Neste texto vamos seguindo os passos do filme “A vida é bela” em Arezzo, obra-prima de Roberto Benigni.
Arezzo é uma das cidades mais ricas da Toscana, localizada no sudeste, fica no topo de uma colina, no cruzamento dos quatro vales: Val Tiberina, Casentino, Valdarno e Val di Chiana. Uma cidade tranquila, pátria de um dos grandes artistas do renascimento, Giorgio Vasari e que contém belezas arquitetônicas e artísticas importantes.
Leia também o texto –> O que fazer em Arezzo + Mapa grátis
Não deixe de fazer o download
no Mapa Grátis de Arezzo,
nele há todas as informações da cidade.
.
.
O filme “A vida é bela” do ator e diretor Roberto Benigni foi filmado em Arezzo e fez muito sucesso, chegando a ganhar o prêmio Oscar em 1997.
O Fabio dos Blogs Viagens Cinematográficas e Viaja Bi vem a Toscana nesta semana e por isso, em sua homenagem, decidi fazer este texto, espero que depois ele conte como foi sua experiência em Arezzo e eu coloco o link aqui.
No filme, Guido, um jovem judeu, vai com seu amigo Ferruccio a Arezzo à procura de trabalho. Ele acaba conseguindo um emprego como garçom do tio Eliseu, gerente do Grand Hotel, e se apaixona por Dora, professora prometida a Rodolfo, um fascista. Com alegria e tenacidade de seu personagem, ele consegue fazer com que a professora se apaixone por ele, e casar com ela.
Seis anos mais tarde, provavelmente denunciado pela sogra que nunca gostou dele, Guido é deportado para um campo de concentração com o tio Eliseu e com seu filho, o pequeno Josué, enquanto Dora, embora não seja judia, decide de segui-lo por sua própria iniciativa.
Este é o início da trágica aventura, onde Guido com habilidade, tenta proteger seu filho da terrível situação que eles estavam, mascarando todo o drama da prisão, fingindo que é tudo um jogo para ganhar pontos e vencer a distância física de sua esposa, tentando ficar o mais próximo possível dele.
Um homem, realmente disposto a tudo, a fim de defender o que ele tem de mais caro. Até que a prova conclusiva, que a imaginação de Josué assume a forma de um longo jogo de esconde-esconde, antes do triste final.
Um filme que pode fazer você rir, mas que, especialmente no final, sabe como emocionar e arrancar lágrimas, e é esta mudança total de cenário, cores, tons de voz, humor e música que fazem do filme uma obra-prima. Um filme que envolve a todos com a alternância de emoções e sentimentos dos protagonistas.
Um exemplo maravilhoso de amor para a família, um sentimento sincero e genuíno, mas especialmente profundo. Cenas memoráveis em que Guido explica, para as crianças do ensino fundamental, as características dos membros da “raça superior”. Assim como inesquecível é a cena em que Guido se oferece como voluntário para traduzir o discurso do comandante alemão, de onde começa o jogo dos pontos.
Como este filme entrou no coração de todos,é possível dizer pelo fato de que algumas expressões passaram a serem usadas com mais frequência, como o famoso “Buongiorno Principessa”.
Vamos seguir os locais de Arezzo que foram usadas em cenas do filme “A vida é bela” do grande diretor italiano Roberto Benigni.
A Catedral
Palazzo della Provincia
Praça Grande
Logge Vasari
Palazzo della Fraternita dei Laici
cartolibreria Orefice em Via Pescioni
Badia delle Sante Flora e Lucilla
Via Garibaldi
Scuole Elementari
Basilica di S. Francesco
Caffè dei Costanti
Pingback: Voos domésticos brasileiros com internet? | 360meridianos
Que lindo texto Deise. Amei a homenagem, lindo demais o filme e Arezzo. É por essas e outras que eu acho q cinema e viagens têm tudo a ver. Até amanhã!!!
Obrigada Fabio, e boa viagem para você pela Toscana! abs
Pingback: O que fazer na Toscana - Dicas de Viagem e Roteiro de 5 Dias