By

Indicações de alguns filmes para viajar pela Toscana sem sair de casa. Que a Toscana e toda a sua paisagem inspiram toda mundo já sabe, que tal então sonhar com essas paisagens maravilhosas através dos filmes?

Do sofá é possível conhecer o mundo, basta escolher o filme certo. Do drama à comédia, o cinema permite entrar em contato com a cultura de diversos lugares. E também serve de inspiração para quem deseja marcar as próximas férias ou matar a saudade de uma viagem.

São dias incomuns, durante os quais todos têm que abandonar os hábitos regulares e todos somos chamados a colocar o bom senso e o espírito público em primeiro lugar. Nós do @PasseiosNaToscana estamos trabalhando em nossas casas e decidimos focar nossa narrativa nas redes sociais e no nosso site apenas nas atividades que podem ser realizadas ou apreciadas dentro de casa. Fazemos isso porque não queremos induzir as pessoas a viajar nesses dias delicados. Mas, como há muito a descobrir sobre a Toscana mesmo “à distância”, graças à web, nós queremos valorizar isto mostrando todas as curiosidades, a gastronomia, os vinhos e a história.
Amor em uma Pillow (Le repos du guerrier) (Roger Vadim, 1962)

Le repos du guerrier (Roger Vadim, 1962)

Toscana já começou a aparecer em filmes no início de 1900. Entre os mais conhecidos filmes com ou filmadas na Toscana são:

O repouso do Guerreiro – Le repos du guerrier – Roger Vadim, 1962-  estrelado por Brigitte Bardot, contém cenas filmadas na  Abbadia de San Galgano.

Uma Paixão em Florença  Philip Haas – 2000 – baseado na obra de W.Somerset Maughan, conta a história de uma bela viúva inglesa, que em 1938 vive numa luxuosa villa próxima a Florença e é desejada e cortejada por vários homens e envolvida na política e intrigas da época.

Só você – 1994 – Norman Jewison – A professora Faith acredita que sua alma gêmea é um homem chamado Damon Bradley, pois quando ela era garota, esse nome apareceu em uma tábua Ouija. O tempo passou e ela vai se casar. Porém, as coisas mudam quando, faltando poucos dias para o casamento, ela atende o telefonema de um amigo de seu noivo. O amigo chama-se Damon Bradley e pede desculpas por não poder ir à cerimônia, pois está de partida para Veneza. Ao ouvir aquele nome, Faith não pensa duas vezes e decide ir atrás do desconhecido.

Trágica obsessão – Obsession  – 1976 – é um filme norte-americano de mistério, thriller e romance de 1976, dirigido por Brian De Palma e estrelado por Cliff Robertson, Geneviève Bujold e John Lithgow. O roteiro é de Paul Schrader baseado em uma história dele e de Brian De Palma, inspirado no filme Vertigo de Alfred Hitchcock. Inclui cenas filmadas na Igreja de San Miniato al Monte em Florença.

Síndrome Mortal – 1996 – Dario Argento – A síndrome de Stendhal é um filme de terror italiano de 1996 escrito e dirigido por Dario Argento e estrelado por sua filha Asia Argento. Foi o primeiro filme italiano a usar imagens geradas por computador.
filme2

Obsession (Brian de Palma, 1976)

Um quarto com vista sobre a cidade – Room with a View  – James Ivory, 1985 – baseado no romance de E.M.Foster. no início do século XX, uma inglesa em viagem à Florença, conhece um velho advogado inglês e seu filho excêntrico, que se oferecem para trocar de quarto, pois o dela não tem vista. Aos poucos nasce uma paixão arrebatadora pelo rapaz, mas ela tem um noivo na Inglaterra e agora terá que tomar uma decisão.

Por onde os anjos não passam –  1999 – Tom Sturridge – Monteriano, uma cidade na ficção montanhosa da Toscana localizada entre Siena e Empoli, é o cenário da história. Uma viúva inglesa se apaixona por um jovem italiano que foge das garras de seus sogros opressivos e intrometidos.

