Arte urbana em Pisa: Tuttomondo, o mural de Keith Haring

Conheça esta obra de arte urbana em Pisa contemporânea original e surpreendente, que nem todo mundo sabe, é o Tuttomondo (1989) criado por Keith Haring é um dos mais famosos murais já realizados.

keith-haring-pisa_1

É  uma obra um pouco “escondido” em comparação com os grandes monumentos históricos de Pisa. No entanto, muitas pessoas conhecem as obras do artista norte-americano, o maior expoente do Street Art, mas poucos sabem que uma das suas obras mais famosas é a Pisa, na Toscana.

keith_haring_1986Keith Haring (Reading, 04 de maio de 1958 – New York, 16 de fevereiro de 1990) foi um pintor e escritor norte-americano. Foi um dos líderes do “ Grafitismo de fronteira” , o mais original, emergindo da cena de arte de Nova York durante o boom do mercado de arte dos anos oitenta com artistas como Jean-Michel Basquiat e Richard Hambleton. Suas obras representam a cultura de rua Nova York da década.

A origem da obra é ainda mais curiosa: Haring fez  amizade com um estudante de Pisa em Nova York, e depois de ouvir muitas histórias sobre Pisa, decidiu assim visitar a cidade em busca de uma parede adequado para o trabalho que já tinha planejado realizar. O local escolhido foi a grande parede da Igreja de Sant’Antonio Abate, uma estrada que encontra-se na grande Piazza Vittorio Emanuele II.

Cada personagem representa um aspecto  diferente de um mundo em paz:  as tesouras “humanizadas” são a imagem de colaboração concreta entre os homens para derrotar a serpente, que é mau, e que esta comendo a cabeça da figura à direita, a mulher com o bebê refere-se à idéia da maternidade, os dois homens que seguram o golfinho é uma representação da  relação do homem com a natureza.

keith-haring-pisa_2

O mural tem um título incomum: “Tuttomondo”, uma palavra que resume sua busca constante para atender e identificação com o público, exemplificado aqui pelo personagem amarelo andando e correndo, no centro da composição no mesmo nível de um transeunte hipotético. Os trinta personagens do mural tem a vitalidade e a energia típicas de Haring e seu fervor criativo incessante que lhe permitiu acaba-lo, poucos meses antes de sua morte por AIDS, um trabalho que em primeiro lugar e acima de tudo, é um hino à vida.

foto da capa do livre sobre Keith Haring, é a foto da inauguração da obra
foto da capa do livre sobre Keith Haring, é a foto da inauguração da obra

É a única obra de Haring que é projetado desde o início como “permanente”, não efêmera e destinado a desaparecer no uso ou serialidade de comunicação de massa. Ele levou mais tempo para termina-la,  uma semana inteira, e não uma dia como foi nos outros murais. No primeiro dia ele somente desenhou o contornos de preto, sem esboços preparatórios, em seguida, nos dias restantes, assistido pelos alunos e pelos artesões do Caparol Center, que forneceram a têmpera e tinta acrílica, realizou a coloração. Keith escolheu  cores de tons sutis, ao contrário das cores violentas que sempre o marcaram, recuperando-se das cores dos edifícios de Pisa e da cidade como um todo, para tornar o trabalho compatível com o contexto social e ambiental onde ele está localizado.

Dica: A maioria dos turistas que vêm da estação em direção ao Corso Itália, não tem tempo de explorar a área, perdendo a oportunidade de admirar o mural. O muro pertence ao Convento de Santo Antônio Abate, e a igreja, que data da primeira metade do século XIV, fica o lado oposto ao mural de Keith Haring. Quase duas faces diferentes da mesma moeda.

Ainda: em frente ao Mural há ainda uma cafeteria toda inspirada no Tuttomondo, um ótimo local para sentar, pedir um café e apreciar esta obra, é o Keith Art Shop Cafè. Info.

foto de dentro do Keith Art Shop Cafè
foto de dentro do Keith Art Shop Cafè

Localização: Piazza Vittorio Emanuele II, 56125 Pisa

Que tal visitar Pisa comigo? Veja as nossas opções de tours particulares AQUI.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *