By

Veja a nova lista 2019 de dias de museus grátis em Florença, e aproveite o que a cidade tem de melhor!

Muitas pessoas já sabia que todo o primeiro domingo do ano (leia texto), os principais museus italianos eram grátis, porém em 2019 houve mudanças significativas.

  • Itália para Brasileiros

Em 2019

Com o novo governo, houveram algumas mudanças nas regras de admissão e de eventos nos Museus Nacionais (atenção, não válido para museus particulares ou municipais):

  • Os museus e monumentos indicados pelo Ministério como abertos gratuitamente todos os primeiros domingos do mês – agora são gratuitos SOMENTE no primeiro domingo do mês de outubro a março.
  • Em cada ano, entre os meses de janeiro a março será anunciada a #SettimanadeiMusei com seis dias de entradas gratuitas, de terça a domingo, em todos os museus estaduais.  Este ano foi de 5 a 10 de março.
  • Outra nova iniciativa, #IoVadoAlMuseo é uma iniciativa do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais, que prevê 20 dias de admissão gratuita no ano em todos os monumentos, museus, galerias, escavações arqueológicas, parques e jardins monumentais.
  • Cada Museu deverá oferecer mais 8 dias com entrada gratuita, definidos de acordo com as necessidades do seu território. Para saber quando o museu que você deseja visitar está aberto gratuitamente, consulte o banco de dados do Ministério.
  • A partir de 28 de fevereiro de 2019,  aos jovens de 18 a 25 anos, cidadãos europeus, o ingresso aos museus passa a ser de 2 euros. As mesmas instalações aplicam-se a cidadãos de países não pertencentes à UE “na condição de reciprocidade” (não válido à Brasileiros, porém se você tem dupla cidadania com país europeu sim). Leve o passaporte do país com reciprocidade.
  • Para ver a LISTA DOS MUSEUS GRATUITOS DO MES – por favor veja a publicação oficial no site oficial do Polo dos Museus da Toscana

Dias gratuitos nos museus de Florença em 2019:

03.03 – Museu Grátis: somente Galleria della Accademia

17.03 Museu Grátis: somente Palazzo Pitti  – é a data em que a Unificação da Itália é celebrada: Florença já anexou o Reino em 1859 e tornou-se sua capital em 1865, até Roma estar pronta para assumir esse papel em 1871. Palazzo Pitti foi o palácio real de Savoy e Vittorio Emanuele II residiu lá nos seis anos de Florença Capital.

24.03  Museus Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti + Museu de San Marco – celebração do “Ano novo Fiorentino” marcado pela Anunciação do nascimento de Cristo recebido pela Virgem Maria: o culto da Annunziata A cidade se adaptou ao calendário gregoriano apenas em meados do século XVIII, por ordem de Francesco Stefano di Lorena. No mesmo dia, o ‘fundador’ da Galeria Uffizi também é lembrado: o refinado Grão-Duque dos Medici Francesco I, nascido em 25 de março de 1541, que dedicou a um núcleo de tesouros da coleção familiar o esplêndido e aconchegante cenário da Tribuna, com vista para o Corredor leste que abrigava uma série de estátuas e bustos antigos. Francesco também foi responsável pela construção do Teatro Medici, na ala leste do palácio, que mais tarde foi transformado nos séculos seguintes.

25.03 – Museu Grátis: Museu Arqueológico Nacional

27.03 – Museus Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli – por ocasião do prêmio David di Donatello

24.04 – Museus Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli –  Dia da Libertação

25.04 – Museus Grátis: Museu de San Marco + Museu Arqueológico Nacional –  Festival de São Marcos e Aniversário da Libertação

29.04 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

01.05 – Museu Grátis: Museu Arqueológico Nacional

02.05 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

09.05 – Museu Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli –  feriado europeu

26.05 Museus Grátis: somente Uffizi  – será dedicado ao massacre de Georgofili no qual, na noite entre 26 e 27 de maio de 1993, cinco pessoas morreram, lugares simbólicos da cidade de Florença foram destruídos e obras de arte irreparavelmente danificadas da Galeria Uffizi: entrada livre será um sinal da memória do acontecimento trágico que ocorreu e será uma ocasião para recordar o valor da Legalidade. Todos os anos o dia em Florença, e em particular no Uffizi, é o tema da comemoração e reflexões sobre o valor simbólico do património cultural, justiça e respeito pela lei.

31.05 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

02.06Museus Grátis:  Uffizi + Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu Arqueológico Nacional–  a entrada gratuita celebrará o Dia da República na data em que, em 1946, os italianos, através do referendo institucional, escolheram passar da monarquia para a república.

12.06 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

21.06 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

23.06 –  Museus Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti + Museu de San Marco – é a véspera de São João Batista, padroeiro de Florença desde os tempos antigos, a quem o Batistério é dedicado, e que é comemorado com fogos de artifício tradicionais e futebol histórico florentino, e no passado foi comemorado em mais dias com procissões, corridas de carroças e competições como o Palio dei Cocchi ou o Corsa dei Berberi.

24.06 – Museus Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu Arqueológico Nacional – Festa de São Giovanni Padroeiro de Florença

30.07 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

04.08Museu Grátis: somente Palazzo Pitti  – nos lembramos do dramático Notte dei Ponti em que em 1944 o exército nazista de Florença explodiu as pontes sobre o Arno, exceto Ponte Vecchio e incluiu a Ponte Santa Trinita, projetada por Michelangelo e criada por Cosimo I da Bartolomeo Ammannati; Para dificultar a passagem das tropas aliadas na cidade, muitos prédios históricos com vista para ambos os lados do Arno foram reduzidos a escombros, logo na única ponte salva. Leia  -> A destruição de Florença na II Guerra Mundial

11.08Museus Grátis: somente Uffizi  –  será uma oportunidade para refletir sobre o valor da segurança, por ocasião do trágico incêndio que devastou parte do Uffizi em 12 de agosto de 1762, destruindo alguns trechos do corredor oeste com afrescos barrocos e danificando importantes esculturas antigas.

15.08 – Museu Grátis: Museu de San Marco – Assunção de Maria

03.09 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

08.09 – Museu Grátis: Museu de San Marco – Natividade de Maria

29.09 – Museus Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli –  por ocasião do evento “Corri la Vita”

02.10 –  Museu Grátis: Museu Arqueológico Nacional

06.10 – Museus Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti + Accademia + Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu de San Marco + Opificio delle Pietro Dure –  primeiro domingo do mês

11.10 –  Museus Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti  – será dedicado a Vittoria della Rovere, a última descendente da nobre linhagem dos Duques de Urbino, quinta Grã-Duquesa da Toscana e consorte de Ferdinando II dei Medici, lembrado por ocasião de sua chegada em Florença, de Pesaro, juntamente com sua mãe Claudia, quando ele tinha apenas um ano de idade. Seu fabuloso presente de casamento, que chegou a Florença em 1631, incluía obras-primas como a Vênus de Urbino, de Ticiano, ou o retrato duplo dos Duques de Montefeltro, de Piero della Francesca.

13.10 – Museus Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu de San Marco – dia nacional das famílias

15.10 – Museu Grátis: Museu de San Marco – Aniversário da fundação do museu

01.11 – Museus Grátis: Museu de San Marco + Museu Arqueológico Nacional – dia de Todos os Santos

03.11 – Museu Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti + Accademia + Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu de San Marco + Opificio delle Pietro Dure – primeiro domingo do mês

04.11 – Museu Grátis: Opificio delle Pietro Dure

06.11Museus Grátis: somente Uffizi  –  o acesso gratuito celebrará o aniversário de Leopoldo de ‘Medici (nascido em 1617), um cardeal, um homem de ciência e cultura e colecionador apaixonado, que contribuiu ao longo de sua vida para expandir o patrimônio artístico do Uffizi.

22.11 – Museu Grátis: somente Galleria della Accademia

30.11 – Museus Grátis: Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu de San Marco – festival da Toscana

31.11 Museus Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti  – No dia 31 de outubro, celebrará o Pacto Familiar com a última descendente de Medici, a  Palatina Anna Maria Luisa, com Francesco Stefano di Lorena em 1737. Graças a ela, as coleções e herança cultural dos grão-duques foram permanentemente ligadas à cidade de Florença. na Toscana: para esta mulher de visão, devemos a identidade cultural da cidade como a conhecemos e apreciamos hoje.

01.12 – Museus Grátis: Uffizi + Palazzo Pitti + Accademia + Bargello + Palazzo Davanzatti + Capela dos Médici + Orsamichelli + Casa Martelli + Museu de San Marco +Opificio delle Pietro Dure – primeiro domingo do mês

08.12 – Museu Grátis: somente Galleria della Accademia

15.12 – Museu Grátis: Museu Arqueológico Nacional

Museu Uffizi- sala michelangelo

Modalidade de ingresso nos museus no dia de gratuidade:

No Uffizi no dia de gratuidade indicados na lista acima, para visitar o museu será necessário ter um cupom especial emitido pelos quiosques interativos no Loggiato degli Uffizi, ao lado da entrada nº 1. O cupom mostrará o horário do check-in em que o visitante terá acesso ao Museu.

É necessário mostrar o cupom na entrada e é permitido um atraso, com relação ao tempo indicado, de no máximo 15 minutos. Os cupons serão entregues até que as vagas disponíveis sejam usadas.

ATENÇÃO: uma pessoa tem um cupom!

O cupom não representa uma “reserva”, mas substitui o lugar da pessoa em uma fila. Por esse motivo, cada pessoa recebe apenas um cupom. Não será possível entregar mais cupons para um único visitante; no caso de grupos, cada membro terá que cobrar seu ingresso.

Nessas ocasiões, todos os acessos prioritários serão cancelados (como os reservados para portadores de FirenzeCard e ingressos de temporada), com exceção de pessoas com deficiência, gestantes e grupos escolares que se enquadrem no contingente com reservas gratuitas.

Nos demais museus: fila normal, com entrada em base a disponibilidade.

Quer mais?

Veja lista dos museus SEMPRE gratuitos em Florença AQUI.

Para verificar a gratuidade nos outros museus da Toscana, VEJA AQUI.

 

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.