Room with a view

Room with a view

Retrato de uma mulher  – Jane Campion, 1996, baseado no romance de Henry James e estrelado por Nicole Kidman. Isabel Archer não tem medo de desafiar as normas sociais. Seu primo bondoso, impressionado com seu espírito livre, decide colocá-la no testamento de seu pai, que está gravemente doente. Isabel fica rica, independente e se aventura através do mundo, tornando-se amiga de um cínico intelectual e namorando um entusiasta da arte. No entanto, os benefícios de sua riqueza são postos em questão, quando ela percebe o quanto seu dinheiro influencia seus relacionamentos. O interior e algumas cenas exteriores foram gritadas em Lucca, no Palazzo Pfanner.

A MELHOR JUVENTUDE, 2003 – Marco Tullio Giordano –  é uma saga doméstica italiana, ambientada entre 1966 e 2003. Dois irmãos nativos romanos crescem e documentam os problemas da sociedade italiana, sob um ponto de vista pessoal e pensamento político. Algumas cenas do filme são ambientadas em Florença.

Meus Caros AmigosAmici Miei  – Rossellini, 1975 – estrelado por Ugo Tognazzi e Philippe Noiret. Clássica comédia de Mario Monacelli, que teve duas continuações. um grupo de cinco amigos cinquentões, estabelecidos em Florença, se reúne para pregar peças e passar trotes em quem passar pela sua frente. Cheio de episódios muito engraçados, mostra toda irreverência italiana.

La vita è bella

La vita è bella

A Vida é Bela – La Vita è Bella – Roberto Benigni, 1997 foi filmado em Arezzo . Na primeira parte do filme, Roberto Benigni é um judeu italiano, que luta para conquistar sua amada, com quem acaba tendo um filho. na segunda parte é mandado para um campo de concentração com o filho pequeno e tenta fazê-lo crer que tudo não passa de uma brincadeira. Eu tenho um texto especial sobre este filme – veja o Seguindo os passos do filme “A vida é bela” em Arezzo

O Gladiador – The Gladiator – Ridley Scott, 2000. A cena onde Maximus vai de volta para casa da guerra ao longo de um trajeto alinhado de ciprestes e chega tarde demais para salvar sua família, foi filmado na zona rural de Siena, enquanto os sonhos do paraíso foram baleados no Val d’Orcia.

Hannibal

Hannibal

Hannibal  – Ridley Scott, 2001. Ha cenas na Sala dei Cinquecento do Palazzo Vecchio de Florença e ele comete um seus crimes mais horríveis na Piazza della Signoria e Piazza della Reppublica.

Aconteceu na Primavera – Fiorile – 1993 – dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, conta a história de 200 anos e várias gerações de uma família toscana. Narrado por duas crianças, conta a história de uma maldição da época de Napoleão, que faz a família ser rica, porém odiada.

JAMES BOND – QUANTUM DE SOLACE, 2008 –  Marc Forster – O 22º episódio da saga de James Bond é uma jornada ao redor do mundo, e mesmo em muitas áreas da Toscana, como Siena, Talamone, as pedreiras de mármore branco de Carrara, para entregar o chefe de uma organização criminosa ao MI6.

As Idades do Amor (Manuale d’amore 3) – 2011 – Giovanni Veronesi – Uma das três historias de amor é sobre uma dançarina erótica que ajuda um homem a redescobrir sua juventude.

A Noite de São LourençoLa notte di San Lorenzo – 1982 – (baseado num fato real da própria infância dos irmãos Taviani), na pequena San Miniato, na Toscana. Na noite de São Lourenço que acontece em agosto, quando o número de estrelas cadentes é o maior observado e as pessoas aproveitam para fazer seus pedidos. mas em 1944 é a noite em que os nazistas reúnem a população na praça central para então dizimá-los. lindo e comovente.

