O que fazer em Siena em 1 dia + mapa grátis

02/mar | por Deyse Ribeiro

Veja o que fazer em Siena em 1 dia e ainda faça download do nosso mapa em português grátis, e não perca nada em Siena! Aproveite a cidade!

DCIM100GOPROGOPR1247.

Siena é uma das mais encantadoras cidades medievais da Itália, e vale a pena fazer um passeio mesmo se você está na Toscana por apenas alguns dias.

Siena se diz ter sido fundada por Aschio e Senio, filhos de Remo, um dos fundadores lendários de Roma, e assim, o emblema de Siena é a loba que amamenta Rómulo e Remo, e você vai encontrar muitas estátuas em toda a cidade.

A cidade pode ser dividida em três colinas: San Martino, Camollia e città, e seu ponto central é a enorme piazza del Campo, onde o Fórum romano costumava ser. O Piazza foi reconstruída durante o governo do Conselho dos Nove em 1287-1355, os nove seções do pavimento de tijolo da praça representam o 9 conselhos e simbolizam a capa de Madonna que abriga Siena.

siena_43

A Piazza del Campo é conhecida em todo o mundo pelo famoso Palio di Siena, uma corrida de cavalos ao redor da praça por duas vezes em cada verão. O público que gosta de cinema pode ver Siena e o Palio no filme de James Bond, Quantum of Solace.

A beleza de Siena pode ser apreciada em alguns dias, se você tiver tempo, ou em um único dia. A cor das fachadas e das coberturas, faz com que a paisagem da cidade seja harmoniosa e agradável de assistir. Siena não mudou muito desde a idade média até os dias atuais e caminhar por suas ruas é uma espécie de viagem no tempo, um olhar para um passado sublime.

00185010

A cidade histórica é listada como património mundial pela UNESCO e está cheia de lugares bonitos e interessantes para visitar. Um dia em Siena certamente não é o suficiente para experimentar a cidade em todos os seus muitos lados, nem para visitar todos os seus tesouros. Em um dia, no entanto, com um pouco de organização, você vai ser capaz de ver as principais atrações de Siena e apreciar o charme e a atmosfera desta linda cidade medieval. Então, quais são as coisas que você não deve perder?

Chegar em Siena:

Localizado no coração da Toscana, Siena pode ser facilmente alcançada a partir das outras cidades da região,  de carro, trem ou ônibus. O centro da cidade está fechado ao tráfego, por isso, se você está planejando para chegar de carro você ainda vai ter que mover a pé ou de transportes públicos para visitar Siena. A estação ferroviária está localizado fora do centro da cidade, mas é bem conectada com o centro por ônibus. Se você estiver indo para Siena, eu recomendo que você leia este texto: Como ir de Florença para Siena? De ônibus, trem ou carro? –  que tem informações sobre as várias maneiras de chegar lá.

Se você for de carro para Siena, te indico ler o texto “onde estacionar em Siena“, nele você encontra informações úteis sobre onde estacionar  em Siena.

Veja ainda a opção do Freccialink: nova ligação em Siena de ônibus com alta velocidade.

 siena_22

O que ver em Siena em 1 dia:

Abaixo vou fazer uma listagem do que fazer em Siena em 1 dia, ainda inclui algumas atividades que acredito, sejam interessantes. Mas no nosso mapa estão descritas todos os monumentos e museus, praças e assim você pode escolher o que visitar segundo o seu interesse

Não deixe de fazer o download no Mapa Grátis de Siena, nele há todas as informações.

clique e faça e baixe os mapas grátis

clique e faça e baixe os mapas grátis

Atenção: Os números dos locais abaixo se referem aos números marcados no mapa, assim fica mais fácil localiza-lo e marcar no mapa aquilo que lhe interessa visitar. Mas a ordem, eu coloquei como num trajeto pela cidade, colocando aquilo que é mais próximo primeiro. Todas as informações relativas aos horários dos museus e preços de entrada se encontram no mapa.

 

Se você visitar Siena, pela primeira vez, eu definitivamente recomendo que você vá direto para o coração da cidade, para a bela Piazza del Campo, um dos marcos da cidade. Você pode decidir começar o seu dia em Siena aqui ou em ir direto para o Duomo, voltando a Piazza del Campo mais tarde. As principais atracções da cidade estão localizados entre a Piazza del Campo e da catedral, então você provavelmente vai passar a maior parte do seu tempo aqui de qualquer maneira!

DCIM100GOPROGOPR1245.

Piazza del Campo

Piazza del campo

Piazza del Campo é única, com sua forma da concha, que abraça o resto da praça e seus edifícios símbolo. Em pé no centro da praça, você pode quase sentir enrolado em um caloroso abraço. A Piazza del Campo acolhe, duas vezes por ano (em 02 de julho e 16 de agosto), o famoso Palio di Siena, um evento emocionante e o mais esperado por todos os cidadãos em Siena.

Na praça, você pode admirar a (37) Fonte Gaia, a maior fonte da cidade originalmente decorada com esculturas de Jacopo della Quercia. A fonte, como podemos ver hoje é uma cópia feita em mármore de Carrara, que é muito mais forte do que o mármore do Montagnola usado por della Quercia. A antiga Fonte Gaia ha foi restaurada e é visível dentro do complexo de museus de Santa Maria della Scala.

Museo Civico

Entre os edifícios na Piazza del Campo, eu indico a visita ao Palazzo Comunale (ou Palazzo Pubblico, que é a Câmara Municipal da cidade) e a (38) Torre del Mangia. O imponente Palazzo Comunale, abriga o (14) Museu Cívico com várias obras-primas de artistas de Siena, incluindo a bela Maestà de Simone Martini e do ciclo de afrescos chamado “Bom e mau governo” de Ambrogio Lorenzetti. Ambos são bastante interessantes e você não pode perder!

Para aqueles que querem visitar tanto o Museu Cívico e Santa Maria della Scalla, eu recomendo comprar o bilhete combinado (disponível somente na bilheteria da Torre), que custa € 13.

siena_39

Torre del Mangia

A Torre del Mangia, com 87 metros de altura, oferece uma das mais belas vistas da cidade. A subida pode ser um pouco cansativa, existem mais de 400 degraus, um pouco íngremes e estreitos, mas a vista de 360 ° no topo da torre é realmente espetacular e vale a pena o esforço para alcançar o topo.

Para aqueles que querem visitar tanto o Museu Cívico e a Torre del Mangia, eu recomendo comprar o bilhete combinado (disponível somente na bilheteria da Torre), que custa € 20.

DCIM100GOPROGOPR1290.

Duomo di Siena

A partir daqui, o nosso passeio de Siena continua para o precioso Piazza del Duomo. Aqui você vai desfrutar de alguns dos mais magníficos tesouros do Siena, que eu recomendo que você visitar : a (6) Catedral, a cripta e a Biblioteca Piccolomini.

Leia o texto sobre a Catedral de Siena -> O Duomo de Siena

E ainda – >Uma visita diferente ao Duomo di Siena – a porta del cielo

Se você pretende visitar estes monumentos, eu sugiro que você comprar o passe OPAS, um bilhete cumulativo que lhe permite visitar: a Catedral, a Cripta, a Biblioteca Piccolomini, o (7) Batistério e do (22) Museu da Opera del Duomo, onde você pode apreciar a vista da cidade, economizando mais de de 50% em bilhetes individuais.

Passeio da Porta del Cielo

Passeio da Porta del Cielo

Recentemente, um novo itinerário no interior da Catedral foi aberto, chamado de porta del Cielo“, ou porta do céu, que lhe permite fazer uma visita guiada da Catedral a partir do topo, desfrutando de uma vista verdadeiramente extraordinária. A rota é incluída no bilhete cumulativo chamado OPA Pass +. Se você quiser fazer este passeio, sugerimos reservar com antecedência durante os meses de verão.

interno da Catedral

interno da Catedral

O duomo em Siena, ou a Catedral de Santa Maria Assunta, é um dos exemplos mais marcantes da igreja românico-gótico, na Itália. Imponente, quase ofuscante pelo o uso extensivo do mármore branco, o Duomo fascina, mesmo do lado de fora. E ao entrar, você não vai se decepcionar, pois a Catedral possui obras assinadas por artistas famosos como: Donatello, Nicola Pisano, Michelangelo e Pinturicchio.

pavimento

pavimento

No seu interior, como o exterior, é decorado com branco e verde (quase preto) de mármore, uma escolha feita para refletir as cores da cidade de Siena.

Uma das obras mais impressionantes dentro da catedral é sem dúvida seu pavimento, composta por 56 cenas realizadas com um mosaico em mármore, chamado de  intarsi, são considerados os mais preciosos da Itália. Infelizmente, grande parte do pavimento são cobertos durante o ano, a fim de protegê-los de desgaste. Se você se encontra em Siena nos dias do Palio ou entre o final de agosto e outubro, no entanto, você pode ter a chance de ver o piso totalmente revelado. Ja em 2016, ano do Jubileu, o pavimento será descoberto de junho à outubro.

Libreria Piccolomini

DCIM100GOPROGOPR1277.

interno da libreria

A Biblioteca Piccolomini, e fica dentro da Catedral. É dedicada ao Papa Pio II, notável pela riqueza por causa dos seus afrescos pintados por Pinturicchio e seus seguidores, incluindo Rafael Sanzio no início de 1500. Dentro da biblioteca, você pode admirar afrescos verdadeiramente extraordinários nas paredes, mas também no teto, brilhando por causa uso abundante de ouro.

siena_13

Admire a mestria da perspectiva nas colunas pintadas que emolduram cada cena e nos fundos. As paredes são divididas em 10 cenas que representam diferentes fases importantes na vida do Papa Pio II, como embaixador dos tribunais europeus, prestando homenagem ao novo Imperador e depois para o Papa doente, apresentando Eleonora ao Imperador Frederick III, tornando-se cardeal e depois papa, e vários outros

A Biblioteca Piccolomini é uma verdadeira jóia que você realmente não pode perder quando estiver em Siena.

O Batistério

Batistério

Batistério

O (7) Batistério é dedicado à São João e foi construído em 1300, quando decidiu-se ampliar o Duomo. O Batistério, tem a entrada da Piazza San Giovanni, e é facilmente reconhecível por sua fachada em mármore incompleto. O interior do Batistério é lindamente decorado com um ciclo de afrescos realizados por alguns artistas de Siena do Renascimento. A obra-prima mais preciosa preservada dentro do Batistério é sem dúvida a fonte  batismal criada por alguns dos maiores escultores da Renascença: Jacopo della Quercia, Lorenzo Ghiberti e Donatello.

O Museo dell’Opera del Duomo

00184978

vista do alto do Museu da Opa

O (22) Museo dell’Opera del Duomo é um dos mais antigos museus privados da Itália e está localizado no lado sul da catedral, em uma área que deveria ter sido uma extensão da igreja na base do projeto da “Nova Catedral “, que nunca foi concluída. Subir na parte dos arcos que forma realizados para a “nova catedral” é magnifico, tem uma vista maravilhosa e não é tão cansativo como na Torre del Magia!

Aqui, você pode admirar as estátuas originais da fachada da Catedral, incluindo aquelas feitas por Giovanni Pisano, o vitral da janela da abside de Duccio da Buoninsegna e uma das maiores obras-primas do início do século XIV de Buoninsegna, a Maestà, além de esculturas de Donatello, Jacopo della Quercia, Giovanni Duprè, entre outros.

Santa Maria della Scala

DCIM100GOPROGOPR1347.

O (19) Complesso de Santa Maria della Scala é um dos hospitais mais antigos da Europa, onde os peregrinos eram acolhidos, bem como as crianças pobres e abandonadas. Siena fica ao longo da antiga rota de peregrinação, a Via Francigena que ligava Roma à Europa Central

O complexo está localizado em frente ao Duomo, por isso é muito fácil de chegar e visitar. Santa Maria della Scala  abriga um vasto património artístico, bem como exposições temporárias.

DCIM100GOPROGOPR1345.

O Museu é dividido em quatro andares, é uma espécie de “cidade dentro da cidade”, então eu sugiro que você considerar se você tem tempo suficiente para visitar todo o complexo ou não. Dentro do complexo ficam:

  • Cappella delle Donne
  • Sagrestia Vecchia, onde fica o afresco da Madonna del Manto – Jacopo della Quercia.
  • Cappella della Madonna
  • Chiesa della Santissima Annunziata
  • Cappella delle Reliquie
  • La sala del Pellegrinaio
  • Fienile, onde fica colocada a Fonte Gaia original
  • Oratorio di Santa Caterina della Notte
  • Il tesoro – Le reliquie e gli ori, onde ficam guardadas as relíquias da arquidiocese da cidade
  • Museo Archeologico Nazionale – museu de arqueologia da cidade
  • Compagnia di Santa Maria sotto le Volte
  • Chiasso di Sant’Ansano – antiga via coberta da cidade
  • Racconto della città. Dalle origini al Medioevo – museus que conta a origem da cidade
  • Gipsoteca – onde ficam as bandeiras das Contradas do Palio de Siena, que vieram do Museo Stibbert
  • Museo d’Arte per bambini – museu de arte para crianças, muito didático
  • InContemporanea – local de exposições de arte contemporânea

 

Basilica di San Domenico

siena_29

Esta enorme e imponente Basílica, construída em estilo gótico pelos dominicanos no século 13, e é muito associado com Santa catarina, um dos dois santos padroeiros da Itália. Não perca a Capela dos votos com seu afresco de Santa Catarina por Andrea Vanni, o único retrato da santa pintado quando estava viva.

