O que fazer em setembro na Toscana

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em setembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2025. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao período de colheita das uvas, com feiras de vinho e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

O que fazer e onde ir em Setembro?

É o últimos dias para aproveitar a praia antes do frio chegar, por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

O período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre) é só ate outubro, por isso a dica é aproveite para fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, e também opções de aperitivo em praias na Toscana aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

colheita da uva, ocorre em várias regiões da Toscana

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar este mês.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Abaixo os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas às províncias às quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

ESPECIAL:  Mês das Festas do Vinho

Veja no nosso texto especial sobre as festas de vinho no mês de setembro.

Aqui colocaremos somente as datas, mas para mais informações, veja o -> Setembro é mês das festas do vinho na Toscana

Festas e Folclore

Temos um texto somente sobre as festas medievais na Toscana, veja -> As Festas Medievais na Toscana

7 – AREZZO –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro bairros, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos e que acontecem durante toda a semana que antecede o torneio. Há edições em junho e setembro, e este ano também em agosto. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Mais informações  aqui.

7 –  VETULONIA (GR) – Palio dei Ciuchi No primeiro fim de semana de setembro, há mais de 70 anos, realiza-se em Vetulonia a Festa del Palio dei Ciuchi , um festival folclórico-religioso dedicado à Madonna del Buon Consiglio. Três dias de música, desfiles em trajes tradicionais, jogos e banquetes até o tão aguardado Palio no domingo, em que os quatro bairros da cidade Borgo, Colonna, San Guglielmo e Torre sobem à praça para disputar a bandeira. Um fim de semana de festa dedicado à tradição medieval da vila. 1º de setembro de 2024 15h30 procissão histórica acompanhada de tocadores de tambor, 18h00 tradicional palio de burro entre os quatro bairros de Borgo, Colonna, San Guglielmo e Torre, para informações aqui

6 – SCARPERIA (FI) – Giornate Rinascimentale : Scarperia nos dias 1 e 2 de setembro dá um mergulho no século XVI com os “Dias da Renascença”: senhoras, músicos e cavaleiros passeiam pela vila, onde você pode saborear a culinária típica e assistir aos muitos shows que animam os dois dias de festa! Sábado, 2 de setembro, o horário é das 18 às 24h, e às 21h começa o 8º troféu Alessio Robertazzi para a jogadores de bandeira e músicos. Domingo, 3 de setembro, a festa continua das 11 às 23h. O ingresso é à pagamento. Mais informações aqui.

a confirmar — SANTA CROCE SULL’ARNO (PI) – Festa Medieval di Staffoli – : No domingo 2 de setembro em Staffoli, um distrito de Santa Croce sull’Arno (PI), acontece a 8ª edição do Festival Medieval. O Festival Medieval de Staffoli não será apenas uma procissão histórica de artistas, mas uma longa série de eventos: entre as ruas de Staffoli, a partir das 15h30, você aprenderá sobre a vida medieval, enquanto na hora do jantar o popular banquete na praça, será a oportunidade perfeita para provar os sabores da Renascença. Saiba mais aqui.

7 – CERRETO GUIDI (FI) –  Palio del Cerro é realizado desde 1969 em Cerreto Guidi, em homenagem a Santa Liberata, historicamente localizado no segundo semestre de 1500, acontece na praça em frente à Villa Medici. A Contrade de Porta Caracosta, Porta Fiorentina, Porta al Palagio e Porta Santa Maria al Pozzolo disputam o “Cencio” nos jogos de Besta, Troppoli (uma espécie de tijolo de madeira), Bigoncia, Argolas e Tiro della Corda e argolas de arremesso : esta última corrida é reservada para mulheres. As competições são precedidas por um sumptuoso cortejo histórico realizado em 1500 , e são realizadas ao pé da monumental escadaria Buontalenti que constitui a rampa de acesso à monumental Villa Medici, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Saiba mais aqui.

6 e 7 –  FUCECCHIO (FI) – Salamarzana – Festa medievale – : O primeiro fim de semana de Setembro (das 18 as 24 horas aos sábados, domingos das 16 as 21,30 horas) ocorre no centro histórico de Fucecchio, atravessado pela Via Francigena, o festival medieval Salamarzana (nome do antigo castelo de Fucecchio) com recriações de antigos ofícios, espectáculos e jogos, música, visitas com guias fantasiados para palácios, torres e igrejas, degustação pratos medievais com produtos locais. Saiba mais aqui.

6 e 7  VICOPISANO (PI) Festa Medieval de Vicopisano:   dia em que os cidadãos da província de Pisa recordam o seu passado rico em história, com um show dedicado à Idade Média. O evento inclui uma série de iniciativas que vão desde performances dos grupos com encenação histórica nos campos medievais, músicos itinerantes,  teatro ao ar livre e jantares, tudo organizada no magnífico cenário arquitetônico de Vicopisano.  Para mais informações, clique aqui. Clique e leia o post de 2013Festa Medieval de Vicopisano

7  –   FLORENÇA – Festa della Rificolona  : dia do nascimento da Virgem, festeja-se a Rificolona. Chamam-se Rificolona  os lampiões de papel, de formas variadas, que são colocados no topo de uma haste e levados em procissão pela cidade. São também colocados nas janelas. 20h30: Na Piazza Signoria, o início da procissão Corteo delle Rificolone, encontro com as autoridades civis. A procissão começará a partir da Piazza Signoria e ao longo da Via Calzaiuoli chegará na Piazza San Giovanni onde às 21 horas se encontrará com outras procissões que farão uma breve parada para o encontro com as Autoridades Religiosas da cidade de Florença.O desfile, precedido do Gonfalone de Florença, começará novamente pela Piazza del Duomo e Via dei Servi até chegar à Piazza SS Annunziata (21,30) para a festa com música e prêmios da rificolona mais bonita. Saiba mais aquiClique e leia o post:  Festa della Rificolona – 07 de setembro

6 a 7 – Assedio alla Rocca – Rocca di Castruccio, Serravalle Pistoiese (Pistoia) – A Fortaleza de Castruccio em Serravalle Pistoiese se transforma nos dias 26 a 28 de Maio em um festival medieval lindssimo. Você pode reviver os momentos do cerco de 1302 pelas tropas de Guelfi Neri, florentinos e Lucchesi, liderados pelo Marquês Malaspina Moroello III. Ele montaram um acampamento com mais de 70 participantes, grupos históricos, máquinas de cerco, mercado histórico e bancos de treinamento. A vila é reforçada por coreografia pirotécnica. O cerco é fielmente reconstruído com arqueiros, arqueiros e soldados chamados para disputar o castelo. Na noite é encenado um espectáculo épico durante o qual o Castello di Serravalle é alvo de balas de fogo. Saiba o programa completo aqui

7 –   FLORENÇA – Rificolona sull’Arno. Parata di barche illuminate O festival tem lugar nas margens do Arno, sob a Ponte Vecchio, no cenário mágico da Società Canottieri Firenze, evocativamente iluminado por um grande número de Rificolone, velas e tochas. Durante todo o percurso, as barracas do Renaioli, também iluminadas e decoradas, levarão crianças e pais para fazer voltas no Arno, enquanto no Lungarno haverá shows com fantoches, palhaços e outras formas de entretenimento. Depois, haverá a cerimônia de premiação, após um desfile, que permitirá ao júri escolher a mais bela Rificolona e premiar. Os prêmios de participação serão, de qualquer forma, entregues a todos os participantes.A iniciativa, agora realizada há muitos anos, é de valor educativo e recebe apoio geral, tanto pela grande participação do público quanto pelo charme e a aparência espetacular em que se realiza. Lungarno Anna Maria Luisa de’ Medici, 8.

