Entenda as Zonas de Tráfego Limitado em Florença

Uma das perguntas que mais respondo por email e que mais os meus clientes me fazem é sobre onde é possível andar de carro em Florença e onde não pode.

Bom, esse é um assunto bem complicado e por isso resolvi dedicar um texto inteiro para explicar o que é a ZTL, a temida Zona de Tráfego Limitado em Florença e um outro texto inteiro sobre onde estacionar em Florença.

Bom, no centro histórico de Florença não é permitido o tráfego de carro nas Zonas chamadas ZTL (Zonas de tráfego limitado), portanto é melhor ficar atento se decidir alugar carro, ou chegar de carro em Florença.

ztl

 – O que é a ZTL?

ZTL são as Zonas de Tráfego Limitado, locais onde não é permitido a circulação de veículos sem a permissão.

Veículos com permissão: Táxis, ônibus, Carros com Licença turística (aluguel de carro com motorista-NCC), cadeirantes registrados, bicicletas, motos, carros elétricos, carga e descarga podem passar nas zonas comuns ZTL.

Zona ZTL – pedestre: são as zonas que geralmente são fechadas até para veículos de exceção, mas que Táxis, NCC e ônibus elétricos podem passar.

A ZTL é delimitada por uma série de “portas de acesso” (varchi di acesso) que, além de ser marcada por sinais de alerta, são controladas por câmeras que detectam automaticamente as placas todos os veículos de passarem nestes sinais.

ztl-light

 – Então, como faço para chegar com as malas se meu hotel é na ZTL?

Se o turista precisar passar dentro da ZTL para chegar a um alojamento ou de uma garagem – passando, assim, através dos portões eletrônicos permitidos, sempre com a exceção de faixas exclusivas para o transporte público e ‘pedestre proibido 24 horas 24 – pode tirar proveito de uma licença temporária.
Para conseguir esta licença temporária deverá fornecerá o número da placa ao gerente (ou garagem), que deverá encaminhar ao escritório apropriado.
A permissão será concedida até um máximo de duas horas para o transporte de bagagem e, portanto, como regra, apenas no dia de chegada e partida do Hotel.
Durante o tempo de permanência do turista no hotel, o turista poderá escolher:

  • não pagar pelo estacionamento do hotel: o seu carro deverá ficar fora da ZTL, portanto estacionado na rua (se o hotel tiver na ZTL então não será próximo dele)ou em um estacionamento (garagem) comercial.
  • ou pagar o estacionamento do Hotel: grande parte dos hotéis no centro tem uma garagem, ou tem acordo com um estacionamento. Eles custam de €25 a €35 por noite. Há um serviço de manobristas que leva e traz o carro quando a garagem fica longe (incluído nos custos) e ainda essas garagens/hotéis podem retirar a multa do seu ZTL registrando a sua placa no sistema interno. Então assim você pode ficar tranquilo em parar o carro na porta do hotel para retirar as malas, o manobrista vai retirar seu carro, ou o pessoal da recepção te orientará como estacionar.

dicas

  • uma boa dica, para nunca errar é, quando reservar o hotel, envie um email perguntando se ele se encontra na ZTL e se é possível deixar as malas. Assim você ja sabe com antecedência e evita de ter problemas desagradáveis. Aproveite para perguntar quanto é o estacionamento privativo deles (se não tiver no hotel, eles vão ter sempre um convênio com algum estacionamento), e nem todos informam esse serviço no site ou no booking.
  • Nunca, jamais esqueça de avisar o Hotel (se ele estiver na ZTL) que você foi até ali descarregar as malas e deixar escrito a sua placa do carro.
ztlnov
veja onde ficam os sinais

– Há algum horário ou dia da semana que eu posso passar na ZTL?

A ZTL está ativo das 07h30 às 19:30 durante a semana e das 07h30 às 18:00 aos sábados.

Portanto, é possível passar em portões eletrônicos:

  • dias de semana das 19:31 às 07:29
  • sábados: das 18 às 07:29
  • domingos

Atenção somente as áreas que são Zona ZTL – pedestre como Piazza della Signoria, Piazza del Duomo, Piazza San Giovanni, etc (portanto área de pedestre NUNCA!)

Luz vermelha=ZTL ativa

Luz verde=ZTL livre

placa ZTL com camera
placa ZTL com camera

– Não quero pagar o estacionamento do Hotel, onde estaciono o carro?

Fora da ZTL, a cidade é dividida em ZCS (área de estacionamento controlado), onde não residentes podem estacionar pagando uma taxa dentro do espaço delimitado por linhas azuis (espaços delimitados por linhas brancas são reservados para residentes) e em vários estrutura de estacionamento.

As áreas amarelas são especiais, para ambulância, cadeirantes, polícia, etc, portanto não estacione nem nas brancas, nem nas amarelas!

Se você não esta disposto a pagar um estacionamento, nem uma multa, sugiro que deixe o carro em algum dos estacionamentos da cidade, amanha vou publicar um texto indicando onde estacionar em Florença (porque senão esse texto ficaria muito longo), eu recomendo parar naquele mais próximo ao seu hotel.

Leia o texto: onde estacionar seu carro em Florença

Informações para a ZTL aqui.

dicas

Se você chegar de dia, nem pense em estacionar na rua! Primeiro vai ser dureza achar, se achar vai ser faixa azul e duvido que você vai ficar colocando moeda o dia todo!

E se, por acaso saindo da cidade você se deparar com algum desses sinais aqui identificados abaixo, dê a ré, pois se passar a câmera vai fazer a foto e você receberá a multa que depois a agencia de locação vai te cobrar.

placa ZTL com camera
placa ZTL com camera

 Leia ainda:

9 comentários em “Entenda as Zonas de Tráfego Limitado em Florença”

  1. Obrigada, fico feliz!
    Respondo as suas perguntas:
    1. sim, como eu indiquei, voce DEVE perguntar ao hotel se é possível chegar ate a porta do mesmo (ha ruas somente de taxis ou de perdestes) e se for ate a porta, avisar ao hotel que foi ate la para deixar as malas. SE não avisar e der a sua placa eles não vão retirar a multa.
    2. Praticamente todas possuem. Mas em todas elas ha um estacionamento publico e gratuito, que nos chamamos de Parcheggio publico ou gratuito. Quando chegar nas cidades ha sempre uma placa indicando o estacionamento com um P. O de Pisa é mais difícil, te dou endereço – Via Pietrasantina, esquina com via Fazio degli Uberti (fica atras de um posto de gasolina e é enooorme). O de San Gimignano fica logo ao lado da porta principal da cidade.
    3. Raramente caiu neve nestas cidades.
    4. É OBRIGATORIO o uso da “catena”, as correntes. Não precisa coloca-las, mas ter no bagageiro é obrigatorio!!!! senao voce leva multa.
    Espero ter ajudado. Boa viagem.

  2. Vou locar um carro em Florença somente no dia de saída para Siena, então: saindo da locadora em Florença em direção à Siena, corro o risco de passar por alguma ZTL? *Pretendo retirar o carro em uma loja próxima do Hotel BluNotte Fkorença (ainda nao definido)

  3. Olá, estou indo em julho para Firenze e meu hotel fica em uma ZTL. Em frente ao hotel existe uma Garage. Minhas dúvidas:
    1 – Se eu reservar com antecedência a Garage, recebo alguma autorização para chegar até la? A Autorização pode ser emitida pela Garage?

    2- Pretendo deixar o carro na Garage durante toda a minha hospedagem, eu solicito a autorização para o dia de chegada e saída, ou precisa para todo o período.

    Obrigada

  4. Olá, boa tarde. Estarei em Florença em abril e ficarei em hotel dentro da ZTL. Pretendo reservar o estacionamento durante os 3 dias que ficarei lá. Minha dúvida é se posso ficar entrando e saindo do estacionamento, para passeios durante esses 3 dias, sem ser multado. Vi algo sobre limite de apenas duas horas apenas da chegada e saída para transitar. Caso fosse assim, teria que deixar o carro guardado todo o tempo e sair apenas no último dia. Poderia me esclarecer por favor ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *