É possível encontrar lugares onde ouvir canto gregoriano na Toscana, uma terra cheia de mosteiros e igrejas seculares.
Domingo eu gravei um pouco do canto gregoriano que acontecia na Basílica de San Miniato al Monte e que gerou muito interesse nos leitores que seguem o Facebook e Instagram do site, e por isso, este texto é para responder todas as perguntas.
Uma oração cantada, uma voz humana pronunciando palavras sagradas, assumem sons e cadências de uma beleza misteriosa. É o gregoriano, que desde a Idade Média se une à liturgia da Igreja Católica em uma perfeita simbiose: difícil ver onde termina a oração e onde a música começa.
O nome vem do Papa Gregorio Magno (monge beneditino), mas a tradição do canto litúrgico é feito de revisões, alterações, e redescoberta. Trata-se de um gênero vocal monofônico e monódico (de uma só melodia), sem acompanhamento instrumental (ou somente acompanhado pelo organum). Suas características básicas são uma herança dos salmos judaicos e das escalas musicais gregas, que, no século VI, foram adaptadas por São Gregório Magno para as celebrações litúrgicas da Igreja. O texto é a razão de ser do canto gregoriano, com total primazia sobre a melodia. O canto gregoriano, afinal, se baseia no princípio, segundo Santo Agostinho de que “quem canta ora duas vezes“.
Quer escutar um pouco do canto?
Hoje, o gregoriano é especialmente ligado a algumas comunidades monásticas onde a história é mantida viva através dos séculos. E na Toscana, uma terra cheia de mosteiros, e não é difícil encontrar lugares onde pode desfrutar e ouvir canto gregoriano.
Veja a lista dos locais onde pode ouvir Canto Gregoriano na Toscana:
Florença
Duomo de Florença
Em Florença, onde o gregoriano você também pode ouvir no Duomo, nas missas de domingo às 10:30 celebrada em Latim (de acordo com o rito de Paulo VI), e às 17h15, são cantadas de acordo com a melodia gregoriana, mas com salmos em italiano.
Basílica de San Miniato al Monte
A tradição gregoriana vive em toda a sua glória na Basílica de San Miniato al Monte, iniciada em 1013 como um monastério benedetino, depois passou à Congregação Cluniacense e em 1373 passou aos Monges Benedetinos Olivetanos que vivem ali até hoje. Na Basílica são celebradas duas missas em latim e com canto gregoriano todos os dias, às 7:15 e às 17:30, e a véspera às 18:30. Já no domingo somente às 17:30 é com canto gregoriano e em latim. O Coro Viri Galilaei, apresenta-se também todos os sábados (exceto o primeiro do mês) na missa vespertina das 17:30 e durante a véspera às 18:30. Horários e endereço aqui.
Basílica de Santa Croce
Muita gente não sabe, mas o Coro Viri Galilaei, que executam o canto gregoriano na Basílica di San Miniato al Monte, canta também em Santa Croce, durante a liturgia (às 18hs) e em alguns concertos à noite (às 21hs), porém em poucas datas no ano. Veja aqui a programação (2016/2017)
Igreja Santi Michele e Gaetano
Esta Igreja que fica na Piazza Antinori é o maior exemplo de Igreja barroca de Florença, e aos domingos, às 11 horas faz uma cerimônia solene com canto gregoriano.
Certosa de Galuzzo
A Certosa onde hoje vivem os monges Cistercensi, celebra o “Triduo“ e a Vigilia de Pásqua em canto gregoriano. Info. Leia sobre a Certosa aqui.
Igreja de San Salvatore al Monte
A missa das primeiras vésperas é cantada pelo Coro Viri Galilaei.
Outras cidades:
Comunidade dos Filhos de Deus – Settignano (Firenze) – Em italiano, Comunità dei Figli di Dio, foi fundada por Don Barsotti na Via del Rossellino, 7, em Settignano, usa o canto em algumas cerimônias, para maiores informações veja a agenda de celebrações no site da comunidade, que possui também uma síntese da liturgia em gregoriano.
Catedral de San Romualdo – Fiesole – o canto gregoriano é utilizado somente em alguns eventos e celebrações particulares.
Instituto de Cristi Re Sommo Sarcedote – Gricigliano (Pontassieve) – Comunidade de sacerdotes franceses, na qual a liturgia faz uso do canto gregoriano, domingos às 10:45. Info aqui.
