O curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi + vídeo

08/jan | por Deyse Ribeiro

Conheça o curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi, uma pequena cidade perto de Arezzo que comemora o carnaval com máscaras barrocas, um evento único. Veja ainda o vídeo da festa.

* atualizado com datas de 2018

O centro de Castiglion Fibocchi ganha vida especialmente durante o Carnevale dei Figli di Bocco, Carnaval dos Filhos de Bocco, quando centenas de pessoas desfilam pelas ruas da cidade com fantasias barrocas, e suas características máscaras de papel machê.

Este ano a festa acontece nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018, das 14:30 às 18:30, com ingressos à 7 euros. Veja mais abaixo.

Antes do texto, um vídeo que resume a história deste Carnaval e mostra um pouco do desfile.

A Origem:

O Carnaval histórico deve sua origem à figura da família de Ottaviano dei Pazzi, família a qual o Conte Guidi cedeu o feudo de Castiglione Fibocchi no século XII. À Ottaviano foi dado o apelido de Bocco, por causa de uma deformação no rosto,  e que mais tarde acabou originando o nome da cidade “Fibocchi” ( seria algo como o Castelo daqueles de Bocchi).

carnaval castiglion fibocchi_41

A figura desse personagem extravagante está entrelaçada com as festividades locais antes da Quaresma, quando os senhores e plebeus celebravam juntos o Carnaval. Desta “festa” há provas em um documento de fevereiro de 1113, que diz:

“Berta di Arrimando que deveria casar-se com Guglielmo di Bernardino, nobre de Valdarno, teve que antecipar a data do seu casamento, pois no Castello dos filhos de Bocco no Valdarno Arentino, se festejava o “Carnevale de filiis Bocchi”, com grande liberdade e antes do início da quaresma”

carnaval castiglion fibocchi_26

E assim há mais de vinte anos as comemorações tomaram vida e durante o carnaval, mais de 200 figurantes desfilam as máscaras barrocas pelas ruas e praças da cidade acompanhados por músicos, malabaristas e artistas de rua. Os trajes fantásticos e máscaras de papel machê são particularmente luxuosos e elegantes.

Devido às suas características, o Carnaval dos Filhos de Bocco tem sido comparado ao Carnaval de Veneza.

As máscaras são realizadas de papel marchê, à mão, pela população da cidade, que também faz as roupas. E lógico, são eles que se fantasiam. Eles se organizam todo ano, inventando máscaras novas, fantasias e escolhendo os nomes e locais onde cada máscara deveria se posicionar, tudo para fazer o carnaval mais curioso da Toscana.

carnaval castiglion fibocchi_46

Devo confessar que me surpreendi. Primeiro porque não encontrei muita informação antes, somente no site oficial da festa e no site da Toscana, portanto não sabia muito o que esperar. Mas a organização da festa, a harmonia com que ela acontece, e o acolhimento da cidade me deixaram de boca aberta. Você pode ver no vídeo que as fantasias são de qualidade e muito ricas, a sensação mesmo é de estar em Veneza… só falta a paisagem… (risos).

Como ocorre:

Para entrar na cidade no dia do evento é preciso pagar 7 euros de ingresso.

carnaval castiglion fibocchi_36

As celebrações são abertas no primeiro dia pelo discurso do “Rei Bocco”, que representaria o antigo proprietário do feudo. Entre os personagens encontramos: o Rei de Quadros, os Arcanos, O custode do Tempo, O Rei de Espadas, os Servos de Fada, Febusilla, Shalom,  e muitos outros nomes curiosos.

No site oficial você pode ver a descrição de cada máscara, como se fosse um jogo de cartas, veja aqui.

carnaval castiglion fibocchi_20

Nos dois dias de festa, 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018, às 12:30 ocorre a abertura dos stands de gastronomia com comida típica e vinho.

Às 14:30hs ocorre a abertura do carnaval onde é possível visitar as ruas da cidade e conhecer cada uma das máscaras que ficam ali dispostas para fotos, ainda há alguns shows de magia, dança, etc.

carnaval castiglion fibocchi_15

Às 16 acontece o discurso do “Re Bocco”, à sua corte e às 17:30 começa o desfile que este ano terá o acompanhamento do grupo de músicos da Giostra del Saraceno de Arezzo.

Todos os anos, no último domingo, o “Re Bacco” lê o “Testamento” e elege a Maschera Regina, a máscara rainha, a mais bonita do ano, com fogos de artifício e tem ainda a distribuição de um prato de massa à toda a população presente!!!

eleição da Maschera Regina

eleição da Maschera Regina com o Re Bocco.

A cidade:

Castiglion Fibocchi é uma encantadora cidade localizada nos arredores de Arezzo, hà 12 quilômetros, e nas encostas das montanhas de Pratomagno. A cidade tem origens antigas e passado nobre, hoje possui 2.00 habitantes e é conhecida por realizar o carnaval mais “curioso” da Toscana.

Palazzo Comunale

Palazzo Comunale

A primeira coisa que chama atenção ao visitar Castiglion Fibocchi, passando pela estrada Setteponte é definitivamente a natureza. A paisagem ao redor da cidade parece um tapete verde em direção de Arezzo e de fato neste território existem várias fazendas e muitos produtores de vinho e de um excelente azeite.

 Além de belas paisagens e vistas de tirar o fôlego, Castiglion Fibocchi inda mantém vestígios de um passado nobre, há belos edifícios como o Palazzo Comunale, a Igreja dei Santi Pietro e Ilario e a Pieve di San Quirico in Alfano localizado em San Piè Cherco. Impressiona a torre do Palazzo Comunale com seu relógio. Andando pela cidade é possível fotografar os restos das muralhas do antigo castelo e da Porta Fredda do século XII.

carnaval castiglion fibocchi_27

Dica para os amantes de cinema:

Quem se lembra da famosa cena de “A Vida é Bela” de Roberto Begnini, onde Guido diz pela primeira vez a Dora “Buongiorno Principessa”? Pois essa cena foi filmada em Castiglion Fibocchi, no celeiro mais famoso da cidade!

Como chegar:

Há ônibus para Castiglion Fibocchi desde Arezzo, mas somente nos dias de semana, no domingo não, por isso o ideal é ir de carro, ou de táxi desde Arezzo. Mas se for de táxi, marque ja o retorno, porque na cidade não há muitos táxis.

Informações:

Site da Associazione Carnevale di Castiglion Fibocchi

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!