Monteverdi Marittimo, onde encontrar a “vera” vida e gastronomia do interior da Toscana

13/maio | por Deyse Ribeiro

Em março deste ano visitei a cidade de Monteverdi Marittimo, onde encontrar a “vera” vida e gastronomia do interior da Toscana. Uma cidade que me surpreendeu muito, com uma forte ligação de comunidade, uma gastronomia autêntica e com uma paisagem colinosa típica da Toscana, mas perto do mar e ao lado de Bolgheri.

monteverdi-marittimo_75

Sabe aquela sensação quando visitamos uma cidade, de querer comprar uma casa e viver ali? Eu tive assim que cheguei la… Ao passar alguns dias na cidade, e observando o ritmo das pessoas, calmo, tranquilo, o senso de comunidade, de união, tipica de uma pequena cidade da Toscana de menos de 800 moradores orgulhosos da sua terra e dos produtos que ela fornece. Entrar na salumeria, na venda e ter aquele sorriso amigo e boa vontade, de uma cidade ainda sem muitos turistas e com muito a oferecer.

Eu, Carlo Quaglierini e o administrador do

Eu, Carlo Quaglierini e o administrador do Relais il Piatroni

Eu visitei a cidade à convite do Assessore del turismo (seria o secretario do turismo) da cidade, Carlo Quaglierini. O encontrei na Feira de turismo e conversamos muito sobre como as cidades da região de Pisa são pouco exploradas pelo turismo e de tanto ele falar da sua cidade, me entusiasmei de visita-la.

monteverdi-marittimo_104

A cidade e sua história:

A cidade fica no vale do rio Sterza, um dos afluentes do rio Cecina, e fica entre o vale do Cecina e a reginao de Maremma. E proprio por causa do nome antigo como era definida a Maremma, “marittima”, deriva o nome da cidade, Monteverdi Marittimo, ou seja, na região de Maremma. A cidade provavelmente ficava na antiga rota de “transumanza”, ou seja, a via onde os pastores levaram as ovelhas de norte a sul da Toscana, seguindo as variações das estações.

Outros dizem que o Marittimo do nome da cidade, seja uma definição antiga de cidade onde se pode ver o mar. Na verdade Monteverdi è bastante alta e como fica perto do mar, há uma bela vista da ilha de Elba.

monteverdi-marittimo_101

A noticia mais antiga de Monteverdi è que em 754 um nobre Longobardo doou terras e dinheiro para a construção do Monastero de San Pietro in Palazzuolo, dando inicio ao vilarejo na zona chamada Badiavecchia. Logo, este Monastero se tornou um centro administrativo de um  vasto territorio que si estendeva de Volterra a Massa Maritima.

Hoje a cidade de Monteverdi Marittimo è bastante estença, são cerca de 100 km de um territorio completamente colinoso entre as Collinas Metallifere e o litoral.

monteverdi-marittimo_35

Monteverdi na verdade, pertence à Provínicia de Pisa, mas fica a mais de 1 hora de la. Esta na divisa entre outras duas provínicias, a de Grosseto, com a cidade de Monterotondo Marittimo (que falei dela aqui) e a de Livorno, por isso fica pertinho de Bolgheri (10 min), cidade conhecida pelo seu vinho, e ainda perto das praias de Donoratico e Marina de Bibbona (15 min).

Ainda è possível ver os restos do antigo Monasterio Benedetino di San Pietro. No centro da cidade ficam 2 igrejas antigas, a Chiesa di Sant’Andrea com uma escultura de Maria com menino Jesus, e na capela ao lado da igreja fica um crusefixo chamado “il Cristo nero” do século XIV, esposto e visivel somente a cada 3 anos.

monteverdi-marittimo_95

monteverdi-marittimo_96

Todo o centro histórico possui pequenos percursos num vai e vem muito sugestivo, chamado de “rughe”.

