Eroica, uma corrida de bike na Toscana de outros tempos – por Cecília

O que acha de pedalar pela Toscana e viver cenas de um ciclismo antigo? Essa é a idéia da Eroica, uma corrida de bike na Toscana de outros tempos. Texto escrito pela Cecília que conta a sua experiência.

Texto original de 09.01.2016 – atualizado 01.04.2022

Cecília
Cecília

O blog abre o espaço mais uma vez para textos dos leitores e este é de uma leitora especial, da Cecília, uma brasileira que mora na Itália.

Neste texto ela conta como foi a sua experiência participando na Eroica, uma competição bem diferente na Toscana, e ainda dá dicas para quem quiser participar.

Gente, mas é tanta foto bonita que não coube no texto!!!!

Atualização, data de 2022:

Em 2022. evento ocorre dias 1 e 2 de outubro, e as inscrições estão já abertas. Veja maiores informações no site oficial.

L’Eroica nasceu em 1997 em Gaiole in Chianti, uma pequena aldeia na província de Siena. Aqui 92 caçadores de sentimentos e emoções deram início à primeira edição de um evento mágico de ciclismo, que todos os anos combina percursos desafiantes, paisagens magníficas e refrescos inesquecíveis de uma forma única.

No centro da Toscana, no coração do Chianti e na memória do ciclismo.

O que acha de vivenciar uma história escrita por verdadeiros heróis, onde a tecnologia contava pouco e a realidade era outra?

EROICA BIKE_30

Viver a Eroica é dar um salto ao passado, voltar numa época em que pedalar era sinônimo de poeira, lama, trabalho duro e espírito de aventura. Imagine percorrer as famosas “strade bianche”, palco de históricas batalhas entre grandes atletas como Coppi e Bartali… Hoje, esta é a grande oportunidade para reviver estas fortes emoções.

Mas afinal, o que é a Eroica?

A Eroica não é somente uma prova, mas um evento “Cult”mundial que acontece no início de outubro, na região do Chianti, desde 1997. Neste dia, as velhas bicicletas saem dos museus e das garagens e retomam a estrada, junto com as típicas blusas de lã, caramanholas de alumínio e câmeras de ar penduradas no ombro.

Eroica é a verdadeira paixão pelo ciclismo, a realização de um sonho, de uma experiência fundada nas raízes mais profundas do esporte.

EROICA BIKE_17

Os heróis de hoje são aqueles apaixonados que chegam dos quatro cantos do mundo. Não existe uma língua oficial, mas somente a linguagem do ciclismo, da emoção e da festa.

Atualmente, são 6.300 participantes que, com muito entusiasmo, se dividem entre os três diferentes percursos, combinando as paisagens cinematográficas da Toscana como o Chianti, as Cretas Seneses e a encantadora Val d’Orcia.

EROICA BIKE -_1

Percursos:

Não faltarão opções: você poderá escolher quantos quilômetros pedalar, de acordo com o seu espírito de aventura e  preparação física.

EROICA BIKE -
repare no copinho de vinho!!!

A escolha do percurso pode ser feita no momento da inscrição, mas há possibilidade de modificar antes da partida sem nenhuma penalidade para o ciclista. As opções são:

  • Passeggiata: 46 kms com 700 metros de ascensão
  • Percurso curto: 75 kms com 1.900 de ascensão
  • Percurso médio:  138 kms com 2.300 de ascensão
  • Percurso longo: 209 kms com 3.251 de ascensão
imagem do site oficial
imagem do site oficial

Como participar

Em face do sucesso nos últimos anos, a participação é limitada a, no máximo, 5.000 ciclistas. Porém, em 2016, em virtude  da comemoração dos 20 anos da Eroica, a organização está estudando uma modalidade para abrir vagas ilimitadas, permitindo, assim, a participação de todos que fizerem a inscrição através do site.

EROICA BIKE_46

Para participar é necessário consultar o regulamento a ser divulgado no final de dezembro. Alí você encontrará todas as informações, desde o tipo de bicicleta até os acessórios permitidos.

Aqui vão algumas informações antecipadas:

Bicicleta

Este slideshow necessita de JavaScript.

São permitidas bicicletas em aço construídas até 1987 ou bicicletas vintage que respeitem as característica especificadas no regulamento. Entre elas: cambio no tubo obliquo, pedais com firma pé (não é permitido nenhum tipo de clip e sapatilha), fios do freio externos ao guidom, rodas em alumínio, aço ou madeira mas sempre com perfil inferior a 20mm, etc.

Provavelmente você já deve estar assustado com tanta informação, mas não se preocupe pois através da Bottega L’Eroica, na cidade de Gaiole, você poderá alugar bikes já preparadas para o evento.

Vestuário

EROICA BIKE_56

É necessário vestir-se com roupas em estilo vintage, como blusas e bermudas de lã, evitando mostrar roupas feitas com materiais técnicos de recentemente fabricação.

EROICA BIKE_39

EROICA BIKE_18

Acessórios

Em consonância com o espírito evocativo histórico, a organização convida todos os participantes a enriquecer seus trajes com outros acessórios antigos, desde sapatos, chapéus, óculos, garrafinhas de água, etc.

