O tempo em Florença e na Toscana

18/jul | por Deyse Ribeiro

IMG_0547

A melhor época para visitar Florença? O ano todo! Saiba como é o tempo na Toscana durante todo o ano.

PRIMAVERA:

Primavera em Florença

Primavera em Florença

Com a aproximação da Páscoa, a Toscana começa a acordar do inverno, com os verdes dos campos e o perfume da vegetação. Até mesmo nas cidades pode-se observar as flores nas janelas, varandas e jardins a partir de Abril, com glicínias, lírios e tulipas.
Nos restaurantes ja começam ser servidos aspargos frescos e flores de abobrinha frita (uma delicia!).
Exceto na Páscoa, na primavera não há muitas filas em museus. É porem, época de excursões de escolas de toda a Europa, portanto não se assuste ao ver muitos estudantes nas ruas.
O tempo é bastante variável, no mês de abril ha dias de frio, de calor e de chuvas que mudam rapidamente.

Leia –> 5 Razões para conhecer a Toscana na Primavera

 

VERÃO:

A partir de junho começa o calor mais intenso. As temperaturas que podem chegar a 40°C, mas ao contrário do verão brasileiro, as chuvas são raras.
Em julho e agosto é oficialmente época em que os italianos vão ao mar e também época que vemos as famosas bobinas de feno e girassóis na Toscana! Se vier neste período não deixe de fazer muitas fotos na paisagem Toscana.
No interior ocorrem festas medievais, sagras (feiras gastronômicas), concertos e teatros ao ar livre e muitas vezes grátis nas praças das cidades menores.
Porém é também período de museus cheios e filas! Altas temperaturas e muita humidade, não dá pra ficar sem uma garrafinha de água neste período, atenção a proteção solar e a desidratação, portanto agua, chapéu e protetor são muito necessários.
Lembre-se que ocorre uma boa diferença de temperatura do dia pra noite, por isso encontramos nos mapas variações de mínima e máxima, portanto mesmo que viaje no verão traga algumas blusas de manga comprida para a noite.

 

OUTONO:

Outono é época de vendemia!!! Colheita das uvas pra fazer o vinho, portanto época ideal de passear pelos vinhedos, porém atenção, muitas vinícolas não abrem a visitação neste período!
É época também de trufas brancas (tartufo), funghi (cogumelos) como os porcini.
Neste período os campos se transformam em cores maravilhosas em tons de marrom e dourado de pura poesia.
No outono, mais precisamente em novembro, começam as chuvas fortes e de vento que podem durar dias. As temperaturas tendem a abaixar.
Falei sobre visitar a toscana no outono, leia aqui.

 

INVERNO:

área de esqui em Abetone, Toscana

área de esqui em Abetone, Toscana

Essa pode ser uma boa época para visitar a Toscan para se sentir a vontade epra quem não liga para o frio.
O frio é um pouco intenso, raramente cai neve em Pisa e Florença, mas nas áreas mais altas há áreas de esqui na Toscana (ja falei sobre isso neste texto).
O céu azul e a luz dourada com um por-do-sol magnifico  atrai muitos fotógrafos.
No interior sentimos o cheiro das castanhas assadas! Nos restaurantes encontramos as carnes de caça como Javali e veado, muita polenta e sopas variadas.
No início de dezembro é época de colheitas das azeitonas e de degustar o “olho novo”, o azeito novo, que é maravilhoso!!!
O mês de novembro e dezembro é bastante chuvoso! Leia mais sobre viajar no inverno na Toscana aqui.

 

Lembre-se, em se tratando de Europa as estações são o contrario do Brasil e são bem marcadas.

INVERNO: As temperaturas variam de 0º a 6º no inverno

VERÃO: As temperaturas variam de  20º a 35º no verão, graças ao clima mediterrâneo que predomina na região da Toscana.
Abaixo o gráfico da  The Titi Tudorancea Bulletin que encontrei aqui comparando as temperaturas máximas representadas na parte de cima de Florença  (vermelho) com as da Toscana (roxo) em CADA MÊS e mínimas representadas na parte baixa:

previsão do tempo na toscana

previsão do tempo na toscana

Lugares com climas similares: Zaragoza (Espanha), Le Luc (França), Istres (França), Marseille / Marignane (França), Roma, Pisa / S. Giusto, Grosseto, Frosinone, Alexandroupoli (Grécia), Larissa (Grécia), Albenga, Beziers / Vias (França), Nimes / Garons (França), Tirana (Albânia), Avignon (França), Pescara, Amendola, Thessaloniki (Grécia), Madrid / Getafe (Espanha), Montpellier (França), Forli, Roma / Urbe, Perugia, Salon (França), Bardenas Reales (Espanha).

.
Você vai viajar para a Toscana?
Veja a previsão em várias cidades da Toscana, para 1 semana, clique aqui.

CHUVA:
Controle se nos próximos dias estão previstas precipitações – 9 dias, em italiano – aqui.

 

Leia ainda:

 tag: O tempo em Florença e na Toscana


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!