A cidade hoje è rica, graças à geotermia, ou seja da exploração de recursos geotérmicos, uma fonte de energia renovável e de baixo impacto ambiental, onde hoje se produz  um quarto das necessidades energéticas da região da Toscana. Assim, além de eventos naturais, como poços e lagoas, o território é caracterizado pelo entrelaçamento de dutos que transportam o vapor emitido pelos poços e os levam às centrais de energia geotérmica. Já escrevi 2 textos sobre o assunto aqui no blog, portanto ainda è bem interessante para visitar os “sofiones” e o Museu da Geotermia que fica bem pertinho.

larderello e sasso pisano_13

1 – Larderello, o valle do Diabo, e a exploração de energia geotérmica

2 – Larderello, os “soffioni” e o Museu da Geotermia

3 – Vídeo: Soffione no Museo della Geotermia – Pomarance (PI)

Canneto:

monteverdi-marittimo_30

Outra área bem interessante è o vilarejo de Canneto, que pertence à Monteverdi Marittimo.Canneto tem origem em um Castelo de 1084, e fica na estrada que hoje liga o Val di Cecina com a região de Maremma. Fica na parte mais alta  região e tem uma vista incrível de todo o vale.

monteverdi-marittimo_40

O vilarejo possui uma forma circular, com casas de pedra, ainda antigas cassas-torre, onde os moradores tem uma cura incrível, enchendo de flores e decorações, tornando o vilarejo ainda mais pitoresco. Parte da muralha da cidade è bastante conservada e foi englobada nos edificios.

monteverdi-marittimo_41

Fiquei tão fascinada, e meu marido também pelo local que decidimos comprar uma casa ali, para passar os fins de semana… ainda nao encontramos a que queremos mas espero encontrar logo logo… Sabe aquele lugar que você visita e diz – queria morar aqui –  pois foi o que senti com Canneto. Porém è bem longe do meu trabalho e do meu marido… mas quem sabe um dia!

O que fazer:

Alguns dos locais que visitei na cidade, e que indico (veja onde ficam no mapa no fim do texto:

  • Specialità Mucci – o proprietário faz queijos maravilhosos e presuntos deliciosos. Vale a visita mesmo que seja pra conhecer a loja, bem pitoresca, cheia de fotos, aromas e produtos genuinos da região. O proprietário è um verdadeiro personagem, alegre, divertivo, e assim que a gente chega, ja vai cortando um pedaço de presunto e de queijo pra degustar! Atras do balcão fica a área que ele guarda os presuntos, mas os de javali è que são os melhores, porque são mesmo da região e feitos por ele. Numa outra área, ficam os queijos, que ele compra de outro produtores e envelhece à sua maneira, com aromas, com cinzas, com feno, etc… cada um tem um sabor único! Site – Piazza del Convento, 8 – Monteverdi

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Alimentari Angela – fica bem no centor da cidade, na frente da prefeitura e com um vista deliciosa das colinas. É o local de encontro da cidade, no final do dia o aperitivo è garantido ali, com produtos locais e uma taça de vinho, guardando o por do sol. Via IV Novembre 2 – cell.331 3369527
  • Azienda Agricola la Ginestra – a Liana era uma jogadora de Volei da séria A italiana, que decidiu voltar às origens e com a sua família e suas 40 cabras faz o melhor queijo de cabra que ja comi na vida! Sabe aquelas pessoas que você que ama o que faz? Essa è a Liana, e a visita à sua fazenda è a reserva, e com uma degustação de queijos de cabra e ricota de cabra (sim, ricota!!) muito rica e deliciosa, não deixe absolutamente de provar! Página facebook – via castagnetana – Monteverdi Marittimo – 366 478 7660

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Ristoranti – Viletta di Monterufoli – Este local é uma fazenda que produz vinho e tem um agriturismo, fomos la almoçar, mas estavam fazendo um evento e estava cheio, e acabou que somente comemos um prato de massa com o vinho que eles produzem, muito bom por sinal. Site

monteverdi-marittimo_61

  • Ristorante Il Pettirosso – a senhora Elena faz a massa fresca todos os dias e te acolhe com otima comida tipica toscana. Carne de javali, cordeiro, veado, cinta senese (porco tipico da toscana), entre outras delicias. Ela esta estudando abri uma aula de culinária na sua cozinha… não vejo a hora! Pagina facebook – Via San Martino 2 – 56040 Monteverdi Marittimo – cell. 338 6778161