13 – LUCCA (LU) – Luminara de Lucca –Todos os anos, a procissão traça o mesmo itinerário, começando por volta das 20:00 da Basílica de San Frediano e terminando na catedral da cidade, San Martino. Os edifícios são decorados com milhares de velas e é executada a tradicional Mottettone, uma composição polifônica coral e instrumental. Nesta ocasião, a cidade celebra o Volto Santo, um crucifixo de madeira de 2.24 x 2.65 metros, guardado em uma capela construída em 1482 por Matteo Civitali na Catedral de San Martino. A lenda conta que o crucifixo havia sido esculpido por Nicodemos, que ajudou José de Arimatéia a depositar Cristo em seu túmulo, e foi encontrado e levado de volta à cidade no ano de 742. A atual Santa Face é uma cópia do século XIII. A procissão terá início na Piazza San Frediano, e continuará através da Via Fillungo, Via Roma, Piazza San Michele, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, via del Duomo, Piazza San Giovanni, para chegar, no final, Piazza San Martino. Veja todos os eventos

a confirmar – MONTOPOLI (PI) Rievocazione Storica e Disfida con l’Arco : festa medieval na cidade e competição de arco e flecha. Veja a programação aqui.

a confirmar POGGIO A CAIANO (PO) – Assedio a Villa : na famosa Villa Medici de Poggio a Caiano, um local patrimônio mundial UNESCO e nas ruas da cidade velha de Poggio a Caiano é possível lembrar o casamento de Joana d’Áustria e Francesco I de ‘Medici com espectáculos, música, concursos, artes e ofícios e muito mais. Nas inúmeras barracas de comida é possível desfrutar de pratos da cozinha toscana e dos excelentes vinhos locais. Programação aqui.

a confirmar – BAGNO A RIPOLI (FI) – Giostra della Stella – torneio disputado por quatro cavaleiros , cada um representando uma Contrada; o campo de competição está localizado em um grande jardim público, chamado I Ponti. A giostra della stella consiste em inserir com a lança, e a galope, o buraco central de uma estrela sustentado por um leão desenfreado. Para competir você precisa de reflexos rápidos e uma montagem rápida; além disso, o nível de dificuldade aumenta à medida que o buraco na estrela diminui de diâmetro. No centro da pista, onde acontece a justa, param os contradaioli que participaram do desfile em trajes renascentistas, acompanhados por músicos e bandeirantes do Palio e dos grupos convidados históricos. O Palio também consiste em provas vespertinas onde os quatro distritos se desafiam para acumular pontos com cabo-de-guerra, corrida do ovo, corrida dos sacos, corrida das argolas e corrida do barrocci. Saiba mais.

Carro Matto - wikipedia Commons
Carro Matto – wikipedia Commons

a confirmar – CERTALDO (FI) – Calambur  Jogas medievais e disputas entre os quarteirões da cidade. Informação aqui.

23 LUCCA (LU) – Palio dell’Arco storico di Santa Croce –, 23 de setembro, na Piazza San Michele in Foro terá lugar o Palio dell’Arco histórico de Santa Croce, um concurso de arco e flecha histórico em que os melhores arqueiros, que competirão pela vitória e reconhecimento do melhor atirador de Lucca.

27 – FLORENÇA –  Carro Matto (Carro louco) : O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Saiba mais aqui. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post : Folclore: O carro Louco de Florença

Feiras e Mercados

todo o mês – Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729

*6 e 7 – Florença (Toscana) – Firenze Comicsa Firenze Comics , feira dedicada aos  quadrinhos, cosplay  e  videogames , retorna ao parque de Villa Montalvo em Campi Bisenzio, na província de Florença  . A Firenze Comics chega este ano à sua 7ª edição e com mais de 50 estandes entre editoras, lojas de quadrinhos, colecionadores, merchandising, videogames, cosplay, games, culinária japonesa… tornou-se uma referência para todos os fãs do gênero. Entre os eventos previstos: debates, conferências, oficinas para aprender a desenhar, exibição de desenhos animados , concertos com as melhores siglas, espetáculos, apresentações de novas publicações, área de videojogos , e muito mais.Onde: Parco Di Villa Montalvo Campi Bisenzio Florença – Horário aproximado de funcionamento: das 10h00 às 21h00

