By

Livros para viajar pela Toscana de casa – Neste post, reuniremos alguns de nossos livros favoritos sobre a Toscana, onde os autores viajaram para contemplar a luz surpreendente e as vistas de tirar o fôlego e aprender os segredos de uma vida bem vivida. Segue então uma seleção de livros que são ambientados na Toscana, romance, culinária, vinhos e ficção, tem para todos os gostos!

Obs: as sinopses são as originais dos livros, via Amazon.

  • Itália para Brasileiros
” São dias incomuns, durante os quais todos têm que abandonar os hábitos regulares e todos somos chamados a colocar o bom senso e o espírito público em primeiro lugar. Nós do @PasseiosNaToscana estamos trabalhando em nossas casas e decidimos focar nossa narrativa nas redes sociais e no nosso site apenas nas atividades que podem ser realizadas ou apreciadas dentro de casa. Fazemos isso porque não queremos induzir as pessoas a viajar nesses dias delicados. Mas, como há muito a descobrir sobre a Toscana mesmo “à distância”, graças à web, nós queremos valorizar isto mostrando todas as curiosidades, a gastronomia, os vinhos e a história.


Sob o Sol da Toscana: em casa na Itália

Por Frances Mayes
Sob o sol da Toscana é o relato minucioso dos primeiros tempos de Frances e seu marido, Ed, em sua bella villa, às voltas com uma empreitada que se provou muito mais custosa e sacrificante do que parecia a princípio. Aqui os vemos derrubando paredes, consertando encanamentos, descobrindo antigas nascentes e até um afresco original. Aqui os vemos, completamente entregues ao prazer de receber amigos para uma refeição leve, à sombra de árvores frondosas, sobre toalhas de linho, ou em passeios pela cidade vizinha de Cortona, uma pequena jóia medieval. Ou ainda elaborando um minucioso roteiro turístico, em que a Toscana é literalmente esquadrinhada, para satisfação do leitor.

 

Todos os dias na toscana: As quatro estações de uma vida italiana
Por Frances Mayes
A norte-americana Frances Mayes colhia amoras com amigos na Toscana quando avistou um chalé parcialmente em ruínas, cercado de castanheiros e carvalhos. Foi, como ela própria relata, uma atração fatal que a levou a comprar e restaurar o imóvel, que deu o nome de Bramasole. A experiência de dar vida a este sonho e as lembranças e impressões que teve da cultura italiana deram origem aos bestsellers Sob o sol da Toscana e Bella Toscana. Todos os dias na Toscana é um novo relato de viagens e impressões cotidianas que adquiriu sobre si mesma e sobre o lugar que escolheu para construir seu lar. Na sequência de seus sucessos anteriores, a autora realiza um mergulho nas raízes da região que a fascinou e narra um pouco mais de seu caso de amor com o povo, a arte, cultura e gastronomia toscanas. Imagens e sabores se mesclam no texto de Mayes, numa intensa celebração dos sentidos humanos. A minuciosa descrição das viagens pelos arredores, na área da Toscana, se soma à vívida descrição dos pratos que ela prepara. E o receituário vem junto, para deleite e experimentação do leitor que deseja testar seus dotes gastronômicos e que tenha vontade de provar dos sabores e delícias feitas nesta região da Itália.

 

Quatro mulheres sob o sol da Toscana
Por Frances Mayes
Da mesma autora do best-seller Sob o sol da Toscana e escrito com o calor, o coração e as deliciosas descrições de lugares, comidas e amizades que se tornaram marca registrada de Frances Mayes, Quatro mulheres sob o sol da Toscana é a história de quatro mulheres norte-americanas que chegam à Itália como desconhecidas para, ao longo de um ano excepcional, se tornarem melhores amigas. Ela observa de sua terrazza enquanto as três mulheres carregam suas malas para dentro da casa de pedra ao pé da colina. Quem são elas, e o que as trouxe a esta aldeia toscana tão longe de casa? Sendo ela própria uma expatriada, e com sua própria história inacabada, não pôde deixar de se questionar: será que elas vão conseguir encontrar o que vieram buscar?

 

Aquele Verão na Toscana
por Domenica de Rosa
Todos os anos, Patricia O’Hara abre as portas do seu magnífico castello do século XIII e organiza um curso de escrita criativa na deslumbrante região da Toscana. Mas este ano, algo paira no ar quando os sete aspirantes a escritores se juntam à beira da piscina para trocar mexericos, namoriscar e escrever o livro das suas vidas. Em pouco tempo, Mary, a solteira convicta, descobre os encantos de partilhar uma Vespa; o sedutor Jeremy rende-se a talentos que não apenas os seus e até a pragmática Patricia vai arranjar tempo para uma paixão acidental. Graças a esta mistura explosiva de egos e criatividade, segredos obscuros e visitantes inesperados, uma coisa é certa: nunca se assistiu a um Verão como este. Quando o curso chegar ao fim, as suas vidas terão mudado para sempre. E um deles chegará mesmo a escrever um livro…

 

Um Vinhedo na Toscana: Una Passione Italiana
por Ferenc Máté
Neste livro, o autor mostra inicialmente articulacao de certos fatores dos seculos XVIII e XIX que constituiram a pre-condicao para o surgimento da psicanalise. Comenta, em seguida, os dois livros de Freud que se tornaram os pilares da teoria psicanalitica – ‘A interpretacao do sonho’ e ‘Tres ensaios sobre a teoria da sexualidade’. Alem disso, outros conceitos desenvolvidos por Freud em obras posteriores, como pulsao e recalcamento, sao tambem estudados em profundidade.

 

Uma Saga Na Toscana – Uma História De Amor E Conspiração
por Belinda Alexandra
Florença, 1914. Um homem misterioso deixa uma criança recém-nascida aos cuidados das irmãs do convento de Santo Spirito. Uma pequena chave prateada escondida em suas vestes é a única pista sobre sua identidade. Quinze anos mais tarde, a vida da órfã Rosa Bellochi está prestes a mudar. A jovem precisa deixar a proteção das freiras para se tornar a nova preceptora da filha do marquês de Scarfiotti, membro da aristocracia local. Entretanto, seu novo lar está prestes a ser também sua ruína. A atmosfera sombria e cruel que envolve a família Scarfiotti vai destruir a inocência da moça e arrastá-la para uma teia de assassinatos, conspirações e segredos, devastando tudo ao seu redor. Contando apenas com seu instinto de sobrevivência e sua paixão incondicional por um homem de passado sombrio, Rosa terá que enfrentar um destino incerto e sacrificar sua liberdade, corpo e dignidade, mas nunca sua fé em nome daqueles que ama. Toda recompensa requer um sacrifício. Somente o amor poderá perdoá-la. Somente a verdade poderá salvá-la. Uma saga na Toscana é um romance histórico arrebatador, repleto de amor e ódio, mentiras, intrigas e mistérios em meio ao cenário desolador da Segunda Guerra Mundial.

 

 

MIL DIAS NA TOSCANA: UMA AVENTURA AGRIDOCE
Por Marlena de Blasi
Eles se conheceram e se casaram com um conhecido perigoso, ela, uma chef americana e escritora de gastronomia, ele um banqueiro veneziano. Agora eles estavam dando outro salto audacioso, desatando seus laços com a requintada Veneza para viver em um estábulo mais ou menos renovado na Toscana. A Thousand Days na Toscana fica em um dos lugares mais bonitos do mundo – e escondidos em seus cantos perfumados estão receitas deliciosas (incluindo uma para a única bruschetta verdadeira) diretamente da coleção particular do autor.

 

  • Fotógrafo na Toscana

O Amor Acontece em Toscana
por Jane Alves  e  Luzia Couto
Esta é uma história de amor que acontece na Itália na cidade de Toscana, onde uma família de Italianos vão ser surpreendidos por uma família de Brasileiros descendentes de italianos. A família que vive no Brasil sonha com o dia de irem viver na Itália. Ao chegarem na cidade eles se dirigem para a fazenda o qual decidirão suas vidas. João que sonhava muito com este dia chega arregaçando as mangas e indo lavourar com toda família, é nesta hora que ficarão conhecendo a família de Pietro que também tinha muitos filhos, ao passo que João tinha muitas filhas. Dai nasceria um grande amor entre os filhos dos vizinhos, é uma história de amor que vai da ficção a aventura dos jovens casais. Estes jovens irão se aventurar e até mesmo fazerem loucuras de amor.

