Uma visita diferente ao Duomo di Siena – a porta del cielo

27/jun | por Deyse Ribeiro

Visite o Duomo de Siena, um tesouro precioso que esconde jóias de beleza inestimável, de uma maneira diferente, pela Porta del Cielo, ou seja, do alto!

DCIM100GOPROGOPR1291.

 

A catedral (duomo) de Siena está localizada na praça situada acima da Piazza del Campo. É um belo complexo em estilo gótico, que abriga obras de Donatello, Pisano e Michelangelo, mas também afrescos do famoso Pinturicchio. A Catedral é de uma beleza impressionante já de fora, mas o interno surpreende ainda mais!

DCIM100GOPROGOPR1265.

Construída entre 1214 e 1263, tanto o exterior como o interior foram decorados com blocos de mármore branco que são alternados com faixas mais finas pretas esverdeadas. Estas são as cores representativas de Siena.

Uma visita ao Duomo com uma perspectiva diferente:

siena catedral_21

A Catedral de Siena abre a sua ” Porta do Céu “, uma forma de admirá-la do ponto mais alto. O caminho permite a descoberta de uma variedade de locais sempre fechados ao público e utilizados apenas por trabalhadores e grandes arquitetos que trabalharam ali ao longo dos séculos.

É possível visitar a Porta del Cielo (Porta do céu) através da magnífica fachada, que é ladeada por duas torres enormes terminadas com pináculos, e dentro delas há escadas em espiral, passagens secretas  escondidas da vista dos visitantes, e que levam ao telhado da Catedral.

Uma vez em cima das abóbadas do corredor direito, começa uma rota reservada para pequenos grupos, acompanhados por um guia da catedral que faz o tour em italiano, e que proporciona uma série de descobertas e emoções.

É possível caminhar sobre o teto da Catedral e apreciar as magníficas vistas panorâmicas internas e externas.

DCIM100GOPROGOPR1301.

DCIM100GOPROGOPR1303.

Estão ainda abertos aos visitantes os vitrais multicoloridos de Ulisse De Matteis com a representação dos Apóstolos, onde os turistas vão poder ver de dentro da catedral o piso e os principais monumentos e esculturas do interior da cúpula.

DCIM100GOPROGOPR1302.

siena catedral_19

Uma das obras mais importantes e maravilhosas do Duomo de Siena é o seu piso de mármore, um dos mais bonitos do mundo. Criado graças a um trabalho secular, que começa na Idade Média e termina durante o séc XVIII, idealizado pelos maiores artistas da Toscana, como Sassetta e Domenico Beccafumi, além de pintor da Úmbria, Bernardino di Betto, conhecido como Pinturicchio.


siena catedral_6

siena catedral_5

Duas técnicas foram utilizadas para executar as 56 tarsie (esses grandes mosaicos), o chamado commesso marmoreo e a técnica do graffito. Neste último, as primeiras tarsie (em forma de desenhos) eram traçados sobre os pedaços de mármore branco, com pequenos furos feitos com cinzel e broca, em seguida, preenchido com estuque preto. Em seguida, com a técnica de commesso marmoreo, foi-se acrescentando mármores coloridos combinados em conjunto, fazendo assim o desenho final.

siena catedral_12

siena catedral_11

O resultado foi uma série de belos “quadrados”, como verdadeiros quadros, retratando temas pagãos e bíblicos, dispostos ao longo da área da Catedral de 1.300 metros quadrados.

Em seguida é possível ir até a galeria da cúpula de onde se contempla o altar-mor, uma cópia da janela realizada por Duccio di Buoninsegna, e outras obras-primas da escultura.

DCIM100GOPROGOPR1338.

DCIM100GOPROGOPR1334.

siena catedral_22

Do corredor esquerdo é possível admirar uma vista maravilhosa sobre a Basilica di S. Domenico, a Fortezze Medicea, e toda a cúpula da Cappella di S. Giovanni Battista, a paisagem circundante até as montanhas de Siena.

DCIM100GOPROGOPR1312.

DCIM100GOPROGOPR1323.

DCIM100GOPROGOPR1342.

E finalmente se entra atrás do terraço com vista para a Piazza del Duomo, o Hospital de Santa Maria della Scala e acesso à varanda do balcão, onde é possível ter uma visão geral da cúpula, além do impressionante corredor de quadros com bustos dos papas, imperadores e filósofos do mundo antigo, realizados com mosaicos.

DCIM100GOPROGOPR1316.

siena catedral_9

siena catedral_3

DCIM100GOPROGOPR1319.

A Opera della Metropolitana também criou um novo bilhete integrado, o OpaSiPass que permite, além de uma visita guiada à Porta do Céu, o acesso a todos os outros museus do complexo monumental da Catedral.

Eu recomendo, vale muito à pena para quem gosta de arte! É mesmo uma maneira bem diferente e única de admirar a beleza artística dessa que é uma das mais belas  catedrais do mundo.

Informações:

 site oficial

PORTA DEL CIELO 
Ingressos ( reservas antecipadas apenas)
PORTA DO CÉU (até disponibilidade exaustão)
Visita aos telhados da Catedral Duomo e Biblioteca Piccolomini
€ 15,00 por pessoa
Duração 30 minutos nos sótãos, também permite uma visita ao Duomo e Biblioteca Piccolomini
OPASIPASSPLUS ( passe da Catedral)
Visita aos telhados + todo o complexo do museu + da Catedral de Siena +Biblioteca Piccolomini
€ 20,00 por pessoa
Duração 30 minutos para sótãos e até 3 dias de validade para visitar os outros locais
Informações e reservas
T. +39 0577 286300 +39 0577 286300 (de segunda a sexta de 9 a 17)
Email: opasiena@operalaboratori.com

 

* A estadia no Hotel foi cortesia do Hotel Villa del Sole, que eu agra


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!