Quanto à utilização de capacete, este é o único acessório moderno aconselhado e recomendado.

Pontos de alimentação

Este slideshow necessita de JavaScript.

A alimentação é o “Top” deste evento. Nada de isotônicos, maltodextrinas ou suplementos.

Chegando aqui nossos heróis descansam suas bikes e se deliciam com a típica comida toscana, isso mesmo comida e bebida!

recarga para a corrida
recarga para a corrida

Obviamente não poderia faltar o majestoso vinho Chianti acompanhado pelo prato de Ribolita!

Com uma grande variedade de embutidos, queijos, vinhos e outros produtos típicos, é difícil retornar à estrada. Mas não se preocupe, tem gente que ainda encontra tempo para um cochilo debaixo das parreiras e oliveiras antes de retomar o percurso. Afinal, aqui ninguém se importa com o tempo, o que vale é se divertir. A classificação final passa a ser uma mera lista em face da rica experiência vivenciada.

EROICA BIKE_72

EROICA BIKE_20

Eroica 2015: a minha experiência

Cheguei em Gaiola in Chianti no sábado de manhã e, como vocês podem imaginar, com uma expectativa bem alta após ter lido maravilhas desse lugar.

Bem, já começo dizendo que seria necessário um poeta para descrever este espetáculo!

EROICA BIKE_47

EROICA BIKE_3

Outubro, abrindo as portas ao outono europeu, oferece uma sincronia de cores que vão desde o ocre das parreiras, ao acinzentado das oliveiras e ao verde intenso dos famosos ciprestes da Toscana. Tudo isso com um contorno de castelos e colinas de tirar o fôlego.

Entrando no centro de Gaiole, encontramos milhares de ciclistas sorridentes, passeando com amigos e família. Mas o que me marcou foi a dimensão da Eroica: não é somente uma festa que contempla o ciclismo, mas, sobretudo, eleva a cultura, a história e a gastronomia local.

EROICA BIKE_62

Passeando pela área expo se encontra de tudo: peças, roupas e acessórios para sua bike de época. Do outro lado da cidade, há outros expositores “mais modernos”… afinal de contas, ciclismo é ciclismo e, aqui, o passado, presente e futuro caminham juntos.

 Todavia, uma curiosidade não saia da minha cabeça: por que a Eroica se tornou tão amada e procurada por milhares de ciclistas?

EROICA BIKE_53

Giancarlo Brocci, inventor e promotor deste evento, me respondeu: “Eroica é a redescoberta do ciclismo, aquele verdadeiro, o esporte feito para o esporte, baseado nas raízes genuínas e que hoje oferece a possibilidade de reviver a beleza da fadiga. Hoje precisamos reencontrar um esporte onde o campeão seja autentico, incontestável, não construído. As pessoas hoje querem história, querem algo que vá além da relação peso e potência.”

E, enquanto conversávamos, fui apresentada a Andrew Hampsten, um dos emblemas deste ciclismo. A sua famosa foto, no Passo Gavia, em 1988, debaixo de uma tempestade de neve, é a prova! Esta foi, sem dúvida, a melhor resposta a minha pergunta.

EROICA BIKE_50

A Eroica já desembarcou em vários países como Espanha, Estados Unidos, Japão e África do Sul.  Giancarlo Brocci nos presenteou antecipando uma novidade: em novembro de 2016, haverá uma versão na América do Sul, mais exatamente em Punta del Este, no Uruguai.

Então, não percam tempo… Comecem a tirar a poeira de suas velhas magrelas, ajustar o cambio, os freios e treinar muito, porque, aqui, o espetáculo é verdadeiro!

EROICA BIKE_42

Dicas

Quando fizerem a escolha do percurso, lembrem-se que há vários trechos nas chamadas “strade bianche”. Essas são estradas de cascalho batido, que causam um maior atrito e dificuldade técnica, requerendo um esforço e habilidade maiores que o asfalto.

As bicicletas podem ser alugadas por aqui mesmo, mas aconselho sempre pegar ao menos um dia antes para testes. As bikes de época ou vintagem têm uma geometria muito diferente das atuais e a nossa postura com certeza irá sentir. Este fator também poderá causar um maior desgaste físico.

EROICA BIKE

Não deixem de passar na Eroica caffè, um local charmosíssimo que, ao invés de quadros de artistas renomados, é decorado com  páginas de revistas de época,  retratando um ciclismo histórico e glorioso.

Cheguem uns dias antes e aproveitem para pedalar por esse território. Existem vários burgos e castelos históricos, além de gastronomia e ótimas cantinas onde se pode fazer degustação do vinho Chianti. Atenção, porém, aos percursos: o asfalto é ótimo, mas de repente você poderá se deparar com trechos de “strade bianche” não indicados aos ciclistas de road bike com pneus normais e rodas de carbono.

EROICA BIKE X

Informações:

Site oficial do evento

3 comentários em “Eroica, uma corrida de bike na Toscana de outros tempos – por Cecília”

      1. Muito Obrigado pela dicas, adorei , ganhei de presente uma bike dos anos 70 na Itália , agora vou ter ir pega-la e ir fazer la l’eroica. Penso em fazer 135 km.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *