Agenda de eventos em maio na Toscana

Veja o calendário de eventos em maio na Toscana, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês de 2023, pois todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, as primeiras festas medievais do ano, muitas feiras e festas de vinho, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e aproveite os eventos e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre Transporte, Conheça as cidades da Toscana, e os melhores textos de Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiência em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Maio?

Em maio temos muitas feiras nas cidades, porque as pessoas com o tempo mais quente começam a viajar mais e passear pelas cidades vizinhas. Alguns jardins que normalmente durante o ano fecham, abrem especialmente neste período, como o Jardim do Íris, aproveite e visite também o Jardim Bardini e faça uma aperitivo com vista!

Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao aberto, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana como em Monteverdi Marittimo e a Maremma, onde você pode passear à cavalo.

Aproveite este período então, para visitar jardins:

Jardim Bardini

Festas e Folclore

1 de maio – Festa del Lavoro – TODA ITALIA – a Itália O Dia do Trabalho é um dia de folga na Itália. Isso significa muitas lojas fechadas, arranjos de domingo para transporte público e – no sentido autêntico do dia – muitas manifestações e comícios políticos. Muitas vezes também significa festa, com inúmeros shows e festividades.

2 -FLORENÇA – Troca de guarda– Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 

até 14  – PIENZA (SI) – Pienza in Fiori – Pienza saúda a primavera com uma explosão de flores com um jardim italiano no pátio do Palazzo Piccolomini, un’infiorata para celebrar os lugares mais bonitos do mundo e com uma grande mercado de flores. Veja o programa aqui.

*até dia 6 – PORTO ERCOLE (GR) – Notte dei Pirati – O dia da estreia (sexta-feira) será dedicado aos jovens com a caça ao tesouro de jovens piratas às 21:30 precedida, às 18, pelo desfile das tripulações. Sábado das 07:00-18:30 desfile das equipes ao longo das ruas da cidade, às 19h45, o pirata Barbarossa conquistará Porto Ercole, às 20:45 desembarque dos piratas nas praias do porto com fogos de artifício coreografados. Ás 23 caça ao tesouro. Último dia, domingo, às 17h30, a Regata dos Corsários e às 19hs  prémios das melhores equipes e os melhores decorações de tochas. Saiba mais aqui.

até 20 de maio, FLORENÇA – Íris – símbolo de FlorençaO Giardino dell’Iris, o Jardim Íris em Florença, está aberto apenas em maio, por ocasião do Concurso Internacional de Íris. De junho a setembro, produtores de todo o mundo enviam rizomas para plantar e cultivar na horta, com premiação em maio. O envio é feito de forma anônima, as plantas recebem um código e o nome do vencedor só é divulgado após o anúncio do código vencedor. Leia o texto  Giardino dell’Iris: um segredo bem guardado de Florença

*07 de maio –  Seravezza (Lucca) – Floresta de carvalhos de – Palio dei Micci – como de costume no primeiro domingo de maio – a cidade de Querceta di Seravezza, na província de Lucca , se veste para o Palio dei Micci , corrida de burros que este ano chega à sua 66ª edição. O Palio acontece entre os 8 bairros da cidade (Lucertola, Ponte, Quercia, Pozzo, Leon d’Oro, Ranocchio, Madonnina, Cervia) nas costas dos ‘micci’ (burros) para conquistar a cobiçada bandeira.A escolha de usar esses animais teimosos e imprevisíveis prova que o espírito do povo Versilia sempre foi goliardo e “anárquico”. Antes da corrida real , mais de 2.000 moradores vão às praças para participar do desfile vestindo trajes históricos. Músicas e músicas acompanham o colorido evento com figuras, músicos e agitadores de bandeira desfilando até o campo onde acontece a prova. Após esta “apresentação” colorida e festiva, pode começar a corrida de burros, que todos os anos atrai visitantes italianos e estrangeiros. Info aqui.