*todo o mês – CORTONA (AR) Cortona ON The Movie – Festival de Fotografia –  info aqui

*ate dia 2 – PIENZA (SI) – Fiera del cacio (queijo) – A Feira é uma homenagem à excelência da gastronomia regional, o pecorino (queijo de ovelha), e é realizada todos os anos durante a semana do primeiro domingo de setembro. Durante sete dias, a cidade de Siena está repleta de barracas de comida, onde você pode saborear as iguarias da culinária local. Imperdível será o Jogo do queijo derretido (Gioco del Cacio al Fuso), o Palio de disputa dos seis distritos do país. O jogo será realizado no domingo à tarde, na Piazza Pio II. Pienza, Pienza (Siena)

*6 e 7 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.

*6 – FLORENÇA – Fierucola del Pane das 9:00 às 19:00 – Esta é a mãe de todos as Fierucolas de Florença! A Fierucola é antes de tudo uma festa, um local de encontro para os florentinos e para aqueles que procuram uma maneira de retornar a uma economia de subsistência. É a feira por excelência de produções agrícolas orgânicas, biodinâmicas e naturais, sementes tradicionais e ferramentas para uma vida sem muito dinheiro. A Fierucola del Pane favorece os pequenos agricultores que, em pequenas propriedades, transformam os frutos de suas terras com o maior valor agregado e os vendem diretamente, garantindo seu valor. É uma luta prática alternativa contra a industrialização e sujeição dos alimentos à lógica do lucro, o que a torna cada vez mais devastadora para a saúde humana. A praça será enriquecida com oficinas gratuitas para crianças e cidadania. Local : Piazza della Santissima Annunziata, Florença – saiba mais AQUI


*12 a 14 – FLORENÇA – Fragranze – Fragranze, o salão internacional de eventos organizado por Pitti Immagine. Fragranze é um excepcional observatório do mundo da cultura olfativa, que traz à cidade as melhores propostas de perfumaria artística, os principais nomes do setor e os mais prestigiosos narizes, para discutir novas tendências e as experiências mais avançadas em perfumaria seletiva, e no elo entre fragrâncias e estilo de vida hoje. Todos os dias das 10: 00h às 18: 00h. Info aqui.

14 – FLORENÇA – Fierucolina del Carmine – Uma feira que apresenta produtos da agricultura orgânica e natural em pequena escala, artesanato e estilo de vida local. Para uma compra saudável que apoia a biodiversidade. 8h00 – 14h00, Piazza del Carmine, 50124 saiba mais AQUI 

*13 – VOLTERRA(PI) – Notte Rossa – associações e cidadãos de Volterra criaram um evento que, no que diz respeito à história e à cultura, fará com que visitantes e cidadãos descubram e redescobram lugares e sugestões de um lugar único no mundo. Para destacar os foreshortenings, silêncios e cores, planejam-se intervenções musicais, fotográficas e performáticas, que se fundem com a cidade e orientam, por um caminho individual e livre, à descoberta da Volterra que todos desejam, da cidade que cada um deles, do jeito dele, ele ama … Compromissos musicais curtos serão repetidos várias vezes durante a noite, ao longo de um caminho baseado na lentidão, atenção, descoberta, emoção, sequestro, porque Volterra permanece indelével na alma. Os restaurantes do Consorcio do Turismo apresentarão menus dedicados ao evento. Info aqui

21 – FLORENÇA – Fierucola di Santo Spirito – Feira que expõe produtos de agricultura orgânica de pequena escala, artesanato e vida vernacular. 09:00 – 19:00 Firenze, Piazza Santo Spirito – saiba mais AQUI 

Esporte e Aventura

*5 a 7 – SCARPERIA (FI) – Campionato Italiano Velocità Motociclismo CIV Round 5 – Via Senni, 15, Scarperia –  Autodromo del Mugello. Info aqui.

*28 – TAVERNELLE VAL DI PESA (FI) – Granfondo Gallo Nero – corrida de bicicleta que, a partir de Radda in Chianti, atravessa todas as áreas de Siena e Chianti florentino. Dois caminhos: Granfondo 135 km – diferença de altura 2621 m  – e – Mediofondo 83 km – diferença de altitude 1526 m. A corrida cruzará o território do município de Barberino Val d’Elsa e o de Tavarnelle. Veja as informações no site

Música e Espetáculo

*2 a 14 – Florença -Festival de Jazz de Florença veja aquiEntre os principais festivais de jazz da Itália, a última edição do Firenze Jazz Festival contou com mais de 100 artistas! Por meio de um processo que visa incentivar cada vez mais organizações a promover eventos artísticos, o Firenze Jazz Festival reúne praças, vilas históricas, salas de concerto, claustros renascentistas, casas de fazenda, clubes e casas de shows, atraindo tanto especialistas em jazz quanto novatos.

*10 a 14 – Montepulciano (Siena) – Live Rock Festival nos Ex-Fierale Gardens de Acquaviva (Município de Montepulciano, Siena), retorna um dos festivais de entrada gratuita mais populares da Toscana: o Live Rock Festival 

1 a 13 – Pisa –  festival Summer Knights – muitos artistas se apresentarão no esplêndido cenário da Piazza dei Cavalieri.

*todo o mês – Florença – Fabbrica Europa   No dia 13 de setembro, começa em Florença o festival Fabbrica Europa , que há trinta anos traz à capital toscana as artes performativas, a dança e a música que melhor descrevem o contemporâneo. Existem muitos eventos no calendário para serem descobertos.  Info aqui

Arte e Exposições

7 – Domenica al Museo – todo primeiro domingo do mês – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo. Veja a lista completa através deste link

Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo – Arte visual de Giuseppe Bergomi até 3 de novembro de 2025,  Este ano, a exposição ao ar livre Arte Diffuso sulla Costa Toscana acontece na costa toscana, com esculturas de Giuseppe Bergomi que ganharam lugar dentro e ao redor de Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo. O projeto presta homenagem à obra do escultor bresciano Giuseppe Bergomi, uma das vozes mais influentes da arte italiana contemporânea. Ele se inspira na tradição clássica, mas com uma perspectiva completamente contemporânea, em um diálogo natural com a paisagem e a história desta região da Toscana. Na Piazzale Belvedere, em Castagneto Carducci, você pode ver Ellisse, Cronografia di un corpo (A Crônica de um Corpo) e Grande coppia su parallelepipedo (A Grande Coppia de um Tubo Paralelo ). Na Piazza della Gogna, encontra-se Cubo con figure che guardano in alto (O Cubista com a Figura do Guarda em Alto ), enquanto em frente à prefeitura, na Via Vittorio Emanuele, pode ser vista a obra Geometrie descrittive 3 (Geometria Descritiva 3) . Todos os detalhes podem ser encontrados neste artigo .

San Marcelli Piteglio (Pistoia) – Oasy Contemporary Art – até 7 de novembro de 2025, Oasy Contemporary Art and Architecture (OCA) é um lugar único dedicado à arte e à arquitetura, localizado a novecentos metros acima do nível do mar, nos Apeninos, nos arredores de Pistoia , dentro da reserva natural Oasi Dynamo. Sob a direção artística de Emanuele Montibeller, arte e arquitetura se integram à natureza. Após um passeio pela floresta, você admirará obras de alguns dos mais importantes arquitetos e artistas contemporâneos, incluindo Alejandro Aravena, Stefano Boeri, Mariangela Gualtieri e Michele De Lucchi, Kengo Kuma, Davide Quayola, Davis Svensson, Pascale Marthine Tayou e Matteo Thun. Mais informações podem ser encontradas aqui .

fotos: Oasy Arte Contemporânea e Arquitetura

Carrara – Em jogo – ilusão e divertimento na arte italiana 1850-1950 até 26 de outubro de 2025, Palazzo Cucchiari. Adora jogos? Então não pode perder a exposição Em jogo – ilusão e divertimento na arte italiana 1850-1950 no Palazzo Cucchiari, com mais de cem obras que têm os jogos como fio condutor. Você verá obras de mais de oitenta artistas italianos que, juntos, abrangem quase um século, de aproximadamente 1850 a 1950. Você pode encontrar todas as informações neste link .

