Agenda de eventos em maio na Toscana

01/maio | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos em maio na Toscana, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês de 2018, pois todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, as primeiras festas medievais do ano, muitas feiras e festas de vinho, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e aproveite os eventos e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre Transporte, Conheça as cidades da Toscana, e os melhores textos de Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiência em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Maio?

Em maio temos muitas feiras nas cidades, porque as pessoas com o tempo mais quente começam a viajar mais e passear pelas cidades vizinhas. Alguns jardins que normalmente durante o ano fecham, abrem especialmente neste período, como o Jardim do Íris, aproveite e visite também o Jardim Bardini e faça uma aperitivo com vista!

Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao aberto, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana como em Monteverdi Marittimo e a Maremma, onde você pode passear à cavalo.

Aproveite este período então, para visitar jardins:

Jardim Bardini

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

 

3
6 -FLORENÇA – Troca de guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 
1 a 12 – PIENZA (SI) – Pienza in Fiori – Pienza saúda a primavera com uma explosão de flores com um jardim italiano no pátio do Palazzo Piccolomini, un’infiorata para celebrar os lugares mais bonitos do mundo e com uma grande mercado de flores Veja o programa aqui.
4 a 6 – PORTO ERCOLE (GR) – Notte dei Pirati – O dia da estreia (sexta-feira) será dedicado aos jovens com a caça ao tesouro de jovens piratas às 21:30 precedida, às 18, pelo desfile das tripulações. Sábado das 07:00-18:30 desfile das equipes ao longo das ruas da cidade, às 19h45, o pirata Barbarossa conquistará Porto Ercole, às 20:45 desembarque dos piratas nas praias do porto com fogos de artifício coreografados. Ás 23 caça ao tesouro. Último dia, domingo, às 17h30, a Regata dos Corsários e às 19hs  prémios das melhores equipes e os melhores decorações de tochas. Saiba mais aqui.
6 – Querceta,  SERRAVEZZA (LU) – Palio dei Micci  – é um desafio entre os oito Contradas (bairros) em Querceta que é tradicionalmente realizada no primeiro domingo de maio. O Palio sempre foi considerado a ‘desculpa para tomar as ruas’ e contribuir para um show em que milhares de personagens fantasiados dão vida a um magnífico desfile, acompanhados pelas melodias dos músicos e as acrobacias das bandeiras. Destaque do dia é, naturalmente, a corrida, Palio dos burrinhos (micci no dialeto local). O uso deste animal teimoso e imprevisível é a confirmação do ‘espírito anárquico’ da região da Versilia e seu desejo de ridicularizar a seriedade que muitas vezes rodeia estes eventos. Saiba mais aqui.
10 a 13  – Barberino di Mugello (FI) – Palio dei Rioni – Durante o “Canta’ Maggio” a cidade fica dividida em 5 distritos (Giudea, Girandola, Centro Storico, Badia e La Pesa), protagonistas de um desafio. A vitória do Palio é atribuída ao quarteirão que vencer em corridas sempre diferentes umas das outras, nunca iguais as do ano anterior. Algumas das corridas que ja aconteceram:  corrida de carretos,  de barris, ou  à golpes de martinaccio, e o cabo de guerra. A vitória do Palio é um prestígio para a barberineses, que tentam 3 vitorias para levar para casa a  “l’Albero” (árvore, que no renascimento era oferecido ao amado para celebrar a primavera e a fertilidade), maior símbolo da domínio na competição. Saiba mais aqui.
12-13 – SCANDICCI (FI) – Accampamento medievale Castello dell’Acciaiolo Scandicci – No parque adjacente ao Castelo de ‘Acciaiolo será montado um acampamento medieval, com tendas e toldos, bancos, lojas e artesãos que seguirão as fortunas dos vários exércitos que se moviam na Itália medieval de 1300. Durante o evento encontraremos os artesãos, cavaleiros, soldados armados e arqueiros. Você também pode tentar aprender a usar o arco e flecha, ou  os primeiros rudimentos de esgrima. Haverá também espectáculos de falcoaria e malabaristas com fogo. Sábado das 14 às 23 e domingo das 10 às 19hs – Castello dell’Acciaiolo, Scandicci (Florença). Mais informações aqui.
12-13 – BUTI (PI) – Medioevo in Castello  O evento é uma encenação histórica, e em apenas dois anos atingiu um eco impressionante: só no ano passado, em dois dias teve mais de 5000 visitantes. No evento ocorrem todos os tipos de shows,: mímicos, falcoaria, combate a incêndios, músicos, companhias de teatro em turnê, desfiles históricos, bateristas, porta-bandeiras, cenas da vida medieval e jogos para crianças. A partir das cozinhas da Villa dos Medici serão realizados os pratos medievais preparados que animam a noite dos  hóspedes, que podem comer nas tabernas, nas pousadas que foram uma vez os estábulos da Villa. Ao chegar na cidade, estacione no piazzale del Cimitero, ónibus gratuitos o levarão ao centro histórico no alto da colina, a festa acontece na Via Marianini e Via San Rocco em Buti, Buti (Pisa)- Informações aqui.
19-20 – PONTASSIEVE (FI) – IV Festa Rinascimentale in Castello – História, cultura, gastronomia, folclore e os sons da Renascença serão os protagonistas da quarta edição. Na aldeia de Pontassieve, do Ponte Medici até a Piazza Vittorio Emanuele II, a partir das 15.30 horas do sábado e domingo, você pode reviver a atmosfera do Renascimento, com cavalos, cavaleiros, cavaleiros, falcoeiros, ofícios antigos, mercado renascimento, jogos, desfiles e muito mais a fazer. Durante todo o fim de semana teremos degustação de sabores da nossa terra na Hostaria in Castello, na praça da cidade, com especialidades de alimentos carne grelhada e muitos eventos. No domingo às 22h30,a festa termina com os fogos de artifício “A explosão do Castelo”, que lembram o cerco que a cidade sofre na Ponte a Sieve com combates duríssimos. Saiba mais aqui. Pontassieve (Firenze).

