15 dicas do que fazer na região da Versilia

 •  0

By

Veja 15 dicas do que fazer na região da Versilia, no norte da Toscana.

A Versilia tem uma das costas mais conhecidas da Itália e da Europa. É aqui que, na segunda metade do século XIX, nasceram os primeiros estabelecimentos balneários. Além disso, existem outras coisas interessantes para fazer em Versilia, mesmo fora do verão, graças ao clima ameno e às inúmeras atrações.

Eu listei algumas das coisas para fazer em Versilia, então, se você decidir visitar esta área durante suas férias na Toscana, este post é certo para você!

O território da Versilia inclui o litoral, mas também as montanhas próximas dos Alpes Apuanos. Apenas quatro municípios constituem a parte mais histórica e antiga da Versilia, chamada por aqui de Versilia Storica: Forte dei Marmi e Pietrasanta na costa, e Stazzema e Seravezza para na parte alpina (também chamada de Alta Versilia). já hoje consideramos até mesmo outros municípios como parte de Versilia: Viareggio, Massarosa e Camaiore.

Leia o texto que escrevi explicando mais sobre a Versilia ->

15 coisas para fazer na região da Versilia

Forti dei Marmi

1. Relaxe na praia

Durante o verão, você não pode perder alguns dias de relaxamento sob o sol da Versilia. Existem muitos estabelecimentos balneários para todos os orçamentos onde você pode alugar uma cabana (mais chique, eu não chamaria de barraca – ahahah) de praia, espreguiçadeiras, cadeiras e depois almoçar nos restaurantes. Em vez disso, se você gosta de uma praia selvagem e livre, sugerimos-lhe a praia da Lecciona em Viareggio. Leia nosso post especial sobre as praias da região da Versilia aqui.

2. Compras em Forte dei Marmi

Forte dei Marmi é um belo resort à beira-mar de alto padrão, conhecido na Itália e no exterior por suas butiques, bons restaurantes e bares. Todas as quartas-feiras de manhã (e aos domingos durante o verão), a arredondada Piazza Marconi hospeda o mercado Forte dei Marmi, onde você pode fazer grandes negócios comprando roupas de boa qualidade (especialmente cashmere) e móveis e acessórios para casa.

3. Dê um passeio na cidade artística de Pietrasanta

Pietrasanta é uma linda cidade aos pés dos Alpes Apuanos, famosa mundialmente pelo processamento de mármore e bronze. É chamada de “Pequena Atenas da Itália” porque artistas como Botero e Mitoraj decidiram trabalhar e morar aqui. Ao longo de suas ruas você encontrará fundições, oficinas de mármore e mosaico, galerias de arte, bares e restaurantes agradáveis.

Leia o texto sobre Pietrasanta ->

4. Descubra um Patrimônio Mundial da UNESCO

A aldeia de Seravezza, um município da Versilia Storica, era usada pela Família Medici como local de férias de verão. Por isso decidiram construir uma grande residência que hoje acolhe uma biblioteca e local de exposições temporárias de arte moderna e contemporânea. O Palazzo Mediceo foi incluído em 2013 como Patrimônio Mundial da UNESCO na Toscana, juntamente com as outras Villas Medici espalhadas por toda a região.

5. Passeio no Lago

A poucos quilômetros da movimentada orla marítima de Viareggio, uma antiga área de pântano abriga uma próspera comunidade de animais e plantas: o Lago Massaciuccoli, que com mais de 2.000 quilômetros quadrados de superfície, forma a maior área úmida atrás das dunas da Toscana. O que agora é um lago pantanoso já foi uma lagoa salobra que passou por um lento trabalho de recuperação.

Em Massaciuccoli, perto da área arqueológica (veja abaixo), bandos de pássaros encontram seu lar no Oásis Chiarone LIPU, estabelecido em 1979. A zona pantanosa está localizada em uma posição geográfica que a torna um ponto de passagem e escala ideal para uma grande variedade de espécies ornitológicas, desde águias pesqueiras ao cavaleiro italiano, desde elegantes garças vermelhas a raros lustros. Ao redor do lago existem caminhos e trilhas que conduzem a um ponto de vista privilegiado naqueles recantos onde a água dá lugar às terras e à vegetação pantanosa.

6. Saiba mais sobre os antigos romanos no sítio arqueológico

Ao longo da margem oriental do lago Massaciuccoli, você encontra a área arqueológica de Massaciuccoli Romana. Assentamentos humanos desenvolveram-se em torno da bacia desde a época romana, ainda hoje visíveis na área arqueológica de Massaciuccoli Romana: aqui é possível visitar o museu arqueológico local e os vestígios da villa Venulei, construída no início do século I DC, com o seu complexo termal em uma posição com vista para o lago e, mais adiante, a costa.

Foto: Festival Pucciniano

7. Vá à ópera

Se você gosta de música clássica, na margem oposta do lago, o teatro ao ar livre da Torre del Lago recebe o Festival Puccini. O festival acontece todos os meses de julho e agosto em homenagem ao grande Maestro Giacomo Puccini que aqui passou a maior parte de sua vida. Famosos cantores e maestros internacionais atuam nas principais óperas como La Bohéme, Madame Butterfly, Tosca e Turandot. Você pode até visitar o museu da villa de Puccini.

