Conheça a Maremma Toscana

09/jul | por Deyse Ribeiro

Você conhece a Maremma? Uma linda área no sul da Toscana, conheça um pouco mais sobre ela.

Como durante a minha viagem muita gente me perguntou sobre a Maremma, resolvi fazer um texto completão sobre essa região da Toscana.

Maremma_mapWiki

O QUE É A MAREMMA:

O Maremma é uma região localizada no sul da Toscana e  ao norte do Lazio com vista para o Mar Tirreno. A Maremma é região geográfica (não é uma provincia, cidade ou estado), e faz parte das províncias de Pisa, Livorno, Grosseto e Viterbo, num total de 5.000 km².

big_mappa20maremma202

Esta era uma área pantanosa e por isso foi ainda mais escassamente povoada devido à malária. A zona costeira é formada principalmente pela planície e o interior é montanhoso.

Os principais centros e locais de interesse incluem Casale Marittimo, San Vincenzo, Suvereto, Bibbona, Bolgheri, Castagneto Carducci, Grosseto, Follonica, Castiglione della Pescaia, Porto Santo Stefano, Orbetello, Massa Marittima, Capalbio, Vulci, Montalto di Castro, Tarquinia, Tuscania, Civitavecchia e Santa Marinella.

AS PRAIAS:

Arcipelago_ToscanoWiki

As principais atrações turísticas são o belo mar da Maremma, as pequenas cidades, a paisagem agrícola e montanhosa, sítios arqueológicos e o Parque Natural da Maremma. O mar é uma das áreas mais bonitas da Toscana, com amplas praias e a possibilidade de fazer passeios de barco para as ilhas vizinhas do arquipélago toscano (Elba, Giglio, Capraia, Montecristo, Pianosa, Gorgona e Giannutri) dos portos de Piombino e Porto Santo Stefano.

Leia mais:
As ilhas da Toscana

Há belas praias, como as de San Vincenzo, Castiglione della Pescaia, Marina di Alberese e Marina di Capalbio, sem esquecer o promontório do Monte Argentario, onde existem inúmeras enseadas.

Leia também:
Capalbio, um burgo com uma paisagem espetacular

cartinaareegeografiche

AS CIDADES:

Os burgos ali são de dois tipos: os que surgem ao mar e os que estão no topo das colinas. Entre os que surgem ao mar, vale a pena visitar Orbetello, que é completamente rodeado pela lagoa do mar, e as cidades de Porto Santo Stefano e Porto Ercole, onde é possível admirar um belíssimo por do sol sobre o mar.

Entre as cidades do monte que você deve visitar, estão o pequeno vilarejo de Bolgheri, famosa pelos seus vinhos e com uma maravilhosa via (rua) com ciprestes, ainda Castagneto Carducci, cidade querida do famoso poeta Giosuè Carducci, a belíssima Massa Marittima, com suas paredes bem preservados e imponente catedral medieval, a graciosa Suvereto com seu famoso festival medieval, além de Capalbio, conhecido por sua cultura vibrante.

Perto de Capalbio fica o Jardim do Tarot, que é fantástico (ja falei dele aqui), com construções fantasiosas cobertas com mosaicos coloridos inspirados no Parque Guell, em Barcelona.

Leia também:
– Capalbio, um burgo com uma paisagem espetacular
– Giardino dei Tarocchi, maravilha do sul da Toscana

AREAS ARQUEOLOGICAS:

Na Maremma existem muitos sítios arqueológicos com evidências de civilizações antigas, como os etruscos e romanos. Em Roselle encontrarm-se os restos de uma cidade fundada pelos etruscos e  depois dominada pelos romanos, onde há um espetacular anfiteatro romano elíptico.

No sítio arqueológico de Poggio Tondo (Scarlino) estão os restos de uma necrópole etrusca do século VI aC. Em Scarlino ha um Centro de Documentação do Território sobre os etruscos, onde são recolhidos os restos (vasos, esculturas, jóias, ferramentas, etc) das populações da Maremma, etruscas e, em particular, de Poggio Tondo.

Ainda em Grosseto ha um museu que recolhe peças etruscas, romanas e medievais encontradas nas escavações feitas ao longo dos anos na Maremma.

DPP_005

O PARQUE DA MAREMMA:

O Parque Maremma fica em uma área que se estende para o Mar Tirreno por cerca de 25 km com uma série de colinas que descem em direção ao mar, com praias e penhascos, cercados por pântanos, florestas de pinheiros, campos de cultivo e pastagens. Há uma flora e fauna de interesse considerável, das Colline dell’Uccellina  até alguns trechos da costa é um espesso matagal mediterrânico com oliveiras, carvalhos, alecrim, aroeira, morango, urze, tojo e alho selvagem; numerosas colônias de aves aquáticas, como garças, flamingos e aves de rapina, como a águia-pesqueira e na fauna típica mais do interior para o litoral, encontramos: javalis, veados, texugos, porcos-espinhos e raposas.

Entre os aromas intensos de ervas, frutos coloridos e animais, o parque acolhe o visitante mostrando seu lado doce e ao mesmo tempo, selvagem. Um contraste de elementos que desperta e libera o prazer de estar em um paraíso recuperado. Você pode fazer as visitas, o acesso ao parque da cidade Alberese, também, a cavalo, de carruagem, canoagem e ciclismo.

IMG_0572

No proximo texto conto como foi o meu passeio de cavalo pela Maremma, fique ligados!

Fotos: PasseiosNaToscana2014® e mapas do Wikipedia Commons.

Abaixo mais fotos e informações:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Informações:

Sítio Arqueológico de Roselle – Parco Archeologico di Roselle
Endereço: Loc Roselle (cerca de 10 km ao norte de Grosseto, Strada Statale 223 em direção a Siena) – Grosseto;
Horas: nov-fev: 09:00-17:30 de Março a Outubro: 9:00-19:30;
Preço: 4,00 € reduzido: € 2,00 (18-25 anos), gratis  (até 18 e acima de 65 anos);
Contato: Tel: 0564 402 403

Sítio Arqueológico de Poggio Tondo – Area Archeologica di Poggio Tondo in Scarlino
Endereço: Loc. Pian d’Alma, Scarlino (GR)
livremente acessível
Contato: Tel: 0566 38520-38521

Museu de Arqueologia e Arte de Maremma – Museo Archeologico della Maremma
endereço: Praça A. Baccarini 3, Grosseto
Horário de funcionamento: de 1 Junho a 15 de setembro de 2014:. Terça a sexta 10,30-17,30 sábados, domingos e feriados das 10 as 13 e das 17 as 20 –  agosto  aberto de 16 as 20
Fechado: segundas-feiras, exceto feriados, 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de Maio
bilhete: 5,00 Euro bilhete reduzido : 2,50 Euros
Contato:. telefone 0564-488750-760-752-754, celuzza@comune.grosseto.it, maam.comune.grosseto.it

Parque Natural da Maremma:
Centro Visite di Alberese
Via Bersagliere, 7/9 – Alberese (Gr)
Tel. +39 0564 407098 – Fax. +39 0564 407278, e-mail. centrovisite@parco-maremma.it.
Aberto todos os dias, das 8.30 as 20.00

IMG_0768

Leia mais:
– As ilhas da Toscana
– Capalbio, um burgo com uma paisagem espetacular
– Giardino dei Tarocchi, maravilha do sul da Toscana
Bolgheri e seus encantos

tag: Conheça a Maremma Toscana



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!