Bolgheri e seus encantos

30/out | por Deyse Ribeiro
Castello de Bolgheri - entrada do centro histórico

Castello de Bolgheri – entrada do centro histórico

Bolgheri é certamente uma das mais charmosas cidades próximas ao litoral da Toscana. A cidadezinha está espalhada em torno de um belo castelo que dá nome à cidade.

A estrada que leva ao castelo e a cidade, chamada Strada Bolgherese, mas conhecida mesmo por Vialle dei Cipressi é uma estrada famosa na Toscana, pelos seus ciprestes da e pela sua por sua beleza.

estrada do cipressos

estrada do cipressos

A cidade é bem pequena, mas tem um centro muito pitoresco. O história da cidade é bem antiga e ficou famosa por um personagem conhecido na Itália, mas pouco no Brasil, que foi o Conte della Gherardesca.

A cidade, que pertence ao comune di Castegneto Carducci, que leva o nome do famoso poeta italiano, e esta a 400 metros acima do nível do mar.

veja a distancia de Bolgheri ao mar e a maravlhosa estrada de cipressos

veja a distancia de Bolgheri ao mar e a maravlhosa estrada de cipressos

Em Bolgheri também produz um dos vinhos mais importantes e prestigiados mundialmente da Itália, o Bolgheri Sassicaia DOC. Pensem que uma garrafa do Sassicaia 2004 pode custar mais de €500,00 e alguns clientes me disseram que no Brasil pode chegar a R$3.000,00. Nos próximos dias tenho uma visita ao Sassicaia marcada e vou deixar minhas impressões aqui.

Não é só o famoso Sassicaia que é produzido nesta região, mas existem várias vinícolas, vale a pena experimentar o Bolgheri Doc, feito com uvas internacionais como Caberbet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, etc, no estilo bordalês. Na cidade existem vários bons restaurantes!

O Castello di Bolgheri (primeira foto) pertenceu ao Conte della Gherardesca, é muito bonito e rico de história, mas não é visitável, é uma casa particular hoje.



O QUE VISITAR EM BOLGHERI:

1. Oratório di San Guido

Oratorio di Sa Guido Fonte: Wikipedia Commons

Oratorio di Sa Guido
Fonte: Wikipedia Commons

No final da Via dei Cipressi, à direita, se encontra a capela de San Guido, construída em 1686 por Simone Maria della Gherardesca para comemorar a libertação de Budapeste dos turcos.
A igreja serviu como um lugar de culto para os peregrinos da Via Regia e permitiu a celebração da santa missa durante a colheita, que ele não podia parar por causa da malária que se aproxima.

2. Oasi di Bolgheri
Perto do centro da cidade há também uma reserva de vida selvagem de mais de 500 hectares, que foi um dos primeiros na Itália, eu recomendo a visita, é o Oasi di Bolgheri fundado em 1959, foi o primeiro oásis privado italiano, graças ao Marquês Mario Incisa Della Rocchetta, um dos fundadores da WWF Itália.

Oasis di Bolgheri

Oasis di Bolgheri

Hoje é a gestão é da WWF em colaboração com a propriedade do Marques Della Rocchetta, autoridades locais e associações de caça e protecionistas. A visita do oásis pode ser realizada de 1 de Outubro a 31 de Maio, as sextas-feiras e sábados, em dois turnos, um às 9h00 e outro às 14.00 . Para as escolas , a visita é terça-feira.


3. Uma Vinícola do famoso BOLGHERI DOC

Com um dos decendentes do Conte della Gherardesca

Com um dos decendentes do Conte della Gherardesca

Como eu disse antes, essa é a cidade do Bolgheri DOC que é um vinho de estilo bordalês, que se colocam entre os melhores do mundo, como o Sassicaia por exemplo. Uma combinação de fatores, que vai além da utilização de uvas francesas, colabora para a excelência dos vinhos locais, começando pelo clima seco e ensolarado, com grande amplitude térmica.
Bons vinhos sempre atraem turistas, e o mesmo aconteceu com Bolgheri, que nos últimos anos passou a receber muitos turistas interessados em desvendar in loco parte dos segredos dos grandes rótulos locais.



Logo ali, o mar..

visão no alto de uma vinícola de Bolgheri

visão no alto de uma vinícola de Bolgheri

Próximo a Bolgheri ficam várias belas praias para aproveitar o grande mar da Toscana, como Marina de Bibbona, Marina di Castagnetto, entre outras.

A visita a Bolgheri deve ser incluído em todos os itinerários que passam pela maravilhosa Costa etrusca da Toscana, conhecida pelas inúmeras ruínas desta antiga civilização que viveu na Toscana antes dos romanos.

Na foto abaixo com a Nonna Lucia, um personagem imortalizado pelo seu neto, Giosué Carducci, grande poeta italiano. Sua avó vivia  em Bolgheri e Gosué passava muito tempo a casa da avó e dedicou muitas poesias a ela e a cidade. Ela faleceu em 1842, e a alguns anos fizeram a estátua em sua homenagem. Bem simpática, não acham?

com Nonna Lucia

com Nonna Lucia


PASSEIOS PELAS VINÍCOLAS: Lembrando a todos que realizo visitas a vinícolas em Bolgheri com degustações técnicas de vinho, saiba mais aqui. Não se trata de passeios turísticos, ou com visita a cidade, mas somente as vinícolas acompanhadas de um sommelier.

degustação de vinhos emm vinícola

degustação de vinhos em uma vinícola em Bolgheri


Então deixo aqui um vídeo (em italiano) para saber mais sobre este lugar encantador na Toscana.



Como chegar em Bolgheri:
Bolgheri pertence ao município de Castagneto Carducci, que é cerca de 8 km e é na província de Livorno
De carro:
Vindo do norte: Dirigindo ao longo da Aurelia SS1, saia em La California-Cecina Sud, pegue a estrada chamada Vecchia Aurelia em direção Sul (Grosseto), dirigir a cerca de 6 km e encontrará a Viale dei Cipressi, que te leva ao centro de Bolgheri.
Vindo do sul: dirigindo ao longo da Aurelia SS1, saia em Donoratico-Castagneto Carducci, pegue a estrada chamada Vecchia Aurelia na direção norte (Livorno), dirigir por cerca de 7 km de distância, encontrará a Viale dei Cipressi, que te leva ao centro de Bolgheri.
De trem:
Bolgheri não tem estação de trem e a mais próxima se chama Donoratico/Casteganeto Carducci colocada no percurso Génova-Roma, e está ligada a Bolgheri com o serviço de ônibus, número 14, para saber os horários clique aqui. Não recomendado se você tem pouco tempo, pois tem poucos ônibus.
Distâncias:
Bolgheri – Florença – 127 kms média, 1:40h média
Bolgheri – Pisa – média de 69,1 km,  50min média
Bolgheri – Castagneto Carducci –  média de13,2 km, 15min
Bolgheri – Livorno – média de46,9 km, 45 min
Bolgheri- Siena – média de 91,9 km, 1h50 média
Bolgheri – Lucca – média de 92,3 km, 1h em média

Informações turísticas de Bolgheri:
Mapa frente e retro
Folheto com informações turísticas da cidade em inglês e italiano.
Ponte de Informação Turística – San Guido
Località San Guido
Tel. 0565 749768
apt7sanguido@costadeglietruschi.it

Informações sobre o Oasis de Bolgheri:
www.wwf.it/oasi/toscana/padule_di_bolgheri
via P.Gori, 36 Piombino
telefono 0586 894236
fax 0586 894236

Leia mais:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!