Montalcino – Pilar de porcelana com motivo de refugiados – Ai Weiwei até 31 de dezembro de 2025, Complesso dell’OroA obra de arte Pilar de porcelana com motivo de refugiados do artista chinês Ai Weiwei oferece uma reflexão visual sobre o tema da migração, em um diálogo com a arte sacra, no Museo di arte sacra no Complesso dell’Oro em Montalcino. A exposição faz parte de Siena e le terre dell’anima – mete contemporanee , um projeto em homenagem ao Ano Jubilar. A obra consiste em seis vasos de porcelana em um totem que se ergue como um testemunho do drama humano da migração. Cada vaso retrata cenas de homens, mulheres e crianças em fuga: corpos curvados sob o peso da esperança, rostos marcados pela espera desesperada, gestos congelados em um movimento sem rumo. As imagens são inspiradas na linguagem da porcelana Qinghua — uma tradição chinesa que remonta a milhares de anos — e são apresentadas em azul e branco, as mesmas cores das famosas terracotas vitrificadas de Andrea della Robbia, que também estão em exposição no museu.

Florença – Firenze e l’Europa – Arti del Settecento até 28 de novembro de 2025, Galleria degli Uffizi.
O século XVIII é o foco desta exposição na Galleria degli Uffizi, um século decisivo redescoberto para o gosto, a cultura e o nascimento do museu moderno. Cerca de 150 obras, incluindo pinturas, esculturas, porcelanas, gravuras, móveis e tapeçarias, transportam você para este período único. Detalhes completos podem ser encontrados neste link .

Florença – Gallery Hotel Art – Gabriele Picco – carregando uma nuvem – até 24 de outubro de 2025, 
A Lungarno Collection está hospedando uma nova exposição do artista bresciano Gabriele Picco nos espaços públicos da Gallery Hotel ArtGabriele Picco explora as relações contraditórias entre temas universais como a vida e a morte ou os sonhos e a realidade. Um dos temas recorrentes em sua obra são as nuvens, um tema iconográfico profundamente enraizado na história da arte, desde as representações de Giotto no século XIV até as visões surreais de René Magritte. Picco reinventa as nuvens enfatizando sua contradição e ambiguidade inerentes — entidades que flutuam entre o tangível e o efêmero, o real e o imaginário. Ele confere às nuvens uma dimensão poética e surreal; elas surgem como formas místicas, elusivas e fugazes, com contornos incomuns e elusivos, evocando um universo infinito de possibilidades.

Siena – Hugo Pratt – Geografia Immaginarie – até 19 de outubro de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena. Para marcar o 30º aniversário da morte de Hugo Pratt,a exposição “ Hugo Pratt – Geografia Immaginarie” está em exibição no magnífico Palazzo delle Papesse, em Siena . A exposição oferece um vislumbre da mente criativa do criador de Corto Maltese. Você explorará seu universo artístico por meio de uma seleção de histórias em quadrinhos, aquarelas e obras gráficas menos conhecidas, para uma introdução completa ao trabalho de um dos artistas de quadrinhos mais influentes do mundo.

Abadia de San Galgano – Giubileo di Luce – Helidon Xhixha até 30 de setembro de 2025Na Abadia de San Galgano, perto de Chiusdino (província de Siena), você pode admirar a instalação monumental do escultor ítalo-albanês Helidon Xhixha: uma cruz de aço inoxidável de sete metros de altura que interage com a luz natural, criando um símbolo de fé, esperança e reflexão. A obra de arte é acompanhada por outras obras de aço inoxidável que dialogam com a arquitetura gótica da abadia, numa combinação única de arte, história e espiritualidade.

1 comentário em “O que fazer em setembro na Toscana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *