Conheça uma das festas mais marcantes do sul da Toscana, o Palio Marinaro dell’Argentario, que acontece anualmente dia 15 de agosto.
Em Porto Santo Stefano desde 1937 ocorre a disputa do “Palio Marinaro dell’Argentario“, uma regata que coloca quatro barcos a remo em competição, representando os quatro distritos (bairros) da cidade: Valle, Fortezza, Croce e Pilarella. Cada tripulação é composta por quatro remadores e um timoneiro. O cansaço das tripulações e a participação coral dos habitantes dos distritos refletem, respectivamente, a vida dura dos pescadores e marinheiros e as expectativas e esperanças de quem os espera em terra.
Leia o texto sobre Porto Santo Stefano e Monte Argentário:
- 10 Dicas do que fazer em Monte Argentario
- Vídeo – Apresentando: Monte Argentário
- Monte Argentario, um paraíso no verão da Toscana
- Dica de Hotel: Argentario Golf Resort & Spa *****
A lenda que dá origem ao Palio Marinaro remonta ao tempo em que a Costa do Mar Tirreno foi saqueada por piratas. Diz-se que uma “tartarona” – um típico barco de pesca de Porto Santo Stefano – , enquanto pescava na costa do Argentario, foi avistada por um navio Saraceno (bárbaro). Para escapar da captura, a tripulação do “tartarone” se envolveu em uma furiosa regata contra piratas. Graças à força, tenacidade dos Santostefanesi, eles conseguiram chegar em uma caverna escondida atrás da Punta della Cacciarella, escapando dos saqueadores. Desde então, esse lugar é conhecido por todos como “Grotta del Turco”.
Desde o início do século XVIII, em memória deste episódio, há depoimentos de competições entre tripulações, um representando os piratas e o outro os pescadores, que a cada ano, desafiavam-se numa longa corrida. Sebastiano Lambardi, em suas “Memórias do Monte Argentario” conta que, em 1701, por ocasião da visita do rei espanhol Filippo V, foram organizadas “corridas de barco”.
A partir da segunda metade do século XIX, na primeira semana de agosto, por ocasião da celebração do padroeiro, foi inserida nas festividades uma competição entre os barcos a remo.
Em 1937, quando o Município de Monte Argentario assumiu a organização da regata, passou a ditar as regras do que mais tarde foi chamado Palio Marinaro dell’Argentario.
No entanto, além da lenda, o Palio Marinaro dell’Argentario só pode ser descendente da tradição da navegação da cidade de Santo Stefano, usada para colocar a força no remo, tanto para a pesca costeira, como para puxar os navios quando estes permanecessem calmos.
Hoje em Porto Santo Stefano, o Palio tornou-se o meio usado pelos habitantes locais para expressar a sua ligação ao mar e às tradições do campo.
Programa:
nos dias que antecedem e depois do Palio há vários eventos, siga aqui.
no dia 15 de agosto acorre então o Palio, e o programa é o seguinte:
- 17h00 Desfile dos Rioni (times que correspondem aos bairros)
- 19h00 Palio Marinaro dell’Argentario
- Cerimônia de premiação da tripulação (prefeitura)
Fotos: site oficial do evento