O que fazer na Toscana em abril – Calendário de eventos

01/abr | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos de abril na Toscana, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês de 2018, pois todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, a festa da liberação da Itália na Segunda Guerra Mundial, eventos ciclísticos, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e aproveite os eventos e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre TransporteConheça as cidades da Toscana, e os melhores textos de Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiência em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Abril?

Em Abril temos muitas feiras nas cidades, porque as pessoas com o tempo mais quente começam a viajar mais e passear pelas cidades vizinhas. Alguns jardins que normalmente durante o ano fecham, abrem especialmente neste período, como o Jardim do Íris.

Em toda a Itália se comemora a Libertação da Itália no dia 25 de abril de 1945. Geralmente ha desfiles pelas ruas das cidades. O manifestação leva comemora o período do fim da guerra na Itália e na libertação da ocupação alemã do norte da Itália e do regime fascista (10 de julho de 1943 – 2 de maio de 1945).

Aproveite este período então, para visitar jardins:

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3

1 -FLORENÇA – Troca de guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 
2 – SIGNA (FI) – Festa della Beata Giovanna e Corteo Storico – O principal festival da cidade de Signa continua a ser a festa da Beata Giovanna, na segunda-feira de Páscoa. Originou-se na segunda-feira de Páscoa de 1385, quando, por ocasião da translação de seu corpo, foi realizada a primeira procissão em sua honra, com o consentimento do bispo, o clero e do povo. Hoje, a procissão solene, com cerca de 300 participantes nos trajes do século XIV, conserva alguns elementos significativos, tais como uma criança vestida de anjinho sentada em um jumento. Este festival ainda hoje reúne em Signa milhares de pessoas e há tantas barracas para a felicidade de todos, com doces e brinquedos para crianças, que também são abençoados. Piazza della Repubblica, Signa (Firenze). Saiba mais aqui.
2 – VOLTERRA (PI) – Omaggio di Primavera – Homenagem à Primavera, ocorre toda segunda-feira de Páscoa, com o Grupo histórico Sbadieratori (jogadores de bandeiras), e é evocação do antiga rito pagão, com uma nota do folclore e alegria. Info 

os Sbandieratori de Volterra

2 – BIBBONA (LI) – Festa del Cedro e Palio delle Botti A segunda-feira de Páscoa no centro histórico de Bibbona, há a Festa del Cedro, com artes e ofícios mercados e produtos locais, incluindo cedro, que é dedicado ao evento, mas também azeite, vinho e muito mais . O cedro além disso, foi oferecido a partir de jovens casais para o Bispo Conte, como um ato propício de noivado neste dia. Á tarde na praça, jogos, caça ao tesouro para crianças, jogos infláveis e Apericena. A noite continua com o desfile em traje e com o Palio delle Botti às 21:30, a competição sugestiva entre os bairros de Bibbona; A corrida consiste em empurrar os barris até as subidas estreitas da cidade, até chegar a Piazza Vittoria, para obter o cobiçado prêmio. Bibbona (Livorno). Info
2 e 29 – FUCECCHIO (PI) – Corse de primavera – Buca del Palio di Fucecchio: A Corrida da Primavera é uma espécie de corrida de preparação para os vários estábulos em vista da temporada dos Palios que será corrido em 2017, entre eles também o Palio di Fucecchio. Os cavalos vão correr na pista della Buca, cada um dos doze cavalos representa uma confrade (distrito). L’organizzazione de Fucecchio Palio tem oficialmente as datas das corridas da primavera, três nomeações para testar os cavalos que, em seguida, irá competir no concurso no final de maio, no oficial Palio da “Cidade de Fucecchio”. Saiba mais aqui.
15 – SAN VICENZO (LI) -> Palio della Costa Etrusca – Corrida de Cavalos, San Vincenzo.A praia dourada de San Vincenzo, pisada pelos jóqueis mais fortes do circuito de paliesco e os melhores cavalos que lutarão em um dos cenários mais evocativos. Todos os Municípios da Costa degli Etruschi competirão, combinados com cavalos mestiços montados na pele: San Vincenzo, Castagneto Carducci, Bibbona, Piombino, Campiglia Marittima, Suvereto, Cecina, Rosignano M.mo .. O Palio della Costa Etrusca consiste em um série de baterias com todos os cavalos e jóqueis registrados, os dois primeiros de cada bateria são então atribuídos a cada município para competir para a vitória final. Saiba mais aqui
20-22 – FIGLINE VALDARNO (FI) – Better Food festival – Piazza Marsilio Ficino – O festival Itinerante de Comida de Rua Better Food chega à Toscana no fim de semana de 20 a 22 de abril com sua ampla seleção de foodtrucks e boa comida preparada com matérias-primas selecionadas: na verdade, serão caminhões vindos de toda a Itália para animar os três dias em Figline Valdarno, durante o qual você pode saborear o melhor da cozinha de rua italiana e internacional. Saiba mais aqui.
23 e 27 – LUCCA – Santa Zita, a festa das flores – No dia 27 de Abril de cada ano a cidade de Lucca celebra de Santa Zita, na Piazza S.Frediano e no Anfiteatro são cobertos com flores e plantas coloridas para homenagear a Santa nascida de uma família de camponeses de Lucca. Menina humilde e generosa para com os pobres, trabalhava como empregada doméstica para uma família rica de Lucca. Diz-se que um dia, o patrão, ao encontrar Santa Zita que ele estava deixando a igreja lhe perguntou o que ela trazia em seu colo, e quando ela abriu os braços, em vez de a comida, tinha rosas. saiba mais aqui
23 a 25 – PANZANO IN CHIANTI (FI) – Festa della stagion bona  A Festa de stagion bona acontece dia 25 de abril, em Panzano, Greve in Chianti, e evoca uma revolta popular do século XVI, com um desfile de personagens fantasiados pelas ruas medievais da cidade. Há muitos stands a partir do qual você pode saborear deliciosas especialidades do Chianti: porchetta, lampredotto, frittelle di glicine, ficattole.
25 – EM TODA ITALIA – > Festa da Liberação da Itália – Manifestação da comemoração histórica de Libertação da Itália a partir de 25 de abril de 1945. Geralmente ha desfiles pelas ruas das cidades, lembrando a campanha italiana no aniversário da Libertação da Segunda Guerra Mundial, um feriado nacional celebrado na Itália, de 25 de abril de cada ano. O manifestação leva comemora o período do fim da guerra na Itália e na libertação da ocupação alemã do norte da Itália e do regime fascista (10 de julho de 1943 – 2 de maio de 1945).
29 – FUCECCHIO (PI) – Corse de primavera – Buca del Palio di Fucecchio: A Corrida da Primavera é uma espécie de corrida de preparação para os vários estábulos em vista da temporada dos Palios que será corrido em 2016, entre eles também o Palio di Fucecchio. Os cavalos vão correr na pista della Buca, cada um dos doze cavalos representa uma confrade (distrito). L’organizzazione de Fucecchio Palio tem oficialmente as datas das corridas da primavera, três nomeações para testar os cavalos que, em seguida, irá competir no concurso no final de maio, no oficial Palio da “Cidade de Fucecchio”. Saiba mais aqui.
28 e 29 – SUVERETO (LI) – Palio delle Botti – Palio delle Botti acontece duas vezes por ano: o Palio di S. Croce, em homenagem ao padroeiro de Suvereto em maio (mas que esse ano foi marcado para o dia 23 e 24 de abril) e o Palio do Imperador, à noite no início de agosto, em memória do Imperador Arrigo VII di Lussemburgo, que segundo a lenda, morreu em Suvereto. Uma corrida difícil e cansativa em que equipes de “spingitori” empurram os barris de 500 litros (vazios, claro) nos paralelepípedos antigos do centro histórico. A festa faz parte de um circuito de corridas da Associazione delle Città del Vino. Saiba mais aqui
29 e 01 de maio – PESCIA (PISTOIA) -> Pescia Medievale – Por um fim de semana, Pescia volta à Idade Média: na cidade ocorrem espectáculos de rua, personagens em trajes medievais, damas e cavalheiros, performances de sbandieratori, artistas de rua, lutas, músicos, barracas de artesanato e arte antigos, shows antigos e exposições de roupas, alimentos, cosméticos e numismática antiga. Eles vão abrir tabernas antigas e pousadas onde você pode saborear pratos preparados de acordo com receitas medievais (já a partir das 19 hs do sábado, 30 de abril), enquanto as ruas são pintadas com cores com o desfile em procissão para a Igreja da Madalena para entregar o óleo sagrado para a iluminação da grande Cruz. Saiba mais aqui.
29 a 1 de maio –  SANTA FIORA (GROSSETO) -> Tradizionale Canto del Maggio – No dia 30 de abril de cada ano, o Gruppo dei Maggiaioli dell’Associazione Culturale per la Selva, gira casa por casa da cidade, com guitarra, cantando canções tradicionais, tudo isso em um grupo animado. Saiba mais aqui.
4 a 8 de maio – PORTO ERCOLE (GR) – Notte dei Pirati 2018 – Porto Ercole, Porto Ercole (Grosseto) –  saiba mais aqui

2
Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
1 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
6 a 8 – LUCCA -> Verdemura – Mura Urbane – exposição com mais de 150 expositores localizados ao longo de um dos trechos mais pitorescos das muralhas de Lucca, um convite para passear em contato com a história e o tecido verde da paisagem urbana, da Piattaforma San Frediano ao reduto panorâmico baluardo San Martino, passando sob o castello di Porta Santa Maria, que abriga exposições e palestras. A intenção do Opera delle Mura, que organiza o evento, é para oferecer aos visitantes um dia de primavera em relaxamento, conhecendo a cultura botânica e do jardim, sem pressa e com o prazer de fazer compras para a nova temporada num contexto de beleza absoluta.
6 a 8 – FLORENÇA – Finger Food Festival  – Hipodromo del Visarno – o melhor da comida de rua italiana e estrangeira  e cervejas artesanais. Muitos produtos DOP e IGP, ainda vegan e sem glúten. Saiba mais
7 e 8  – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior
7-8 -MONTEPULCIANO (SI) – Fiera mensile delle arti e antiquariato – Piazza Grande – Fiera de artesanato, coleção e objetos de arte.
8 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala, das 9 às 19hs.
13 a 15 – FLORENÇA – Firenze Bike Festival – Piazzale Michelangelo – O futuro da mobilidade é verde, mas acima de tudo é elétrico: de 13 a 15 de abril, Florence Bike Festival retorna e amplia, na programação, em seus objetivos e duração, dando vida ao primeiro Festival Ebike na Itália. Entre os eventos programados para o fim de semana prolongado, um inédito campeonato de ebike-cross, a homenagem a Gino Bartali com a participação da Academia de Ciclismo de Israel e o tão aguardado encontro com o De Rosa Granfondo Florença, com um começo mais panorâmico: onde três mil participantes vão sair do Piazzale Michelangelo até Fiesole, para entrar em Mugello até as subidas mais desafiadoras e chegar à linha de chegada na via Salviati, que ficou famosa pelo Campeonato Mundial de Ciclismo de 2013. saiba mais aqui.
14 e 15 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
 15  – FLORENÇA – Fiera Fivag Felsa Cis – viale Europa, uma feira de artesanato, produtos orgânicos e antiguidades.
15 – FLORENÇA – Fierucolina di Pasqua – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato e gastronomia, mas que no dia de São José, é dedicada os artesão da madeira, das 9 às 19 hs. Informações.
15 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
21 a 25 – SAN QUIRICO D’ORCIA(SI) – Orcia Wine Festival – Uma oportunidade para aprender sobre a excelência do DOC Orcia, em três dias repletos de eventos e shows. Em colaboração com Consorzio Orcia DOC e ONAV Siena. A manifestação popular da «Ponte Imaculada» acompanha a apresentação do novo azeite extra-virgem local durante o Festival do Petróleo (7-9 de dezembro) com uma série de eventos musicais e jogos de rua, num ambiente festivo que é saboreado juntamente com bruschetta e alegria. Saiba mais aqui.
21 a 25 – PISTOIA – La Toscana in bocca – Centro Fiere la Cattedrale (Polo Ex-Breda), Pistoia  – jornada que combina a comida e vinho tradição com os tesouros do turismo na Toscana. A edição de 2018 aguarda os participantes de 21 a 25 nos espaços da antiga Catedral. Saiba mais.
20 a 22 – FLORENÇA -> Gelato Festival No Piazzale Michelangelo –  o Gelato Festival reuni mais de uma centena de sorveteiros prontos para competir em corridas de criatividade em uma das praças mais bonitas da europa. Possui o maior laboratório móvel de gelato do mundo. O evento foi fundada em 2010, em Florença, com a idéia de celebrar as origens florentinas do sorvete, atribuído a Bernardo Buontalenti que trabalhou para os Médici em 1559. O evento se transforma em uma exposição itinerante em toda a Europa dizer ao gelato italiano, sua invenção, o ingredientes de qualidade, produção e cultura que este sector representa. Um delicioso festival de gelato, com workshops, degustações, e disputa pelo melhor sorvete. Imperdível! Saiba mais aqui. 
21 até 1 de maio – FLORENÇA -> Mostra Internazionale dell’Artigianato -> Um evento que já recebeu os maiores artesãos de história, um espaço privilegiado onde a tradição e a inovação se reúnem na criação de obras de valor habilidade extraordinária. NO Mercado Internacional do Artesanato você encontra móveis e objetos decorativos, roupas e acessórios, artigos de prata e jóias, presentes, cosméticos, alimentos, etc. Aberta das 10:30 às 20 hs. Veja mais aqui.
25 até 20 de maio – FLORENÇA ->   Abertura do Giardino Dell’IrisAbertura do Jardim da Flor de liz, símbolo dacidade de Florença e onde ocorre uma competição (este ano a competição foi cancelada porque não houve condições climáticas adequadas para tal evento). Ficará aberto até 20 de maio. site oficial  – Saiba mais sobre o Giardino dell’Iris no texto -> Giardino dell’Iris um segredo bem guardado de Florença
29  – FLORENÇA – Fiera Fivag Felsa Cis – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato, produtos orgânicos e antiguidades.
5
28 e 29 – BARBERINO DI MUGELLO (FI) – Triathlon – Bilancino Sport Festival – Lago di Bilancino – saiba mais
29 – FIRENZUOLA (FI) – Ultra Trail Mugello – Badia di Moscheta, Firenzuola  – Saiba mais.
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

