Calendário de eventos em Março na Toscana

Saiba o que fazer em Março na Toscana, veja o calendário de eventos, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês de 2025, pois todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Esse mês tem muitas feiras e mercados, festa de são José, tem o Capodanno (ano novo medieval) de Pisa e Florença, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro! Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença. Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em março?

Em março os primeiro raios de primavera começam a aparecer, mas alguns dias ainda estão frios. Aproveite e se informe sobre:

Quando começa a primavera, começa o desejo de sair e estar ao ar livre, para desfrutar das temperaturas amenas, os dias ficam mais longos e agradáveis.  Com a aproximação da Páscoa, a Toscana começa a acordar do inverno, com verdes dos campos e o perfume da vegetação. Primavera significa o início de uma nova vida: a temperatura fica mais quente, as flores estão por toda parte, os turistas de todo o mundo chegam aqui.

Este mês é caracterizado por algumas festividades medievais como o Capodanno (ano novo) Pisano e Fiorentino (leia abaixo), além da famosa Torciata de San Giuseppe de Pitigliano.

Museus grátis? Sim! No primeiro domingo do mês, que é dia 4 de março. Veja a lista dos museus grátis na Toscana aqui.

Este ano acabou caindo o Semana Santa em março,  e não é exagero em dizer que quase todas as cidades da Toscana, grandes ou pequenas, possuem uma maneira de lembrar os episódios gloriosos sobre os últimos dias de existência terrena de Jesus Cristo. Algumas cidades fazem com uma procissão, algumas com uma cerimônia especial, em uma rua ou uma praça, ou, algumas pessoas fazem na privacidade da sua própria casa ou na igreja. Eu fiz um texto somente sobre os eventos da semana santa na Toscana, leia aqui.

Um dos eventos mais famosos no domingo de Páscoa em Florença é o Scorpio del Carro! Esta cerimônia comemora a explosão do Carro chamado Brindelone, é uma das mais antigas tradições florentinos. Não perca ainda a Processione delle Paneire em Santa Maria a Monte e o Palio delle Boti em Survereto, outras festas folclóricas interessantíssimas.

Festas e Folclore

CARNAVAIS:

  • Viareggio (Toscana)2 e 4 de março de 2025

*2 -FLORENÇA – Troca da guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar no Palazzo Vecchio, no Arengario di Palazzo Vecchio – Piazza della Signoria às: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00  Informações 

08 – FLORENÇA – Dia da Mulher – No dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, um dia que muitas vezes passa despercebido no Brasil, mas que na Itália recebeu o lindo nome de Festa della Donna (Festa das Mulheres). As mulheres italianas recebem um buquê de mimosa naquele dia. Estas flores amarelas tornaram-se um símbolo da solidariedade mútua das mulheres. As flores da mimosa também simbolizam a própria mulher: são muito frágeis, mas são as primeiras a florescer novamente depois de um inverno frio. Aliás, as mulheres não ganham raminhos de mimosa apenas dos parceiros ou namorados. Eles também dão essas alegres flores amarelas a todos os seus amigos, vizinhos e até colegas. Entrada gratuita para as mulheres (veja o que escrevi aqui sobre isso) nos museus municipais.

 12 – San Gimignano (Siena) – Festa di Santa Fina: A festa começa no dia 11, mas no dia 12, dia da padroeira da cidade, é feita uma celebração solene na Basílica de Santa Maria Assunta, com a participação da autoridade municipal que irá fazer o “dono” (doação solene) de uma vela votiva. No final da Missa haverá uma bênção para a cidade e para as crianças. Ainda, uma feira com barracas de alimentos, roupas, artesanato e calçado nas praças Piazza del Duomo e Cisterna.

17 – TODA ITALIA – Unitá Di Itália – 17 de março de 1861, o Reino da Itália foi proclamado com Vittorio Emanuele II como o primeiro rei da Itália. Turim tornou-se a capital da Itália unida. Embora, unida… a Itália seja ainda mais uma amálgama de vinte regiões diferentes do que uma verdadeira unidade… Aqueles que querem celebrar a unidade no dia 17 de março cantam Il Canto degli Italiani, ou “a canção dos italianos”. Este é o nome oficial do hino nacional italiano. Os próprios italianos também chamam seu hino nacional de Inno di Mameli, porque foi escrito por Goffredo Mameli.

