By

Conheça os locais mais incríveis da região da Garfagnana, que é uma das áreas mais bonitas da Toscana. Ela se estende dos Alpes Apuanos aos Apeninos toscanos-emilianos, dentro da província de Lucca. A principal razão de seu charme irresistível é, sem dúvida, a paisagem variada e não contaminada, que permite aos visitantes viverem em contato direto com a natureza.

garfagnana 2 1024x407

  • Itália para Brasileiros

Famosa por ser uma terra particularmente rica em bosques, a Garfagnana além dos parques, tem milhares de outras atrações e pontos de interesse a serem oferecidos a muitos turistas que, anualmente, optam por passar suas férias aqui, para saciar seu merecido período de relaxamento.

O território é totalmente atravessado pelo rio Serchio e seus muitos afluentes, característica que, juntamente com os bosques, ajuda a fazer com que o clima seja constantemente agradável, ou como se diz por aqui “fresco”.

Garfagnana lucca 98 300x225

Observando a paisagem, você pode admirar, extasiado, enquanto as cordilheiras mais impermeáveis ​​se alternam sem interrupção, às linhas mais suaves e onduladas dos Apeninos , até que, ao chegar às colinas, você se depara com infinitas extensões de prados, cultivos campos agrícolas e vinhas.

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

O que ver na Garfagnana:

A Ponte del Diavolo, Borgo a Mozzano

Um lugar único de seu tipo, suspenso  entre arte e arquitetura é a Ponte do Diabo. Sua estrutura de “dorso de burro” lhe dá um aspecto que é, no mínimo, surreal, assimétrico e às vezes perturbador, também devido a seu arco central alto e fino; por essa razão, ele foi renomeado para ponte do diabo.

Leia o texto -> Borgo a Mozzano (Lucca) e a sua Ponte del Diavolo

img 3953 1024x764

Ponte del Diavolo

Ela é mais comumente chamada de Ponte do Diabo depois de uma lenda que tem circulado por anos entre os habitantes daquela área. Diz-se que o capataz da obra, depois de perceber que não seria capaz de concluir a construção da ponte dentro do tempo especificado, escolheu fazer um pacto com o diabo, que concordou em terminar a ponte em uma noite em troca da alma do primeiro transeunte que na ponte passasse.

Se você é apaixonado por fotografia , esta é a dica certa para você: de pé na ponte você pode apreciar os belos reflexos que são criados nas águas do Serchio. Recurso que lhe permitirá tirar fotos incomparáveis ​​e maravilhosas.

Barga

Garfagnana lucca 8 1 300x225

A cidade de Barga, recentemente premiada com o título de ” Borghi piu belli dell’Italia”. Um lugar fora do tempo e do mundo, para se perder entre o denso labirinto de ruas, que se ramificam para os belos edifícios, marcados por uma irregular arquitetura.

Leia o texto -> Barga, a jóia da Garfagnana

O topo da vila é dominado pelo imponente castelo e pelo Duomo, que dominam toda a cidade. Para os entusiastas da arqueologia, no local foram encontrados importantes urnas cinerárias etruscas em torno das montanhas que cercam o Castelo. A catedral tem o nome do santo padroeiro, San Cristoforo (São Cristóvão), e está rodeada por um vasto relvado, um legado histórico das populares assembleias (assemblee popolari) realizadas na Idade Média.

Garfagnana lucca 2 1 300x225

E quando se trata da Toscana, cada cidade, cada área, cada lugar tem sua própria especialidade gastronômica, e seu prato típico do qual se orgulha, e Barga possui dois: como produto natural, a castanha, enquanto o prato típico é o minestrone di faro (sopa de um grão mediterrâneo que lembra o arroz) . Um prato tradicional, saboroso e nutritivo, é servido em todos os melhores restaurantes da região.

Ermitério – Eremo di Calomini

Garfagnana lucca 69 1 300x225

Para os amantes da espiritualidade, no entanto, a parada imperdível é o Eremo di Calomini, perto de Gallicano. Construção medieval em perfeito estado de conservação, sobre as montanhas, onde a esplêndida capela esculpida na rocha e os quartos do convento preservaram intactas todas os seus móveis originais.