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Villa Le Querciolaie – é de propriedade de um escultor muito conhecido aqui na Toscana, Rolando Stefanacci, ela faz esculturas de pedra, e criou essa Villa bem diferente, com piscina de água termal, com várias casas que ele aluga para temporadas. Ele tem suas esculturas expostas no jardim de frente ao aeroporto de Pisa. Visita imperdível!  Site – Villa le Querciolaie, Via Castagnetana 2

Este slideshow necessita de JavaScript.

No vilarejo de Canneto:

  • Ristoranti il Ghiotto, onde a mamma Nadia cozinha e o Cristiano coordena. Otimos vinhos e comida de qualidade, com pratos beeem tipicos da região de Pisa e da maremma que você não encontra em qualquer lugar… meu marido não vê a hora de voltar.  Via De Larderel, 34, Canneto – Site

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • La Bottega di Canneto – de Nico Nanni, um jovem que decidiu investir na sua terra e abriu um negocio a pouco tempo, reunindo o que há de melhor produzido na região, como doces, biscoitos, presuntos, queijos e vinhos. Ganhei uma cesta de produtos dele que acabou em um minuto aqui em casa! Site – Via Roma- Canneto

monteverdi-marittimo_31

Para quem è amante de trekking ou de passeios de bike, esse è “o local”, pois com os bosques e a vegetação da “macchia mediterranea” tipica da região com pinos e cipressos, possui vários rios e riachos com uma flora e fauna interessante. Além claro, da presença da geotermia, que da a região.

Durante a primavera ate o outono è possível encontrar bicicletas para alugar na cidade, elas ficam no centro, mas o pagamento você deve efetuar no Alimentare da Angela.

Perto de Monteverdi fica a Reserva Natural de Monterufoli-Caselli, com uma canhoeira linda e um lago. Na reserva ainda há veados, javali e outros animais silvestres. Ha percursos de trekking inclusive no verão, há tours organizados pela prefeitura.

Perto de Monteverdi você pode ainda visitar

capa larderello

vinhas de Bolgheri DOC

vinhas de Bolgheri DOC

Suvereto_6

  • Massa Marittima
  • As praias de Marina de Donorático e Marina di Bibbona, otimas praias com longo espaço de areia e bares
massa marittima

Catedral de Massa Maritima

Festas típicas:

Festa dei Maggerini, todo dia 1 de maio, que tem origem nas festas pagãs celebradas para garantir a prosperidade na colheita. Durante todo o dia, os “maggerini”, acompanhados de poetas e com um ramo de louro onde fica fixado um limão, batem de porta em porta pedindo oferta de comida e bebida e retribuindo a oferta com cantos e poesias.

foto: quisnewsvolterra.it

foto: quisnewsvolterra.it

Como ir:

de carro, de Pisa: apanhe a SS206 Emilia em direção à Cecina, continue na Aurelia, até a localitá Il Bambolo, então desviar o SS329 no sentido de Castagneto Carducci, e depois Monteverdi Marittimo.
De ónibus de Pisa:  linha de ônibus Pisa-Grosseto até Cecina, então ATL ônibus.

Onde dormir:

  • Para dormir o Relais il Piastroni, que ja escrevi dele aqui. Um hotel 4 estrelas muito bom e que quando visitei estava em ampliação para em maio do mesmo ano abri ruma área de termas e spa de primeira qualidade. Site – Via del Podere 28.

leia –>Dica de Hotel perto de Bolgheri: Relais il Piastroni

monteverdi-marittimo_9

Nota: Eu participei desta viagem convidada pelo Assessore al turismo di Monteverdi Marittimo. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

blogtrip

banner2

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!