12-23 – RAPOLANO TERME (FI) – Serremaggio – celebrações dedicadas à rainha medieval, Ciambragina, que se casou com o rico comerciante de Siena, Giovanni de ‘Rossi. O desfile está programado para o dia 12 de Maio das 16 às 23 hs, Veja programação aqui. Ocorre no Castello di Serre, Rapolano Terme.(Siena)
13 – Florença – Palio del Baluardo – é realizado a cada ano, geralmente no terceiro domingo de maio para no Bastione chamado “della Fonte della Ginevra” (sede do grupo Balestrieri do Corteo Storico na Via de Belvedere). Esta é uma competição de tiro com a “balestra” tradicional, e também se comemora um dia histórico para a cidade de Florença, em 16 de maio de 1527, quando os florentinos expulsarão a família Medici, e proclamaram a República, que durou apenas até 12 de agosto de 1530, quando a cidade se rendeu ao cerco das tropas do imperador Carlos V. O programa do evento inclui-se desde a manhã com a abertura do Baluardo para a prática de tiro ao alvo e troféu individual. O desfile histórico da República Florentina abre na tarde seguido pelos vários eventos individuais e de equipe entre as cidades, onde esta disciplina é praticada.Via di Belvedere, 3, Firenze. Saiba mais aqui.
13 a 20 – FUCCHECIO (FI) – XXXVI Palio delle Contrade – Palio di Fucecchio – Procissão histórica de manhã com cerca de 1.200 figurantes em trajes magníficos. Cada distrito propõe a reencenação de um momento histórico de Fucecchio. O desfile termina com um grupo de 12 participantes, uma por distrito, que acompanha o pano, ou o “Palio”,  que vai ser disputado na parte da tarde. A corrida de cavalos tem lugar no domingo à tarde na área verde da chamada “Buca del Palio”. Veja o programa completo aqui.
19 e 20 – VICOPISANO (PI) – Castello in Fiori – um evento organizado pela cidade de Vicopisano, dois dias para comemorar a floricultura e a descoberta das atrações turísticas do território de Vicopisano e Monte Pisano. Um programa rico que inclui eventos para crianças, oficinas, leituras animadas, acampamentos e jogos medievais, aos pés da fortaleza de Brunelleschi, e do Monti Pisani com caminhadas nas vilas e jardins, reuniões e debates com peritos, especialistas e estudiosos de plantas e ciências herbal, visitas guiadas ao centro histórico e da Rocca de Brunelleschi, além de almoços, jantares e degustações en plein air, incluindo perfume e pétalas. Veja o programa aqui.
20-22-27 – LUCIGNANO (SI) – Maggiolata – Festa antiga na cidade onde há um desfile de flores com erros alegóricos e a participação de toda a cidade. Evento único na Toscana em seu género, pois os carros alegóricos são cobertos de flores, assim como estátuas e fantasias. Saiba mais aqui.
23 – Florença – La Fiorita – na Piazza Signoria, em frente à fonte de Netuno (Biancone), há no chão de um disco de granito no ponto exato onde 23 maio de 1498 ele foi queimado Fra Girolamo Savonarola que foi enforcado porque era considerado “herético, cismático “. A cidade de Florença ainda se lembra daquele dia com o dia da ” Fiorita”, que é a dispersão pétalas de rosa na lápide e uma cerimônia oficial que acontece todos os anos com uma Missa às 10 horas na capela do Palazzo Vecchio Priori, e às 10:30 homenagem floreal na praça e desfile do cortejo histórico que vai até o Ponte Vecchio às 11, de onde serão jogados no Rio Arno, pétalas de rosa. Saiba mais aqui
A CONFIRMAR DATA – Castiglion Fiorentino (AREZZO) – Banchetto Medievale – Festival Medieval Biancazzurra, no cenário pitoresco da Rocca em Castiglione Fiorentino. No programa, haverá duelos, concursos, mas também jogos populares e extras, bem como tabernas com iguarias da época e pratos tradicionais do Val di Chiana. La Rocca será animada por músicos, dançarinos, cavaleiros, espadachins e você pode assistir os shows de falcoeiros na praça da Fortaleza. Chiostro di San Francesco, Via San Francesco – Castiglion Fiorentino. Saiba mais aqui.
26-27 de maio a 2-3 de junho – LASTRA A SIGNA (FI) – Festa Medievale di Malmantile – Nas antigas muralhas do castelo de Malmantile acontece a Festa Medieval. Malabaristas, trovadores e acrobatas animam a vila entre os dias 27 e 28 de Maio e nos dias 3 e 4 de Junho. O festival possui entrada gratuita e você pode admirar os duelos com a espada e se divertir “buttalo in botte.” No Hosteria ou os “refrescos” serão servidos aos visitantes, bem-vindos para saborear pratos típicos ou lanches. Outra novidade deste ano será o torneio dos sbadieratori, dos falcoeiros e dos malabaristas. As companhias de teatro vão dar vida aos contos de Boccaccio, enquanto comedores de fogo vai encantá-lo com o seu desempenho, tudo animado por um estilo de música antigo. Os artistas e os organizadores são voluntários da Misericórdia local e os recursos do festival serão inteiramente repartidos para a melhoria dos serviços que a instituição oferece cidadãos. Maiores informações aqui.
27 – MASSA MARITTIMA (GROSSETO) – Balestro del Girifalco –Na festa 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por uma procissão de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. distância. O arqueiro vencedor cuja flecha é mais próxima ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com o “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).
31 – FLORENÇA – Corpus Domini – lique e leia o texto : A procissão de Corpus Domini em Florença

2

todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
DPP_0093até 20 de maio – FLORENÇA –   Abertura do Giardino Dell’Iris: Abertura do Jardim da Flor de liz, símbolo dacidade de Florença e onde ocorre uma competição (este ano a competição foi cancelada porque não houve condições climáticas adequadas para tal evento). Ficará aberto até 20 de maio, viale dei Colli. Saiba mais sobre o Giardino dell’Iris no texto -> Giardino dell’Iris um segredo bem guardado de Florença
4 de maio à 10 de junho – FLORENÇA –  Festival de arte contemporânea – ‘FABBRICA EUROPA‘ na Estação Leopolda – Criativos e curiosos poderão ver na Stazione Leopolda (e outros locais) em Florença o festival anual dedicado a diferentes expressões do talento criativo. O que encontrar: instalações artísticas, concertos musicais e exposições de arte. Os bilhetes variam entre 8 € a 20 €, dependendo do evento. Mais informações  aqui. Acontece no: Viale Fratelli Rosselli, 5.
5 – FLORENÇA – Fierucola delle Arti, dei Mestieri e delle Api  – Piazza SS.Annunziata, uma feira de artesanato e gastronomia e de mel, das 9 às 19 hs. Informações.
5 e 6 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo
13139284_1127735343945588_8233371349524598238_n5 e 6  – LUCCA (LU) – Anteprima Vini della Costa della Toscana –  festival anual dos viticultores concebidos pela Grand Cru da costa da Toscana. Mais de 80 produtores irão apresentar os seus vinhos: cerca de 500 rótulos para degustação de contar uma realidade produtiva da Toscana, em uma viagem através de histórias de homens e mulheres. O piso principal do Real Collegio oferecerá um cenário de prestígio para degustação dos produtores da costa. Ocorre no Reale Collegio de Lucca, as 12-22 hs. Saiba mais aqui.
10 a 12 –  FLORENÇA – Florence Creativity, na Fortezza da Basso,  feira para conhecer a criatividade “feita à mão” na Toscana, com decoupage, patchwork, colchas, mas também testemunhar a realização do projetação de costura, bordado, macramê, tecidos e fios. De particular impacto será também a oficinas de decoração para casa, DIY, o uso de stencils e cartonagem. Os visitantes poderão entrar assim em um mundo de ideias e diversão sem fim. Fortezza da Basso, Viale Filippo Strozzi, 1  – das 9.30 às 19 hs. Saiba mais aqui.
12 a 27 –  FLORENÇA – Mercato Manodopera: l’arte del lavoro fatto a mano – feira de trabalhos manuais – Na praça principal da capital estarão presentes mais de vinte bancos de artesãos que fazem parte da “Manodopera culturale”.Trabalhos em marcenaria e torneamento de argila, a decoração em gravuras, pintura e miniaturas em objetos de terracota e madeira, estampagem e cinzelamento de cobre em bandejas, brasões e espelhos, bem como bijuterias feitas com fusões de vidro, papel decorado para lâmpadas,, e tecidos e fios concebidos para embelezar vestuário. Entre os balcões há facas e lâminas, bolsas de couro e cintos, jóias em vários metais e esculturas de pedra. Tudo estritamente artesanal. Horário: sábado à tarde, domingo das 9 às 20. – Piazza Santissima Annunziata, Firenze
13 – FLORENÇA – Fiera Quaresimale e del Grillo – Piazzale J. F. Kennedy – De volta ao Parque delle Cascine uma das mais antigas tradições florentinas, a Fiera Quaresimale e del Grillo, das 8-20, o parque da cidade será preenchido com mercado dedicado ao vestuário, artesanato, gastronomia, antiguidades, artigos de couro, calçado e bens domésticos.
12 e 13  – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior

Este slideshow necessita de JavaScript.

17 a 20 – FLORENÇA – Artigianato e Palazzo al Giardino Corsini di Firenze –  De volta ao belo Jardim Corsini em Florença a XXII edição de “Artigianato e Palazzo”, a feira que vai reunir 90 dos artesãos extraordinários, florentinos, italianos e europeus. A última edição foi concluída com mais de 9000 visitantes atentos e curiosos. A exposição e Artesanato Palace nasce principalmente da ideia para reavaliar e reformular a figura do artesão e seu trabalho, considerando a expressão de alta qualidade técnica, mas insistindo na idéia de um artesanato de natureza “moderna”, sem esquecer o elemento fundamental da tradição. Muitas iniciativas foram planejadas para entreter o público durante os quatro dias, incluindo a terceira edição do “Ricette di Famiglia”, projeto realizado pelo escritora Annamaria Tossani, envolvendo os autores dos livros de receitas originais que irão preparar  para o público algumas receitas raras tiradas dos volumes apresentados. Também de volta este ano a terceira edição da competição “Blogs & Crafts”, projetado para melhorar a relação entre a qualidade das obras feitas à mão e novas tecnologias. Finalmente, 10 artesãos com menos de 35 anos serão selecionados para participar na exposição de graça em uma área dedicada a eles. Ocorre no: Palazzo Corsini, Via della Scala, 115. Saiba mais aqui.
18 a 20 – FLORENÇA – ModaPrima – o salão da moda fast fashion –  beleza, roupas e acessórios para homens e mulheres A entrada para a feira é gratuita após o registro e é reservado para os profissionais. Viale Fratelli Rosseli.
 18 a 20 – PISA – Festa di Sant’Ubaldo – antigo festival tradicional de Santo Ubaldo volta a Pisa entre os dias 13-15 de maio, como sempre inspirado pelo desejo de promover a cultura festiva e prática verde e da natureza. Ao longo da avenida delle Piagge, as cores e os aromas da primavera serão os protagonistas, transformando a avenida pitoresca, num jardim de flores graças às muitas empresas expositoras, flores, plantas, sementes, equipamentos etc; ao mesmo tempo, haverá estandes de artesanato, comida e vinho e, este ano novo, o “garage sale” com antiguidades modernas e curiosidades, para um total de mais de 100 expositores. Acontece em Pisa, Viale delle Piagge, durante o dia.
19 e 20 – GREVE IN CHIANTI (FI) –  I Vini del Castello, em Montefioralle – Feira de vinhos e produtos típicos que tem lugar na antiga vila de Montefioralle, na cidade de Greve in Chianti, com serviço de transporte gratuito ate o local do centro de Greve, com partida de Piazza Trento a cada 30 minutos, parando na capela de Sant’Anna. Sábado das 15,00 às 20,00 hs e  domingo, das 12 às 20 horas. Piazza Sant’Anna, Montefioralle, fração de Greve in Chianti.
19 e 20 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
19-20 – FLORENÇA – Fortezza Antiquaria – Piazza Vittorio Veneto. Antiquariato. Piazza dei Ciompi. Info: 055.3283550
20 – FLORENÇA – Fiera di Oltrarno  – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato e gastronomia, mas que no dia de São José, é dedicada os artesão da madeira, das 9 às 19 hs. Informações.
20- SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
mercado de arezzo_10
27 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariato. Feira de antiquariato e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223
25 a 27 – MONTEPULO FIORENTINO (FI) –  Festa della Terracotta – Três dias do Festival Terracota estão programados em Samminiatello, uma fração de Montelupo Fiorentino. Inauguração sera dia 27 às 19, com a exposição La Ceramica Nascosta e l’omaggio. Às 20hs a corrida e minicorsa de Terracottaio, e depois começam  as para as manifestações dos Mestres do Terracotta às 21 e, a partir daí, o 6º torneio de burraco. A primeira noite termina às 21h30 com o concerto de Gruppo Ocarinistico Budriese. Dia 28, a manhã começa com a construção de uma madeira de fibra cerâmica no forno à lenha e servido na Piazza dell’Orcio, onde os objetos de argila são cozidos, e os professores de terracota responderão à perguntas. Às 23hs acontece a abertura  do forno que vai revelar as formas brilhantes dos artefactos realizados. Dia 29, a manhã ocorre a Missa de Terracottaio, enquanto que das 15 a 19 hs, o torneio de esgrima “Renaissance”. Ás 23 hs, há um voo, o chamado “volo del toppile”, quando  um gendarme iluminado voa a partir da torre do sino até a Piazza dell’Orcio. A festa termina às 23h15 com fogos de artifício. Saiba mais aqui.
26 e 27 – TODA TOSCANA- Cantine Aperte  abertas as cantinas das vinícolas da Toscana nos dias 28-29 maio, para todos os amantes de viagens ao ar livre e para os milhares de amantes do vinho que pode visitar os mais de 80 vinícolas no Movimento Turismo del Vino Toscana. Veja os locais participantes aqui.
26 de maio a 3 de junho – MONTESPERTOLI (FI) – 59° Mostra del Chianti:  Música, desfiles tradicionais, teatro de rua, venda de vinho Chianti diretamente dos fabricantes. Uma festa destinada aos amantes de vinho com um evento que entrou na tradição Toscana, a oportunidade de ficar em vários hotéis e fazendas na área verde da paisagem toscana e degustar cozinha típica local oferecida pelas associações locais na Piazza del Popolo e nos restaurantes tradicionais distribuídos pela cidade. Sábados. 28.05 e 06.06 das 16:00-01:00, domingo 29, quinta 2 e domingo 5, das 10:00-24:00, sexta 3.05: 16:00-02:00 am, terça, quarta e quinta das 16:00-24:00. Saiba mais aqui.
5
4 a 6 – SCARPERIA (FI) – MotoGP – Gran Premio d’Italia – Corrida de Moto no Autodromo del Mugello, Scarperia (Firenze). Mais aqui.
firenze-marathon-enervit-151105113305 10 – SIENA – MTV Tennis Open – Circolo Tennis Vico Alto, Siena, Str. di Vico Alto, 41 – Siena – saiba mais aqui
13 – FLORENÇA – Maratona de Florença –  maratona de 10 km no centro de Florença! Informações aqui.
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