Se narra um milagre em uma mulher de Calomini que, precipitada do alto paredão rochoso da montanha, invocando a Santíssima Virgem permanece miraculosamente ilesa.  Outros documentos contam a história da descoberta perto de uma montanha por simples pastores, de uma estátua da Madonna que, mais tarde colocada em uma caverna, teria obtido numerosos milagres, logo se tornando um destino de peregrinações.

EREMO444 1024x768

Já uma história que remonta ao ano mil fala de uma menina que, subindo a montanha, teria descoberto a imagem da Virgem dos Mártires. A estátua foi trazida para a igreja de Gallicano, mas desaparece inexplicavelmente para reaparecer em uma caverna na floresta.  Este sinal foi interpretado como a vontade de Nossa Senhora de permanecer naquele lugar que, depois se tornou um destino de peregrinações e o núcleo do futuro santuário.

Os eremitas, embora permanecendo dentro da reforma religiosa da Igreja iniciada séculos atrás, voluntariamente escolhem se isolar da vida e dos costumes da época para aderir radicalmente ao Santo Evangelho. No território da Garfagnana, tais experiências de fé parecem encontrar uma antecipação nas práticas individuais de alguns ascetas, comoS. Pellegrino delle Alpi, S. Doroteo di Cardoso, S. Viano di Vagli, figuras que desfrutaram após a morte, de uma veneração singular pelas populações locais e cujas relíquias ainda são honradas hoje.

O Santuário de Eremo di Calomini é conhecido desde o século XII com o nome de “Romitorio della Penna di Calomini ” dedicado a “Sancta Maria ad Martyres “. Desde 2011, o Santuário do Eremo di Calomini, por escolha do Arcebispo de Lucca, é confiado à família religiosa dos ” Discípulos da Anunciação “, uma comunidade da Diocese de Prato.

O Ermitério pode ser visitado durante todo o ano, mas as horas de abertura são diferentes. De fato, no inverno, você só pode entrar aos domingos e feriados e, em qualquer caso, é aconselhável ligar antes de chegar lá (+39 0583.767003)! No verão, no entanto, não há problemas e as instalações do mosteiro estão abertas todos os dias.

Garfagnana lucca 64 1 300x225

Ainda, nos horários da Missa, aplica-se a mesma regra, são mais frequentes nos meses de maior visita, em particular em maio, o mês dedicado a Nossa Senhora, período em que o eremitério é visitado principalmente por peregrinos e fiéis. No local é possível receber a “Indulgência Plenária” que foi concedida pelo Papa Pio VII. Para aqueles que não revisaram recentemente o Catecismo, a indulgência torna possível cancelar as conseqüências do pecado, mas primeiro, além de ter se arrependido sinceramente, é preciso confessar, fazer a comunhão e fazer uma série de orações. Claro, você também pode visitar o Ermitério como meros turistas, apreciando a vista e a beleza dos edifícios.

Castelnuovo di Garfagnana

Garfagnana lucca 16 300x225

A cidade de Castelnuovo di Garfagnana  culturalmente e intelectualmente fervilhante, capaz de combinar tradição com inovação cultural. A inovação é representada pelos shows de quadrinhos e quadrinhos organizados anualmente, a tradição é incorporada por importantes edifícios históricos, como a Fortaleza de Mont’Alfonso, construída durante a Renascença pela vontade de Afonso II d’Este. Distingue-se por uma imponente muralha da cidade de 1150 metros, acompanhada por baluartes, duas portas e a passagem relativa para a ronda.

Leia o texto -> Castelnuovo di Garfagnana, e sua fortaleza

É um edifício realmente impressionante e vasto, considerando que durante o período em que estava realmente em uso, também abrigava os alojamentos das tropas militares.

IMG 6973 300x201

Foto Wikipendia Commons

Castelnuovo também abriga um dos restaurantes mais famosos e evocativos da Garfagnana: a Osteria Enoteca Vecchio Mulino . É um lugar que fez da simplicidade a sua magia: mesas rústicas e tábuas de corte de madeira o levarão de volta no tempo e você terá a oportunidade de provar os produtos típicos do lugar.

Fortezza della Verrucole

Garfagnana lucca 30 300x225

No centro da Garfagnana, a 3 km da cidade de San Romano, ergue-se a fortaleza majestosa, a Fortezza della Verrucole. Um local medieval muito importante, localizado em uma colina de 600 metros de altura, acima da pequena cidade de San Romano in Garfagnana.

Leia o texto -> Uma Fortaleza incrível no alto da montanha, na Garfagnana

Certamente, é um dos monumentos mais representativos da Garfagnana e do sistema de fortificações militares presentes na área circundante, também graças à sua restauração conservadora e reconstrutiva, que durou vinte anos com excelente sucesso.

Garfagnana lucca 52 300x225

O projeto Archeopark da Fortaleza faz a reconstrução da vida dentro desta como era no passado, na forma de um archeopark, em outras palavras, um museu vivo. A instalação dos quartos como eram a partir do século XIII, a localização dos jardins e animais onde estavam (escolhidos filogenicamente e respeitando as especificidades do território), a presença de guias-animadores ilustrando a história e a vida da Fortaleza.

A Grotta del Vento:

Garfagnana lucca 78 300x225

A Grotta del Vento  aberta todo o ano, está localizado a cerca de 13 km de Barga, dentro do Parco delle Alpe Apuane, em uma área repleta de fenômenos cársticos espetaculares e interessantes. Aqui os agentes atmosféricos escavam incessantemente, esculpem e modelam as rochas calcáreas, dando origem a majestosas esculturas naturais, como o Monte Panie, o enorme arco natural do Monte Forato ou as quedas de pedra e as fendas do Altopiano della Vetricia. Imersa neste cenário evocativo, a Gruta do Vento apresenta uma variedade excepcional de áreas cársticas subterrâneas, que vão desde estalactites e estalagmites vivas e brilhantes, até lagoas, cursos d’água, formas de erosão, formações de lama e até poços perfeitamente verticais que podem ser visitado com caminhos confortáveis.

Leia o que já escrevemos aqui ->Gruta na Toscana: Grotta del vento perto de Lucca

A cidade Submersa

Fabbriche di Careggine 1024x703

Foto: Di Robyfra1 – wikipedia su Commons

Outro local extraordinariamente impressionante é Fabbriche di Careggine, uma cidade fantasma desde 1947, submersa pelas águas do lago artificial de Vagli, formada como resultado da construção de uma represa hidrelétrica. A cidade, única na Toscana, só pode ser visitado a cada dez anos, quando o lago é esvaziado para operações de manutenção de barragens.

A maior caverna da Europa

grotte slide 03 300x200

Foto: www.corchiapark.it

Outro notável complexo cárstico é o do Antro del Corchia, entre as maiores cavernas da Europa, composta por um incrível número de túneis e grutas, que podem ser visitados de março à outubro. O complexo do Monte Corchia, que inclui o Antro, o abisso Fighierà e o abisso Farolfi, é o maior complexo cársico da Itália (conjunto de grutas), com cerca de 64 quilômetros de túneis conhecidos, dos quais apenas 53 são transcritos no papel. Dois quilômetros de túneis estão atualmente acessíveis ao público em todo o complexo.

Atividades:

1. visita aos Bunkers e galerias da segunda guerra mundial – Borgo o Mozzano:

DSCN3563a 300x225

Entre 1943 e o verão de 1944, os comandantes do exército alemão estabeleceram, como o último bastião da invasão do norte da Itália, para construir uma linha defensiva formidável desde o Adriático até o Mar Tirreno (320 Km Viareggio – Rimini): A Linha Gótica .O trabalho foi confiado ao organizador Todt que, com a mão-de-obra de milhares de homens, construiu fortificações formidáveis em cerca de um ano. No Valle del Serchio, em Borgo a Mozzano, bunkers, campos antiaéreos, passarelas, vales antitanques ainda existem e são bem atendidos. Este bunker permaneceu o único intacto de toda a linha gótica e, portanto, representa um notável patrimônio documental. Passeios para grupos acima de 2 pessoas, reserva conosco aqui

2. áreas de trekking: para conhecer os itinerários e “sentieri” (trilhas)-  visite o site dos Alpes Apuanos aqui.
Eu, no verão adoro fazer caminhadas nessas áreas do Parque Apuano, escolha a sua trilha favorita. O mapa das trilhas aqui.

Eu fui e escrevi sobre o trekking no Orido di Botri, o maior cânion da Toscana -> Trekking no maior cânion da Toscana

p1030483 1024x680

Espero que este texto tenha lhe maravilhado com as belezas deste cantinho pouco conhecido da Toscana.

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.