Veja o calendário de eventos em maio na Toscana, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês de 2023, pois todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, as primeiras festas medievais do ano, muitas feiras e festas de vinho, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.
Primeira vez na Toscana?
Se organize e aproveite os eventos e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!
Veja os artigos sobre Transporte, Conheça as cidades da Toscana, e os melhores textos de Florença.
Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiência em alguns hotéis.
LEIA TAMBEM:
- Calendário de eventos na Itália em Maio.
- Viajando para a Itália em Maio: o que você precisa saber
- Melhor roteiro para primeira viagem na Itália
- Tudo que você precisa saber para viajar para a Itália
- 10 cidades para conhecer na sua primeira viagem a Itália
- O que você precisa saber para viajar de trem na Itália
- Calendário de eventos anuais na Itália
O que fazer e onde ir em Maio?
Em maio temos muitas feiras nas cidades, porque as pessoas com o tempo mais quente começam a viajar mais e passear pelas cidades vizinhas. Alguns jardins que normalmente durante o ano fecham, abrem especialmente neste período, como o Jardim do Íris, aproveite e visite também o Jardim Bardini e faça uma aperitivo com vista!
Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao aberto, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.
Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana como em Monteverdi Marittimo e a Maremma, onde você pode passear à cavalo.
Aproveite este período então, para visitar jardins:
- Jardim de Boboli – Palazzo Pitti – Florença
- Jardim das Rosas – Florença
- Jardim do Íris- Florença
- Villa di Castello e Petraia, – Florença
- Jardim do Tarô – Capalbio
- Collodi e Parque do Pinóquio – Collodi
- Jardim Bardini – Florença
- O fantástico Jardim de Daniel Spoerri no Monte Amiata – perto de Montalcino
Festas e Folclore
1 de maio – Festa del Lavoro – TODA ITALIA – a Itália O Dia do Trabalho é um dia de folga na Itália. Isso significa muitas lojas fechadas, arranjos de domingo para transporte público e – no sentido autêntico do dia – muitas manifestações e comícios políticos. Muitas vezes também significa festa, com inúmeros shows e festividades.
2 -FLORENÇA – Troca de guarda– Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações
5 a 19 – PIENZA (SI) – Pienza in Fiori – Pienza saúda a primavera com uma explosão de flores com um jardim italiano no pátio do Palazzo Piccolomini, un’infiorata para celebrar os lugares mais bonitos do mundo e com uma grande mercado de flores. Veja o programa aqui.
*até dia 4 – PORTO ERCOLE (GR) – Notte dei Pirati – O dia da estreia (sexta-feira) será dedicado aos jovens com a caça ao tesouro de jovens piratas às 21:30 precedida, às 18, pelo desfile das tripulações. Sábado das 07:00-18:30 desfile das equipes ao longo das ruas da cidade, às 19h45, o pirata Barbarossa conquistará Porto Ercole, às 20:45 desembarque dos piratas nas praias do porto com fogos de artifício coreografados. Ás 23 caça ao tesouro. Último dia, domingo, às 17h30, a Regata dos Corsários e às 19hs prémios das melhores equipes e os melhores decorações de tochas. Saiba mais aqui.
até 20 de maio, FLORENÇA – Íris – símbolo de Florença – O Giardino dell’Iris, o Jardim Íris em Florença, está aberto apenas em maio, por ocasião do Concurso Internacional de Íris. De junho a setembro, produtores de todo o mundo enviam rizomas para plantar e cultivar na horta, com premiação em maio. O envio é feito de forma anônima, as plantas recebem um código e o nome do vencedor só é divulgado após o anúncio do código vencedor. Leia o texto Giardino dell’Iris: um segredo bem guardado de Florença
*05 – Seravezza (Lucca) – – Palio dei Micci – como de costume no primeiro domingo de maio – a cidade de Querceta di Seravezza, na província de Lucca, se veste para o Palio dei Micci , corrida de burros. O Palio acontece entre os 8 bairros da cidade (Lucertola, Ponte, Quercia, Pozzo, Leon d’Oro, Ranocchio, Madonnina, Cervia) nas costas dos ‘micci’ (burros) para conquistar a cobiçada bandeira.A escolha de usar esses animais teimosos e imprevisíveis prova que o espírito do povo Versilia sempre foi goliardo e “anárquico”. Antes da corrida real, mais de 2.000 moradores vão às praças para participar do desfile vestindo trajes históricos. Músicas e músicas acompanham o colorido evento com figuras, músicos e agitadores de bandeira desfilando até o campo onde acontece a prova. Após esta “apresentação” colorida e festiva, pode começar a corrida de burros, que todos os anos atrai visitantes italianos e estrangeiros. Info aqui.
*10 a 12 – LIVORNO – Livorno Medieval Festival – durante três dias, de 10 a 12 de maio, a Fortezza Nuova de Livorno acolherá a segunda edição do Festival Medieval de Livorno, o maior festival medieval do género. Após o grande sucesso alcançado em 2022, o festival está de volta ainda maior, com um vasto programa de eventos para voltar no tempo : uma grande justa de cavalos, torneios de armaduras e bestas, mais de 180 reencenadores e lutadores de toda a Itália e do exterior, música, shows e artistas de todos os tipos! Saiba mais aqui.
*11 e 12 – SCANDICCI (FI) – Accampamento medievale Castello dell’Acciaiolo Scandicci – No parque adjacente ao Castelo de ‘Acciaiolo será montado um acampamento medieval, com tendas e toldos, bancos, lojas e artesãos que seguirão as fortunas dos vários exércitos que se moviam na Itália medieval de 1300. Durante o evento encontraremos os artesãos, cavaleiros, soldados armados e arqueiros. Você também pode tentar aprender a usar o arco e flecha, ou os primeiros rudimentos de esgrima. Haverá também espectáculos de falcoaria e malabaristas com fogo. Sábado das 13 às 23 e domingo das 10 às 19hs – Castello dell’Acciaiolo, Scandicci (Florença). Mais informações aqui.
11 e 12 – FOLLONICA- Follos 1838 – Comemoração histórica por ocasião do centenário do nascimento do município de Follonica. Como todos os anos, há 18 anos, a reencenação histórica Follos 1838 retorna no segundo domingo de maio. Este ano o evento promete ser ainda mais rico em iniciativas colaterais, por ocasião do centenário do nascimento do município de Follonica. Uma encenação histórica em trajes do século XIX para reviver a atmosfera do Grão-Ducado da Toscana . Uma Follonica imersa na epopéia da Leopoldina, em memória do Grão-Duque Leopoldo II de Lorena e da família real durante a inauguração e consagração da Igreja de São Leopoldo em 10 de maio de 1838. No domingo, o evento começará pela manhã com a santa missa na Igreja de São Leopoldo. No final da função, a procissão histórica passará perto da antiga residência de verão do Grão-Duque, o Palazzo Granducale, sede do Corpo Florestal do Estado. À tarde, a procissão, composta por pessoas vestidas com trajes nobres, burgueses e operários com carruagens, cavalos e tocadores de tambor, percorrerá as ruas do centro de Follonica até chegar à ponte de Gora, para depois retornar ao Ex Ilva área onde acontecerá o Palio della Bandiere e dei Territori , prêmio com cavalos e soldados de infantaria convocados para disputar uma corrida semelhante ao jogo da “bandeira”. Saiba mais aqui.
*12 a 19- FUCCHECIO (FI) – Palio delle Contrade – Palio di Fucecchio – Procissão histórica de manhã com cerca de 1.200 figurantes em trajes magníficos. Cada distrito propõe a reencenação de um momento histórico de Fucecchio. O desfile termina com um grupo de 12 participantes, uma por distrito, que acompanha o pano, ou o “Palio”, que vai ser disputado na parte da tarde. A corrida de cavalos tem lugar no domingo à tarde na área verde da chamada “Buca del Palio”. Veja o programa completo aqui.
*14 a 19 – RAPOLANO TERME (FI) – Serremaggio – celebrações dedicadas à rainha medieval, Ciambragina, que se casou com o rico comerciante de Siena, Giovanni de ‘Rossi. Veja programação aqui. Ocorre no Castello di Serre, Rapolano Terme.(Siena).
*16 a 19 – Barberino di Mugello (FI) – Palio dei Rioni – Durante o “Canta’ Maggio” a cidade fica dividida em 5 distritos (Giudea, Girandola, Centro Storico, Badia e La Pesa), protagonistas de um desafio. A vitória do Palio é atribuída ao quarteirão que vencer em corridas sempre diferentes umas das outras, nunca iguais as do ano anterior. Algumas das corridas que ja aconteceram: corrida de carretos, de barris, ou à golpes de martinaccio, e o cabo de guerra. A vitória do Palio é um prestígio para a barberineses, que tentam 3 vitorias para levar para casa a “l’Albero” (árvore, que no renascimento era oferecido ao amado para celebrar a primavera e a fertilidade), maior símbolo da domínio na competição. Saiba mais aqui.
18 de maio – TODA ITALIA – La Notte dei Musei – visita noturna a museus – Durante a Notte dei Musei italiana, Noite dos Museus, vários museus, galerias e sítios arqueológicos abrem suas portas entre as 20h e as 2h para uma visita gratuita com todo tipo de extras. Há drinks, petiscos, shows, shows e mais surpresas culinárias e culturais. Veja a lista dos museus no site oficial aqui, ja em Roma a lista você encontra aqui.
*18 e 19 VICOPISANO (PI) – Castello in Fiori – um evento organizado pela cidade de Vicopisano, dois dias para comemorar a floricultura e a descoberta das atrações turísticas do território de Vicopisano e Monte Pisano. Um programa rico que inclui eventos para crianças, oficinas, leituras animadas, acampamentos e jogos medievais, aos pés da fortaleza de Brunelleschi, e do Monti Pisani com caminhadas nas vilas e jardins, reuniões e debates com peritos, especialistas e estudiosos de plantas e ciências herbal, visitas guiadas ao centro histórico e da Rocca de Brunelleschi, além de almoços, jantares e degustações en plein air, incluindo perfume e pétalas. Veja o programa aqui.
*19, 21 e 26 – LUCIGNANO – Maggiolata – Nos dois últimos domingos de maio, Lucignano celebra a Maggiolata, uma festa da flor na qual os quatro distritos da vila (Rione Porta Murata, Rione Porta San Giusto, Rione Porta San Giovanni e Rione Via dell’Amore) têm uma temática própria para construir um carro alegórico, com o qual passeiam pela aldeia, acompanhados por carroças, porta-estandartes, floristas e música. No site de La Maggiolata você encontrará todos os detalhes para a sua visita a este espetáculo florido.
*19 – Florença – Palio del Baluardo – é realizado a cada ano, geralmente no terceiro domingo de maio para no Bastione chamado “della Fonte della Ginevra” (sede do grupo Balestrieri do Corteo Storico na Via de Belvedere). Esta é uma competição de tiro com a “balestra” tradicional, e também se comemora um dia histórico para a cidade de Florença, em 16 de maio de 1527, quando os florentinos expulsarão a família Medici, e proclamaram a República, que durou apenas até 12 de agosto de 1530, quando a cidade se rendeu ao cerco das tropas do imperador Carlos V. O programa do evento inclui-se desde a manhã com a abertura do Baluardo para a prática de tiro ao alvo e troféu individual. O desfile histórico da República Florentina abre na tarde seguido pelos vários eventos individuais e de equipe entre as cidades, onde esta disciplina é praticada.Via di Belvedere, 3, Firenze. Saiba mais aqui.
23 – Florença – La Fiorita – na Piazza Signoria, em frente à fonte de Netuno (Biancone), há no chão de um disco de granito no ponto exato onde 23 maio de 1498 ele foi queimado Fra Girolamo Savonarola que foi enforcado porque era considerado “herético, cismático “. A cidade de Florença ainda se lembra daquele dia com o dia da ” Fiorita”, que é a dispersão pétalas de rosa na lápide e uma cerimônia oficial que acontece todos os anos com uma Missa às 10 horas na capela do Palazzo Vecchio Priori, e às 10:30 homenagem floreal na praça e desfile do cortejo histórico que vai até o Ponte Vecchio às 11, de onde serão jogados no Rio Arno, pétalas de rosa. Saiba mais aqui
*10 a 12 – PONTASSIEVE (FI) – Festa Rinascimentale in Castello – História, cultura, gastronomia, folclore e os sons da Renascença serão os protagonistas da quarta edição. Na aldeia de Pontassieve, do Ponte Medici até a Piazza Vittorio Emanuele II, a partir das 15.30 horas do sábado e domingo, você pode reviver a atmosfera do Renascimento, com cavalos, cavaleiros, cavaleiros, falcoeiros, ofícios antigos, mercado renascimento, jogos, desfiles e muito mais a fazer. Durante todo o fim de semana teremos degustação de sabores da nossa terra na Hostaria in Castello, na praça da cidade, com especialidades de alimentos carne grelhada e muitos eventos. No domingo às 22h30,a festa termina com os fogos de artifício “A explosão do Castelo”, que lembram o cerco que a cidade sofre na Ponte a Sieve com combates duríssimos. Saiba mais aqui. Pontassieve (Firenze).
*24, 25, 26 e 31 de maio e 1 e 2 de junho – Castiglion Fiorentino (AREZZO) – Banchetto Medievale – Festival Medieval Biancazzurra, no cenário pitoresco da Rocca em Castiglione Fiorentino. No programa, haverá duelos, concursos, mas também jogos populares e extras, bem como tabernas com iguarias da época e pratos tradicionais do Val di Chiana. La Rocca será animada por músicos, dançarinos, cavaleiros, espadachins e você pode assistir os shows de falcoeiros na praça da Fortaleza. Chiostro di San Francesco, Via San Francesco – Castiglion Fiorentino. Saiba mais aqui.
*25 e 26 de maio e 1e 2 de junho – LASTRA A SIGNA (FI) – Festa Medievale di Malmantile – Nas antigas muralhas do castelo de Malmantile acontece a Festa Medieval. Malabaristas, trovadores e acrobatas animam a vila entre os dias 27 e 28 de Maio e nos dias 2, 3 e 4 de Junho. O festival possui entrada gratuita e você pode admirar os duelos com a espada e se divertir “buttalo in botte.” No Hosteria ou os “refrescos” serão servidos aos visitantes, bem-vindos para saborear pratos típicos ou lanches. Outra novidade deste ano será o torneio dos sbadieratori, dos falcoeiros e dos malabaristas. As companhias de teatro vão dar vida aos contos de Boccaccio, enquanto comedores de fogo vai encantá-lo com o seu desempenho, tudo animado por um estilo de música antigo. Os artistas e os organizadores são voluntários da Misericórdia local e os recursos do festival serão inteiramente repartidos para a melhoria dos serviços que a instituição oferece cidadãos. Maiores informações aqui.
*26 – Scarperia, TOSCANA – Infiorata – No último domingo de maio, Scarperia, um dos borghi più belli da Toscana, está ainda mais colorido do que o habitual. As ruas da vila são então decoradas com milhares de pétalas de todas as cores do arco-íris, que juntas formam as mais belas imagens. Especialmente na Piazza dei Vicaro, Piazza Clasio e na Via Roma você pode ver as figuras mais coloridas emergindo, uma homenagem particularmente bonita à primavera em Mugello!
*26 de maio – MASSA MARITIMA- Balestro del Girifalco – Em Massa Marittima, arcos e flechas são usados no último domingo de maio. Durante o Balestro del Girifalco, vinte e quatro besteiros, oito de cada um dos três bairros em que a cidade foi dividida durante séculos, competem entre si. A competição é precedida por uma magnífica procissão histórica e espetaculares demonstrações de bandeiras. Info aqui.
26 – TODA ITALIA – Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche Italiane – Durante a Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche Italiane (ADSI), mais de trezentos castelos, vilas, residenze d’epoca, cortili (pátios), jardins abrem suas portas gratuitamente. Dessa forma, você pode ter uma visão única de lugares que normalmente estão fechados ao público. Mais informações (incluindo os locais afiliados por região) podem ser encontradas no site da ADSI . Uma oportunidade única!
*26 de maio – VOLTERRA – Ut armentur balistarii – Torneio de tiro com a besta de banco antigo. Os besteiros da Volterra Company competem para obter o título de Prior dos Besteiros. Saiba mais aqui.
30 – FLORENÇA – Corpus Domini – lique e leia o texto : A procissão de Corpus Domini em Florença
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
*4 a 5 de maio de 2024 – Vino al Vino na adega – Panzano in Chianti (Florença) TOSCANA – No primeiro fim de semana de maio, as 20 vinícolas do Sindicato dos Enólogos de Panzano in Chianti abrem suas portas para o evento Vino al Vino in cantina 2024. A taça de degustação pode ser adquirida nas empresas ou no estande da Piazza Bucciarelli em Panzano. Na compra do bilhete de 30 euros receberá a mala a tiracolo com copo de prova, o mapa da zona e quatro sugestões de roteiros para facilitar a viagem e a visita às adegas.
*4 a 5 de maio de 2024 – Festival do Vinho Valdichiana – Castiglion Fiorentino (Arezzo) – TOSCANA – O Valdichiana Wine Festival 2024 terá lugar no claustro de San Francesco que será o cenário da segunda edição durante a qual será possível descobrir e aprender mais sobre os vinhos da região.
*4 a 6 de maio de 2024 – Wine Weekend – Scandicci (Florença), TOSCANA – Se você está procurando eventos de comida e vinho na Toscana, veja aqui! No Wine Weekend você encontrará mais de 350 rótulos para escolher para sua experiência de degustação personalizada. Bilhetes com desconto 21 euros online, 25 euros na bilheteira.
*4 a 5 – Medicea – Livorno, TOSCANA. Se você gosta de participar de eventos gastronômicos e vitivinícolas na Toscana, não perca Medicea 2024. Você encontrará não apenas produtos típicos como carnes curadas, pão e azeite, mas também um passeio de degustação de vinhos toscanos, masterclasses interessantes em queijos DOP, cervejas e espumantes Clássicos de vinhas nativas e depois passeios turísticos, cortejo histórico e agitadores de bandeiras.
*4 e 5- AREZZO – Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo
*11 a 12 de maio de 2024 – Vinho Scarperia – Scarperia e San Piero (Florença) TOSCANA – Amantes de vinhos, fins de semana fora, degustações e aldeias toscanas Scarperia Wine 2024 retorna com sua oitava edição.
17 a 19 – PISA – Festa di Sant’Ubaldo – antigo festival tradicional de Santo Ubaldo volta a Pisa entre os dias 17 a 19 de maio, como sempre inspirado pelo desejo de promover a cultura festiva e prática verde e da natureza. Ao longo da avenida delle Piagge, as cores e os aromas da primavera serão os protagonistas, transformando a avenida pitoresca, num jardim de flores graças às muitas empresas expositoras, flores, plantas, sementes, equipamentos etc; ao mesmo tempo, haverá estandes de artesanato, comida e vinho e, este ano novo, o “garage sale” com antiguidades modernas e curiosidades, para um total de mais de 100 expositores. Acontece em Pisa, Viale delle Piagge, durante o dia. Saiba mais.
25 e 26 – Radda in Chianti, TOSCANA – Radda nel Bicchiere é uma iniciativa do Proloco de Radda in Chianti com o qual toda a cidade se apresenta aos seus visitantes e enoturistas para uma degustação única dos vinhos produzidos nesta esplêndida vila de Chianti. Um copo personalizado, curiosidade na degustação e tempo disponível: é tudo o que você precisa para navegar pelas ruas da cidade. Para a ocasião, mais de trinta produtores de Raddesi apresentam seus melhores rótulos para degustação uma vez por ano. Deixe-se levar pela beleza da paisagem, pela atmosfera medieval, pelos aromas dos vinhos locais e mergulhe em uma experiência inesquecível em Radda nel Bicchiere .
até dia 20, Florença TOSCANA – Íris – símbolo de Florença – O Giardino dell’Iris, o Jardim Íris em Florença, está aberto apenas em maio, por ocasião do Concurso Internacional de Íris. De junho a setembro, produtores de todo o mundo enviam rizomas para plantar e cultivar na horta, com premiação em maio. O envio é feito de forma anônima, as plantas recebem um código e o nome do vencedor só é divulgado após o anúncio do código vencedor. Leia o texto Giardino dell’Iris: um segredo bem guardado de Florença
*12 – FLORENÇA – Fiera Quaresimale e del Grillo – Piazzale J. F. Kennedy – De volta ao Parque delle Cascine uma das mais antigas tradições florentinas, a Fiera Quaresimale e del Grillo, das 8-20, o parque da cidade será preenchido com mercado dedicado ao vestuário, artesanato, gastronomia, antiguidades, artigos de couro, calçado e bens domésticos. O evento acontecerá como sempre no Parco delle Cascine de Florença , nos espaços habitualmente utilizados pelo mercado semanal “Lincoln”, 12 de maio de 2024 com horário de venda das 08h00 às 19h30 .
*25 de maio a 2 de junho – MONTESPERTOLI (FI) – Mostra del Chianti: Música, desfiles tradicionais, teatro de rua, venda de vinho Chianti diretamente dos fabricantes. Uma festa destinada aos amantes de vinho com um evento que entrou na tradição Toscana, a oportunidade de ficar em vários hotéis e fazendas na área verde da paisagem toscana e degustar cozinha típica local oferecida pelas associações locais na Piazza del Popolo e nos restaurantes tradicionais distribuídos pela cidade. Saiba mais aqui.
25 a 26 de maio e 1 a 2 de junho – CORTONA (AR) – Cortona Comics – regressa nos dois fins de semana que verão o Centro de Convenções de Sant’Agostin , com as suas salas e claustro, transformado num centro nevrálgico de encontros com os autores. , vídeos ao vivo e muitas iniciativas . Em comparação com a edição de 2023, as exposições também duplicarão : mais dois espaços dedicados serão acrescentados aos habituais espaços do hall central do claustro e das salas do Palazzo Ferretti, tornando a experiência da Cortona Comics uma imersão completa. Saiba mais aqui.
25 e 26 – LARI (PI) – Sagra delle Ciliegie di Lari – A tradicional Festa da Cereja realiza-se ao longo de dois fins de semana com uma programação repleta de eventos : exposição de mercado de produtos alimentares e vitivinícolas, eventos culturais, folclore, música. Na praça principal estão montadas as bancas dos produtores locais e os seus cestos de cerejas colorem o vermelho da aldeia. Não perca a cerimónia anual de entrega de prémios ao produtor que conseguiu obter o fruto com as melhores qualidades organolépticas, galardoado com a cobiçada Cereja Dourada . A edição de 2024 acontecerá de 25 a 26 de maio e de 31 de maio a 2 de junho.
25 e 26 de maio, TODA ITALIA – Cantine Aperte- muitos compromissos nas 600 vinícolas participantes de 18 regiões. Concertos agendados, exposições fotográficas, wine trekking, aulas de culinária e comida de rua.
Esportes e Aventura
9 – Asciano – Giro d’Italia – a etapa da estrada de terra – A passagem dos ciclistas no centro histórico de Asciano – No dia 9 de maio o Giro d’Italia passará pelo centro histórico de Asciano! A tão esperada histórica corrida de ciclismo cruzará os esplêndidos territórios de Siena , incluindo alguns trechos da Strade Bianche imerso no Creta Senesi , naquela que também foi renomeada como “etapa de terra” , até chegar ao município de Asciano , à Pievina e ao centro histórico da vila. A passagem dos atletas está prevista entre as 15h45 e as 17h10. www.giroditalia.it
*28 de maio, TOSCANA – Eroica Montalcino – Durante esta edição especial da Eroica, você pode se imaginar voltando no tempo em Chianti. Ciclistas em bicicletas antigas percorrem a bela paisagem toscana, ao longo da famosa strade bianche , as estradas brancas e não pavimentadas em Chianti. Existem rotas de 46, 70, 96 ou 171 quilômetros de extensão. A rota mais longa parte de Buonconvento passando por belos lugares como Bagno Vignoni e Pienza. Há também uma rota de caminhada de 27 km pelas colinas perto de Siena e os vinhedos de Brunello. Saiba mais aqui. Leia o texto – Eroica de Primavera: cenas de um ciclismo antigo na Toscana
Música e espetáculo
todo mês – FLORENÇA – Maggio Musicale: O Maggio Musicale Fiorentino acontece todos os anos no período de abril a junho em Florença . É um evento artístico de prestígio com uma programação repleta de eventos: óperas, concertos, balés e apresentações de prosa. O Maggio Musicale Fiorentino nasceu em 1933 por iniciativa do patrono Luigi Ridolfi Vay da Verrazzano e do maestro Vittorio Gui, com a posterior contribuição do hierarca Alessandro Pavolini, sucessor de Ridolfi. Este importante festival de música foi originalmente concebido para celebrar a antiga alegria de viver, uma espécie de renascimento associado à primavera . Danças, músicas e apresentações teatrais serviram, portanto, para homenagear uma estação floral e despreocupada, longe do inverno triste e cinzento. Antigamente, de fato, celebrava-se o Calendimaggio, não só em Florença, mas em toda a Toscana, um aniversário que caía no primeiro dia de maio e incluía desfiles, procissões e banquetes pelas ruas da cidade. As canções, chamadas “maggi”, eram cantadas por grupos de rapazes e moças que usavam enfeites florais para a ocasião. O “maio lírico” foi também acompanhado pelo “maio teatrante” , uma verdadeira representação teatral. Hoje em dia, este espetáculo continua ao mais alto nível nos principais teatros de Florença durante o Maggio Musicale. A 86ª edição decorrerá de 13 de abril a 13 de junho de 2024. Veja a programação completa. Novidade de 2024, a opera Tosca.
- Leah Kate – 6 maio Milano, Santeria Toscana 31
Arte e Exposições
Museus grátis dia 5 DE MAIO em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
*LUCCA – Antonio Canova e il Neoclassicismo a Lucca – até 29 de setembro de 2024, Cavallerizza di Lucca – Este ano você poderá desfrutar de uma bela exposição em Lucca estrelada pelas estátuas de mármore e pinturas de Antonio Canova. As obras provêm do Museu Gypsotheca Antonio Canova em Possagno e de prestigiosas coleções públicas e privadas da Itália e do exterior. Você também admirará obras de escultores influenciados por Canova, como Francisco Goya e Francesco Hayez, além de artistas de Lucca e de outros lugares da Toscana. Mais informações podem ser encontradas aqui .
*SIENA – No Campo la Balzana – até 5 de maio de 2024, Palazzo Pubblico, Siena – Na Magazzini del Sale do Palazzo Pubblico, na Piazza del Campo , mergulhe na história do Palio até 5 de maio. Durante a exposição No Campo la Balzana você poderá admirar as roupas usadas durante o Palio de 1904 até o presente pelas diversas contradas, bairros, de Siena. A exposição está aberta diariamente das 10h00 às 19h00 (última entrada às 18h15). A entrada é gratuita. fotos: Comune di Siena
*PISTOIA – Pop Art Italia dos anos 60 – até 14 de julho de 2024, Palazzo Buontalenti, Pistoia – Com base em cerca de setenta obras, você volta aos anos 60, com pop art italiana de artistas de Roma, Milão, Torino, Palermo e Pistoia, como Mimmo Rotella , Mario Ceroli, Pino Pascali, Fabio Mauri, Jannis Kounellis, Michelangelo Pistoletto, Umberto Buscioni, Adolfo Natalini e Gianni Ruffi.através deste link .
“Empoli 1424. Masolino e o alvorecer do Renascimento” – De 6 de abril a 7 de julho , o Museu da Colegiada de Sant’Andrea e a Igreja de Santo Stefano em Empoli são palco de um evento artístico extraordinário e irrepetível, dedicado a Masolino da Panicale (1383/84 – 1436/40) , autor que, ao lado de Masaccio e Beato Angelico, contribuiu decisivamente para o lançamento da pintura renascentista em Florença no século XV e que viveu um dos momentos decisivos do crescimento estilístico da cidade toscana.
Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!