A Saga Twilight: A Lua Nova  – Chris Weitz, 2010 – , parte 2 – é um filme de vampiros para adolescentes, é filmado em Volterra  e em Montepulciano.filme8

Tuscan Dream – O diretor chinês Wang Xiaoshuai, vencedor em Cannes em setembro de 2005 para Xangai Sonhos, filmou recentemente um documentário chamado Tuscan Dream, em torno de Pisa, Florença, Chianti e Maremma , explorando esta terra e seus habitantes, e as suas tradições e costumes.

Beleza Roubada  – dirigido por Bernando Bertolucci – 1996. Liv Tyler é uma linda garota de 19 anos, que após o suicídio da mãe viaja à Florença para reencontrar alguns amigos e ter seu retrato pintado, mas também para decifrar um enigma do diário da mãe. Locações em Siena, Arezzo e Florença.

filme9

Pinocchio  – Roberto Benigni, 2002 – foi filmado em parte, na Toscana, e conta a história do mais famoso boneco de madeira, que alias é uma historia Toscana!

San Gimignano, com o seu conjunto de torres medievais, é uma das cidades mais fotogênicas, na Itália, e tem sido o local para dezenas de filmes, dos quais destacam-se:

Irmão Sol, Irmã Lua – Fratello Sole, Sorella Luna  – Franco Zeffirelli, 1972 – foi filmado em San Gimignano. Conta a história de São Francisco de Assis, que dedicou sua vida aos pobres.

O Prado –  Il Prato  – Paolo e Vittorio Taviani, 1979 trouxe mais fama para San Gimignano. Foi exibido no Festival de Veneza. Para este filme, Isabella Rossellini foi premiada com uma fita de prata como melhor nova atriz

As Afinidades Eletivas – Paolo e Vittorio Taviani, 1996 – No início do século 19, Edward e Carlotta, que se amam há muitos anos, se reencontram e se casam, passando a viver em harmonia. Um ano depois, convidam Otto para visitá-los em sua vila na Toscana, o que dá início a um complicado triângulo amoroso.

Chá com Mussolini  -Franco Zeffirelli, 1999 – filmado em Florença e San Gimignano. No início do filme mostra quase todo o centro histórico fiorentino: a Ponte Vecchio sobre o Rio Arno, a Piazza della Signoria, o imponente Palazzo Vecchio, as belas cúpulas das igrejas da cidade, os museus com suas obras de arte. Baseado nas memórias do próprio diretor, Franco Zeffirelli, conta a história de um menino filho de mãe solteira, procurando seu caminho na Florença dos anos 1930, que é ‘adotado’ por um grupo de mulheres formado por três aristocráticas inglesas, uma colecionadora americana de arte e uma arqueóloga, que querem transformá-lo num perfeito cavalheiro inglês.

8 e 1/2 – Federico Fellini –  1963 – conta a história de um diretor que passa suas férias em Chianciano Terme. Ele trabalha em um novo filme. Enquanto a equipe de produção pede notícias sobre o próximo filme, sua criatividade seca. Tanto a vida profissional quanto a pessoal lhe causam problemas e ele começa a ter uma crise de meia idade.

Cha com Mussolini

Cha com Mussolini

Onde os anjos temem pisar  – Sturridge, 1992, com base em outro romance de EM Forster, é definido na cidade fictícia de Monteriano, mas foi filmado em San Gimignano.

O Paciente Inglês  – Anthony Minghella, 1996, que ganhou nove Oscars, foi filmado em Montepulciano, Pisa, Versilia e na paisagem em torno de Pienza, em particular o mosteiro de Sant’Anna em Camprena. Durante a segunda guerra, um piloto inglês teve seu avião abatido. com graves queimaduras é levado a um hospital, montado num antigo monastério na Toscana, onde é cuidado por uma enfermeira canadense e começa a recuperar sua memória. ganhador de 9 Oscars.

