Bravio delle Botti em Montepulciano: a corrida dos barris

20/ago | por Deyse Ribeiro

Conheça o Bravio delle Botti em Montepulciano, uma fascinante corrida com os barris que fazem o famoso Vino Nobile di Montepulciano.

Todos os festivais folclóricos italianos são fascinantes, mas se você está procurando um evento verdadeiramente curioso e original, então recomendo o “Bravio delle Botti“, um evento anual no último domingo de agosto em Montepulciano.

A maravilhosa e panorâmica cidade medieval de Montepulciano, ao sul de Siena, torna-se o palco deste extraordinário show. O “Bravio delle Botti” é uma corrida emocionante entre os 8 distritos da cidade que se esforçam para conquistar o “Bravio”.

Não deixe de ler:

Os barris, que pesam cerca de 80 kg cada, são empurrados e movidos por dois atletas em cada distrito, chamados de “spingitori” (algo como empurradores). Os desafiantes de cada distrito devem empurrar e rolar enormes e pesados ​​barris de madeira por 1800 metros nas ruas estreitas do centro histórica, subindo e descendo, até a chegada na Piazza Grande.

A competição é tradicionalmente precedida por uma bela e fascinante procissão histórica, composta por mais de trezentos figurantes que se movem pela mesma rota, com jogos de bandeira, damas e cavalheiros de tempos passados.

História

A palavra “Bravio” vem do vulgar “Bravium” e indica o prêmio concedido ao distrito vencedor, composto por um pano pintado com a imagem iconográfica do santo padroeiro de Montepulciano, San Giovanni Decollato, em cuja honra o evento é realizado todos os anos.

A história dos distritos de Montepulciano remonta ao final do século XIV, mais precisamente em 1373, ano em que a Carta da Cidade dedica todo o capítulo 30 às disposições sobre o Palio, que foi configurado precisamente com esta lei, em homenagem ao santo padroeiro de Montepulciano (29 de agosto), “a memória perpétua e feliz dos cidadãos”. O Bravio inicialmente então, era disputado com cavalos, e se manteve até o século XVII, depois suprimido por razões de ordem pública.

Os distritos, que tinham um papel de monitoramento e administrativo, já estavam descritos na carta municipal de 1337 e com os mesmos nomes que chegaram até agora: Cagnano, Collazzi, Coste, Gracciano, Poggiolo San Donato, Talosa, Voltaia. 

A história recente do “Bravio” começou em 1974, quando um padre, Don Marcello del Balio, teve a idéia original de transformar a antiga corrida de cavalos em uma corrida de barril. A idéia, absolutamente brilhante, não poderia ser mais adequada, dada a reputação internacional e a qualidade do Vino Nobile di Montepulciano. Os barris são um elemento importante na economia de Montepulciano, são fundamentais para o envelhecimento do vinho.

o Bravio – o pano pintando esta sendo levado em procissão

Como acontece:

O último domingo de agosto é o dia em que o “Bravio” é disputado: pela manhã, a partir das 10:00 da Piazza Grande, são organizadas cerimônias importantes e impressionantes, como o desenho da ordem inicial dos barris, a marca, a bandeira Acenando os insígnias, a entrega do tecido pelo município ao Magistrado do Contrade, a oferta de velas votivas a São João na Catedral. E a tarde, às 15:00, começa o desfile da fascinante procissão histórica, composta por mais de trezentos participantes.

Finalmente, às 19.00, após o sinal dado pelos carrilhões da Prefeitura, os barris começam a rolar a partir da coluna Marzocco. Depois de alguns minutos, o “Bravio” terá seu epílogo.

festa da contada vencedora

Apenas um distrito celebrará a vitória e levará o “Panno del Bravìo”. Os outros são forçados a mostrar a amargura e a pensar em vingança, sem rencor e com respeito pelo vencedor.

a felicidade dos vencedores

Toda a semana anterior está cheia de eventos e eventos importantes, como a Proclamação do Gonfaloniere e a Procissão das Velas. Todas as noites, os distritos estão abertos a qualquer pessoa e prontos para receber todos com festas, jantares, jogos, música e vinho. O evento anual atrai milhares de turistas ao longo da semana de eventos, fortalecendo o espírito de toda a comunidade de Montepulciano.

O desfile de fantasias que desce pelas ruas do centro histórico é uma delícia! Cavaleiros, nobres e damas, todos em suas fantasias espetaculares da época, farão você viajar de volta no tempo na atmosfera mágica e suspensa da Idade Média – uma experiência verdadeiramente única para se divertir na Toscana!

Para mais detalhes, visite o site oficial de Bravio delle Botti aqui.

Veja o vídeo:

 

Programa 2017:

Do dia 20 ao dia 25 de agosto: prova noturna

De domingo 20 a sexta-feira 25, enquanto os distritos estão abertos com stands de comida e seus entretenimentos, as ruas são animadas pela prova noturna dos “spingitori “, ou seja, dos empurradores, que se enfrentarão um após o outro, a subida na Piazza Grande, esperando o Corrida no domingo. A prova da corrida acontece todas as noites a partir das 21:00, com exceção da quinta-feira 24 de agosto, para a Procissão das Velas.

Dia 24 de agosto: corteo dei ceri

O Corteo dei Ceri – ou Procissão das Velas – é tradicionalmente realizado na quinta-feira antes da corrida. Por volta das 21 horas, a procissão histórica começará na Colonna del Marzocco e irá  pelas ruas da cidade até a Piazza Grande, através de uma atmosfera sugestiva sem luz elétrica, iluminada exclusivamente por tochas e velas.

Na Piazza Grande às 22:00 será realizada a oferta das velas em nome de San Giovanni Decollato, com jogo das bandeiras com o grupo Sbandieratori e Tamburini de Montepulciano.

Dia 25 de agosto: Bravio delle Botti

O longo dia acontecem vários eventos que precedem a competição do do Bravio delle Botti.

O dia começa na Piazza grande às 10:00 com a extração das posições iniciais.

Do Palazzo Comunale, depois da extração das posições, começa a saída dos artistas e figurantes de cada distrito, em direção ao Duomo, para a marchiatura a fuoco delle Botti – a marcação à fogo dos barris – e do jogos de bandeiras de cada distrito na frente do Duomo.

Às 12:00 no Duomo, haverá a offerta dei ceri – oferta das velas –  à San Giovanni Decollato, patrono da cidade.

O desfile histórico começará às 15:00 da Coluna do Marzocco e corre pelas ruas da cidade até chegar a Piazza Grande.

Ás 19:00, também a partir da Coluna do Marzocco finalmente começará a corrida do Bravio do Botti, depois de cerca de dez minutos será entregue o pano ao vencedor que chegar primeiro.

a entrega do Bravio

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!