8. Caminhada ao longo das trilhas alpinas

Como pano de fundo da costa estão os Alpes Apuanos com os picos mais altos da Toscana. O parque natural dos Alpes Apuanos faz parte da Rede Global de Geoparques da UNESCO. Aqui você tem a oportunidade de caminhar por trilhas panorâmicas que levam ao cume das montanhas onde a vista da planície e do mar é deslumbrante.

9. Explore o subsolo dos Alpes Apuanos

A caverna de Corchia  é o maior complexo de cavernas cársticas e galerias do país. A poucos quilómetros da praia, um caminho bem equipado de dois quilómetros permite ao visitante aprofundar-se no coração da montanha até à Galeria das Estalactites e ao Bosque dos Fósseis. Além disso, é possível visitar as antigas minas de mercúrio aprendendo como era difícil o trabalho dos mineiros. Saiba mais lendo o texto sobre a Caverna aqui.

10. Descubra as pequenas aldeias nas montanhas

Subindo nas montanhas também há aldeias agradáveis ​​para descobrir. A aldeia de Monteggiori é uma delas. Minúscula e silenciosa no alto do morro, parece remontar ao passado com suas casas de alvenaria, sem carros e muitos gatos circulando tranquilamente pelas vielas estreitas. Do terraço do restaurante “Le Tre Terrazze”, a vista da costa é incrível, principalmente ao entardecer.

11. Viareggio e seu famoso carnaval

Viareggio é conhecida não só pelas praias mas também pelo carnaval. Todo mês de fevereiro, os maiores carros alegóricos da Europa desfilam ao longo do calçadão à beira-mar atraindo milhares de adultos e crianças com máscaras e confetes. Não deixe de provar os Cenci, saborosos pastéis tradicionais do Carnaval.

Leia ainda:

12. Um passeio no cais de Viareggio

Viareggio tem uma atração irresistível para mim, principalmente no trecho da Darsena e no píer no início do calçadão à beira-mar. Se por um lado você pode caminhar pelas pedras que levam ao farol, por outro você pode caminhar pelo barcos atracados e você pode ver o mural mais famoso da cidade, aquele que diz ” Viareggio em você eu nasci em você espero morrer “. Em ambas as caminhadas, aconselho a virar as costas para o mar e olhar para dentro: o perfil dos Alpes Apuanos é incomparável, quase parece tocá-los.

13. Uma tarde em Versiliana

Em Marina di Pietrasanta há um esplêndido pinhal conhecido como Versiliana. No verão é um dos meus lugares favoritos porque se realizam os “Incontri al Caffè” onde intervêm escritores e personalidades importantes da atualidade. Outra coisa interessante são os shows com grandes nomes do cenário musical internacional. O programa é movimentado e variado, mas também é bom apenas tomar um pouco de ar fresco nas árvores ou levar as crianças para atividades recreativas.

Uma pequena joia histórica: Gabriele D’Annunzio viveu por um curto período de tempo na vila dentro do parque Versiliana. O pinhal fica a poucos passos da praia, então você pode fazer as duas coisas.

14. Volte para a Idade Média visitando um castelo

A parte norte da Toscana na fronteira com a Ligúria, há uma área chamada Lunigiana, e é conhecida por sua natureza, comida (especialmente Testaroli e Sgabei) e como Terra dos cem castelos. O Castelo mais próximo que você pode visitar vindo de Versilia é o castelo Malaspina de Fosdinovo ou Castello di Massa.

15. Prove a cozinha tradicional

Versilia significa também comida tradicional. Por ser uma zona à beira-mar, o peixe é o que manda na mesa, mas também há pratos à base de carne. Aqui está uma lista de pratos que sugiro que você experimente:

  • Tordelli, uma espécie de ravióli recheado com uma mistura de carnes e ervas diversas.
  • Scarpaccia, uma torta saborosa de vegetais de Camaiore
  • a crocante Frittura di pesce, mistura de peixes e crustáceos frescos e fritos.
  • Sparnocchi (espécie de camarão) com feijão de Viareggio
  • Risoto ou Massa com a Espelta de Garfagnana (alguns chamam de Farro da Garfagnana) com marisco e vegetais da época.
  • Os deliciosos embutidos de Gombitelli, uma pequena vila nas montanhas

Zuppa di Farro della Garfagnana

banner2

O Passeios na Toscana é uma empresa de venda de serviços turísticos, criada por Deyse Ribeiro, guia de turismo autorizado e especialista em turismo na Itália. Aqui você pode reservar tours particulares em português na Toscana e na Itália, além de serviços como transfers, sessões fotográficas, passeios de barco,  tours gastronômicos, aula de culinária, organização de casamentos e muito mais. Conheça nossos TOURS e EXPERIENCIAS.

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!

Tags: