Barga, a jóia da Garfagnana

 •  0

By

Barga é uma pequena jóia medieval localizada no pitoresca Valle del Serchio, no coração da Garfagnana. Na cidade antiga, que remonta ao tempo dos lombardos (século IV), e com uma vista de tirar o fôlego dos Alpes Apuanos, com seu perfil sinuoso, separando a Garfagnana da Versilia e que domina as colinas e vales abaixo.

barga 2 1024x407

  • Itália para Brasileiros

Barga: a grande beleza sem tempo

Barga é conhecida por ser o lar adotivo do poeta Giovanni Pascoli, que aqui pronunciou seu famoso discurso “O grande proletário se mudou” (La grande proletaria si è mossa). Mas a cidade também é muito mais, obteve prêmios de prestígio como a bandeira laranja do Italy Touring Club, a marca ” Cittaslow “, mas acima de tudo o título de uma das ” mais belas aldeias da Itália ” (I borghi piu belli d’Italia).

E, de fato, aqueles que tiveram a sorte de viajar para a Toscana e parar nesta maravilhosa vila medieval, podem apreciar da história às artes, da arquitetura ao clima, da comida à hospitalidade de seus habitantes.

Garfagnana lucca 8 1 300x225

Barga possui muitas tradições antigas que datam da era medieval Longobarda (séculos VI a VIII), como também observado no layout da cidade, que se manteve praticamente inalterada desde então. Ruas estreitas entrelaçam os edifícios de forma irregular em forma de teia.

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

Na Idade Média, Lucca e Pisa lutaram extensivamente pelo controle da florescente cidade e seu território circundante. Florentinos também lutaram pelo domínio de Barga, que mais tarde passou para o Ducado e Grão-Ducado da Toscana.

Garfagnana lucca 7 1 225x300

O castelo sobrevivente de Barga foi maravilhosamente restaurado. A estrutura está situada em um cume de 410 metros de altura e é protegida por uma muralha da cidade com três portões:Porta Realeem homenagem à visita do Grão-Duque da Toscana Leopoldo di Lorena, Porta di Borgo e Porta Macchiaia. Em outras eras, também funcionava como uma residência privada.

Há cantos fotogênicos e muitas praças que oferecem novas vistas, mas o destaque é definitivamente a Catedral com suas vistas espetaculares sobre o vale e as montanhas. Esta é uma das igrejas românicas mais impressionantes da Toscana.

Garfagnana lucca 2 1 300x225

O Duomo foi construído várias vezes desde o século XI e, por esta razão, podemos apreciar as sucessivas extensões que realçam o refinamento dos elementos arquitectónicos, com uma mudança temporal do primeiro românico para a fase gótica posterior. As rochas calcárias de onde foram retirados os blocos que compõem o edifício têm a característica de variar de tonalidade dependendo de como refletem os raios do sol ou se estão expostas à chuva.

Garfagnana lucca barga 300x188

Das janelas altas e estreitas filtra uma luz apenas o suficiente para levar o interior uma penumbra, uma linguagem arquitetônica típica do gótico que deveria indicar ao homem a sua impotência diante da grandeza e majestade de Deus. Além da sublime terracota Robbia e do crucifixo de madeira do século XV, ainda há um púlpito do século XIII e a enorme estátua de madeira do padroeiro San Cristoforo, com 3,50 metros de altura.

Desde os tempos medievais, a igreja era um ponto importante não só para a vida religiosa, mas também cívica. O outro ponto focal da cidade foi o Palazzo Pretorio. Este edifício do século XIV ostenta um auditório e as antigas prisões. Na parede externa, confira as antigas unidades de medida ainda visíveis hoje. O Palazzo Pretorio abriga o Museu Cívico cuja coleção é dedicada à história do território.

Garfagnana lucca 5 1 225x300

A igreja do Santíssimo Crocifisso é a igreja mais antiga de Barga depois do Duomo. Também remodelado várias vezes, não há vestígios do edifício anterior que remonta ao século XIII. A fachada, que tem uma inscrição em latim com data no lintel da porta principal, provavelmente remonta ao final do século XVI. À direita e à esquerda da porta estão as estátuas de San Giovanni e Santa Caterina. Uma inscrição acima mostra a dedicação do templo ao Santíssimo Crucifixo.

Esta bela igreja de San Francesco foi construída entre 1471 e 1490. A igreja possui várias obras de terracota vidrada e muitas peças de Andrea della Robbia e seus filhos, para não mencionar um claustro do século 15 na entrada.

Garfagnana lucca 3 1 225x300

Na Piazza Salvo Salvi, à esquerda, está a Loggia dei Mercanti construída na época de Cosimo I de ‘Medici, que em 1546 estabeleceu o mercado de Barga, cujos melhores produtos eram a seda e o sal.

Garfagnana lucca 4 1 300x225

  • Fotógrafo na Toscana

O Conservatório de Sant’Elisabetta leva o nome do uso de mulheres educadas a quem o Grão-Duque Pietro Leopoldo o destinou em 1788. O edifício anteriormente abrigava um mosteiro das Clarissas, fundado pelo Beato Michele Turignoli no século XV. Um plano retangular, equipado com um grande claustro, distribuído por três ordens.

Se você quiser apreciar boa comida bem típica da Garfagnana, indico o histórico Caffè Capretz no centro de Barga. O restaurante tem um terraço panorâmico de onde você pode apreciar a bela paisagem enquanto desfruta de uma deliciosa Chianina estritamente sangue.

Garfagnana lucca 6 225x300

Onde comer

Imediatamente dentro da Porta Reale, o restaurante L’Altana, oferece uma excelente cozinha tradicional da Toscana, com um serviço extremamente refinado e uma incrível variedade de vinhos. Para verdadeiros conhecedores!

No coração de Barga também pode encontrar um lugar famoso pela simpatia e excentricidade de seu cozinheiro, não menos do que por suas deliciosas tortas salgadas, queijos, carnes e legumes: o restaurante Da Aristo é um exemplo perfeito da simpatia e hospitalidade das pessoas da Toscana, combinada com o sabor inimitável da culinária local.

Os irmãos da Pasticceria Lucchesi são uma instituição em Barga. Localizado na Piazza Matteotti, este fantástico laboratório escolhe apenas matérias-primas de qualidade e produz produtos doces e salgados que, do café da manhã ao jantar, fazem você querer entrar e não sair até experimentar tudo!

Garfagnana lucca barga 1 300x225

Eventos em Barga

Barga é também uma cidade cheia de eventos: desde o famoso Barga Jazz Festival em agosto, festival de jazz que desde 1986 enche os verões bargianos com suas notas extravagantes e cintilantes, é um dos mais evocativos de toda a Toscana e que agora ostenta uma tradição vinte anos. (Saiba mais aqui)

29352159 1863207153691789 7926443937492396184 o 424x157

Além disso, o festival de julho preenche as ruas do centro histórico de alegria, música ao vivo, comida e vinho e eventos por onze dias e agora se tornou um evento regular para o verão do Vale do Serchio.

Barga, no segundo domingo do mês, reserva outra surpresa inesperada: o mercado de antiguidades, no centro histórico, é o lugar certo para encontrar peças únicas para adicionar à sua coleção de antiguidades.

E finalmente, “La Befana vien da Barga” é uma festa dedicada à velhinha mais famosa do mundo, que acontece todos os anos nos dias 5 e 6 de janeiro para o prazer de jovens e idosos. Não sabe o que é a Befana? então leia AQUI.

Garfagnana lucca barga 2 300x224

Onde dormir

Art Boutique Acchiappasogni Luxury Bed & Breakfast é verdadeiramente um lugar de sonho, no centro histórico de Barga, onde você pode passar momentos inesquecíveis imerso em elegância e luxo, sozinho ou melhor ainda como um casal ou com amigos. A simpatia dos gerentes e extremo requinte e elegância do lugar o torna Imperdível se você pretende ficar na cidade.

Renaissance Tuscany Il Ciocco Resort & Spa é um opção para quem procura um spa/resort bem confortável, ideal para famílias.

Se em vez disso você está procurando uma estadia bucólica e relaxante, imerso na incomparável tranquilidade da paisagem toscana , não há lugar melhor do que o Melograno Nano, uma fazenda orgânica onde você pode saborear deliciosos pratos veganos e sentir hóspedes mimados, bem como B & B, da natureza incrível da terra da Toscana.

Como ir:

Barga, localizada na província de Lucca, está localizada a 35 km ao norte de Lucca. Veja como chegar:

    • de trem – a estação de trem mais próxima fica a 5 km da cidade, em Gallicano. Você encontrará trens da maioria das principais cidades nas províncias de Lucca e Pisa; de outras cidades da Toscana, você provavelmente terá que mudar dois ou mais trens para chegar a Barga.
    • de ônibus – você encontrará um serviço direto que leva de Lucca (piazza Verdi) e depois diretamente a Barga (a parada, Fosso, fica fora dos portões medievais )número E4. Há ainda vários outros ônibus, veja no site oficial.
    • A maneira mais fácil de chegar a Barga é de carro, mas tenha em mente que você não pode dirigir no centro da cidade e terá que estacionar fora dos portões principais. A melhor maneira de visitar o centro de Barga é a pé.

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.