By

Conheça Castelnuovo di Garfagnana e sua fortaleza incrível! A cidade é o principal centro da região da Garfagnana, situada na confluência do rio Serchio com Turrite Secca, um fluxo típico dos Alpes Apuanos caracterizada por fortes fenômenos cársticos. As escolas, a biblioteca, o belo Teatro Vittorio Alfieri são elementos que fazem desta cidade o centro de referência para toda a Garfagnana.

  • Itália para Brasileiros

A primeira notícia de Castelnuovo remontam a 740, enquanto em 1300 a vila teve uma grande importância sob o domínio de Lucca. Desse período é a construção da bela ponte por Castruccio Castracani para ligar o castelo à vila de Cellabarotti, agora conhecido como Santa Lúcia. Em 1430, cansados ​​das lutas contínuas, os castelnovesi libertaram-se do domínio de Lucca subjugando aos Estensi, domínio sob o qual a cidade alcançava seu desenvolvimento máximo.

Entre os vários governadores colocados em nome da família Este, um famoso foi o poeta Ludovico Ariosto (1522-1525), que deu o seu nome à Rocca Ariostesca, a principal atração de Castelnuovo. A estrutura original do castelo medieval sofreu várias ampliações, o mais significativo dos quais é, provavelmente, a construção em 1675 do terraço com vista para a praça principal.


Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

A Rocca Ariostesca

Aqui Ludovico Ariosto viveu quando era governador da Garfagnana. A Rocca Ariotesca é o símbolo de Castelnuovo di Garfagnana e domina a praça principal da vila com sua estrutura à trapézio, iluminada pela presença de dois pequenos pátios internos. Construído no século XI, o Rocca sofreu mudanças e expansões entre os séculos XIII e XIV, incluindo a construção da grande torre cívica com o relógio, que foi encomendado por Paolo Guinigi.

O Rocca deve o seu nome ao fato de que hospedou de 1552 a 1525 o poeta Ludovico Ariosto, que na época era responsável pelo governador da província de Garfagnana. De fato, sob o domínio do Estensi a Rocca foi a sede administrativa do governo do território.

Sede municipal até a segunda guerra mundial, em 1944 a Rocca sofreu pesados ​​bombardeios que minaram seriamente sua integridade original e foi posteriormente reestruturada. Atualmente abriga os escritórios municipais, o arquivo histórico e o Museu Arqueológico do Território Garfagnana (momentaneamente fechado), que documenta a história da população antiga da Garfagnana desde a Idade do Bronze até os assentamentos da Ligúria e etruscos.

Foto Wikipendia Commons

A Fortezza di Mont’Alfonso

Fortaleza Mont’Alfonso em Castelnuovo Garfagnana foi construída entre 1579 e 1586, pela vontade de Alfonso II d’Este e foi o último reduto defensivo do Ducado de Ferrara para vigiar a fronteira com a vizinha Lucca. Na imponente estrutura  defensiva  se pode desfrutar de um panorama único.

É uma das mais importantes da arquitetura militar da Garfagnana, com a sua área de 60 mil metros quadrados, e muros de 1150 metros, sete baluartes, uma passarela para a patrulha e duas portas.

interno

Foi um presidio militar da família Este nos séculos XVI e XVII, tornou-se parte do Demanio del Principato di Lucca e Piombino depois do período napoleônico (1805-1814). Desde 1980, é propriedade da Província de Lucca e agora abriga o ponto de informações turísticas, centro de tradições populares e centro documentazone sobre as fortificações de Garfagnana.

A Fortaleza também pode ser alcançada a pé a partir de Castelnuovo seguindo o sugestivo caminho de Ariosto. A partir daqui pode desfrutar de uma vista única sobre o Monte Pania dos Alpes Apuanos e dos Apeninos Tosco-Emilanos.

O Duomo

De particular interesse é o Duomo, em homenagem aos Santos Pedro e Paulo, construído em 1500 sobre as ruínas de uma igreja românica do século XI. No interior estão uma bela terracota dos Della Robbia, o retábulo de São José, e um crucifixo de madeira do século XV conhecido como o Cristo Negro, cujo quadro de mármore é atribuída à oficina de Lucca Civitali.

Eventos:

Finalmente Destaca-se o papel desempenhado pela música em Castelnuovo di Garfagnana, onde vários eventos durante todo o ano atrai artistas de todo o mundo. Entre as principais atividades da cidade é importante citar o Corale del Duomo di Castelnuovo, ativo desde meados do século XVIII sob o nome de Schola Cantorum; e que é certamente o evento cultural central da cidade, o Festival da Academia Internacional de Música de New York, que em Castelnuovo um dos seus três locais da Europa (os outros são em Burgos, na Espanha e São Petersburgo, em Rússia).

O padroeiro da cidade é San Pietro, um festival recorrente em 29 de junho.

Entre os principais eventos organizados estão a lembrar: a Settimana del Commercio, um programa coordenado de eventos, shows e exposições que por cerca de 10 dias no período de meados de agosto animar até a meia-noite; o Festival da Magia e do Ilusionismo que, em uma atmosfera fantástica e surreal, transforma as ruas do centro em um evocativo teatro ao ar livre; a tradicional Fiera di Settembre que contempla iniciativas culturais, musicais, gastronômicas, artesanais e folclóricas, incluindo a extração característica do “Tombola in Piazza”; o festival dedicado à farinha neccio DOP de Garfagnana, um evento imperdível para todos os apreciadores da castanha. Mas em todos os períodos do ano é uma sucessão de atividades de todo tipo também nas frações em que a tradição popular vive novamente.

Onde comer:

Castelnuovo também abriga um dos restaurantes mais famosos e evocativos da Garfagnana: a Osteria Enoteca Vecchio Mulino. É um lugar que fez da simplicidade a sua magia: mesas rústicas e tábuas de madeira o levarão de volta no tempo e você terá a oportunidade de provar os produtos típicos do lugar.

Como ir:

Localizado na província de Lucca, a 50 quilômetros ao norte.
Muito bem servido por transportes públicos, pode ser alcançada de ônibus desde Lucca e atravessado pela linha férrea Lucca-Aulla. Os ônibus públicos linha ligam Castelnuovo às várias cidades da Garfagnana.

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.