O Leão da Toscana: A emocionante história do ciclista campeão que desafiou os nazistas na Segunda Guerra e inspirou uma nação
por Ail Mcconnon e Andres Mcconnon
O ciclista italiano Gino Bartali foi um dos mais importantes atletas do século XX e, o que poucos sabem, foi um herói durante a Segunda Guerra Mundial. Essa biografia comovente, acompanha sua trajetória, desde a infância pobre, passada em um vilarejo próximo à Florença, até o momento em que a Itália entra em guerra e é ocupada pelos nazistas. Gino abriga uma família judia e participa de ações secretas e arriscadas, como a de transportar, no quadro da bicicleta, identidades falsas que salvaram a vida de centenas de perseguidos. No fim da guerra, mesmo desacreditado, Gino Bartali, conhecido como O Leão da Toscana por sua capacidade de superação e tenacidade, consegue retomar a carreira. Uma história que continua inspirando gerações. “‘Não serás omisso’ é um poderoso ensinamento bíblico. Este livro oferece um exemplo emocionante de coragem moral. Um cidadão simples, e grande atleta, decide se opor a uma ditadura política cruel e racista salvando judeus na Itália. Era tão difícil tornar-se um herói então? Era o necessário para permanecer humano” Elie Wiesel, escritor e Prêmio Nobel da Paz

 

A AGONIA E O ÊXTASE
Por Irving Stone
Criador de David, pintor do teto na Capela Sistina, arquiteto da cúpula de São Pedro, Michelangelo vive mais uma vez nas tempestuosas e poderosas páginas do imponente triunfo de Irving Stone. Neste clássico, o romance biográfico best-seller de Michelangelo nº 1 do New York Time , tanto o artista quanto o homem são trazidos a uma vida vívida e cativante.

 

O Perfume do Chianti: História de uma família 
por Piero Antinori
Os vinhos se confundem com a trajetória da tradicional família Antinori, que há 26 gerações e mais de 625 anos produz um dos tintos mais elegantes de toda a história, o Chianti. Os detalhes da receita de qualidade alcançada durante uma vida de encontros, experiências e vitórias são contados com entusiasmo e paixão na biografia O perfume do Chianti. Narrado em primeira pessoa pelo atual patriarca, Piero Antinori, o livro faz do vinho o protagonista de uma história capaz de definir e caracterizar ambientes e pessoas. Tudo isso encenado em uma das mais inspiradoras paisagens italianas, a Toscana.

 

Dolci di amor: Nada é mais doce que uma segunda chance
por Sarah-Kate Lynch
Depois de quatro abortos espontâneos e uma tentativa frustrada de adotar uma criança, a executiva Lily Turner dedica todo o seu tempo exclusivamente à vida profissional. Mas uma descoberta muda tudo. Daniel, o marido aparentemente dedicado que viaja constantemente para a Itália devido à sua profissão como importador de vinho, tem outra família. Sem hesitar, Lily parte para a Toscana em busca de explicações. Ao chegar lá, ela cai nas graças de duas senhorinhas muito especiais, que, sem ela saber, irão ajudá-la a encontrar a verdadeira felicidade.

Toscana, seus vinhos e sua Historia
por Wathandson Cabral
Esse é um ebook dedicado a Toscana e seu terroir, sua história e tradição no mundo dos vinhos, conheça cada pedacinho, borgos medievais e seus vinhos únicos que fazem parte do Olimpo do mundo de Baco, uma viagem descontraída por essa terra maravilhosa, lugar de grandes artistas, porque fazer vinho é fazer arte com aquilo a natureza nos presenteia. Fui mais detalhado sobre o Chianti e o Brunello di Montalcino por serem os vinhos de maior importância da Toscana no panorama italiano dos vinhos.

 

Se já leu algum livro sobre a Toscana que não se encontra na lista, deixe sua dica nos comentários.

 

 

banner2

O Passeios na Toscana é uma empresa de venda de serviços turísticos, criada por Deyse Ribeiro, guia de turismo autorizado e especialista em turismo na Itália. Aqui você pode reservar tours particulares em português na Toscana e na Itália, além de serviços como transfers, sessões fotográficas, passeios de barco,  tours gastronômicos, aula de culinária, organização de casamentos e muito mais. Conheça nossos TOURS e EXPERIENCIAS.

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!

 

  • Fotógrafo na Toscana