19 – TODA ITALIA – Dia dos Pais – Dia de São José Zeppole per San Giuseppe – No dia 19 de março, a festa de San Giuseppe (São José) é celebrada na Itália. Padroeiro das famílias, dos pobres e dos abandonados, San Giuseppe é um dos santos mais queridos da Itália. Na maioria das famílias italianas você encontrará pelo menos um menino ou homem que leva o nome Giuseppe ou uma variante dele derivada, como Peppino, Pino ou Beppe. O dia do nome de San Giuseppe é amplamente comemorado em toda a Itália. O Dia dos Pais também é comemorado na Itália no dia da festa de San Giuseppe, que foi o pai de Jesus. Até há alguns anos atrás este era feriado nacional, mas o  babbo italiano agora tem de adiar as festividades para depois do seu dia de trabalho. Apenas os marceneiros e carpinteiros ainda celebram a festa oficial do seu padroeiro. Eles podem desfrutar do delicioso zeppole e da atenção total de sua esposa e filhos desde cedo. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais

19 – Pitigliano (GR) –  Torciata di S.Giuseppe: ritual do Fogo dedicado a São José, esperando um bom ano na colheita. Como todos os anos Pitigliano honra São José, com a solene procissão à noite, culminando com a marcante “Ritual do fog ‘. Toda a comunidade se encontra na praça principal em torno ao “all’Invernacciu”, uma grande fogueira feita com juncos e queimada para simbolizar o fim do inverno, com a esperança de uma boa colheita. Entre os eventos planejados nos dias antes com a construção da mini-invernacciu, jogos com fogo, Mini Torciata e performances de bandeiras e músicos. Torciata di San Giuseppe em Pitigliano  noPasseios na Toscana e o programa completo AQUI.

23 – Torrita di Siena (Siena) – Palio dei Somari O Palio dos “jumentos” é definitivamente uma das festas mais esperadas pelos torriteses, que iniciou em 1966 através da iniciativa de um grupo de Torritesi em honra à São José (padroeiro dos carpinteiros). Há ainda um grande desfile com uma série de figurantes impecavelmente vestidos em trajes de época. A festa começa termina dia 20 com a corrida – Palio dei Somari – às 16 hs, veja o programa completo aqui.

22 e 23 – TODA ITALIA – Giornate FAI di Primavera Descubra os palácios , igrejas, castelos, parques e tesouros mais especiais da Itália na primavera. Muitos monumentos e edifícios normalmente fechados ao público abrem as suas portas durante o Giornate FAI di Primavera. Através deste link você encontrará mais informações e todos os mais de setecentos e cinquenta locais em toda a Itália onde você poderá visitar este ano.

25 – FLORENÇA – Capodanno Fiorentino Festa de Ano Novo Medieval: Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. Em Florença, a festa da Anunciação até 1750 coincidiu com o final do ano. O início ano  no calendário florentino é no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Neste dia acontecem algumas manifestações culturais. Leia o texto: Capodanno Fiorentino: porque se comemora o Ano Novo em Florença no dia 25 de março?

25 – PISA – Capodanno Pisano – Festa de Ano Novo Medieval: Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O início ano  no calendário pisano é no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Neste dia acontecem algumas manifestações culturais. Leia o texto: Capodanno Pisano: no dia 25 de março em Pisa se comemora 2025!

 EVENTOS DA SEMANA SANTA – um texto somente com os eventos do período da páscoa, veja aqui.

 

Feiras e Mercados

1 e 2  – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.

1 a 3  – Scandicci (Florença) – Borgo DiVino Wine Festival  – O Festival do Vinho Borgo Divino está de volta. Agora em sua décima primeira edição, o evento acontecerá novamente no Centro Rogers, na Piazza della Resistenza, em Scandicci. Haverá mais de 500 rótulos disponíveis para degustação.

6 a 23 – Lucignano (Arezzo) – Sagra della filiera del Tartufo Marzuolo -Todas as noites você pode saborear especialidades à base da premiada trufa primaveril , mas também pratos tradicionais de Arezzo. Os eventos serão realizados no estande do campo esportivo Lucignano. Gostaríamos de destacar a competição entre cães caçadores de trufas na pista organizada pela Associação de Caçadores de Trufas dos Vales Aretine no domingo, 24 de março , às 8h00 . No final poderá almoçar com o menu planeado para o festival.

7 a 9  – Chianina e Syrah – Cortona ( Arezzo )– Chianina e Syrah 2025 é o Festival de excelência gastronômica e vinícola de Valdichiana com a prévia do Syrah della Cortona DOC e do Syrah d’Italia com convidados especiais de outras nações. Também estão na programação jantares de gala e degustações de pratos à base da premiada carne Chianina, propostos por chefs locais e chefs estrelados. Programa de culinária, workshops, masterclasses, workshops para crianças descobrirem tudo sobre Chianina.

8 e 9, 15 e 16- Cigoli (San Miniato) – Mostra Mercato del Tartufo Marzuolo di Cigoli Exposição do Mercado de Trufas Marzuolo em Cigoli. A vila medieval de  Cigoli  transforma-se numa aldeia de sabor, onde pode provar e comprar vinho, azeite, produtos locais e obviamente a  trufa Marzuolo. A programação deste ano inclui  mostras e eventos  como estandes de exposição, restaurantes, competições esportivas, shows de culinária, apresentações musicais, exposições e muito mais. Saiba mais aqui.

8 e 9 – Vinci (Florença) – Divento Vino– DiventoVino 2025 é uma exposição de vinhos que tem como tema os tipos de vinho em produção em comparação com o produto do ano anterior. Algumas vinícolas da região de Empolese Valdelsa estarão presentes. O evento será realizado no térreo da escola de óptica IRSOO, na Piazza della Libertà em Vinci, e há a possibilidade de degustações ilimitadas (ingresso de degustação de € 15 + depósito de vidro de € 5 com possibilidade de devolução).

8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 – Pieve di Sant’Andrea di Compito (Capannori, Lucca) – Antiche Camelie delle Luchesia – Nos fins de semana de março ocorre a Exposição de Camélias Antigas de Lucca retornarão. A primavera regressa à Vila das Camélias, que volta a abrir as portas do Camellietum Compitese para a 36ª Exposição das antigas camélias de Lucca, organizada pelo Centro Cultural Compitese. Horário: 10h-18h Clique aqui para ver a programação da Exposição de Camélias Antigas de Lucca

9 – Pescia (Pistoia) – Sagra del Neccio – No domingo , 17 de março, em San Quirico di Valleriana , localidade do município de Pescia (PT), será realizada a Sagra del Neccio , que este ano já vai na sua 54ª edição. Nas barracas de comida, instaladas na central Piazza Garibaldi em San Quirico, a partir das 14h você pode saborear os típicos necci , ou seja, crepes de farinha de castanha, recheados com ricota, Nutella ou queijo. As arquibancadas permanecerão abertas até o pôr do sol.

9  – Excelência da Toscana – Florença  – Desde 2000, a Eccellenza di Toscana é o evento da Associação Italiana de Sommeliers da Toscana que destaca e promove a qualidade da produção de vinhos da região. O formato prevê a presença de cerca de 150 vinícolas que apresentarão seus vinhos em estandes de degustação, em conferências, workshops, degustações guiadas e masterclasses.

9 – Vernio (Pistoia) – Sagra della Polenta –  Com mais de 400 edições, o primeiro domingo da Quaresma renova a “festa da polenta” em San Quirico a Vernio (Prato). O evento celebra um dos pratos típicos do Vale do Bisenzio,  a polenta doce  feita com farinha de castanha. Também conhecida como Festa della Miseria  ou  Pulendina , é também um importante momento de  reconstituição histórica : no início do século XVI, toda Prato e o Val di Bisenzio foram saqueados por mercenários, mas a população de Vernio foi salva pela generosidade dos  Condes de Bardi (senhores e senhores feudais do condado), que distribuíram gratuitamente polenta de castanha, arenque e bacalhau aos famintos. Esses são os alimentos que você encontrará nas barracas de comida, junto com outros produtos como necci, castagnaccio e bolinhos doces. De grande importância é o  cortejo histórico  previsto para a manhã, seguido da leitura do “pergaminho histórico” e, à tarde, de momentos de animação acompanhados das atuações dos grupos históricos. Não faltam barracas vendendo produtos artesanais feitos de acordo com a tradição local.

09 – FLORENÇA – La Fierucola del Carmine – Piazza del Carmine – a Fierucola acontece todo segundo domingo do mês de 8 as 15h. Os fierucolanti oferecem, entre seus produtos: pães, massas, legumes, azeite, vinho, frutas, mel, farinhas, queijos de cabra e de vaca etc.

10 – Alberese (Grosseto) – mareMMMa a natureza do vinho –   – mareMMMa 2025 é a maior seleção de rótulos Maremma, em um evento único, junto com os consórcios de proteção: Vini Maremma Toscana, Morellino di Scansano e Vini Montecucco DOC DOCG. Um evento dedicado a profissionais e entusiastas para descobrir, com a fórmula de degustação walk around.

12, 19 e 26 – FLORENÇA – Fiera Quaresimale e del Grillo  – Os encontros com as Feiras da Quaresma estão agendados para os domingos, 3, 10, 17 e 24 de março de 2024. No domingo, 12 de maio, acontece a Feira da Ascensão, outrora “Feira do Grilo”. Mais de 200 stands por um quilómetro e meio de exposição.Cada vez haverá mais de 200 barracas, espalhadas por quase um quilômetro e meio ao longo da Viale Lincoln e da Piazza Kennedy. Uma ‘invasão’ colorida pronta a conquistar o público com as últimas novidades e ofertas especiais, a descobrir no vasto sortido de produtos que estarão em exposição, desde calçado e vestuário a flores, brinquedos, utensílios domésticos, cosméticos, passatempos, animais amigos e muito mais.

14 a 16  – LUCCA – Lucca in Vino – Festival do vinho de Lucca– Lucca in Vino 2025 é o festival de vinhos com degustações ilimitadas de vinho e comida. Será realizado na Piazza Anfiteatro. Ingressos promocionais a 12 euros até 10 de março. Entrada gratuita sem degustações.

15 e 16 – FLORENÇA – Il gusto Toscano – No fim de semana de 15 a 16 de março de 2025, as salas da Officina Creativa no Conventino , no bairro de Oltrarno, em Florença, estarão mais uma vez repletas de especialidades locais para o Il Gusto Toscano , com mais de 30 produtores de vinho, artesãos de alimentos e mestres destiladores. É um encontro imperdível para entrar em contato com os excelentes produtos gastronômicos e enológicos do território: não é uma feira, mas, pela forma como é estruturada, com masterclasses e degustações , é efetivamente um estudo cultural aprofundado de dois dias sobre o território, os processos tradicionais e os mais inovadores. No programa, há muitos eventos gratuitos que podem ser reservados com antecedência; convidados especiais como Leonardo Romanelli, Barbara Babi Tedde ou Paolo Bini são esperados para levar os participantes pelas estradas do gosto toscano. Eventos culturais também estão na programação, com apresentações de livros e a presença de editoras. A entrada é gratuita, com oportunidade de degustar e comprar diretamente dos produtores.

15 e 16  – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.

15 a 23 – Castelfranco di Sotto (PI) – Sagra del Tartufo Marzuolo e della Cinta Senese – Nos finais de semana de 16, 17 e 23 e 24 de março será realizada em Castelfranco di Sotto (PI) a 12ª edição do Festival de Trufas Seneses Marzuolo e Cinta . O cardápio do evento é obviamente dedicado à trufa Marzuolo , que leva esse nome pelo fato de ser normalmente colhida neste período. O rico cardápio inclui, entre outros pratos, tagliolini com trufa, ravióli com trufa, tagliolini com ragù Cinta Senese, ovos com trufa, bife Cinta com trufa, bife de vaca, tripa.