O que a maioria dos visitantes vêm à (5) Basílica de São Domenico para ver, porém, é a Capela de Santa Catarina, onde fica a cabeça e o polegar de Santa Catarina.

Se você tiver ainda tempo, visite o Santuário de Santa Catarina

DCIM100GOPROGOPR1259.

quarto de Santa Catarina

A (20) Casa Santuário de Santa Caterina é um outro lugar importante, pois é o local onde ficava a casa da Santa e onde hoje foi erguido o seu santuário. A varanda, chamada de Portico dei Comuni, ou Pórtico dos Comuns, ganhou este nome porque todos os municípios italianos contribuíram para a sua construção, realizada entre 1941 e 1947, após a demolição de uma igreja existente. No local, o elemento mais antigo é o poço realizado em travertino, datado entre o final de 1400 e o início de 1500.

Leia o texto -> Itinerário em Siena pela vida de Santa Catarina

Ainda no Santuário, visite o Oratorio del Crocifisso, construído em 1623 no pomar da família de Santa Catarina para manter o crucifixo, que segundo a tradição fez originar os estigmas em Santa em 01 de abril de 1375, teve lugar na Igreja de Santa Cristina em Pisa. Aqui, num nicho, há um fragmento do seu omoplata.

siena_18

Dentro ainda da Casa Santuário, com entrada gratuita, você pode admirar o belo piso de cerâmica da cozinha do Oratorio della Cucina, que já foi parte da casa da Santa, e muitos afrescos com cenas da sua vida. No térreo há uma pequena sala onde Catarina usava para descansar sob um travesseiro de pedra.

siena_32

As atrações listadas acima são apenas algumas idéias que podem ajudá-lo a organizar o seu dia em Siena e, novamente, como indicado no início deste artigo, você provavelmente não será capaz de ver tudo. Eu recomendo fortemente que você poupar algum tempo para apenas passear pelas ruas da cidade, percorrer as lojas, passear pelas cores e emblemas dos vários distritos, ou Contrade que você encontrará pendurado nas janelas e portas de casas e mais para obter uma sensação de que a vida diária é em Siena.

Se você quiser, pode fazer um city tour pela cidade comigo, ou visita-la junto com San Gimignano.

Onde Dormir?

Quando visitei Siena pela última vez eu fiquei no Villa del Sole, e escrevi sobre essa experiência aqui – > Dica de Hotel em Siena: Villa del Sole

Se você quiser algo mais fora da cidade, pode escolher ficar no Castello de Leonina Relais, escrevi dele aqui -> Dica de hotel na Toscana: Castello di Leonina Relais

Se você quiser uma opção mais econômica, pode ver uma opção de Hostel -> Dica de Hostel em Pisa, Siena, Lucca e outras cidades da Toscana

Não deixe de fazer o download no Mapa Grátis de Siena e de outras cidades, nele há todas as informações.

clique e faça e baixe os mapas grátis

clique e faça e baixe os mapas grátis

Tem alguma dúvida? Dê o seu pitaco ai embaixo!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!

  • Natália Pessini Pinto

    Siena é demais! fiquei 4 dias por lá e andei pela cidade inteira! fui em todos os lugares que você mencionou e realmente, andar pelas ruas de lá é voltar no tempo…

    • Que legal Natalia, obrigada por deixar seu comentário aqui. abs

  • Leidiane

    Olá! Você sabe dizer o valor desse OPAS??? abs.

  • Leidiane

    Essa matéria é de 2016?? não consegui identificar o ano da matéria, seria interessante ter o ano pra saber se os valores dos tickets estão atualizados!!

    • Lidiane, como informado no inicio do texto, ele foi escrito em 2016, em 2 de março. Ainda, como informado também, todas as informações relativas aos preços, horários, fechamentos, etc se encontram no nosso mapa, que voce pode baixar gratuitamente.
      O link é https://passeiosnatoscana.com/downloads/
      Boa viagem!

      • Leidiane

        Muito obrigada pelas informações!!! abs

  • Leidiane

    Pelo que entendi, no site https://www.comune.siena.it/La-Citta/Cultura/Strutture-Museali/Torre-del-Mangia o valor do museu e a torre sai por 20 euros, e não 13 euros como está no texto, me corrija se eu estiver errada, tive que usar o google tradutor porque não sei italiano!

    • Ola Leidiane, o valor de 13 euros é Museu civico com Santa Maria della Scala. Ja a Torre + Museu Civico + Santa Maria della Scala custa 20 euros.
      Somente Torre é 10 euros.
      Voce encontrara todas as informações relativas a preços e horários no nosso mapa gratis em português.
      Boa viagem!

      • Leidiane

        Obrigada!!