Domingo de Páscoa em Florença tem Festa Folclórica!

15/abr | por Deyse Ribeiro

Se você estiver em Florença no domingo de páscoa, não deve deixar de ver o “Scoppio del Carro“, uma festa folclórica e religiosa muito bonita. Saiba mais sobre ela e conheça a programação 2014.

A TRADIÇÃO

Foto: Wikipedia Commons

Foto: Wikipedia Commons

Uma das mais antigas tradições florentinas, provavelmente remonta aos tempos da 1ª Cruzada e a conquista de Jerusalém. O fogo representaria a purificação, assim, todos os anos acontece a explosão do carro. A celebração acontece de modo cada vez mais impressionante, com fogos de artifício e outros belos efeitos.

Esta cerimônia remonta ao tempo da primeira cruzada: quando Pazzino dei Pazzi retornou de Jerusalém com as pedras sagradas para acender o fogo comemorativo da Pasqua Florentina.

A presença de Pazzi Pazzino e de 2500 soldados de Florença na Primeira Cruzada é um sinal importante do papel de Florença, em Jerusalém, e em seguida, o prestígio da cidade a partir da Idade Média.

O EVENTO:

Na manhã de Páscoa, escoltado por 150 entre soldados, músicos e porta-bandeiras do Desfile Histórico da República Florentina, o carro de fogo, conhecido carinhosamente pelos florentinos “Brindellone” sai da praça de Prato puxado por duas juntas de bois enfeitados com flores até a Piazza del Duomo, o Batistério e a Catedral.

A histórica encenação conta com a presença do prefeito da cidade edas autoridades da cidade, que incia a representação do cortejo histórico que parte do palácio da República Florentina, junto Porta Rossa, vai percorrendo as ruas da cidade e chega à Piazza della Signoria, onde se uni com a bandeira da cidade.

Na Igreja dos Santos Apóstolos, ocorre na noite anterior, a cerimonia para acender o fogo das pedras sagradas de jerusalém, e no outro dia pela manhã, a procissão com a Portafuoco e o relicário com as pedras do Santo Sepulcro continuam em processão.

Entre as 11 e 12 horas incia o canto do “Gloria in excelsis Deo”, mais tarde, da igreja, o bispo acende o rastilho para que a pomba (uma pompa de mentira, claro) acenda os fogos de artifício inteligentemente dispostos no Brindellone.

É uma maneira de prever o futuro da cidade, se a pomba acende o fogo sagrado, quer dizer que a cidade passará por um ano feliz, se não acender é um sinal de má sorte para a cidade.

É uma festa tão importante que é passa na tv italiana ao vivo.

IMG_2033

Ano passado, junto com alguns clientes, assistimos o Scoppio del carro, e foi muito emocionante, os fogos e o estrondo muito alto, é tanta gente que é até divicil chegar a praça pra ver. Como aquele ano estava realizando um passeio guiado, deixamos para muito tarde tentar chegar perto e não conseguimos nem chegar na praça, vimos o estouro de longe, portanto a dica é estar pelas ruas durante o Desfile, mas as 10/10:30 o ideal é estar na praça pra garantir o espetáculo. Ver os fiorentinos todos com o olhar fixo na pombinha é mesmo o máximo!

Veja a programação 2014 e no fim os vídeos para que você tenha ideia do que é este evento.

PROGRAMAÇÃO 2014:

19/04/2014 – sábado

21.20 – Desfile Histórico da República Florentina,, que parte do Palagio di Parte Guelfa e continua por Via Porta Rossa, Por S. Maria, via Vacchereccia, piazza della Signoria.

21.30 – Piazza della Signoria, o Gonfalone e o prefeito se unem ao Desfile Histórico da República Florentina, até chegar a Chiesa dei Santi Apostoli e Biagio pela via Vacchereccia, via Por S. Maria, Borgo SS. Apostoli, piazza del Limbo.

21.45 – (Chiesa SS. Apostoli) o desfile entra na Igreja para a benção, e com o  PortaFuoco e o relicário com as pedras do Santo Sepolcro, prosseguem pela Via Borgo SS: Apostoli, via Por Santa Maria, via Vacchereccia, Piazza della Signoria, via Calzaiuoli, piazza del Duomo.

22.25 – Sagrato-Duomo –  encontro do Desfile Histórico da República Florentina no Portone Centrale da Catedral que se unirá com a procissão.

22.30 – ascensão do fogo sagrado

22.45 – Desfile retorna a via Calzaiuoli

20/04/2014 – domingo

8.15 – o “Carro del Fuoco”, acompanhado do Desfile Histórico da República Florentina, partirà do depósito onde fica o carro durante todo o ano, na área de Prato até Piazza del Duomo com o seguinte intinerário:
via il Prato, Borgo Ognissanti, piazza Goldoni, via della Vigna Nuova, via Strozzi, piazza della Repubblica (encontro com os Bandierai degli Uffizi), via Roma com chegada em piazza San Giovanni.

8.30 –  P.zza della Repubblica per via Pellicceria, esibição dos sbandieratori e musicos – depois encontro com o Desfile Histórico na via il Prato.

8.45 – representantes do Desfile Histórico da República Florentina, partirà da P.tta di Parte Guelfa, via Porta Rossa, Mercato Nuovo, via Vacchereccia, p.zza della Signoria as 9.00, com il Gonfalone, il Sindaco e le Autorità, e irá a via Vacchereccia, Por S.Maria, Borgo S.Apostoli, P.zza Trinita, via Tornabuoni, via Strozzi, piazza della Repubblica, via Roma, p.zza San Giovanni chegada as 9.40.

9.55 – chegada na Piazza S. Giovanni do Desfile Folclórico do Carro del Fuoco

11.00 – SCOPPIO DEL CARRO

Ao fim da missa, as 12,30 o Gonfalone, o Porta Fuoco com o relicário com as Pietre del Santo Sepolcro, sairão do Portão Central da da Catedral, percorrendo via Calzaiuoli, piazza della Signoria, Vacchereccia, Borgo S. Apostoli, (Chiesa SS.Apostoli) reposição das Pietre del Santo Sepolcro.

Veja um programa de tv italiano contando como ocorre a Festa:

A pomba acende o fogo:

Os fogos:

.

Leia mais:

Veja alguns dos passeios que ofereço aqui!
Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!