16 – FLORENÇA – O Mercado S. Spirito acontece em Florença no domingo, 10 de março de 2024. O mercado acontece todo segundo domingo do mês. Durante o mercado, a Piazza Santo Spirito, uma das praças florentinas mais fascinantes, torna-se ponto de encontro e encontro para milhares de visitantes. O mercado conta com a presença de cerca de 100 operadores dos setores de pequena produção e restauro de antiguidades e artesanato; com área reservada aos setores de alimentos, orgânicos, plantas e flores. Visitando o mercado você pode encontrar móveis, objetos de vários tipos, livros, gravuras, colecionáveis, roupas vintage e interessantes artefatos artesanais. Horário: 9h às 19h

16 – SIENA – L’angolo del collezionista – Piazza del Mercato, Siena – O mercado da esquina do colecionador acontece no domingo, 16 de março de 2025, na Piazza del Mercato, em Siena. O mercado se reúne todo terceiro domingo do mês (exceto agosto)

19 – Montefioralle (Greve in Chianti – Florença) – Sagra delle Fritelle – O tradicional encontro com o Sagra delle Frittelle a Montefioralle.  a aldeia voltará a ficar inebriada pelos aromas que sobem da frigideira gigante que frita estas bolas douradas. Todos os anos, na semana em que cai a festa de San Giuseppe, esta antiga festa popular de origem renascentista acontece em Montefioralle. Na verdade, era costume da população local preparar panquecas de arroz como sobremesa típica por ocasião da celebração de São José. Na praça principal da vila toscana está colocada uma enorme panela com dois metros de diâmetro, capaz de conter até 250 kg de óleo, que serve para cozinhar milhares de panquecas de arroz. Um grupo de voluntários armados com conchas ou colheres molda uma panqueca de cada vez e joga-a no óleo fervente da panela. Uma tradição que passa de pai para filho e de avô para neto.

21 a 30 –  San Miniato (Pisa) – Sagra della Bistecca e del Tartufo marzuolo –  A primeira, de sexta-feira, 15 a domingo, 17 de março, será dedicada ao bisteca, enquanto a segunda, sábado, 23 e domingo, 24 de março , será a da trufa Marzuolo. Como todos os eventos realizados no novo pavilhão do Circolo Arci de La Serra , este também inclui um menu estritamente baseado nas especialidades tradicionais locais. O prato principal da primeira semana será a bisteca florentina, mas obviamente não faltam outros pratos típicos da região. Na segunda semana poderá deliciar-se com pratos à base de trufas, desde o clássico tagliatelle, à carne fatiada com  trufas, aos ovos e muitas outras especialidades. As barracas de comida permanecerão abertas às sextas e sábados para jantar, enquanto no domingo apenas para almoço.

22 e 23 – FLORENÇA – Botanica urbana –  No sábado, 22 de março , e domingo, 23 de março , a Manifattura Tabacchi , em colaboração com a  Società Toscana Orticultura , está sediando um evento de primavera dedicado à natureza na cidade. O programa inclui uma exposição de mercado de plantas e flores, com uma seleção de expositores, palestras, uma caminhada guiada explorando a vegetação da Manifattura, bem como workshops e atividades para famílias, entusiastas e visitantes de todas as idades. O evento é organizado em colaboração com o MaCa District, o Natural Shopping Center da Manifattura Tabacchi e o Parco delle Cascine. Confira aqui o programa completo.

23 e 23 – Torre del Lago Puccini (Lucca) – Festa di San Giuseppe – Organizado pela Misericórdia de Torre del Lago, a festa celebra o padroeiro e ocorre das 9 às 20 nas ruas do centro da cidade, que será fechada, nas vias Aurelia, Garibaldi e Puccini sediará muitos bancos da feira, cerca de 90. Rica a oferta de exposição: gastronomia, degustação tradicional,  bolos típicos com “estacas” de São José (com arroz e chocolate), bem como rosquinhas e arroz frito. Cinco grupos folclóricos que irão animar a festa. Também será fornecido entretenimento para os mais pequenos, enquanto que haverá um espaço gratuito para associações sem fins lucrativos, e espaço de eventos, espectáculos com falcoeiros. Duas exposições comemorativas também vão ser organizadas. Torre del Lago Puccini (Lucca)

22 a 24 – PISA – Vinipendenti– ViniPendenti 2025 é a feira de vinhos naturais que oferece degustações de vinhos produzidos por pequenos produtores. Você também poderá conhecer esses artesãos do vinho e descobrir suas histórias, aprender mais sobre suas técnicas de produção e conhecer seus produtos. E para deixar a experiência ainda mais completa, a feira também oferece uma grande variedade de comidas de rua, acompanhadas de um clima musical com apresentações ao vivo. Ingressos 25 euros adiantados.

23 e 24 – Versilia Lido (Lucca)– Terre di Toscana, excelência no vidro –  – Terre di Toscana 2025 é a degustação nas mesas de degustação de vinhos de mais de 140 vinícolas. Este é um festival de vinhos aberto tanto a entusiastas quanto a profissionais do setor. A localização é em frente ao mar.

30 e 31  – LUCCA – Vini delle Coste O Real Collegio di Lucca sediará o evento de degustação dedicado aos vinhos das províncias costeiras. Nos estandes de degustação, a produção de vinhos toscanos, de Massa-Carrara a Grosseto, passando por Lucca, Pisa e Livorno, juntamente com vinhos e produtores do Mediterrâneo, do Adriático, do Jônico, do Tirreno e do Mar da Ligúria. Entre os expositores, atenção especial é dada à viticultura heróica e social, e às empresas que optaram por preservar variedades locais e inovar a tradição vinícola.

20 – TOSCANA, Camaiore – Tordello d’Oro – o Tordelli al Ragù , prato icônico e identificador da terra Versilia, se torna o protagonista indiscutível do jantar-evento em que é eleito o “ Melhor Tordello della Versilia 2025 ”. Este ano o campo de competição será um local verdadeiramente prestigiado, nomeadamente a famosa e agora histórica taberna Il Vignaccio , situada na panorâmica e pequena aldeia de Santa Lucia, no topo de uma colina . Para esta terceira edição, três locais diferentes se enfrentarão amigavelmente na chapa. A primeira é a Osteria Il Vignaccio de Santa Lúcia, eleita por aclamação popular na enquete popular específica da plataforma Facebook. As outras duas nomeações têm, como sempre, curadoria da Revista Paspartu, organizadora do concurso, e são o resultado de inúmeras experiências à mesa e também de consultas aos gourmets mais conceituados e experientes da área. Foi assim que o restaurante Il Soggiorno di Pedona e a pizzaria La Piazza di Strettoia conquistaram a cobiçada vaga na final deste ano. No final do jantar do dia 20 de março, após ter provado o tordelli dos três finalistas, um júri altamente qualificado decidirá o vencedor de 2025, que ganhará a bela estatueta de papel machê representando o Tordello em versão dourada flamejante. Saiba mais aqui.

25 – AREZZO – Fiera della SS. Annunziata – Ocorre no dia 25 de março em Arezzo, nas ruas perto da Igreja da Anunciação, o evento conhecido como a “Feira das Flores”, nascido da antiga tradição do milagre da “Nossa Senhora das Lágrimas ‘: em 1490 a estátua de Virgem, agora em exposição na Igreja, estava no corredor do hospital e foi lá que ela foi vista chorando como uma jovem peregrina. Assim começou um afluxo de fiéis, e dali foi construída a grande igreja no local. Hoje feira é dedicada não só às plantas e flores de jardim, aos vários alimentos da tradição toscana, roupas e artesanato. Piazza della Santissima Annunziata, Arezzo

Esporte e Aventura

16 – PITIGLIANO (Grosseto) – Trail delle Vie Cave – Trail running competitiva de 30 Km 30 (D+600m) e 15 Km (D+350m). Partida às 10:00 da Piazza della Repubblica, Pitigliano (Grosseto) –  saiba mais aqui

20 a 23 – Radda in Chianti (Siena) –  Chianti Ultra Trail da UTMB é o primeiro evento esportivo do ano em Chianti.  A edição de 2025 será realizada de 20 a 23 de março. Está programado um fim de semana inteiro de corridas que passaram a fazer parte do circuito mundial da UTMB :

  • Ultra Trail Castelos de Chianti (120 km)
  • Trilha Chianti Ultra (100km)
  • Trilha da Maratona de Chianti (50 km)
  • Trilha Chianti Half (20 km)
  • Corrida do Vinho Chianti (10 km) à noite

Música e Espetáculo

PRATO –  MetJazz – ‘Orquestrando piano (e guitarras)’, a 29ª edição do MetJazz continua no Teatro Metastasio com direção artística de Stefano Zenni. Informações: 0574.6084 – www.metastasio.it

9 a 16 -FIRENZE Norma de Vincenzo Bellini – Maggio Musicale Fiorentino – De 9 a 16 de março de 2025, Norma de Vincenzo Bellini, uma das óperas mais queridas do século XIX, retorna ao Teatro del Maggio em uma nova produção de Andrea De Rosa.

15 – Firenze – Francesco Gabbani , Mandela Forum

16 – Firenze  – Brunori Sas – Nelson Mandela Forum

24 – Firenze – Claudio Baglioni – PIANO DI VOLO soloTRIS – Teatro della Pergola

26 e 27 – Pisa – Claudio Baglioni – PIANO DI VOLO soloTRIS – Teatro Verdi

22 a 31 – Firenze – Jovanotti PALAJOVA – Nelson Mandela Forum

Concertos de ópera:

  • FIRENZE: concerto de ópera italiana da Igreja de Santa Monaca LINK – peças de ópera de famosos compositores italianos, tocadas ao vivo em concerto. Experimente a extraordinária atmosfera e acústica da Igreja de Santa Monaca, construída em 1400 em Florença.
  • FIRENZE: concerto de óperaLINK – Concertos de ópera fantásticos, com as árias de ópera mais famosas, cantadas por cantores de ópera profissionais, acompanhados por um pianista. De Händel e Mozart a Verdi e Puccini, no bairro de Santa Croce.
  • FIRENZE: Jantar e ingresso para o concerto dos Três TenoresLINK – árias de ópera famosas e canções napolitanas, interpretadas por três tenores talentosos, com este ingresso para o concerto. Eleva a tua experiência com um jantar requintado em Florença.
  • FIRENZE: Concerto noturno de música clássicaLINK – Desfrute de uma noite de música clássica em Florença com peças das 4 Estações de Vivaldi, Bach, Mozart e Pacellbel. Escolha entre três categorias de assentos para personalizar sua experiência musical.
  • Lucca: Recitais e concertos de ópera do Festival Puccini –  LINK – Ouve as belas melodias de Giacomo Puccini, o mestre da ópera, com grandes intérpretes e acústica. Maravilha-te com a icónica Igreja de San Giovanni e vive a experiência de uma vida.

Arte e Exposições

2 – TODA ITALIA – Domenica al Museo – todo primeiro domingo do mês – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano.  Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas dos Medici, com belas estátuas de Michelangelo

TOSCANA

SIENA – Julio Le Parc – o escopo da percepção – até 16 de março de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena – Depois de ficar fechado por anos, o Palazzo delle Papesse em Siena está reabrindo com uma exposição sobre Julio Le Parc . Você não só pode explorar o belo palácio , com seu terraço panorâmico que oferece vistas deslumbrantes de Siena, mas também pode mergulhar nas obras do artista franco-argentino Julio Le Parc.

FIRENZE – Impressionistas na Normandia. Monet, Bonnard, Corot, Courbet… – Museu dos Inocentes – até 4 de maio de 2025  – Mais de 70 obras de Monet, Bonnard, Boudine, Corot, Courbet, Villon, Renoir, Delacroix e muitos outros serão os protagonistas de uma exposição que conta aquela “atracção irresistível” que estes grandes Mestres sentiram pela região francesa que se tornou no século XIX um verdadeiro laboratório de ideias. 150 anos após a primeira exposição em Paris que marcou o nascimento do movimento impressionista em 1874, chega ao Museu dos Inocentes um corpus excepcional de mais de 70 obras que narra o movimento impressionista e as suas estreitas ligações com a Normandia.
FIRENZE – FUNDO. Histórias de resistência e dissidência na Coleção Della Ragione  – Museu Novecento – até  2 de abril de 2025Cerca de oitenta anos depois da luta de libertação do nosso país do nazi-fascismo, o Museo Novecento questiona a presença, na Coleção Alberto Della Ragione, de testemunhos sobre a relação entre os artistas e o regime. O foco da exposição são as obras de mestres que vivenciaram, sofreram ou se opuseram às políticas do fascismo e que foram amados e protegidos por Della Ragione, incluindo Scipione, Mario Mafai, Antonietta Raphaël, Renato Guttuso, Renato Birolli e Emilio Vedova. As obras selecionadas permitem não só investigar as escolhas feitas pelo engenheiro naval, que estabeleceu intensas relações humanas e profissionais com muitos dos artistas aqui expostos, mas também questionar a obra destes protagonistas da arte italiana num dos mais lugares obscuros da nossa história recente.

2 comentários em “Calendário de eventos em Março na Toscana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *