Festa della Rificolona – 07 de setembro

02/set | por Deyse Ribeiro

No dia do nascimento da Virgem Maria, se festeja em Florença a Rificolona.

Chamam-se Rificolona  os lampiões de papel, de formas variadas, que são colocados no topo de uma haste e levados em procissão pela cidade. São também colocados nas janelas.

É uma manifestação do folclore antigo, que sempre culmina na Piazza SS Annunziata.
A origem deste evento e das “lanternas” tão brilhantes e coloridas, vem de um passado não muito recente, quando os camponeses dos povoados e dos vales ao redor de Florença vinham para a cidade para a exposição do dia 8 de Setembro.

UFFICIO STAMPA COMUNE DI FIRENZE

Das regiões do Casentino, Mugello, Garfagnana e Pistoia as pessoas chegavam em Florença à pé e acendiam os caminhos e ruas com lanternas que no seu interior continham velas ou tochas, por sua vez cobertas por estruturas, as  vezes de pano ou de papel, que serviram como uma proteção a chama do vento.

Para os florentinos tornou uma tradição real, com base nesse sistema de iluminação típica e se construiu uma verdadeira obra de arte de papel ou papelão.

Hoje, as crianças constroem a Rificolona nos dias anteriores a festa em casa ou na escola, em seguida, a utilizam durante o desfile que acontece nas ruas da cidade. As  Lanternas no mercado são produzidas industrialmente e mais com desenhos e as características que se assemelham tradições (infelizmente) orientais.

Ainda hoje, em muitas partes da cidade você pode ver o tradicional desfile. As crianças e adultos carregam com orgulho a sua Rificolona.

Video youtube:

Programa de 2013:

Feste e Desfile em Florença

  • Dias 6 e 7 Setembro na via Madonna delle Grazie das 21:15  – desfiles de rificolone e jogos pelas rua.
  • A festa tradizionale é aquela do dia 7 Setembro, as 20:15 começa um desfile histórico pela Piazza S.Felicita e termina as 2:45 na Piazza Santissima Annunziata, onde o Bispo dá a benção a rificolone, e dali ocorre a premiação da lanterna mais bonita.
Leia mais: 
– Resumão: Tudo o que você precisa para viajar para a Toscana
– Tudo o que você precisa saber sobre o transporte em Florença

Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!

Conheça os passeios guiados em Florença e conheça a sua história.

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!