NOSTALGIA –  1983 –  Andrey Tarkovsky – Bagno Vignoni é o local para o filme do diretor russo, que apresenta o tema da nostalgia de um poeta soviético expatriado. No filme, é possível ver alguns afrescos de Piero Della Francesca e um belo convento na Toscana.

Sumer games  – Giochi d’estate –  2012 – Rolando Colla – Enquanto Vincenzo e Adriana tentam salvar o seu casamento, Nic, seu filho de 12 anos, se impõe num pequeno grupo de crianças, mas não consegue expressar seus sentimentos por Marie, uma adolescente abandonada pelo pai.

MILAGRE EM ST. ANNA, 2008 –  Spike Lee – Um veterano porto-riquenho da Segunda Guerra Mundial trabalha nos Correios e mata um cliente. Este é o começo da história dos soldados búfalos da 92ª Divisão de Infantaria, buscando refúgio em uma pequena vila da Toscana na Itália em 1944. O romance Miracle at St. Anna inspirou o filme, escrito por James McBride, que contém alguns eventos fictícios como a traição de um partidário e o massacre realmente horrível de centenas de crianças e mulheres em Sant’Anna di Stazzema, uma pequena vila em Versilia, no norte da Toscana.

IMG_4202Sob o Sol da Toscana – Audrey Wells, 2003 – foi filmado em torno de Montepulciano, Cortona e na costa de Amalfi. Foi baseado no livro best-seller de mesmo nome de Frances Mayes, que restaurou uma casa chamada “Casa Bramasole” , localizada em Cortona. Nos ja falamos sobre ele aqui

E ainda Cartas para Julieta  – Letters to Juliet, 2010 –  as cenas foram rodadas entre Nova York e Itália, no verão de 2009. As principais locações foram as províncias de Verona e Siena e Lago Garda. Mas grande parte do filme, se passa no Val D’Orcia com paisagens belíssimas.

filme11

De Encontro com o Amor  – Brad Mirman, 2005 –
A história se passa na Toscana rural, numa vila. Um escritor jovem vai em busca de um consagrado escritor para convencê-lo a voltar a escrever. É claro que chegando lá ele encontra o velho e sua filha bonitona…daí nem preciso contar mais. Mas o filme não é só isso, vai por mim. História e cenas lindas pela Toscana.

Cópia Certificada – Abbas Kiarostami  – 2010 – James Miller é um filósofo inglês que viaja para uma pequena cidade na Itália para apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, conhece a dona de uma galeria de arte, que vive com seu filho, e começam a fingir que são casados por muito tempo.

As Idades do Amor – Giovanni Veronesi  – 2011 – Uma das três historias de amor é sobre uma dançarina erótica que ajuda um homem a redescobrir sua juventude.

filme7Várias adaptações cinematográficas de obras de Shakespeare definido na Toscana. Estes incluem:

  • Romeo and Juliet -Castellani 1954, filmado em parte em San Quirico d’Orcia.
  • Romeu e Julieta  – Zeffirelli, 1968, foi filmado em Pienza e ganhou dois Oscars.
  • Muito Barulho por Nada – Kenneth Branagh 1993, filmado no Villa Vignamaggio perto de Greve in Chianti.
  • Sonho de uma Noite de Verão  – Hoffman, 1998 –, estrelado por Kevin Kline, Michelle Pfeiffer, Rupert Everett e Sophie Marceau, foi filmado em Montepulciano.

 

Filmes mais novos:

Batman – O Cavaleiro das Trevas Renasce – 2012 –  Christopher Nolan – Após ser culpado pela morte de Harvey Dent e passar de herói a vilão, Batman desaparece. As coisas mudam com a chegada de uma ladra misteriosa, a Mulher-Gato, e Bane, um terrorista mascarado, que fazem Batman abandonar seu exílio forçado.
Refúgio do Medo – 2014 – Brad Anderson Um médico recém-formado em Harvard aceita um emprego em uma instituição mental. Logo, ele se apaixona por uma de suas colegas, o que não o permite perceber uma terrível mudança no quadro de funcionários.
Mr. Peabody e Sherman – 2014 ‧ Animação/AventuraMr. Peabody, um cão muito inteligente, resolve adotar um bebê humano, Sherman. Após ganhar o prêmio Nobel, ele inventa uma máquina do tempo. Não demora muito para que ele e seu filho adotivo viagem pelo tempo e vivenciem eventos que mudaram o mundo, além de interagir com grandes personagens históricos. Porém, quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, nossos dois heróis entrarão em uma corrida para reparar a história e salvar o futuro.
Terroir – 2014 – John Jopson – Terroir é um filme de mistério americano-britânico-italiano de 2014 escrito e dirigido por John Charles Jopson. É baseado no conto de Edgar Allan Poe “O barril de Amontillado”. O filme é estrelado por Keith Carradine, que também atuou como Produtor Executivo. O filme estreou no Wine Country Film Festival em 2014.

MEDICI: MESTRES DE FLORENÇA, 2016 – Criado por Frank Spotnitz e Nicholas Meyer – A dinastia da família dé Medici é protagonista desta produção ítalo-britânica. A série de drama de TV conta as histórias de uma das famílias mais importantes de Florença e do Renascimento italiano. É claro que Florença é o cenário principal do drama, mas muitas das cenas foram filmadas em Montepulciano e outras cidades da Toscana. No blog, dedicamos um artigo exclusivo aos Medici Masters de Florença, que está em sua terceira temporada.

Inferno – 2016 – Ron Howard Baseado no romance de Dan Brown, o filme se passa em Florença, Veneza e Istambul. Se você deseja seguir os passos de Tom Hanks, também conhecido como Robert Langdon – Falei dele AQUI – O filme “Inferno” de Dan Brown estréia em Florença

Perdido em Florença, 2017 – Evan Oppenheimer – Novamente, a cidade de Florença, seus cantos maravilhosos e a tradição são o pano de fundo de um filme de drama romântico. Um americano decide permanecer em Florença depois que sua namorada partiu seu coração. Sendo jogador de futebol, ele decidiu fazer parte de um time de Calcio Fiorentino. Foi lá que ele se apaixonou de novo ….

A Música do Silêncio – 2017 –  Michael Radford – Acompanhe a história do cantor italiano Andrea Bocelli, narrada desde sua infância até a fama.

Voice from the Stone  – 2017 – Eric D. Howell –  conta a história de Verena (Emilia Clarke), uma enfermeira que viaja para um castelo no interior da Itália para tentar ajudar Jakob (Edward Dring) – um jovem que se recusa a falar uma palavra desde a morte de sua mãe.
Zumbilândia: Atire Duas Vezes – 2019 –   Ruben Fleischer e escrito por Rhett Reese, Paul Wernick e David Callaham. Os guerreiros pós-apocalípticos Tallahassee, Columbus, Wichita e Little Rock devem confiar ainda mais em sua inteligência. Agora, eles se encontram em uma batalha implacável contra zumbis mais inteligentes, rápidos e aparentemente indestrutíveis.  Filmado na zona de Pisa.
6 Underground  – é um filme de ação e suspense americano de 2019, dirigido por Michael Bay e escrito por Paul Wernick e Rhett Reese. O filme é estrelado por Ryan Reynolds, Mélanie Laurent, Manuel Garcia-Rulfo, Adria Arjona, Corey Hawkins, Ben Hardy e Dave Franco.

banner2

O Passeios na Toscana é uma empresa de venda de serviços turísticos, criada por Deyse Ribeiro, guia de turismo autorizado e especialista em turismo na Itália. Aqui você pode reservar tours particulares em português na Toscana e na Itália, além de serviços como transfers, sessões fotográficas, passeios de barco,  tours gastronômicos, aula de culinária, organização de casamentos e muito mais. Conheça nossos TOURS e EXPERIENCIAS.

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!