*12 a 14 – LIVORNO – Livorno Medieval Festival durante três dias, de 12 a 14 de maio, a Fortezza Nuova de Livorno acolherá a segunda edição do Festival Medieval de Livorno, o maior festival medieval do género. Após o grande sucesso alcançado em 2022, o festival está de volta ainda maior, com um vasto programa de eventos para voltar no tempo : uma grande justa de cavalos, torneios de armaduras e bestas, mais de 180 reencenadores e lutadores de toda a Itália e do exterior, música, shows e artistas de todos os tipos! Saiba mais aqui.

*12 a 14 – LUCCA – Lucca Historiae – Dois mil anos de história num passeio pelas Muralhas. A história de Lucca como nunca foi contada. As Muralhas, quartéis, porões e muralhas das Muralhas de Lucca serão o cenário de uma experiência imersiva na história de Lucca. O coração do evento será a Muralha: cada um dos 11 baluartes será dedicado a um período histórico preciso , desde a época pré-romana até ao século XX.  Haverá extras, montagens e reconstruções históricas, com recurso a ferramentas multimédia, para uma experiência para todas as idades. Até as muralhas das Muralhas serão animadas por torneios de justas, duelos, competições de besta e muito mais.  A cave do monumento acolherá, pelo contrário, um espaço expositivo que contará com a presença de várias editoras nacionais que tratam da história.  No quartel serão montadas exposições e exposições temáticas: miniaturas, fotos e ilustrações históricas.

*13 – FOLLONICA- Follos 1838 – Comemoração histórica por ocasião do centenário do nascimento do município de Follonica. Como todos os anos, há 18 anos, a reencenação histórica Follos 1838 retorna no segundo domingo de maio. Este ano o evento promete ser ainda mais rico em iniciativas colaterais, por ocasião do centenário do nascimento do município de Follonica. Uma encenação histórica em trajes do século XIX para reviver a atmosfera do Grão-Ducado da Toscana . Uma Follonica imersa na epopéia da Leopoldina, em memória do Grão-Duque Leopoldo II de Lorena e da família real durante a inauguração e consagração da Igreja de São Leopoldo em 10 de maio de 1838. No domingo, 14 de maio, o evento começará pela manhã com a santa missa na Igreja de São Leopoldo. No final da função, a procissão histórica passará perto da antiga residência de verão do Grão-Duque, o Palazzo Granducale, sede do Corpo Florestal do Estado.  À tarde, a procissão, composta por pessoas vestidas com trajes nobres, burgueses e operários com carruagens, cavalos e tocadores de tambor, percorrerá as ruas do centro de Follonica até chegar à ponte de Gora, para depois retornar ao Ex Ilva área onde acontecerá o Palio della Bandiere e dei Territori , prêmio com cavalos e soldados de infantaria convocados para disputar uma corrida semelhante ao jogo da “bandeira”. Saiba mais aqui.

13 e 14 – SCANDICCI (FI) – Accampamento medievale Castello dell’Acciaiolo Scandicci – No parque adjacente ao Castelo de ‘Acciaiolo será montado um acampamento medieval, com tendas e toldos, bancos, lojas e artesãos que seguirão as fortunas dos vários exércitos que se moviam na Itália medieval de 1300. Durante o evento encontraremos os artesãos, cavaleiros, soldados armados e arqueiros. Você também pode tentar aprender a usar o arco e flecha, ou  os primeiros rudimentos de esgrima. Haverá também espectáculos de falcoaria e malabaristas com fogo. Sábado das 13 às 23 e domingo das 10 às 19hs – Castello dell’Acciaiolo, Scandicci (Florença). Mais informações aqui.

13 de maio – TODA ITALIA – La Notte dei Musei – visita noturna a museus Durante a Notte dei Musei italiana, Noite dos Museus, vários museus, galerias e sítios arqueológicos abrem suas portas entre as 20h e as 2h para uma visita gratuita com todo tipo de extras. Há drinks, petiscos, shows, shows e mais surpresas culinárias e culturais. Veja a lista dos museus no site oficial aqui, ja em Roma a lista você encontra aqui.