Concertos e operas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):

Outros:

  • durante o mês – FLORENÇA – Maggio Musicale Fiorentino – Ja em sua 75ª edição, o festival reúne óperas, concertos, balés e espetáculos teatrais. Um dos principais eventos da cidade.  Site oficial. Na verdade, historicamente, Florença comemora com dança, música e teatro o renascimento cíclico da natureza e da primavera. O Festival da Primavera é chamado de “Calendimaggio” porque era o primeiro de maio, isto é, sobre as calendas. As celebrações do “Maggiolata” realmente começava no dia 30 de abril e duravam um mês. Todas as atividades artesanais e comerciais eram suspensas e Florença era invadida por uma multidão alegre, que marchava pelas ruas, que eram decoradas com tapeçarias, bandeiras e loureiros. A festa, porém, era de origem pagã, depois virou hábito religioso de comprimento e foi decorada com guirlandas e flores oferecendo nesta data, as famílias mais ricas, os Tabernáculos abençoados.
    Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
  • 11- Florença – Big One – The European Pink Floyd Show – Obihall, Firenze (Firenze
  • 11 – Florença – O Flos Colende: Concerto al grande Organo Mascioni – Cattedrale di Santa Maria del Fiore, evento gratuito

4

Todo primeiro domingo do mês (este mês é dia 6 de maio), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês!

FLORENÇA – Nascita di una Nazione. Tra Guttuso, Fontana e Schifano – Palazzo Strozzi – Luca Massimo Barbero é o curador desta exposição que apresenta cerca de oitenta obras de artistas como Renato Guttuso, Lúcio Fontana, Alberto Burri, Emílio Vedova, Enrico Castellani, Piero Manzoni, Mário Schifano, Mario Merz e Michelangelo Pistoletto. Uma viagem extraordinária pela arte, política e sociedade na Itália entre os anos cinquenta e o período da contestação de Sessenta e oito: do triunfo da arte informal às experimentações da Pop Art, à pintura monocromática às novas linguagens da Arte Povera e Arte conceitual. Horário: todos os dias, incluindo feriados das 10h às 20h, das 10h às 23h – Piazza degli Strozzi, 1 – até 22 de julho
PISA- l viaggio di Marco Polo nelle fotografie di Michael Yamashita – Palazzo Blu, Pisa (Pisa)- No programa de comemoração de 10 anos desde a abertura do Palazzo Blu, uma exposição fotográfica proposta pela ‘National Geographic’. Durante o período de abertura, algumas conferências serão propostas, incluindo a de Gianni Sofri. Horário: terça a sexta, das 10h às 19h, sáb, dom e feriados, das 10h às 20h.
FLORENÇA – L’Autoritratto di Lorenzo Bernini – Museo Nazionale del Bargello, A pintura de A pintura do ’’Autoritratto maturo’ de Lorenzo Bernini, proveniente da Galleria Borghese em Roma, é exibida por um breve período na Sala del Medagliere ao lado de uma obra de propriedade de Bargello: o “Retrato de Costanza Bonarelli” executado em mármore de O próprio Bernini, que retratou sua musa nesta obra: Horas: todos os dias 8.15-17, fechava II e IV sol e eu, III e V segunda do mês. Até 20 de maio.
FLORENÇA – The Florence Experiment – Centro di Cultura Contemporanea Strozzina – Palazzo Strozzi, Um projeto ‘site specific’ do famoso artista alemão Carsten Höller e do neurobiólogo vegetal Stefano Mancuso, com curadoria de Arturo Galansino. Um experimento inovador que estuda a interação entre seres humanos e plantas através da instalação de dois slides monumentais no pátio da Renascença e um laboratório científico especial em Strozzina conectado à fachada do Palazzo Strozzi. Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h. Até 26 de agosto
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!