By

Viaje pela Toscana enquanto estiver em casa durante este período de pandemia, enquanto não podemos cruzar fronteiras! Exposições online, videogames, receitas e muito mais para dar um gostinho da Toscana em sua casa.

Existem muitas maneiras de viajar, e claro, que esta não é hora de fazer as malas,  pegar trens e aviões, mas nada pode impedir-nos de explorar a Toscana juntos enquanto estamos em casa. Através de uma boa música ou de um livro, bebendo um copo de vinho ou talvez cozinhando algo especial para a família. Enquanto esperamos partir, agora de casa temos uma oportunidade de olhar ao nosso redor, é hora de aprender e refletir, de estar melhor preparado quando tudo começar novamente. Aqui estão alguns recursos online para levar a Toscana para sua casa!

São dias incomuns, durante os quais todos têm que abandonar os hábitos regulares e todos somos chamados a colocar o bom senso e o espírito público em primeiro lugar. Nós do @PasseiosNaToscana estamos trabalhando em nossas casas e decidimos focar nossa narrativa nas redes sociais e no nosso site apenas nas atividades que podem ser realizadas ou apreciadas dentro de casa. Fazemos isso porque não queremos induzir as pessoas a viajar nesses dias delicados. Mas, como há muito a descobrir sobre a Toscana mesmo “à distância”, graças à web, nós queremos valorizar isto mostrando todas as curiosidades, a gastronomia, os vinhos e a história.

Museus e exposições on-line

As Galeria Uffizi têm várias ferramentas para explorar as obras-primas de suas coleções através da seção IperVisions (clique aqui). Descubra as obras-primas bem de perto, conheça  sua história, navegando pelas idéias sugestivas e pelas imagens de alta definição das exposições virtuais propostas pela equipe do Museu. Lembramos que é em italiano e inglês.

O Museu Galileu de Florença tem uma vasta seção que hospeda “Exposições virtuais” dedicadas a Leonardo, e ainda que fornecem informações interessantes sobre as descobertas científicas e da vida das maiores figuras do passado, incluindo Amerigo Vespucci (Américo Vespúcio). A de Leonardo é a mais interessante, e se chama “Il colosso di Leonardo da Vinci”. Ainda podemos encontrar as exposições contemporâneas que passaram pelo museu na parte “Esposizioni temporanee“.

Museu Galileu

O Palazzo Strozzi lançou o projeto In Contatto para ficar perto dos amantes da arte contemporânea e além.

Ainda o Museu do Palazzo Blu di Pisa agora é possível de ser visitado online aqui. A exposição permanente do Palazzo Blu está dividida em três seções: a coleção da Fondazione, no segundo andar, e os imponentes apartamentos de uma antiga família aristocrática, e a coleção Simoneschi (numismática e antiguidades) no primeiro andar. Alguns artistas das coleções: Francesco da Volterra, Getto di Jacopo, Agnolo Gaddi, Cecco di Pietro, Taddeo di Bartolo, Benozzo Gozzoli, Vincenzo Foppa, Aurelio Lomi, il Cigoli, Orazio Gentileschi, Artemisia Gentileschi, Giovanni Battista Tempesti, Jean Baptiste Desmarais, Giuseppe Bezzuoli e Luigi Gioli. Da rica coleção do século XX: Umberto Vittorini, Mino Rosi, Ferruccio Pizzanelli e Fortunato Bellonzi.

O Google Art Project, a plataforma do Google dedicada à arte e à cultura, permite explorar as salas do Museu de Santa Maria della Scala em Siena (veja aqui). O local foi um hospital para peregrinos que viajam pela Via Francigena.

Mas ainda o Google Art Project  possui ainda museus como o Palazzo Vecchio (veja aqui) de Florença (saiba mais sobre ele aqui)  e o Museu do Tecido (veja aqui)de Prato, que aliás é um museu pouco conhecido mas interessantissimo, pois “Museo del Tessuto” (nome em italiano) é o maior centro cultural da Itália, dedicado à promoção da produção e arte têxtil histórica e contemporânea. O Museu representa a memória histórica e a interface cultural da província de Prato, identificada com a produção têxtil desde a Idade Média.

Museu Santa Maria della Scala em Siena

Embora não seja um museu de tijolos e argamassa, a Via Francigena é um museu “ao céu aberto”  que o deixará surpreso. O caminho para Roma percorrido pelos peregrinos do passado e do presente une história e cultura, beleza, comida e vinho. O Google Street View leva você a uma jornada virtual, divido em várias etapas históricas. No link estão somente as etapas dentro da Toscana.

Por último, mas não menos importante, as coleções do Herbário do Horto Botânico da Universidade de Pisa, que podem ser acessadas virtualmente aqui.

Cinema e tv

Os cinéfilos podem querer dar uma olhada no nosso texto dedicado aos filmes ambientados na Toscana (VEJA AQUI), De “A Room with a View”, de James Ivory, ao recente sucesso de bilheteria de Ron Howard, “Inferno”, além dos famosos  “Beleza Roubada”, de Bernardo Bertolucci e “A vida é bela”, obra prima de Roberto Benigni. Aqui você encontra uma seleção de filmes que preparamos para você.

cena de "A vida é Bela" em Arezzo

cena de “A vida é Bela” em Arezzo

Ainda, temos textos sobre filmes aqui no site:

Que tal um pouco de séries de TV? Pois você pode encontrar a Toscana também em ótimas séries como “Os Medici”.  Também  a última temporada de “A Casa de Papel” na Netflix também apresenta algumas cenas em Florença. Em particular, o professor e Berlim se encontram na Piazza Duomo e chegam à Piazzale Michelangelo para conversar sobre seus planos.

Comida e vinho

Gostaria de trazer os aromas e sabores da Toscana para a sua cozinha? Só há uma maneira de fazer isso: fazendo alguns pratos tradicionais. Lhe indicamos algumas opções interessantes:

  • Que tal fazer um macarrão diferente? Veja a receita do Pici  aqui – massa típica da província de Siena e super fácil de fazer.
  • Ou um doce como o Cantuccini? que vai sempre bem com o Vin Santo Toscano – veja receita aqui.

Você encontrará muita inspiração nas página de receitas  da região Toscana (veja aqui). As receitas são em italiano, inglês e espanhol. No nosso site, temos uma receita, Gastronomia italiana: Tagliolini al Tartufo Bianco (trufa branca)

Confira a lista de vídeos ainda no canal do YouTube clicando aqui!

Os amantes de vinho apreciarão os 12 episódios tutoriais em Visit Tuscany Tuscan Wine for Beginners: 12 vídeos para descobrir mais sobre o vinho toscano com o sommelier Andrea Gori.

Conheça ainda 10 curiosidades sobre a culinária Toscana clicando aqui.

No site ainda temos vários textos sobre culinária e de produtos toscanos que vocês podem encontrar no Brasil, como:

Música toscana

Passe os dias redescobrindo os grandes compositores da Toscana, como Giacomo Puccini e Pietro Mascagni. Já escrevi um texto sobre Puccini, Puccini e sua Lucca, conheça um pouco sobre um dos autores de ópera mais famososveja aqui.

Se você não gosta de música clássica, ouça alguns artistas contemporâneos como Andrea Bocelli, Nada, Gianna Nannini, Baustelle e Negrita.

Como parte da campanha italiana #IoRestoaCasa (“Eu estou em casa”), os músicos da Orquestra della Toscana estão postando vídeos de apresentações solo em casa todos os dias na página do Facebook.

Leituras

Se você gosta de ler, neste site aqui encontrará uma seleção dos melhores contos do “Toscana Ovunque Bellaum site de histórias de todas as cidades da Toscana, com cerca de 300 histórias locais, contadas por moradores. Em inglês e italiano.

Os amantes da arte apreciarão algumas dicas sobre a vida de grandes artistas como Botticelli, Michelangelo, Donatello, Giotto, Leonardo e Dante para entender quem eram esses grandes artistas e de onde vinham suas inspirações no site de turismo da Toscana ou no canal Youtube da Patricia de Camargo, uma amiga nossa.

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni

Escrevi alguns textos interessantes sobre Michelangelo e outros artistas que você pode conhecer:

Jogos e videogames

Os jogadores de vídeo podem explorar a Toscana através de aventuras em smartphones. Se você gosta de jogar quiz, pode aprender algo sobre a Toscana jogando Toscana Ovunque Bella aqui.

O site de turismo da Toscana ainda realizou palavras cruzadas para que você possa testar seu conhecimento dos produtos típicos da Toscana, história da arte e também cultura pop, veja aqui (em inglês).

Aqui estão alguns aplicativos, para adultos e crianças, que mergulham na história e nos lugares amados pelos etruscos e pelos Medici: “The Medici Game: Murder at Palazzo Pitti” leva você a um passeio pelo Palácio Pitti para resolver uma longa série de enigmas e segredos ao longo dos séculos na residência Medici. “Beyong our lives”, você será levado a uma caça ao tesouro em torno de Cortona, Volterra, Populonia e Vetulonia. “Mi Rasna – Io sono etrusco” é um videogame de estratégia que acompanha os usuários na exploração da civilização etrusca antiga, enquanto Time Tales – gli Etruschi é uma aventura divertida e educacional para crianças, que leva os jogadores de volta no tempo para o auge etrusco.

Isso não é tudo. As crianças podem continuar sua jornada por Etruria com o audiolivro il Vaso della Concordia, uma aventura etrusca para crianças entre 5 e 12 anos de idade (em italiano, inglês e alemão), ou podem colorir esse livro enquanto descobrem a incrível história do antigo povo toscano aqui (italiano e inglês).

Atualmente, estamos observando o mundo apenas de nossas janelas, então vamos libertar nossas mentes e viajar pela imaginação…

Fonte: site VisitTuscany.it o site oficial de turismo da Toscana.

banner2

O Passeios na Toscana é uma empresa de venda de serviços turísticos, criada por Deyse Ribeiro, guia de turismo autorizado e especialista em turismo na Itália. Aqui você pode reservar tours particulares em português na Toscana e na Itália, além de serviços como transfers, sessões fotográficas, passeios de barco,  tours gastronômicos, aula de culinária, organização de casamentos e muito mais. Conheça nossos TOURS e EXPERIENCIAS.

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!