*15 a 21 – FUCCHECIO (FI) – XXXVI Palio delle Contrade – Palio di Fucecchio – Procissão histórica de manhã com cerca de 1.200 figurantes em trajes magníficos. Cada distrito propõe a reencenação de um momento histórico de Fucecchio. O desfile termina com um grupo de 12 participantes, uma por distrito, que acompanha o pano, ou o “Palio”,  que vai ser disputado na parte da tarde. A corrida de cavalos tem lugar no domingo à tarde na área verde da chamada “Buca del Palio”. Veja o programa completo aqui.

*16 a 21 – RAPOLANO TERME (FI) – Serremaggio – celebrações dedicadas à rainha medieval, Ciambragina, que se casou com o rico comerciante de Siena, Giovanni de ‘Rossi. Veja programação aqui. Ocorre no Castello di Serre, Rapolano Terme.(Siena)

19 a 21  – Barberino di Mugello (FI) – Palio dei Rioni – Durante o “Canta’ Maggio” a cidade fica dividida em 5 distritos (Giudea, Girandola, Centro Storico, Badia e La Pesa), protagonistas de um desafio. A vitória do Palio é atribuída ao quarteirão que vencer em corridas sempre diferentes umas das outras, nunca iguais as do ano anterior. Algumas das corridas que ja aconteceram:  corrida de carretos,  de barris, ou  à golpes de martinaccio, e o cabo de guerra. A vitória do Palio é um prestígio para a barberineses, que tentam 3 vitorias para levar para casa a  “l’Albero” (árvore, que no renascimento era oferecido ao amado para celebrar a primavera e a fertilidade), maior símbolo da domínio na competição. Saiba mais aqui.

*2o de maio  – SCARPERIA – Infiorata –  tapetes de flores coloridas No último domingo de maio, Scarperia, um dos borghi più belli da Toscana, está ainda mais colorido do que o habitual. As ruas da vila são então decoradas com milhares de pétalas de todas as cores do arco-íris, que juntas formam as mais belas imagens. Especialmente na Piazza dei Vicaro, Piazza Clasio e na Via Roma você pode ver as figuras mais coloridas emergindo, uma homenagem particularmente bonita à primavera em Mugello! – As ruas do Noto na Sicilia também se transformam em obras de arte feitas de flores em maio.

*20 e 21 de maio – LUCIGNANO – Maggiolata – Nos dois últimos domingos de maio, Lucignano celebra a Maggiolata, uma festa da flor na qual os quatro distritos da vila (Rione Porta Murata, Rione Porta San Giusto, Rione Porta San Giovanni e Rione Via dell’Amore) têm uma temática própria para construir um carro alegórico, com o qual passeiam pela aldeia, acompanhados por carroças, porta-estandartes, floristas e música. No site de La Maggiolata você encontrará todos os detalhes para a sua visita a este espetáculo florido.

20 e 21 – VICOPISANO (PI) – Castello in Fiori – um evento organizado pela cidade de Vicopisano, dois dias para comemorar a floricultura e a descoberta das atrações turísticas do território de Vicopisano e Monte Pisano. Um programa rico que inclui eventos para crianças, oficinas, leituras animadas, acampamentos e jogos medievais, aos pés da fortaleza de Brunelleschi, e do Monti Pisani com caminhadas nas vilas e jardins, reuniões e debates com peritos, especialistas e estudiosos de plantas e ciências herbal, visitas guiadas ao centro histórico e da Rocca de Brunelleschi, além de almoços, jantares e degustações en plein air, incluindo perfume e pétalas. Veja o programa aqui.

*21 – FLORENÇA – Palio del Baluardo é realizado a cada ano, geralmente no terceiro domingo de maio para no Bastione chamado “della Fonte della Ginevra” (sede do grupo Balestrieri do Corteo Storico na Via de Belvedere). Esta é uma competição de tiro com a “balestra” tradicional, e também se comemora um dia histórico para a cidade de Florença, em 16 de maio de 1527, quando os florentinos expulsarão a família Medici, e proclamaram a República, que durou apenas até 12 de agosto de 1530, quando a cidade se rendeu ao cerco das tropas do imperador Carlos V. O programa do evento inclui-se desde a manhã com a abertura do Baluardo para a prática de tiro ao alvo e troféu individual. O desfile histórico da República Florentina abre na tarde seguido pelos vários eventos individuais e de equipe entre as cidades, onde esta disciplina é praticada.Via di Belvedere, 3, Firenze. Saiba mais aqui.

21 de maio – TODA ITALIA – Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche ItalianeDurante a Giornata Nazionale dell’Associazione Dimore Storiche Italiane (ADSI), mais de trezentos castelos, vilas, residenze d’epoca, cortili (pátios), jardins abrem suas portas gratuitamente. Dessa forma, você pode ter uma visão única de lugares que normalmente estão fechados ao público. Mais informações (incluindo os locais afiliados por região) podem ser encontradas no site da ADSI . Uma oportunidade única!

23 – FLORENÇA– La Fiorita na Piazza Signoria, em frente à fonte de Netuno (Biancone), há no chão de um disco de granito no ponto exato onde 23 maio de 1498 ele foi queimado Fra Girolamo Savonarola que foi enforcado porque era considerado “herético, cismático “. A cidade de Florença ainda se lembra daquele dia com o dia da ” Fiorita”, que é a dispersão pétalas de rosa na lápide e uma cerimônia oficial que acontece todos os anos com uma Missa às 10 horas na capela do Palazzo Vecchio Priori, e às 10:30 homenagem floreal na praça e desfile do cortejo histórico que vai até o Ponte Vecchio às 11, de onde serão jogados no Rio Arno, pétalas de rosa. Saiba mais aqui

26 de maio a 4 de junho – Castiglion Fiorentino (AREZZO) – Banchetto Medievale – Festival Medieval Biancazzurra, no cenário pitoresco da Rocca em Castiglione Fiorentino. No programa, haverá duelos, concursos, mas também jogos populares e extras, bem como tabernas com iguarias da época e pratos tradicionais do Val di Chiana. La Rocca será animada por músicos, dançarinos, cavaleiros, espadachins e você pode assistir os shows de falcoeiros na praça da Fortaleza. Chiostro di San Francesco, Via San Francesco – Castiglion Fiorentino. Saiba mais aqui.

27- PONTASSIEVE (FI) – Festa Rinascimentale in Castello – História, cultura, gastronomia, folclore e os sons da Renascença serão os protagonistas da quarta edição. Na aldeia de Pontassieve, do Ponte Medici até a Piazza Vittorio Emanuele II, a partir das 15.30 horas do sábado e domingo, você pode reviver a atmosfera do Renascimento, com cavalos, cavaleiros, cavaleiros, falcoeiros, ofícios antigos, mercado renascimento, jogos, desfiles e muito mais a fazer. Durante todo o fim de semana teremos degustação de sabores da nossa terra na Hostaria in Castello, na praça da cidade, com especialidades de alimentos carne grelhada e muitos eventos. No domingo às 22h30,a festa termina com os fogos de artifício “A explosão do Castelo”, que lembram o cerco que a cidade sofre na Ponte a Sieve com combates duríssimos. Saiba mais aqui. Pontassieve (Firenze).

*27-28 de maio a 2-3-4 de junho – LASTRA A SIGNA (FI) – Festa Medievale di Malmantile – Nas antigas muralhas do castelo de Malmantile acontece a Festa Medieval. Malabaristas, trovadores e acrobatas animam a vila entre os dias 27 e 28 de Maio e nos dias 2, 3 e 4 de Junho. O festival possui entrada gratuita e você pode admirar os duelos com a espada e se divertir “buttalo in botte.” No Hosteria ou os “refrescos” serão servidos aos visitantes, bem-vindos para saborear pratos típicos ou lanches. Outra novidade deste ano será o torneio dos sbadieratori, dos falcoeiros e dos malabaristas. As companhias de teatro vão dar vida aos contos de Boccaccio, enquanto comedores de fogo vai encantá-lo com o seu desempenho, tudo animado por um estilo de música antigo. Os artistas e os organizadores são voluntários da Misericórdia local e os recursos do festival serão inteiramente repartidos para a melhoria dos serviços que a instituição oferece cidadãos. Maiores informações aqui.

*27 de maio – MASSA MARITIMA- Balestro del Girifalco – Em Massa Marittima, arcos e flechas são usados ​​no último domingo de maio. Durante o Balestro del Girifalco, vinte e quatro besteiros, oito de cada um dos três bairros em que a cidade foi dividida durante séculos, competem entre si. A competição é precedida por uma magnífica procissão histórica e espetaculares demonstrações de bandeiras. Info aqui.

28 de maio –  VOLTERRA – Ut armentur balistarii – Torneio de tiro com a besta de banco antigo. Os besteiros da Volterra Company competem para obter o título de Prior dos Besteiros.

28 – FLORENÇA – Corpus Domini lique e leia o texto : A procissão de Corpus Domini em Florença

Feiras e Mercados

*6 e 7 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo

19 a 21 – PISA – Festa di Sant’Ubaldo – antigo festival tradicional de Santo Ubaldo volta a Pisa entre os dias 13-15 de maio, como sempre inspirado pelo desejo de promover a cultura festiva e prática verde e da natureza. Ao longo da avenida delle Piagge, as cores e os aromas da primavera serão os protagonistas, transformando a avenida pitoresca, num jardim de flores graças às muitas empresas expositoras, flores, plantas, sementes, equipamentos etc; ao mesmo tempo, haverá estandes de artesanato, comida e vinho e, este ano novo, o “garage sale” com antiguidades modernas e curiosidades, para um total de mais de 100 expositores. Acontece em Pisa, Viale delle Piagge, durante o dia.

*20 a 21 de maio de 2013 – Radda in Chianti, TOSCANA – Radda nel Bicchiere é uma iniciativa do Proloco de Radda in Chianti com o qual toda a cidade se apresenta aos seus visitantes e enoturistas para uma degustação única dos vinhos produzidos nesta esplêndida vila de Chianti. Um copo personalizado, curiosidade na degustação e tempo disponível: é tudo o que você precisa para navegar pelas ruas da cidade. Para a ocasião, mais de trinta produtores de Raddesi apresentam seus melhores rótulos para degustação uma vez por ano. Deixe-se levar pela beleza da paisagem, pela atmosfera medieval, pelos aromas dos vinhos locais e mergulhe em uma experiência inesquecível em Radda nel Bicchiere .

DPP_0093

até 20 de maio, Florença TOSCANA – Íris – símbolo de FlorençaO Giardino dell’Iris, o Jardim Íris em Florença, está aberto apenas em maio, por ocasião do Concurso Internacional de Íris. De junho a setembro, produtores de todo o mundo enviam rizomas para plantar e cultivar na horta, com premiação em maio. O envio é feito de forma anônima, as plantas recebem um código e o nome do vencedor só é divulgado após o anúncio do código vencedor. Leia o texto  Giardino dell’Iris: um segredo bem guardado de Florença

*21 – FLORENÇA – Fiera Quaresimale e del Grillo Piazzale J. F. Kennedy – De volta ao Parque delle Cascine uma das mais antigas tradições florentinas, a Fiera Quaresimale e del Grillo, das 8-20, o parque da cidade será preenchido com mercado dedicado ao vestuário, artesanato, gastronomia, antiguidades, artigos de couro, calçado e bens domésticos.

*27 de maio a 4 de junho – MONTESPERTOLI (FI) – 59° Mostra del Chianti:  Música, desfiles tradicionais, teatro de rua, venda de vinho Chianti diretamente dos fabricantes. Uma festa destinada aos amantes de vinho com um evento que entrou na tradição Toscana, a oportunidade de ficar em vários hotéis e fazendas na área verde da paisagem toscana e degustar cozinha típica local oferecida pelas associações locais na Piazza del Popolo e nos restaurantes tradicionais distribuídos pela cidade. Saiba mais aqui.

Esportes e Aventura

*07 – Schignano PO – Corrida de enduro MTB VAIANO Terceira etapa do campeonato Tuscan Enduro Series – campeonato Tuscan Enduro Series chega pela primeira vez no esplêndido cenário de Valbisenzio. A terceira etapa do campeonato será realizada no dia 7 de maio e o percurso da corrida será realizado principalmente em áreas arborizadas da área de Vaiano (Prato), na esplêndida cidade de Schignano, ao longo de alguns caminhos arborizados da Javello Trail Area. Alguns troços de via pública serão envolvidos apenas como transferências não cronometradas, percorridas pelos atletas em grupos de 3 a cada minuto, respeitando o código da estrada. As 3 etapas especiais cronometradas decorrerão exclusivamente em Woodland. A primeira partida está marcada para as 8. A última chegada está prevista para as 15. O local é ideal para assistir às descidas dos competidores, em um ambiente descontaminado, com a possibilidade de degustar as especialidades locais: tortelli de batata, caça, carne de raça Calvana e, por fim, cantuccini e biscoitos açucarados.

*28 de maio, TOSCANA – Eroica Montalcino Durante esta edição especial da Eroica, você pode se imaginar voltando no tempo em Chianti. Ciclistas em bicicletas antigas percorrem a bela paisagem toscana, ao longo da famosa strade bianche , as estradas brancas e não pavimentadas em Chianti. Existem rotas de 46, 70, 96 ou 171 quilômetros de extensão. A rota mais longa parte de Buonconvento passando por belos lugares como Bagno Vignoni e Pienza. Há também uma rota de caminhada de 27 km pelas colinas perto de Siena e os vinhedos de Brunello. Saiba mais aqui. Leia o texto – Eroica de Primavera: cenas de um ciclismo antigo na Toscana

*16 – Castelnuovo di Garfagnana (LU) – GAP – E2023 – Um evento de ciclismo ecossustentável por ocasião da passagem do Giro d’Italia – Em 2023, o Giro d’Italia, a mais famosa corrida nacional de ciclismo, tocará e cruzará a Garfagnana e o Media Valle del Serchio. Terça-feira 16 de maio, para a 10ª etapa Scandiano-Viareggio : de Passo delle Radici a Castelnuovo di Garfagnana, passando por Col d’Arciana e Castiglione Garfagnana, até Gallicano, Piano di Coreglia e Borgo a Mozzano com passagens em Monteperpoli e Piano della Rocca. Um vai e vem de emoções que, para esta edição, também ganhará um tom “verde”. De fato, a 5ª edição do Giro E será realizada paralelamente ao Giro d’Italia , uma experiência única de e-bike em todo o mundo. O início da 10ª etapa deste passeio ecossustentável também começará no dia 16 de maio, a partir da central Piazza Umberto I em Castelnuovo di Garfagnana (sob a Rocca Ariostesca) e continuará no fundo do vale seguindo a mesma rota do Giro d ‘Itália. Um evento de ciclismo que permitirá que ciclistas não profissionais pedalem ao lado dos campeões de forma não competitiva. A novidade para a edição de 2023 do Giro E é a instalação nas cidades iniciais, incluindo Castelnuovo,Green Fun Village , um ambiente lúdico dedicado ao público de todas as idades, ciclistas e não ciclistas, com um conjunto de iniciativas lúdicas na programação. 

*21 – FLORENÇA – Maratona de Florença –  maratona de 10 km no centro de Florença! Informações aqui.

Música e espetáculo

1 a 5 – FLORENÇA – Montecastelli Chamber Music Festival no sugestivo cenário da vila medieval de Montecastelli, acontecerá a 9ª edição do Montecastelli Chamber Music Festival , dedicado ao grande mestre Heinrich Schiff. Em 2015, em Montecastelli Pisano, no coração da Toscana, o maestro Heinrich Schiff deu início a um festival de música de câmara que dirige junto com alguns de seus alunos mais brilhantes. O entusiasmo e a vontade de recordá-lo e celebrá-lo leva este festival de música à sua 9ª edição.

todo mês – FLORENÇA – Maggio Musicale: Durante o Maggio Musicale, você pode assistir a inúmeros concertos, óperas e outras apresentações musicais em Florença e arredores. Este evento musical único tem imergido a cidade em toda uma gama de música, dança, ópera, balé e teatro por quase oitenta anos. Quanto a ópera, este ano teremos Don Giovanni e Otelo.

Arte e Exposições

6  – San Quirico D’Orcia – Tra Luce e Ombre –  as maravilhas arquitetônicas de San Quirico D’Orcia abrem suas portas para receber os visitantes no sugestivo ambiente noturno, uma experiência única para visitar os monumentos e lugares mais emblemáticos do centro histórico sob uma luz diferente, para capturar imagens e vislumbres inusitados da cidade . Você pode visitar o Horti Leonini , o Palazzo Chigi Zondadari com suas salas com afrescos e exposições de arte contemporânea, a Colegiada de Santi Quirico e Giulitta e outras igrejas do centro histórico.  Os monumentos podem ser visitados das 21h30 às 23h30

*Florença – Escher – até 7 de maio de 2023, Museo degli Innocenti – O Museo degli Innocenti (um dos museus menos conhecidos de Florença ) estendeu a bem-sucedida exposição sobre Escher até 7 de maio. Você vai admirar cerca de duzentas obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher, incluindo várias de suas obras icônicas nas quais nada é o que parece. Nos quartos de um dos orfanatos mais antigos do mundo, você pode se maravilhar com a mão de Escher segurando uma esfera reflexiva, com suas famosas metamorfoses e com seu dia e noite. Escher visitou a Itália pela primeira vez em 1922. Ele acabou se mudando para o país que conseguiu conquistar seu coração e que aparece em muitas de suas obras.

*Florença  – Alcançando as estrelas – da Maurizio Cattelan a Lynette Yiadom-Boakye – até 18 de junho de 2023, Palazzo Strozzi, FlorençaNesta primavera, você pode admirar uma seleção de arte moderna de artistas internacionais no Palazzo Strozzi . Obras de Maurizio Cattelan, Damien Hirst, Cindy Sherman, William Kentridge, Berlinde De Bruyckere e Lynette Yiadom-Boakye, entre outros, estarão expostas, em homenagem aos 30 anos da Collezione Sandretto Re Rebaudengo, uma das mais conhecidas e as mais prestigiadas coleções de arte moderna da Itália. As obras de arte contemporâneas estarão expostas em todo o palazzo, com fotografia, pintura, escultura, videoarte e instalações – incluindo uma nova instalação espetacular para o pátio.

*Luca Giordano – maestro barroco a Firenze
até 5 de setembro de 2023, Palazzo Medici Riccardi –
Nascido em Nápoles, Luca Giordano (1634-1705) é um dos mais famosos artistas barrocos italianos. Você pode admirar seu trabalho virtuoso este ano em uma bela exposição no Palazzo Medici Riccardi , onde pintou o teto da Galleria degli Specchi (a Sala dos Espelhos). O palazzo abriga cerca de cinquenta obras, incluindo vários esboços para a Galleria degli Specchi e o teto da Biblioteca Riccardiana, emprestados da National Gallery de Londres. Há também obras de coleções particulares e de museus famosos como a Galeria Uffizi, Pio Monte della Misericordia em Nápoles e Palazzo Barberini em Roma. Na Biblioteca Riccardiana, que preserva um dos dois afrescos feitos por Giordano para a família Riccardi na sala de leitura, também está exposta a exposição Dai libri alla pittura – viaggio tra le fonti iconografiche di Luca Giordano alazzo Medici Riccardi .

*Alcançando as estrelas – da Maurizio Cattelan a Lynette Yiadom-Boakye – até 18 de junho de 2023, Palazzo Strozzi, FlorençaNesta primavera, você pode admirar uma seleção de arte moderna de artistas internacionais no Palazzo Strozzi . Obras de Maurizio Cattelan, Damien Hirst, Cindy Sherman, William Kentridge, Berlinde De Bruyckere e Lynette Yiadom-Boakye, entre outros, estarão expostas, em homenagem aos 30 anos da Collezione Sandretto Re Rebaudengo, uma das mais conhecidas e as mais prestigiadas coleções de arte moderna da Itália. As obras de arte contemporâneas estarão expostas em todo o palazzo, com fotografia, pintura, escultura, videoarte e instalações – incluindo uma nova instalação espetacular para o pátio.

 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *