Domingo de Páscoa em Florença: Festa do Scoppio del carro

31/mar | por Deyse Ribeiro
Chegada do carro

Chegada do carro

Uma das mais antigas tradições florentinas, provavelmente remonta aos tempos da 1ª Cruzada e a conquista de Jerusalém. O fogo representaria a purificação, assim, todos os anos acontece a explosão do carro. A celebração acontece de modo cada vez mais impressionante, com fogos de artifício e outros belos efeitos.

image

A explosão do Brindelone

Esta cerimônia remonta ao tempo da primeira cruzada: quando Pazzino dei Pazzi retornou de Jerusalém com as pedras sagradas para acender o fogo comemorativo da Pasqua Florentina.

A presença de Pazzi Pazzino e de 2500 soldados de Florença na Primeira Cruzada é um sinal importante do papel de Florença, em Jerusalém, e em seguida, o prestígio da cidade a partir da Idade Média.

A explosão do Brindelone

A explosão do Brindelone

Na manhã de Páscoa em Florença, escoltado por 150 entre soldados, músicos e porta-bandeiras da Procissão Histórica da República Florentina, o carro de fogo, conhecido carinhosamente pelos florentinos “Brindellone” sai da praça de Prato puxado por duas juntas de bois enfeitados com flores até a Piazza del Duomo, o Batistério e a Catedral.

O efeito da explosão

O efeito da explosão

A histórica encenação conta com a presença do prefeito da cidade e das autoridades da cidade. Mais ou menos às 8:30 inicia a representação do cortejo histórico que parte do palácio da República Florentina, junto à Porta Rossa, vai percorrendo as ruas da cidade e chega à Piazza della Signoria, onde às 9 se une com a bandeira da cidade. Na Igreja dos Santos Apóstolos (9 horas), começa uma cerimônia para acender o fogo das pedras sagradas de Jerusalém. A procissão com a Portafuoco e o relicário com as pedras do Santo Sepulcro continuam em procissão até a Piazza S. Trindade, Via de ‘Tornabuoni, Via Strozzi, Piazza della Repubblica, Via Roma e alcança a “Carruagem de Fogo”, na Piazza del Duomo.
Entre as 11 e 12 horas inicia o canto do “Gloria in excelsis Deo”. Mais tarde, da igreja, o bispo acende o rastilho para que a pomba (uma pomba de mentira, claro) que vai para acender os fogos de artifício inteligentemente dispostos no Brindellone.

Os Sbandieratori ( portadores da bandeira) de Florença

Os Sbandieratori ( portadores da bandeira) de Florença

É uma maneira de prever o futuro da cidade, se a pomba acende o fogo sagrado, quer dizer que a cidade passará por um ano feliz, se não acender é um sinal de má sorte para a cidade. É uma festa tão importante que passa na tv italiana ao vivo.

*fotos da internet

Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!

Conheça os passeios guiados em Florença e conheça a sua história.

Quer conhecer bem a Toscana?

Veja alguns dos passeios que ofereço aqui!
Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!

.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!