Abadia de Santa Maria di Rosano – Rosano (Rignano sull’Arno) – Fica perto de Pontassieve, e é uma das Abadias mais antigas da Toscana, e foi fundada em 780 por uma comunidade feminina Benedetina de clausura. A liturgia e a eucaristia são realizada em gregoriano. A Ora Terza é às 6:45 e a missa às 7 (no coro); aos domingos e feriados a Ora Terza é às 9:45 e a missa às 10 (na igreja). A estas celebrações, se unem a Ora Sesta às 11,30 e as vésperas, que de segunda à sexta é as 17:45 e nos domingos e ferias é às 18. Info: 055 8303006 e 055 8303031.
Abadia de Vallombrosa – Vallombrosa (Reggello) – A Abadia foi costruita em 1028 da San Giovanni Gualberto, que foi o fundador da Congregação Benedettina di Vallombrosa. No local se celebra a missa com canto gregoriano aos domingos e nos feriados às 11. Os salmos são em italiano, mas as melodias são em gregoriano, até mesmo durante as vésperas, de segunda à sexta às 17:15 e nos domingos às 16 hs. Todos os anos, durante o verão, a abadia realiza um curso de canto gregoriano, que se conclui com um concerto. Leia sobre a Abadia neste texto aqui.
Santuário della Verna – Chiusi della Verna (Arezzo) – Este mosteiro é talvez um dos mais belos lugares para ter um contato verdadeiro com a espiritualidade. Fica no coração da Toscana. Frades franciscanos menores organizaram um grande serviço de recepção para os visitantes, que podem compartilhar as refeições com os monges no refeitório. Este foi o local onde São Francisco, santo padroeiro da Itália, recebeu as estigmas. O canto Gregoriano é realizado pelos frades, veja os horários aqui.
Eremo della Vita Eterna alle Volte Alte – Costalpino (Siena) – A comunidade de Oblates Benedetinos seguem “o máximo cuidado para o Ofício Divino com a recuperação do canto gregoriano”. Info horários: 0577.349082 – Loc. le Volte, Siena.
Abadia de Monte Oliveto Maggiore – Chiusure (Asciano) – Os muitos visitantes que passam pelo Monte Oliveto são muitas vezes atraídos pelo canto gregoriano dos monges. A abadia, fundada por San Bernardo Tolomei em 1319 no meio da paisagem cénica da região Crete Senesi, é a casa dos monges Beneditinos Olivetanos. Aqui você pode ouvir o canto gregoriano todos os dias: de segunda à sexta para as vésperas e na missa às 18:15, e no domingo na missa das 11hs.
Abadia de Sant’Antimo – Castelnuovo dell’Abate (Montalcino) – A Abadia de Sant’Antimo, um belo local de fé entre Montalcino e Monte Amiata, onde vivem desde 1992 os Canonici Regolari Premostratensi: uma comunidade religiosa de origem francesa que segue a Regra de Santo Agostinho e tem como característica fundamental o compromisso de viver a relação difícil entre contemplação e ação, entre a vida da comunidade e serviço pastoral. A comunidade, fomata por cânones italianos e franceses, que reúnem-se sete vezes por dia para cantar hinos à Deus e cânticos espirituais: todas as liturgias são cantadas em canto gregoriano. Durante a semana: manhãs às 6, louvor às 7, Ora Terza às 9, seguido de missa às 9:15, sesta às 12h45, nona às 14.45, vésperas às 19, e compieta às 20:30 (às 21 hs em julho e agosto). Domingos e feriados, às 7h30 louvor, às 9 Ora Terza, a missa às 11. Outros horários inalteradas, com excepção das vésperas antecipadas às 18h30 e seguido da bênção eucarística. Veja mais aqui.
Trappiste di Valserena – Guardistallo (Pi) – O mosteiro Valserena nasceu em 1968 nas colinas da Toscana, através dos bosques e olivais da Val di Cecina é um mosteiro de monjas contemplativas pertencentes à Ordem Cisterciense da Estrita Observância ( em italiano Stretta Osservanza), conhecida como trapistas. Sua vocação é para o louvor de Deus, e a liturgia ocupa um lugar importante na vida da comunidade. O calendário se segunda à sábado inclui missa às 7:15, Ora Media às 9:30, 12:15 e 14:45; e Vésperas às 17:40, Compieta às 19:30. Domingos e feriados, louvor às 7:30, Ora Terza e missa às 10:30; restando inalterados os outros horários. Endereço: via Provinciale del Poggetto, 48 – Guardistallo (Pi) – mais informação aqui.
Fonte: Messa in latino e Toscana Oggi