By

Descubra as opções de Carnaval na Toscana, como se comemora, e onde ocorrem as melhores festas da região, além das diferenças do Carnaval na Toscana com o carnaval brasileiro.

O período de Carnaval é um dos momentos do ano em que as festas na Toscana são mais numerosas. Além do já famoso Carnaval de Viareggio em muitos outros lugares na Toscana é celebrado este festival onde vale tudo desde os tempos antigos.

Carnaval em Castglion Fibocchi

Carnaval em Castglion Fibocchi

Veja ainda – Os melhores carnavais da Itália no Itália para Brasileiros

Os Medici em Florença que começaram a comemorar o Carnaval na Toscana. A partir do século XV, foram organizados desfiles de carros alegóricos, música, banquetes suculentos, tudo isso para comemorar o último dia antes das Cinzas, começando assim a quaresma, período em que o cristiano deve abstinência e jejum, e daí deriva o nome da festa em latim “carnem levare”, em português, “eliminar a carne”.

O Carnaval na Toscana

O Carnaval na Toscana é um dos mais animados da Itália, graças à variedade de trajes e máscaras coloridas que ajudam a criar uma atmosfera de sonho. Além do já famoso Carnaval de Viareggio em muitos outros lugares da Toscana celebra este festival, onde tudo é permitido desde os tempos antigos.

Carnaval de Viareggio 2015_6

Em diversas províncias da Toscana há muitos desfiles de carros alegóricos e grupos de mascarados, uma há diferenças com o carnaval brasileiro:

  • não há “escolas de samba”, mas disputa é entre os artistas que criaram o carro alegórico (geralmente feito de papel-marché), e cada artista tem somente 1 carro.
  • não há uma música oficial, a grande parte dos desfiles tocam músicas mais variadas, desde pop italiano a música eletrônica. A cidade de Viareggio faz uma música oficial do carnaval, mas ela toca de vez enquanto e serve para todos os desfiles.
  • enquanto no Brasil o carnaval é no verão, aqui é no inverno, mas isso não tira a animação das pessoas que dançam e se divertem mesmo na beira da praia, como em Viareggio. Mas a verdade é que, não espere a animação do Rio de Janeiro…
  • o carnaval não dura somente de sábado a terça, mas dura o mês inteiro! A data exata depende de quando cai a quarta feira de cinzas mas geralmente começar 3 semanas antes da quarta feira de cinzas, e algumas cidades celebram ate a semana seguinte, fazendo assim 1 mês de celebração.
  • o carnaval é somente sábado e domingo na grande maioria das cidades, algumas cidades como Viareggio, o desfile de carnaval é somente domingo.
  • na maioria das cidades, o final do carnaval é na terça feira gorda, ou como eles chama aqui “martedi grasso”
  • os desfiles acontecem de dia e não de noite. Isso se dá por causa do frio de inverno, de dia o sol ajuda a esquentar.

Confesso que no início é meio estranho pular carnaval no frio… parece que falta alguma coisa, mas quando você começa a dançar no meio do povo, até esquece a temperatura!

Abaixo um lista das festas de carnaval mais divertidos e famosos da Toscana, pra você esquecer do inverno e comemorar o carnaval no “estilo italiano”:

Carnaval de Viareggio:

Carnaval de Viareggio 2015_19

O Carnaval de Viareggio é o mais famoso carnaval da Itália depois de Veneza e conhecido pelos seus carros alegóricos bem realizados.Viareggio é uma cidade com um mar maravilhoso, que fica próximo a Lucca. O evento acontece durante 4 fins de semana, passando pela terça feira de carnaval que os italianos chama de martedi grasso (terça feira gorda!!).

Na verdade os desfiles acontecem somente nos domingos e na terça feira de carnaval, nos outros dias temos outros eventos ligados ao Carnaval. O evento é transmitido pela Tv Rai3 todos os anos, na terça feira de carnaval.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse ano os desfiles de carnaval, chamados de “Corso Mascherati” começam no sábado dia 1 a 25 de fevereiro.  Há um rico programa de eventos paralelos: recreativos, culturais e desportivos.

Absolutamente novo: o desfile noturno na quinta-feira 20 de fevereiro, para comemorar a quinta-feira gorda. O Carnaval de Viareggio 2020 começará no sábado, 1 de fevereiro, com a cerimônia de inauguração, a bandeira e o primeiro desfile. Os carros alegóricos voltarão a desfilar no Viali al Mare no domingo 9, sábado 15, quinta-feira 20, domingo 23 e terça-feira 25 de fevereiro para a grande final com o anúncio dos vencedores e a queima de fogos.

Os mestres construtores de Viareggio, com mais de 25 empresas de artesanato e mais de mil pessoas envolvidas na criação desses encantadores teatros itinerantes, criaram as espetaculares máquinas de papel machê (com mais de 20 metros de altura e 12 de largura). Também neste ano você pode admirar os 9 carros de primeira categoria, 5 carros de segundo, 9 “Mascarados em grupos” e 8 “máscaras únicas”; o pôster da edição de 2020 é assinado por Stefano Giovannoni, designer industrial, designer de interiores e arquiteto. Site oficial AQUI

  Veja os textos ja escritos sobre o Carnaval de Viareggio:

Carnaval de Foiano della Chiana

carnaval foiano della chiana_3

Este é o carnaval mais antigo da Toscana, começou em 1539! A cidade fica próxima a Arezzo. E é um desfile de carros alegóricos, e a disputa é entre os 4 distritos da cidade: Bombolo, Rustici, Azzurri e Nottambuli.

Os desfiles este ano acontecem  nos dias: 2, 9, 16, 23  de fevereiro e 1 de marçodas 15.00 às 19.00 horas. Assim como em Viareggio, a população trabalha duro o ano inteiro para embelezar os carros. Cada desfile é chamado de  “corso mascherato”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os carros são avaliadas por um júri de cinco jurados: um pintor, um escultor, um designer, um crítico de arte e um jornalista, e o vencedor e ganha a “Coppa del Carnevale”. Após o último desfile, ocorre um desfile de máscaras cuja participação é aberta a todos: o comitê organizador dá um prêmio as três máscaras mais bonitas. Segue-se o funeral de “Re Giocondo”, o rei do carnaval, interpretado por um boneco gigante de palha, recheado com fogos de artifício (os chamados castagnole).

O Re Giocondo é levado a praça seguido pela banda e por seus súditos que, equipados com lanternas, ” comemoram” seu funeral. Segue-se, portanto, um desfile dos 4 distritos com um pequeno carro feito para este evento. Depois se dá a leitura do Testamento di Re Giocondo em forma de rima contando um pouco as desventuras e alegrias, em forma jocosa, do carnaval do ano,  e ali vem anunciado o veredito final . Como é tradição, depois da leitura ocorre o rogo di “Re Giocondo”, ou seja, vem queimado o Re Giocondo (o boneco). Site oficial AQUI

Saiba  mais —> O Carnaval de Foiano della Chiana + vídeo

Castiglione Fibocchi:

carnaval castiglion fibocchi_15

O Carnaval de Castiglion Fibocchi, também conhecida como “Carnevale dei figli di Bocco” , em português “Carnaval dos Filhos de Bocco”, realiza-se a poucos quilómetros de Arezzo e é um evento milenar com a participação de mais de 200 figurantes vestidos com trajes fantásticos e com preciosas máscaras de papel machê, assim como em Veneza.

Esta é uma cidade do secolo XII, quando o Conte Guidi cedeu o feudo a familia dei Pazzi di Valdamo, entre estes o  Ottaviano Pazzi, chamado de Bocco por causa deformação no rosto e dai nasceu o nome da cidade e do grupo de carnaval. A cidade fica na província a de Arezzo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao chegar na cidade, estacione o carro nos locais indicados por placas, pague a entrada e você receberá um  mapa para visitar a cidade e conhecer cada tipo de maschera (fantasia de carnaval), que ficam espalhadas pela cidade, você ainda pode votar na máscara mais bonita. Primeiro desfile é as 14:30 e às 17:30 ocorre o desfile das fantasias pela cidade com a votação.

A 24ª edição do Carnaval dos Filhos de Bocco, dedicada este ano à Criatividade Feminina, ocorre no fim de semana de 8 a 9 e 15 a 16 de fevereiro. Os dois dias de sábado incluem uma exposição e venda de itens criativos a partir das 14h e um encontro com anedotas e curiosidades da região e os filhos de Bocco às 17h, ambos na Piazza delle Fiere, onde também está previsto algumas degustações de street food; à noite, continuamos com aperitivo e show. Aos dois domingos, o Carnaval dos Filhos de Bocco começa às 14h30; grande final no domingo dia 16 às 17:30 na Piazza Don Bosco com a procissão com show final. Site oficial AQUI.

Leia o texto —> O curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi + vídeo

Carnaval de Follonica

O Carnaval de Follonica, provincia de Grosseto, é um carnaval da família, com muitas crianças , e em 2020 acontece aos domingos nos dias 2, 9, 16, 23 de fevereiro e dia 1 de março.

Há um programa interessante com um desfile de carros alegóricos, máscaras, festas, exposições e música. Prove doces, como biscoitos, panquecas e especialmente o cenci tradicional, uma desculpa para se divertir e sair da dieta!  E, claro, há um enorme desfile, liderado pelo ‘Re Carnevale “(o rei do carnaval).

Assim como em Foiano o Rei do Carnaval é representado por um boneco de Palha que vai queimado em praça público no último dia de festa. Mais informações no site oficial.

 Outros carnavais:

 Provincia de Florença:

  • Florença: 22 de fevereiro – na Piazza Ognissanti ocorre o Carnevale di Firenze dei bambini “Carnaval das Crianças”, onde terá desfiles, música, animação, jogos e dança. Durante a tarde, das 14 às 18 horas, haverá animação ininterrupta dedicada aos pequenos, jogos e infláveis, a oportunidade de provar algodão doce, brigidini e crocante nas bancas; e ainda um trem elétrico, pintura de rosto, um show de fantoches com marionetista mestre e muito mais. Piazza Ognissanti – Florença – Informações: 328.6934266
  • Calenzano: 23 de fevereiro – Carnaval Medieval de Calenzano – O Carnaval Medieval de Calenzano está de volta: a festa começa às 13h30, com a chegada dos nobres condados na Piazza del Comune, de onde às 14 horas, é formado o histórico Corteggio, que começará às 14h30, após as saudações institucionais, serpenteando pelas ruas da cidade. Às 15h30, na Piazza S. Niccolò, são realizadas as saudações públicas e a performance dos porta-estandartes e músicos do Valmarina, com o início dos jogos para a conquista da Torre Dourada e do Torrino. Às 17h15, os condados vencedores são premiados com a Torre Dourada e o Torrino e as tochas são acesas pelos condados que incendiarão o Rei Carnaval; às 17h30, o espetáculo começa pelos bandeirantes e músicos de Valmarina. Momento aguardado e culminação do dia de comemoração, às 18h acontece a estaca do rei do carnaval. Calenzano. Informações: 055.0502161 – segreteria@atccalenzano.it

  • Borgo San Lorenzo: Os três domingos de 2, 9 e 16, sábado 22 (à noite) e terça-feira gorda, 25 de fevereiro – : Carnevale Mugellano Cursos mascarados, shows, carros alegóricos, grupos temáticos e muita diversão são os ingredientes que fazem do carnaval de Borgo San Lorenzo um dos  mais mascarados. Um dos carnavais mais antigos da Toscana, desde os Medici, e sobretudo hoje, feito para as crianças.Os desfiles do carnaval Mugellano começam em 15hs, e desfilarão 5 carros alegóricos. Os desfiles são realizados com entrada gratuita na Piazza Dante, Borgo San Lorenzo – Informações: 349.6392397
  • Vinci2 – 16 de fevereiroCarnaval das Crianças – Três eventos nos dias 2, 9 e 16 de fevereiro da 35ª edição do Carnaval Infantil, organizada pela Compagnia degli Ortacci: o evento começa às 14h30 com os desfiles dos carros alegóricos, mas durante a tarde a pentolaccia também é realizada na praça e  o concurso de prêmios para a máscara mais bonita. Vitolini – Vinci. Informações: 349.3739611
  • Sesto Fiorentino16 a 25 de fevereiro Carnaval de Sesto – Nos dois domingos de 16 e 23 de fevereiro e depois na terça-feira gorda, 25 de fevereiro, o carnaval volta a Sesto Fiorentino, grande evento quadrado dedicado a famílias e crianças. A tradição do Carnaval de Sesto está bem estabelecida: em 1956 foi estabelecida como Carnevale dei Ragazzi e, até 1970, as ruas do centro da cidade viam carros alegóricos e mascarados. Alguns anos de dificuldade se seguiram, até 1976, o Carnaval voltou à vida com uma nova abordagem: carros alegóricos menores, um percurso mascarado concentrado na Piazza Lavagnini e, pela primeira vez, um Festival inédito das tripas e do Roventino (pratos típicos locais). E assim foi até o final dos anos 90, quando a manifestação se reuniu um novo período de crise, do qual ele finalmente saiu no Pro Loco. A nova versão do Carnaval, um grande festival retornado à cidade de Sesto, agora está ligada a um personagem que é um legítimo cidadão da cidade: Pinóquio. Sesto Fiorentino Info: el. 331.3447457 – 331.3447471

 

Provincia de Pisa:

  • Bientina2 a 25 de fevereiro   Carnevale Bientinese – O Carnaval Bientina começou em 1939. Nascido em 1939 e também realizado no ano seguinte, interrompido pela eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Carnaval Bientinese é retomado em todos os aspectos em 1988 e ainda anima o domingo de carnaval, este ano de 2 a 23 inclusive, além do dia de terça-feira gorda, 25 de fevereiro. Como sempre, as saídas do Carnaval são acompanhadas pela animação de grupos folclóricos, por muitas máscaras e diversão imperdível. Bientina Info: 333.6996091 – 0587.755886 www.carnevalebientinese.it
  • Santa Croce sull’Arno: 9 a 23 de fevereiro –  Carnevale Santacrocese – O carnaval mais animado da Provincia de Pisa, e é um autêntico festival popular, onde a criatividade e imaginação das pessoas criam máscaras originais. Os quatro grupos locais de máscaras disputam com os seus trajes suntuosos coberto de lantejoulas, desfilando na praça central da cidade com coreografias. O desfile de Santa Croce ocorre desde 1928 e retorna nos três domingos de 9, 16 e 23 de fevereiro (sempre a partir das 15h), com uma edição que este ano será realizada por Sunymao. Os grupos de carnaval que desfilarão durante o festival são La Lupa, Gli Spensierati, Il Nuovo Astro e La Nuova Luna. Durante os três dias de comemoração, há muitas iniciativas: muita música boa, um desfile do ‘Avengers Inifinity’ (domingo 16), uma representação histórica do festival medieval de Staffoli (23). No final dos desfiles, a entrega do prêmio ‘CANEvale’ e a extração da Loteria Carnival serão realizadas até a entrega dos prêmios. Santa Croce sull’Arno Info: 0571.34473 – 335.8448526
  • San Miniato: aguardamos maiores informações – Carnevale dei Bambini – é um carnaval ideal para as crianças… tem até Pinóquio! piazza Pizzigoni 5

 Provincia di Siena

  • San Gimignano  2 – 23 de fevereiroCarnaval de San Gimignano. Os quatro domingos de 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, carros alegóricos do Carnaval de 2020, organizado pela Associação de Carnaval de San Gimignano, desfilam pelas ruas e praças de San Gimignano. Este ano, o Carnaval contará com o retorno das “majoretes”. Encontro das 14:30 às 19:00 – San Gimignano Info: 0577.940008
  • Asciano: 2 – 23 de fevereiroCarnaval de Asciano – Nos três domingos de 9, 16 e 23 de fevereiro, às 10 horas, pelas ruas da cidade (e não apenas) “Meio e Brigada Spendereccia”, no “Trenino di Meio” anunciam o Carnaval; às 13h00, na Scuderie del Granduca, realiza-se ‘La desina di Meio’, almoço gratuito para máscaras e acompanhantes; aos 15h, sempre na Scuderie del Granduca e em Corso Matteotti, encontro com o desfile das crianças. A abertura da Cidade do Carnaval éàs 15h30 na Piazza Garibaldi. Asciano Info: 0577.718666

Provincia de Arezzo

  • Castiglioni Fibocchi – primeira parte do texto, veja acima
  • Foaino della Chiana – primeira parte do texto, veja acima
  • Montevarchi16, 23 e 25 de fevereiroCarnevale dei Ragazzi –  66ª edição do Carnaval dos Garotos de Montevarchi, nos dias 16 e domingo 23 de fevereiro e depois no dia 25, terça-feira gorda, quando os cursos mascarados desfilam a partir das 15 no centro histórico. Existem muitas iniciativas colaterais: nos stands do parque da Piazza Varchi, é possível degustar os panos e brighelle de Pinóquio (pratos típicos), enquanto no sábado, 22 a terça-feira, 25, encontro com a exposição dedicada ao 66º Carnaval Infantil, com uma exibição de desenhos feitos por 3ª, 4ª e 5ª turmas das escolas primárias do município. A competição ‘A melhor voz’ será realizada no sábado, 22 de fevereiro, às 21 (Circolo Stanze Ulivieri, Piazza Garibaldi), enquanto na terça-feira, 25, das 9 às 13, será sorteado o concurso de desenho. Há também duas nomeações na área de Pestello, onde o 32º concurso ‘A melhor máscara’ e o evento de despedida do carnaval, dedicado a todas as crianças do Valdarno (domingo), serão realizados no domingo, 1 de março, às 15h30. Finalmente, em Levane, o encontro é domingo, 1º de março, às 14h30, com a 19ª edição do Carnaval em Levane, com shows de entretenimento, jogos e barracas de comida (Via Leona e Pizza del Secco). Informações: 055.9108246 – www.comune.montevarchi.ar.it

 

Visualizza questo post su Instagram

 

Un post condiviso da rievocazione della Mea (@carnevalestoricodibibbiena) in data:

  • Bibbiena: 22, 23 e 25 de fevereiro Carnaval histórico de Bibbiena – também conhecida pela lenda da bela plebéia Mea. De volta aos tempos medievais, a jovem lavadeira e bela Mea  foi disputada pelo tecelão Cecco, o filho do poderoso senhor de Bibbiena. Para acabar com o conflito, o sábio Conte restituiu a jovem ao futuro noivo e em sinal de paz foi queimado em praça pública o  “Pomo della Pace”, com “canções, danças e libações abundantes.” O evento do carnaval comemora este antiga lenda recriando uma atmosfera perfeita medieval com  mercado e frutas, tabernas, jogos e shows. Este ano existem várias inovações introduzidas. Já partiremos no sábado pela manhã com o plantio de Juniper, a mesma planta que foi queimada, desde 1337, durante a terça-feira gorda. Com o passar do tempo, entre as plantas protegidas da região, o Carnaval, sensível ao tema, decidiu iniciar essa nova tradição criando um espaço adequado para o seu crescimento no Bosco di Casina, onde já é encontrado outro pequeno zimbro. A tarde de sábado, como sempre, é dedicada às crianças. Grandes jogos medievais invadirão o centro histórico, com a oportunidade de experimentar arco e flecha e dança de Laura Gorini. No domingo, a procissão dos participantes atravessará as pequenas aldeias de Bibbiena, para chegar à Piazza Grande para os shows … para nos receber, haverá um personagem muito especial! Terça-feira será o dia dedicado ao Bello Pomo com danças, músicas e comemorações. Site oficial: http://www.carnevalestoricodibibbiena.it/
IMG_6877

Carnaval de Viareggio

Provincia de Lucca

  • Carnaval de Viareggio –primeira parte do texto, veja acima
  • Pietrasanta: 9 a 23 de fevereiroCarnavale Pietrasantino – Nos três domingos centrais de 9, 16 e 23 de fevereiro, desfilarão os carros alegóricos e as máscaras das 12 Contradas de Pietrasanta, acompanhados por músicos e grupos mascarados. Estes são os Contrade e seus vagões: Brancagliana com ‘Lo Sprocco apresenta: um carnaval semelhante ao Oscar’, A Lanterna com ‘Na teia de aranha’, A Colina com ‘Além das nuvens’, Il Tiglio / La Becca com ‘Da Vinci no Carnaval ‘, Marina com’ Mummia mia ‘, La Corte com’ Quattro salti nel sole ‘, Pontestrada com’ The pot of gold ‘, Antichi Feudi com’ Ri… carregue a fantasia ‘, África-matadouros com’ Steampunk e o carro dell’allegria ‘, Pollino Traversagna com’ O oitavo vice-capital ‘, Valdicastello com’ Tudo o que você pode comer ‘e Strettoria com’ Jovanotti para presidente: salve o planeta! ‘. Em caso de chuva, um desfile de recuperação está marcado para domingo 1 de março. Pietrasanta Informações: 0584.795234 – 335.346623
  • Forte dei Marmi15-22 de fevereiro Carneval ForteBambino – Há três compromissos com o Carneval ForteBambino em Forte dei Marmi: no sábado, 15 de fevereiro, a partir das 15h, há uma festa mascarada na Piazza S. Francesco, no final do passeio de carnaval dedicado a Francesco Ticci; Quinta-feira 20 às 15h30 encontro com o CarnevalFestival das escolas na Capannina di Franceschi. Finalmente, no sábado 22, às 15h30, o CarnevalForteBambino fecha na Piazza Garibaldi. Forte dei Marmi – Informações: 0584.280292

Provincia de Pistoia

  •  Pistoia: 9 a 23 de fevereiroCarnaval em Pistoia – Três dias de celebração na Piazza della Resistenza para o Carnaval de Pistoia, que espera jovens e idosos nos três domingos de 9, 16 e 23 de fevereiro. Os vagões alegóricos que desfilarão pelo caminho (parcialmente ao longo da estrada, parcialmente dentro da praça) são sete, este ano contarão com novas máscaras e foram feitos por voluntários dos quatro distritos da cidade. Durante o dia também há espaço para barracas de comida e apresentações de escolas e academias de dança. Quadrado de resistência – Pistoia – Info: 0573.991502
  • Venri, Pescia: 2 – 16 de fevereiroCarnaval das Crianças – Nascido em 1982, o carnaval de Veneri, uma pequena fração de Pescia, que comemora sua 39ª edição este ano, também retorna pontualmente este ano nas três edições de 2, 9 e 16 de fevereiro: os cursos mascarados são caracterizados pela presença de carros alegóricos em que as crianças podem embarcar, tornando-se protagonistas do partido; e ainda um encontro com a 1ª competição da mais bela máscara e família mascarada, shows, danças, malabaristas, pintura de rosto e muita música boa. Também haverá barracas de comida, onde você poderá provar os donuts do Carnaval. Veneri – Pescia – Pistoia – Informação: 328.3555021

carnaval de foiano dello chiana_22

Provincia de Grosseto

  • Follonica: primeira parte do texto, veja acima
  • Pitigliano –  domingo 16, domingo 23 de fevereiro e terça-feira 25 de fevereiro de 2020 (terça-feira gorda).  Carnavale Pitiglianese – Este é definitivamente um dos desfiles mais originais do carnaval da Itália animados por vário APE o carrinho pequenino da Piaggio, famoso na Itália. O CarnevApe é uma verdadeira homenagem que pitiglianesi fazem a Piaggio Ape, e 50 são empregados na cidade como um meio de transporte, dada a força e a capacidade de caminhar de forma eficaz as ruas estreitas do centro e as subidas íngremes e descidas sobre a paisagem circundante. Em um curto espaço de tempo, definitivamente, ele substituiu o jumento, até então utilizado para estas tarefas, tornando-se um ajudante insubstituível no trabalho diário de Pitigliano, a ponto de ser um dos símbolos pequeno vilarejo Toscano . Para o Carnaval, aspectos alegóricos de um pacote que eles trazem na máscara e no desfile pelas ruas da cidade.
  • Orbetello, Grosseto:1 – 29 de fevereiroCarnevaletto da tre soldi – Carnevaletto de três centavos, celebra sua 51ª edição e oferece vários eventos: sábado 1 de fevereiro, às 16h, é de fato O Re Carnivale deve chegar, seguido nos domingos 2, 9, 16 e 23 de fevereiro por cursos mascarados, que sempre começam às 14h30. 20 de fevereiro, por ocasião da Quinta-feira Gorda, é o Dia das Crianças Mascaradas (das 15h30), enquanto a grande final será realizada no sábado, 29, em uma edição especial da noite, a partir das 19h30. – Orbetello – Grosseto – www.facebook.com/carnevaletto

 

Além desses eventos pressa, há vários de lugares na Toscana, desde cidades grandes à menores, que organizam o seu carnaval: quer se trate de desfiles com carros alegóricos ou jogos e brincadeiras nas ruas e praças, são todos excelentes oportunidades de se divertir e comemorar o carnaval. Bom divetimento!

*Este texto faz parte de uma blogagem coletiva com as blogueiras brasileiras que vivem na Itália, aproveite e saiba como se comemora o carnaval nas outras regiões da Itália:

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.