Giardino dell’Iris: um segredo bem guardado de Florença

08/maio | por Deyse Ribeiro

No dia 20 de abril foi reaberto o Giardino dell’ Iris de Florença, o jardim do íris, com uma vista explêndida de Florença, próximo ao famoso Piazzale Michelangelo.

DPP_0093

Leia também: OS JARDINS PANORÂMICOS DE FLORENÇA

DPP_0001

O Jardim da Íris (Giardino dell’Iris) é um dos melhores segredos de Florença, digo segredo porque pouquissimo divulgado e até mesmo os locais pouco sabem.  Ele ainda fica aberto somente 1 mês por ano, somente na época em que os lírios estão florescendo.

O jardim fica escondidinho a direita do Piazzale Michelangelo (veja no mapa e clique sobre cada ponto):

 

O jardim foi criado pelo arquiteto Zanetti e aberto ao publico 3 anos depois por iniciativa de Flaminia Specht e Nita Stross Radicati, membros da Società Italiana Amici dei Fiori, para sediar a primeira Competição Internacional de Íris, chamada de “Premio Firenze” (1957).

Em 1967 foi realizado em lago na parte mais baixa, para poder cultivar a Iris Japonesa e da Louisiana

Mapa

Mapa

O local é gestão pela Sociedade Italiana da Iris, fundada em Florença em março 1959 e contém hoje mais de mil e quinhentas variedades de Iris, algumas raras e em via de instinção. A superfície do Jardim da Íris é de cerca de dois hectares e meio, a área é dividida em caminhos de pedra, campos de oliveiras, um lago artificial, as áreas onde você pode relaxar, fazer um piquenique, ler um bom livro ou simplesmente apreciar a vista. 

Na verdade este é o paraíso dos fotógrafos amadores, pois podem tirar as fotos das plantas sem nenhum problema, e ainda tem mais 2 pontos panorâmicos para fotos, o Piazzale Michelangelo e o Giardino delle Rose, veja foto abaixo:

 

Piazzale Michelangelo - ponto panorâmico

Piazzale Michelangelo – ponto panorâmico

Esse ano é o Concurso numero 58, uma curiosidade é que ele é um concurso  anônimo, pois os jurados só depois de darem o seu voto é que descobrem o nome da variedade da flo e do seu hibridador.

DPP_0095

Depois de desvendar os vencedores, dão-se os prêmios, e o vencedor maior recebe o Fiorino d’oro, doado da  Azienda Per il Turismo (órgão responsável per o turismo em Florença).

Todas as espécies vencedoras do concurso internacional do Íris de 1954 até hoje estão presentes no jardim, mas talvez nem todos sabem,  mas  a cada ano os especialistas botânicos tentam  criar um íris vermelho escuro, como o do brasão da cidade de Florença, tal tonalidade de vermelho ainda não foi conseguida.

DPP_0081

O Giardino dell´Iris está aberto somente de 25 de abril a 20 de maio, a entrada é gratuita.
Horário:   10.00 – 12.30 / 15.00 – 19.00
Como Chegar:  autobus n. 12 – 13, saida na Estação de trens de Santa Maria Novella
https://www.irisfirenze.it/

Vou terminar com várias fotos que fiz desse maravilhoso Jardim:
Fotos: pode acreditar, foram feitas por mim!
Imagem: mapa do site www.irisfirenze.it/

leia também:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!