, saiba mais aqui.
- City Tour Simples: 3 horas caminhando pela cidade
- City Tour Completo: 6 horas caminhando pela cidade, serão 3 hs pela manhã, parada para o almoço de 1 a 2 horas, e mais 3 hs de passeio a tarde. Terminamos com um ótimo aperitivo all´italiana.
- City Tour e Museu: 6 horas . Na parte da manhã: City Tour Simples, pausa para almoço de 1 a 2 horas, e a tarde: continuamos a visita a cidade e ainda a visita a um Museu a sua escolha, num total de +3 hs. Terminamos com um ótimo aperitivo all´italiana.
- (descrição completa clique aqui)
Pingback: Tudo que voce precisa saber para viajar para a Toscana | Passeios Na Toscana
Pingback: Roteiro de um dia em Pisa, ou quase isso - Viajantes por Opção