Apresento uma outra curiosidade de Florença, alias algumas curiosidades sobre o famoso Mercato Nuovo (Mercado Novo), também conhecido como Mercato della Paglia (da Palha) e Mercado del Porcellino. Neste mercado se encontra a pedra da vergonha, também chamada de pedra do escândalo!
Leia mais sobre os Mercados de Florença:
– Mercados e Feiras em Florença
– Tour dos Mercados de Florença

O Mercato Nuovo
Quando foi construída a sua loggia em 1547 a poucos passos da Ponte Vecchio, este Mercado era o local de venda de seda, os florentinos eram famosos pela tintura da seda desde a idade média. Depois, ja no séc XVIII passou a ser chamado de Mercado da Palha, pois ali era local de venda dos objetos de palha, como o chapéu de palha de Florença que era o mais “top” da época.
Hoje é um mercado de suvenirs e de couro, uma versão mignon do Mercado de San Lorenzo. Fica aberta todos os dias da semana, das 8 até anoitecer.
Nos nichos nos cantos era prevista a colocação de estátuas de florentinos célebres , mas apenas três foram construídos no século XIX : Bernardo Cennini , Michele di Lando e Giovanni Villani.

A Fontana del Porcellino
O ponto principal da Loggia é a Fontana del Porcellino, assim conhecida, mas que não é um porco, mas sim um javali.
Uma escultura de bronze do século XVII do artista Pietro Tacca cujo original está localizado no Palazzo Pitti , que por sua vez é uma cópia de uma escultura helenística conservada no Uffizi.

A lenda popular diz que tocar o nariz traz boa sorte . O procedimento completo para a obtenção de um bom presságio é colocar uma moeda na boca do Javali, depois de ter esfregado o nariz: se a moeda cai dentro da grade onde a água cai vai trazer boa sorte, caso contrário, não.
Mas na minha opinião, não custa nada tentar 2 ou 3 vezes até cair!
A Pedra do Escándalo

Outra curiosidade do lugar é a “pedra de escândalo ou da vergonha “, uma roda de cores branco e verde de mármore, colocada no centro da Loggia do Mercado. Esta pedra marca o local onde eram punidos os devedores insolventes de Florença durante a Idade Média.
O castigo consistia em acorrentar os condenados e abaixar as calças e bater as nádegas repetidamente nesta pedra. Voce não leu errado. Eles forçavam os condenados a bater repentinamente as nádegas na pedra do escandalo! Parece estranho, mas é verdade!!! Documentado!!!

Bigazzi assim conta:
“No meio das lojas, no piso há um mármore redondo com listas em cruz, como uma roda, e foi realizada em memória da Liga do Norte, do Carroccio, mas essa pedra foi convertida para outro uso, ou seja, quem não pagava os débitos batia três vezes as nádegas para os comerciantes credores. Assim foram ditadas as palavras do estatuto : Ostendendo putenda, et percutiendo lapidem culo nudo.”
Em outras cidades existia o “bonorum cessio culo nudo super lapidem”, ou “dar os bens a nádegas nuas” sobre uma pedra, e neste caso o devedor deveria dizer, “cedo bona“, ou seja, dou meus bens para o pagamento.
Isso ocorre porque na cidade mercantil como Florença especialmente, as pessoas tinham horror ao débito.
Deste costume nasceria formas humilhantes de dizer “estar com a bunda no chão” que em italiano seria “essere con il culo aterra” e o “Sculo”, desbundado ou algo parecido em italiano, que na verdade são expressões vistas como algo de má sorte.
De onde vem a “vergonha”
Por fim, a título de curiosidade ja que estamos no argumento, sabe de onde vem a palavra VERGONHA?
A palavra vergonha, segundo uma parte dos estudiosos, vem da palavra em latim “gogna” que era esse “equipamento” de tortura, usado principalmente para quem cometeu ato “imoral” ou tinha um débito não pago. Portanto, usado como tortura para que a pessoa passasse por uma situação humilhante. Então as pessoas diziam que “iam ver a gogna” ou seja, ver as pessoas que passavam a humilhação e tortura na gogna (nesse momento penso como o ser humano sempre adorou uma fofoca e ver o outro se dar mau), dai nasceu a palavra em italiano vergogna e em claro, a versão em português vergonha.

Fonte: Wikipedia Commons
.
Uau, que leval! Agora já sei a etimologia da palavra portuguesa “vergonha”. Deyse também é cultura!
Ah, e da próxima vez que eu for a Florença, vou esfregar o nariz do javali ☺
Obrigada por compartilhar informações interessantes sobre a Toscana.
Abraços,
Maria
obrigada Maria! O Javali da sorte viu! abs
Oi Deyse estive hoje em Florença pela primeira primeira vez dei uma moeda e fiz carinho no Javali . Espero a benção da sorte !. Obrigada e um beijinho
Joice Marchezi
Pingback: Mercados e Feiras em Florença | Passeios Na Toscana
Pingback: Roteiro: o melhor de Florença em 2 dias - Ideias na mala