Eis uma ótima novidade aqui na Toscana, caminhar sobre as muralhas de Pisa agora é possível! A partir do dia 18 de maio a muralha será aberta em definito!!!
A reforma da muralha de Pisa começou à vários anos atrás, e recebeu um fundo europeu para finalização da obra, que seria aberta à visitas em 2015. Porém, desde 2013 os problemas com os vizinhos da muralha, que se sentiam “usurpados” da sua privacidade entraram na justiça para proibir a abertura e decisão final deste disputa ainda vai se alongar muito.
Ainda ocorreram problemas com a inclusão de elevadores para cadeirantes, sendo uma estrutura muito antiga, mas que acabaram sendo implantados. E por fim, a prefeitura da cidade fez um concurso público para a gestão da muralha, mas ainda nenhuma empresa candidata foi aceita.
Por essa razão, não foi possível a abertura dentro do tempo previsto na obra, e a prefeitura decidiu então abrir a muralha à visitação gratuitamente, junto com seus dependentes públicos, da Polizia Municipale e mais de 100 voluntários da associações da cidade: Associazione dei Musei e dei Monumenti Pisani, Associazione degli Amici delle Mura (Amur) e da Croce Rossa, somente alguns finas de semana do verão de 2017.
Porém, agora dia 18 de maio abertura será definita, como nova opção de passeio pela cidade!
Visita às Muralhas de Pisa: informação e horários
As muralhas medievais estarão definitivamente abertas ao público a partir de 18 de maio de 2018. Veja quando ficará aberta:
- Na alta temporada – começa na segunda-feira antes da Páscoa e vai até o primeiro domingo de novembro – o horário de funcionamento do caminho nas muralhas será de 9 às 19 horas.
De junho a agosto, nas sextas e sábados – o horário de encerramento será prorrogado por duas horas, até as 21 horas. - Na baixa temporada – de novembro a segunda-feira antes da Páscoa – o horário de funcionamento será de 10 às 15:30 horas.
Quanto custa subir nas Muralhas de Pisa?
O bilhete para as Muralhas de Pisa terá um preço de:
- 3 euros –
- 5 euros para aqueles que querem usar o aplicativo) e é dedicado aos turistas que querem visitar a cidade e admirar Pisa de alta altitude andando ao longo da passarela das antigas muralhas medieval
- gratuito para: deficientes, acompanhante de deficientes, acompanhantes de estudantes (2 a cada 15 estudantes), crianças até 8 anos, guias de turismo, desempregados, grupos para visitas especiais, residentes em Pisa
Atenção:
- proibido acesso a menores de 14 anos não acompanhados
- é permitido a cães com focinho e / ou coleira.
Os pontos de acesso serão:
- Torre di Legno na piazza Federico del Rosso (esquina da via del Borghetto – Lungarno Buozzi) – subida com escada e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção
- Piazza delle Gondole – subida com escada e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção
- Torre Piezometrica, com acesso pela via San Francesco e da via Vittorio Veneto – subida com escada e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção
- Torre di Santa Maria, com accesso da Piazza del Duomo e da via Contessa Matilde – subida com escada
- De cada ponto de acesso é possível subir e descer
O percurso:
- O percurso completo é de mais de 3 km, porém inicialmente será acessível 2 km, que começa da Piazza delle Gondole até a Piazza dei Miracoli.
- a distância entre os 4 pontos de subida são os seguintes:
- Torre di Legno – Piazza delle Gondole: 750 m
- Piazza delle Gondole – Torre Piezometrica: 500 m
- Torre Piezometrica – Torre Santa Maria: 1600 m
- Torre Santa Maria – Porta Nuova: 250 m
- será lançado um site com informação oficial do evento – ainda não ativo – www.lemuradipisa.it
História da muralha de Pisa
A muralha da cidade começou a ser construída em 1155, e em alguns pontos chegava à 11 metros de altura, mas abaixo ainda tinha 2 metros de fundação. É uma muralha que cercava toda a cidade, e tinha um total de 7 quilómetros de extensão.
Ela cruza ainda a cidade, dos dois lados do leito do rio Arno, e ainda externamente, próximo à Piazza del Duomo, passava o rio Ozeri.
Veja também -> Curiosidades de Pisa: não é só a torre que é pendente na cidade!
Os pisanos, que eram hábeis marinheiros, fechavam a passagem do rio com correntes de ferro para não deixar passar barcos, que queria chegar ao mar, sem antes pagar a taxa à “dogana” à taxa de “passagem”.
A muralha da cidade em algumas partes é mantida, mas em outras ou a guerra ou o homem e seu ímpeto de modernidade acabou destruindo. Mas graças a um grande financiamento europeu, já há alguns anos se iniciou a reforma da muralha e de seus pequenos fortes (Bastioni) e torres. A idéia é criar um “caminhamento pela muralha”, ou seja, que as pessoas possam caminhar por toda a muralha da cidade ainda existente. O projeto completo, se tudo der certo, será terminado em 2014.
Em 2014, a muralha foi aberta em uma parte e eu pude conferir parte do caminhamento da muralha na Piazza dei Miracoli, com acesso a partir da torre de Santa Maria, até a Piazza dele Gondole.
Do caminhamento da muralha se tem uma vista maravilhosa da cidade! É impressionante o panorama da Piazza dei Miracoli lá de cima, ainda é possível ver o Bagni di Nerone (uma turma de era romana), a Igreja de San Francesco e a Piazza delle Gondole, os Bastione (bastiões), passar sobre as portas antigas da cidade, ver o teto dos edificios antigos e se sentir parte daquela época de ouro de Pisa.
É o que eu sempre digo, Pisa tem muito mais além da Torre!!!