Concertos e operas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):

  • Italia Opera – Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena – dias 5,7,10,1214,17,19,21,24,26,28, às 21:15 hs.
  • Siena Opera – Teatro il Costone – dia 14 de abril às 21:15h

Outros:

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4

Todo primeiro domingo do mês (este mês é dia 1 de abril), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês!

FLORENÇA – Monet Experience and the Impressionists – Auditorium Santo Stefano al Ponte. A nova produção do Crossmedia Group é um caminho virtual e experiencial, feito de imagens e sonoridades, entre os trabalhos do grande mestre do impressionismo, projetados nos grandes painéis e na arquitetura da igreja e enriquecidos pelas estações 3D Oculus VR. Horas: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazzetta di Santo Stefano, 1 – Firenze – até 1 de maio. 
FLORENÇA – 1927 – Il ritorno in Italia – Museo Salvatore Ferragamo  – Por ocasião do 90º aniversário do retorno dos EUA de Salvatore Ferragamo, aquele que se tornou o ‘sapateiro das estrelas’ de Hollywood, o museu dedicado a ele oferece uma exposição comissariada por Carlo Sisi que resume a atmosfera e artístico de fabricação em Florença, cidade onde Ferragamo decidiu se estabelecer. Das 10-19.30 dias. – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze – até 30 de abril  de 2018
FLORENÇA – Il Settecento. Una selezione – Sale delle Nicchie, Palazzo Pitti– Por ocasião do 250 º aniversário da morte do pintor veneziano Canaletto, aqui está uma seleção de 17 pinturas que representam a época. Entre elas, duas vistas venezianas do mesmo Canaletto lado a lado com vistas de Florença, Roma e Nápoles, cidade favorecida pelos viajantes europeus do Grand Tour, e depois retratos e cenas do emergente “exotismo” feito por Goya, Liotard, Chardin, Fabre e Crespi. Curadoria de Alessandra Griffo. Horário: terça a domingo, das 8h às 18h, fecha seg. Palazzo Pitti, Firenze (Firenze) – até 15 de abril
FLORENÇA – Nascita di una Nazione. Tra Guttuso, Fontana e Schifano – Palazzo Strozzi – Luca Massimo Barbero é o curador desta exposição que apresenta cerca de oitenta obras de artistas como Renato Guttuso, Lúcio Fontana, Alberto Burri, Emílio Vedova, Enrico Castellani, Piero Manzoni, Mário Schifano, Mario Merz e Michelangelo Pistoletto. Uma viagem extraordinária pela arte, política e sociedade na Itália entre os anos cinquenta e o período da contestação de Sessenta e oito: do triunfo da arte informal às experimentações da Pop Art, à pintura monocromática às novas linguagens da Arte Povera e Arte conceitual. Horário: todos os dias, incluindo feriados das 10h às 20h, das 10h às 23h – Piazza degli Strozzi, 1 – até 22 de julho
 SIENA – Ambrogio Lorenzetti – A exposição representa o ponto culminante de um projeto de estudos e restaurações em torno da figura e obras de Ambrogio Lorenzetti (Siena, 1290 ca.-1348), um dos artistas mais importantes da Europa do século 14. Além das obras do mestre, das quais a Siena conserva cerca de 70%, muitas obras de arte dos principais museus italianos e estrangeiros. Complesso museale Santa Maria della Scala, Piazza del Duomo 2 – Até 8 de abril de 2018.

 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!